O Plano Infinito

O Plano Infinito Isabel Allende

Resenhas - O Plano Infinito

Lia Mara 05/11/2009

Uma histo'ria verdadeira!
"O Plano Infinito" é uma história densa e apaixonada de um homem à procura da própria identidade, de amor e de aceitação. Foi o primeiro romance de Isabel Allende ambientado nos Estados Unidos, nos turbulentos anos 60. As barreiras do mundo americano e latino são vencidas, surgindo então uma narrativa apaixonante: a história de Gregory Reeves. Acompanhando a trajetória do protagonista desde a infância nômade até à meia-idade cheia de conflitos, a autora aborda temas complexos como a vida dos imigrantes nos Estados Unidos; a discriminação racial, a guerra no Vietnã; o fanatismo religioso, o way of life americano,o inferno das drogas e a salvação pela psicanálise. Segundo a própria Isabel Allende, "O Plano Infinito" revela que o importante é unir as pessoas, e não discriminá-las através de barreiras étnicas, sociais, políticas e raciais.

Ana 24/04/2012minha estante
oi Lia,

adoro os livros de Allende. E este está em minha meta para este ano. Vc gostou?

Abs

Josi 29/11/2009

O plano infinito
Gregory, filosofa bastante sobre a vida dele. O livro fala sobre a sua busca pessoal. Suas decepções com o amor. A aceitação de si próprio. Perdoar e esquecer!!

Saskia 04/07/2012

Interessante!
Isabel Allende conseguiu retratar no livro os conflitos vividos pelos diferentes. Pessoas que tentam se adaptar, criar raízes e descobrir o seu lugar no mundo.

O Plano Infinito é um livro que mexe com a nossa vida, mesmo que sejamos tão diferentes do protagonista da história.

Lara.Guimaraes 19/02/2021

"...afundo-me, abandono-me e penso no planeta, redondo, flutuando sem gravidade no abismo negro do cosmos, girando, girando, e também nas estrelas da Via Láctea e em como será o fim do mundo, quando tudo explode e saem as partículas disparadas como os fogos de artifício do 4 de Julho e sinto que sou parte da terra, sou feito do mesmo material, quando morrer vou desintegrar-me, tornar-me-ei puras migalhas de um bolo desfeito, farei parte do solo e crescerão árvores no meu corpo. Se penso que não estou só no Universo, que nem sequer sou algo especial, devo ser apenas um pedaço de barro, talvez não tenha uma alma própria, de repente existe um só alma grande para todos os seres vivos..."

LER ETERNO PRAZER 14/11/2021

Ler Allende é sinônimo de ótima leitura, vamos sempre encontrar personagens cativantes, enredo fluído, claro e uma narrativa que te prende a medida que as páginas vão se seguindo.
Com " O plano infinito " não foi diferente. Aqui nós vamos acompanhar a trajetória de Gregory Reeves filho de um australiano que se mudou para os Estados Unidos na primeira metade do século XX e que, inicialmente, viveu uma vida de nômade com a sua família enquanto dava asas aos seus dotes de pregador, divulgando O Plano Infinito, que advogava que nada acontecia por acaso, que tudo estava programado na existência de cada ser. Charles Reeves, pai de Gregory, ganhou fama como pregador, mas a dada altura, quando Gregory ainda era adolescente, teve que se fixar numa comunidade latina da Califórnia, devido a problemas de saúde. É aí que nosso protagonista passará os primeiros anos de uma existência complicada, que não melhora à medida que progride para adulto.Começando pelas relações complicadas com os pais e irmã, passando pelas dúvidas e dores de crescimento, que foram bastante marcadas pela dificuldade de integração, e terminando numa vida adulta que incluiu a sua participação na guerra do Vietname e uma vida amorosa que foi tudo menos feliz, este livro é tudo menos um hino à felicidade. É, antes, um retrato de um homem marcado por uma infância complicada e por alguns episódios traumáticos, que nunca teve a estrutura ou o apoio externo necessários para ultrapassar os seus problemas. Para além de todos estes problemas internos, Gregory é ainda definitivamente marcado pelos acontecimentos externos da sociedade norte-americana, desde o movimento hippie à participação na guerra do Vietname e às crise económica dos anos 80.
Posso então, achando que estarei errando no meu comentário, que, "O plano do infinito" pode ser enquadrado como "romance de formação", que traz e nos mostra um panorama explícito da vida do nosso personagem,e ainda com acontecimentos trazidos da realidade para dentro da ficção, no caso a guerra do Vistnã. Acho isso muito positivo em escritor(a), lógico que não se perca nada dentro do contexto da história.

"O plano infinito" é um grande conto, uma vida inteira, Gregory Reeves, filho de um pregador errante e de uma mulher distante e fria, cresce órfão de pai e sem o amor e a dedicação da mãe numa comunidade de Latinos, onde sempre se sentiu fora do eixo. Mesmo assim lá, encontra aqueles que serão o seu exemplo de pais, Pedro e Imaculada Morales, pessoas que logo lhe acolhe com toda ternura, tendo-o como mais um filho Carmem Morales, aquela que será sua amiga toda a vida, Juan José, aquele que partilhará consigo a experiência de morte e guerra no Vietname.
O seu ?plano infinito? mostra-nos a busca pelo amor, pela amizade, pela busca de si próprio num desfiar de erros e desafios. Temas como o suicídio, a morte e o racismo estão presentes neste livro. Muito bem colocados diga-se de passagem.
A escrita de Allende é, como sempre, maravilhosa. É fantástico como um livro denso pode ser tão fácil de ler. Isabel Allende é realmente uma das grandes escritoras da atualidade.
FICA A DICA!!??

Rita571 10/05/2022

Uma historia de conflitos
A autora teve boas ideias más nao soube organizar, muitas vezes me senti perdida do enredo do livro. Mas com mas ordem seria até mais interessante a historia. Tbm nao entendi o fim

Luisa Orphão 05/06/2022

Maravilhoso
Delicia de livro, daqueles que dá vontade de ler de uma sentada só! História envolvente, personagens interessantes, adorei!

Patriciacella 19/02/2023

Boa leitura
Isabel Allende normalmente é uma leitura mais densa, que exige mais do leitor. Gostei do livro, me envolvi com os personagens mas sinto que o próximo precisa ser mais levinho ?

Jhonis 25/03/2023

Mais um livro com o peso das marcas poéticas de Isabel Allende. Só por isso já me encanta. A história, às vezes, me parecia demasiada longa; pensava que poderia ser mais concisa ou curta, porém o encanto está mais na forma delicadamente apurada da narrativa e menos nos fatos narrados em si. A história do protagonista é bem clichê, porém nos é apresentada de forma profunda, justificando o porquê de a narrativa se alongar em pormenores e descrições floreadas. Foi necessário para entendermos a densidade das escolhas e os impactos delas na vida do protagonista, Gregory; de entendermos sua história num contexto complexo para compreendermos as consequências e o seu peso em cada fase de sua vida. É uma análise complexa, minuciosa e transgeracional.
Gregory passa por uma sucessão de problemas ao longo da vida, uma avalanche à beira de soterrá-lo. Sua força maior para se manter em frente é a ambição de riqueza, que ele acreditava que compensaria sua infância corroída pela penúria. Pra chegar onde almejava, Errou muito, sofreu como um cão, penou como um condenado, demorou a aprender, mas no fim, chegou onde realmente importava: na busca de si mesmo. Já velho, encara seus traumas, abraça seu passado e se perdoa. Ele termina onde tem que recomeçar, agora mais consciente e feliz.

Rebecca.Valenca 27/07/2023

Fazia muito tempo que não lia nada de Allende e essa, seguramente foi um ótimo retorno. Já pronta para sua próxima obra de minha lista.

Edméia 16/01/2024

Um homem em busca de si mesmo.
Tradução : Rosemary Moraes.
Editora : Bertrand Brasil.
Páginas : (livro físico ) : 390.

*Minhas impressões :

Em "O Plano Infinito " Isabel Allende nos insere na alma , na vida de Gregory Reeves filho de um pastor que "criou" uma doutrina por ele denominda de "O Plano Infinito " e de Nora, uma mulher apaixonada pelo marido e nada dada à vida prática ! Uma mulher que gostava de ouvir ópera e de contar histórias para os filhos; um casal nômade !
Vejo Gregory Reeves como uma alma sem paz, um ser em busca de aceitação, pertencimento, autoconhecimento !
No início, a história é tranquila e, devagar, vai se tornando densa, pesada !
Acredito que a "salvação" de Gregory foram os seus amigos, principalmente, Cármen , a filha dos Morales, uma família que o acolheu como a um filho !!!
Diverti-me com Timothy Duane e lembrei muito de meu pai na pessoa do personagem Cyrus, um homem idealista, justo, sonhador e um estudante que iniciou Gregory no caminho da busca pelo conhecimento !
Embora fosse uma pilantra, uma charlatã , gostei muito da Olga, a mulher que vivia com a família de Gregory e era cartomante, astróloga, bruxa do bem e do mal !!!
Nessa história temos temas como : abuso infantil, abandono, racismo ... e muitos outros problemas !
Gregory nos leva a parar e pensar em nossa própria vida ! Nossa vida como filho, filha; pais, estudantes, mulher, homem, profissional ... Em alguns momentos eu me senti tão envolvida por toda a trama que eu chegava a pensar que a Isabel Allende estava narrando uma história da vida real porque tudo era muito real !!!
Aqui constatamos claramente a importância das nossas escolhas !!! Nem sempre elas são boas, corretas para nós !
Fiquei triste pelas escolhas de Margaret , filha de Gregory e sei de muitos pais que sofrem por causa de filhos como ela !!!
Na verdade, tudo o que Gregory precisava , na minha humilde opinião, estava na amizade dele com Cármen, Timothy , Cyrus e Olga !
A experiência de Gregory na guerra do Vietnam me deixou , em alguns momentos, sem fôlego ! Muita tristeza ! Muita morte ! Muito sangue !
Achei interessante o personagem de Leo Galupi ! Eu gostaria muito de conhecer uma pessoa, um homem como ele !!!
*Amo a escritora Isabel Allende e sempre recomendo a leitura dos livros dela !!!
*De 01 a 05 , dou nota 05 para esta minha leitura. Recomendo esse livro. Não tenho a intenção de relê-lo.

*Observação : a figura de Ming O'Brien , a psicoterapeuta chinesa foi ESSENCIAL para que Gregory iniciasse a sua caminhada em busca do seu autoconhecimento !!! Gamei nessa personagem ! Identifiquei-me com ela !!! Aplausos para ela !!!

Guaratinguetá , Janeiro de 2024.

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Amal0 22/02/2024

Não existe história levinha com Isabel Allende.
Nesse livro conhecemos Gregory Reeves e seus conflitos.
Gostei muito do desenvolvimento e dos personagens. E a escrita é muito sensível.

Robtavares 02/03/2024

Linda escrita
Mais uma linda escrita dessa mulher maravilhosa que é a autora deste livro. Em alguns momento achei a história lenta e muito se revelou só no finalzinho. Mas não deixo de achar Isabel Allende esplêndida. Diva!