organização e gestão na escola

organização e gestão na escola José Carlos Libâneo

Resenhas - organização e gestão na escola

romag 09/03/2010

O livro " Organização e Gestão da Escola - Teoria e Prática" de José Carlos Libâneo, nos quatro primeiros capítulos discute os objetivos, funções e critérios de qualificação das escolas e da situação do professor quanto profissional.
No primeiro capítulo, Libâneo destaca a escola como orgaização de trabalho e lugar para desnvolvimento do conheicmento do professor. Ressalta a importância do trabalho em equipe onde o docente deve participar ativamente na gestão e organização da escola, exercendo competantemente sua profissão de professor.
O autor escreve sobre as mudanças, pelas quais as escolas estão passando nos âmbitos econônico, político, cultural, educacional, geográfico, e a postura que os professores devem ter diante destas novas perspectivas os quais terão de estar em contínua aprendizagem e formação.
Libâneo no segundo capítulo nos faz ver como o ensino vem senfo afetado pelas alterações nos currículos, na organização escolar, alterações estas ocorridas pela introdução de novas tecnologias, novas atitudes e valores sociais e culturais. Frente a esta mudanças, a sociedade exige uma escola para novos tempos, a qual deve preparar cidadãos com perfil crítico e criativo.
O autor observa também, a necessidde de formação da ética e respeito dentro da sociedade capitalista, na qual estamos inseridos e globaizados.
O livro em seu terceir capítulo, nos mostra a importância de buscarmos a qualidade social do ensino e quais os critérios a serem considerados nessa busca. Libâneo destaca idéias do sociólogo Pedro Demos, e nos apresenta o conceito de qualidade no ensino, os quais nos encaminha aos pensamento de que a qualidade nas instituições educacionais deve desenvolver seres humanos capazes de participarem ativamente na sociedade.
Libâneo revela-nos que com os novos valores sociais, já não é suficiente preparar alunos para provas e exames. Escolas de qualidade deverão apresentar professores capacitados, que atendam as necessidades do corpo discente, segundo as exigências sociais em que está inserido. Portanto os conteúdos aplicados deverão ir de encontro com a vida cultural e prática do aluno.
No quarto capítulo, o autor argumenta sobre a contrução da identidade profissional do professor, apresentando-nos conceitos sobre a profissionalização e profissionalismo, Libâneo desperta nos professores a importãncia da formação continuada como condição de garantia da execução do trabalho com qualidade, e nos deveres e responsablidades da profissão os quais devem refletir como dedicação, participação e desempenhos na atividade profissional.
A leitura deste livro faz como desperte nos professores o senso crítico quanto a sua formação e prática na escola, conscientizando-os para a necessidade de participação nos processos de organização e gestão visando a qualidade e melhoria da aprendizagem dos alunos.
Resenha escrita pela professora SOLANGE RODRIGUES DE VASCONCELLOS, 2003.
Vania.Maria 06/03/2019minha estante
Muito bom. Varias reflexões para os docentes saberem atuar em suas salas de aula.

Barbosa50 10/07/2023minha estante
Vim aqui para ler o livro e não tem nem o primeiro capítulo.