O longo adeus

O longo adeus Raymond Chandler

Resenhas - O longo adeus

isa.fsgomes 28/06/2020

O longo adeus, Raymond Chandler (1953)
Dizer adeus é morrer um pouco.
Finalizei essa leitura feliz por ter conhecido esse autor. Esse foi meu primeiro livro de Raymond Chandler e com certeza lerei outros mais. O suspense e romance policial me atraem muito, mas diferente da maioria das obras desse gênero, achei os personagens e o desenrolar da história muito reais. Os acontecimentos não são forçados e a leitura flui perfeitamente. Outra coisa que me chamou a atenção são as descrições detalhadas, porém não enfadonhas. Apesar de ter imaginado o final já na metade do livro, a história é cheia de reviravoltas e houve muitas surpresas. Durante a leitura tive amor e ódio pelo personagem principal, o detetive Marlowe, sujeito bem peculiar, irônico, que com seu jeito desinteressado estava na verdade interessadíssimo e super comprometido com a verdade. Várias frases do livro se destacaram pra mim como se fossem provérbios, uma delas transcrita no título dessa resenha. Gostei muito e super recomendo.

Uma dica: A adaptação do livro é péssima! Não perca seu tempo.rs
Marcelo Rissi 29/06/2020minha estante
Que ótima resenha, Isadora!! Ficou muito boa mesmo! E fiquei feliz que vc tenha gostado do livro!! Do autor, recomendo tb "Adeus, minha querida" e "O sono eterno"!

Samuel F. (Sansão) 23/05/2020

O livro que me fez amar a leitura
Eu nunca fui um bom leitor.. nunca me interessei por livros, e os que eu lia, era pq realmente precisava ler. Até que vi esse livro na estante da biblioteca da minha escola, me interessei e peguei o livro para ler. Eu engoli o livro. Raymond Chandler me mostrou o quão prazeroso é o hábito da leitura. Com uma história incrível, cheia de suspense, humor, ironia, etc., o livro te envolve de uma forma espetacular e te leva para enxergar Marlowe. É impressionante. Depois desse livro, nunca mais parei de ler.. procurei obras do mesmo autor, li O Sono Eterno e em breve vou ler o Adeus, Minha Querida.. além de obras de outros diversos autores. Eu me apaixonei pela leitura, e sou grato a Raymond Chandler e o seu livro O Longo Adeus por terem me dado essa paixão.

Patriciacella 22/05/2020

Bem clássico
Uma boa leitura para quem gosta do estilo noir, aqueles detetives durões e solitários. Amo mistério é mantido até o final do livro, uma boa leitura.

yellowcards 22/05/2020

Mais ou menos
Não foi um livro que me deixou ansiosa para terminar ou mesmo saber quem era o culpado (também não fiquei surpresa quando descobri).
Mas os personagens foram bem construídos e a escrita é leve, o que tornou a leitura bem agradável.

Renato. 17/02/2020

O melhor de Raymond Chandler
Uma história escrita com maestria. Profunda, envolvente e muito cativante.De linguagem simokes e direta assim como o detetive Philip Marlowe. O ambiente pós-guerra como um cenário perfeito para descrever a solidão, amizade e as razões que levam Marlowe a investigar com afinco um caso extremamente intrigante

Samuel F. (Sansão) 17/08/2019

Muito bom!!
O Longo Adeus, foi para mim uma experiência incrível com a leitura de romance. Gostei muito da linguagem usada no livro; os detalhes descritos com cuidado me chamaram a atenção, além de um enredo maravilhoso com um fim surpreendente. Depois de ler esta obra de Chandler, certamente procurarei mais. ??

Julio.Argibay 07/08/2019

Detetive durão
O longo adeus é um trailer policial e foi escrito pelo autor estadunidense Raymond Chandler. O gênero de sua obra é conhecido como Literatura Noir. Esse autor foi o precursor desse estilo de linguagem, naquela época, o que o tornaria bem singular se comparado ao estilo dos escritores que o procederam nesse gênero literário, dito policial. Assim sua obra se tornou um ícone para todos os autores que se seguiram. Quanto aos personagens, eles se caracterizam por serem detetives durões, com pouquíssima grana, sobreviventes, solitários, sem família, filhos ou gatos, tomando umas porradas aqui e outras ali, mas na luta, eu diria que são personagens bem viscerais. A forma como a personalidade do detetive foi retratada não havia precedentes até então. Diversos livros desse autor foram levados para a linguagem do cinema e foram interpretados por grandes atores da época. A estória em particular conta uma tragédia pessoal de um amigo, que se envolve num crime passional e que diz respeito a indivíduos e interesses muito poderosos. O detetive Marlowe sai então em busca de respostas e as vezes elas vêm até ele, sem aviso prévio. Recomendo...

Julio.Argibay 07/08/2019

Detetive durão

Ludsil 30/06/2019

Adorei!!
Peguei o livro pra começar a me aventurar em clássicos e não me arrependi! Me percebi completamente imersa na história, me simpatizei com o Marlowe, e adorei a relação de confiança dele com o Lennox.
Confesso que desde o começo da história fiquei com uma teoria em mente, mas fiquei muito satisfeita pelo final ser exatamente como eu esperava!! A história tem mistério, suspense e romance, uma leve mistura dos meus gêneros preferidos, talvez seja por isso que gostei tanto
Recomendo para quem gosta desses gêneros, pois a leitura é muito fluida, em excessão a alguns capítulos, mas que passa despercebido em comparação ao resto. Planejo ler outros livros desse autor!!
Samuel F. (Sansão) 17/08/2019minha estante
Como você, também procurarei mais livros dele. Principalmente após saber que existem mais livros com o mesmo personagem, o detetive Marlowe. Amei esse livro?

Jonathan 18/05/2019

Surpreendente!!!
O que achei do "O Longo Adeus": Esse livro me surpreendeu bastante, por ser clássico não esperava muito dele, então julguei o livro pela capa e por ser pequeno a edição dele ( edição de bolso ) era para ser trocado no sebo, nem tinha ideia que eu iria perder um livro tão bom, que foi pra lista de favoritos, achei uma leitura bem fluente, compreensível e super divertido que prende o leitor da primeira página até a última. Fala sobre amizade e companheirismo que gostei muito e a trama é sobre investigação que vai envolvendo a cada momento do leitor e faz viajar numa aventura brilhante. Com certeza foi umas das melhores leituras que li em 2018!!!!. Recomendo demais. :)

Celle 04/01/2017

01/2017 - O Longo Adeus - Raymond Chandler - 1953
Sai o detetive pensante, entra o detetive "durão". Philip Marlowe é o tipo que fala demais e age exatamente ao contrário do que se espera, muito devido ao seu "coração mole".

"O Longo Adeus", de Raymond Chandler é sobre a solidão e a cumplicidade de uma amizade de Marlowe com o enigmático Terry Lennox - n importa o quão estranha essa amizade possa ser.

Achei uma leitura bacana, leve, mas que permite deduzir com relativa facilidade os rumos que a história toma. Bem diferente daquele "whodunnit" encontrado nos romances de Poe, Agatha Christie e Conan Doyle - e que eu adoro, me julguem.

Carla 18/06/2016

Todos os ingredientes noir
Um livro onde Raymond Chandler consegue reunir todas as características da literatura policial noir! Philipe Marlowe, detetive particular presente em diversos livros do autor, em “O longo adeus” se envolve com um completo estranho em um caso com lindas mulheres, bebidas, gangsteres e policiais corruptos.
Esse completo estranho se torna seu amigo, Terry Lenox, que após alguns meses de convivência se torna suspeito do assassinato da própria esposa e Marlowe, acreditando em sua inocência, o ajuda a fugir dos EUA para o México e termina se suicidando. Um mistério que Marlowe irá desvendar, mesmo ameaçado pelos gangsteres da cidade e pelo sistema judiciário corrupto que tenta a todo custo proteger os poderosos da cidade. O final, pra mim, foi previsível mas descrito de uma forma surpreendente, provavelmente a maestria do autor.
A edição que li, foi da LP&M com 53 capítulos e a leitura meio que se arrastou até o capítulo 42, onde tudo começa a se revelar e assim a leitura até o final fluiu mais dinâmica. Recomendo a leitura.
Bruno 03/09/2017minha estante
undefined

Léia 06/11/2014

Trata-se da História de um Homem chamado Terry Lennox que se tornou o suspeito da morte de sua esposa Silvia Lennox, uma mulher extremamente promiscua, no meio de toda essa trama aparece o detetive Philip Marlowe que atua brilhantemente no transcorrer do Livro'

Lidi 29/08/2014

O longo adeus de Raymond Chandler
Existe – sempre existiu – um grande preconceito em relação à literatura policial, considerada por alguns críticos como menor, servindo apenas para entretenimento. No entanto, um bom leitor sabe que livros de escritores como Raymond Chandler não podem ser vistos como baixa literatura. Obras boas e ruins são escritas em qualquer modalidade. E o policial tem os seus grandes mestres e as suas grandes histórias. O longo adeus, romance de Raymond Chandler, é um dos melhores do policial noir e da literatura americana. Philip Marlowe, um “detetive barato” - que cobra 25 dólares por dia mais despesas – é um romântico, embora carregue a casca de durão. E, acima de tudo, é um homem “dolorosamente íntegro”, um solitário, que embora não acredite totalmente no ser humano, quase sempre se deixa guiar pelos sentimentos e se decepciona. Em O longo adeus – como em tantos outros livros policiais – o crime é apenas um pretexto, um pano de fundo para reflexões maiores. Assassinatos e suicídios, por exemplo, fazem parte do cotidiano de uma cidade como Los Angeles, no período pós-guerra: suja, corrupta, regada a álcool, cigarro, suor, mulheres fatais e dinheiro. Talvez, apenas Marlowe não se venda por uma nota de cinco mil dólares. Mas as mortes nessa história não são apenas as banhadas pelo sangue, afinal “dizer adeus é morrer um pouco”. E além de nos apresentar um instigante quebra-cabeça, O longo adeus nos presenteia com uma belíssima história sobre solidão e amizade, sobre pessoas feridas e vazias, sobre lealdade e despedida. Não se limitando ao enredo policial, Chandler consegue, com sua linguagem precisa e sugestiva, com humor e ironia, mergulhar no psicológico dos personagens e adentrar o cerne da condição humana, criando mais do que uma memorável narrativa noir, uma genuína obra de arte.