Quem Manda Já Morreu

Marcos Rey

Resenhas - Quem Manda Já Morreu

Kauany198 12/02/2024

Genial.
Mesmo o livro de 1989 eu achei mto inteligente a escrita.

Acho q ele é bem pra faixa etária indicada, 10 a 15.

Eu amei a história me envolveu tanto q li tudo num dia só.

Os personagens são uns queridos kk

Débinha 25/01/2024

Algodão doce ...
Vamos lá pra começa achei a história ótima tipo não tem como dar menos que 4 estrelas porque todos os livros do Marcos Rey que eu li sempre dei 4 estrelas (a maioria se não me engano kkkk) porque eles tem a mesma qualidade, mas bom, eu gostei de tudo de como aconteceu, de como é contada a história, e também do final que achei bem legalzinho.

Rod Rodman 16/09/2023

Tchin Tchimbá-tchimbá! Uule-lá-lá
Eu li "Quem Manda já Morreu" pela primeira na época da escola, há mais de vinte anos e, confesso, não me lembrava muito do enredo.
Conforme fui relendo agora, em pleno século XXI, foi como se a história toda retornasse com força à minha mente.
Isso, é claro, não me impediu de REDESCOBRIR o livro, nem tampouco me entreter novamente com essa fantástica história de investigação detetivesca com uma inenarrável pitada de humor — e sarcasmo — impressa por Edu — o estudante de Comunicação —, que não só é o protagonista como também o narrador.
As situações em que ele, o tio Palha — o detetive que pegou um leão quase que literalmente na unha — e a versátil Coca Gimenez — uma uruguaia quarentona que faz as vezes de secretária, maquiadora e cantora de Tcha tcha tcha — se envolvem ao longo da narrativa com uma perigosa máfia são muito empolgantes. Cada novo momento consegue surpreender o leitor de uma maneira muito positiva e, mesmo depois de tanto tempo, me vi como um acompanhante novato desse enredo delicioso.
"Quem manda já morreu" não chega a ser um primor e nem é um dos livros mais inspirados do meu eterno autor nacional favorito, Marcos Rey, mas cumpre com excelência o seu papel de entretenimento literário, e é, com certeza, mais um de seus ótimos trabalhos como escritor infanto-juvenil.
Afinal, se você leu e não ficou com o "Tchin Tchimbá-tchimbá! Uule-lá-lá" cantada na Montanha de Ali na cabeça, ou não saiu por aí imitando o sotaque do "homem do cravo" dizendo "espertchinho" a torto e a direito, volte duas casas e leia com mais atenção!
Recomendadíssimo!

site: https://blogdorodman.blogspot.com/2023/09/redescobrindo-quem-manda-ja-morreu-de.html

Maria13201 21/07/2023

Quem manda ja morreu
Livro se escola, não há muito o que comentar a respeito da minha opinião, não mudou em absolutos nada a minha vida nem me acrescentou nada, não gostei nem desgostei, apenas li e fiz o trabalho que foi requisitado

Silvia402 10/03/2023

Resenha: Quem manda já morreu - Marcos Rey
Eu adoro os livros da série vaga-lume porque são leituras rápidas e muito boas ,romances policiais. E esse não foi diferente , com mistério, humor e personagens muito legais , um livro muito bom excelente para que estiver de ressaca literária.

Heitor 22/10/2022

Uma história de investigação que se torna enfadonha.
O livro é interessante, mas no meio de tantas investigações, poucos acontecimentos marcantes e muita repetição, se torna cansativa. O final salva o livro, mas o livro têm uma trama tão arrastada, que o final, a melhor parte do livro, tudo se resolve ali, e o meio deixa você cansado de ler, apesar de ser pequeno. Um pouco mais de ação, talvez, e mais aventura.

Greice21 16/10/2022

_espertchinho_
Edu é um estudante de comunicações, esnobado por Anabel, pela qual nutre uma paixão. Ao fim do primeiro semestre da faculdade, o professor lança o desafio de os estudantes criarem uma matéria jornalística.  Com o incentivo do tio, atualmente detetive particular, Edu inicia uma jornada atrás da história de um dos maiores mafiosos, Tony Grand. De início ele entrará em contato com alguns envolvidos na antiga quadrilha do falecido mafioso. Muitas surpresas aguardam Edu , e mal sabe ele, os perigos a que estará exposto.

O livro é um dos muitos da conhecida série Vaga- Lume, que marcaram muito os tempos de escola - inclusive os meus hehhe - sempre recheados de mistério e investigação policial, você não para até chegar ao final.

Bruno.Eyes 02/07/2022

Bonzinho
Achei a leitura um tanto arrastada, mas deu pra ir até o fim numa boa. Muito embora fale de um suspense policial, não me empolgou muito, é dedicado ao público mais jovem que eu, o que torna a linguagem bem mais fluida.
Bem previsível o final, basicamente é uma história sobre um estudante de comunicação com um trabalho pra ser entregue, o tio sendo detetive da uma ideia de investigar uma espécie de gângster falecido. E isso acarreta muitos problemas pra todos.
Legalzinho.

@leitora.si 01/02/2022

Me surpreendeu.
Edu, como estudante de Comunicações, precisava fazer um trabalho para entregar na faculdade, teria que fazer uma reportagem. Ele foi tão a fundo no assunto que quase morreu nas mãos da quadrilha. Final excelente. Super indico.

Marcos Aurélio 29/11/2021

Estudante apaixonado
Edu, estudante de jornalismo, precisa fazer uma reportagem durante as férias acadêmicas de julho. O garoto, apaixonado pela coleta de turma Anabel, está sem ideias. O professor e os colegas sugerem, ironicamente, que Edu escreva sobre ambulantes que vendem algodão-doce. Mas o tio Geraldo Palha, detetive particular, tem outra sugestão.

A trama é bem desenvolvida. Edu, Geraldo e sua secretária Coca Gimenez formam um trio "ousado", curioso e comprometidos com a missão em que a reportagem os colocou.

É preciso contextualizar, e entender que, para um livro publicado para adolescentes em 1989, o texto é ótimo. É um romance policial, com uma dose de ironia do detetive e do sobrinho.

Um livro que me faz reviver a adolescência. Lembrando de quando ficava escolhendo os próximos títulos nas contra capas da Série Vaga-Lume.

Marcos Rey era um dos meu autores preferidos, ainda hoje reverencio.

Mr. Jonas 04/11/2021

Quem manda já morreu
Edu e? um estudante universita?rio que precisa fazer um trabalho jornali?stico. Seu tio, Palha, um exce?ntrico detetive, sugere que ele escreva sobre Tony Grand, um mafioso ja? falecido. Mas essa pesquisa acaba envolvendo os dois com uma perigosa quadrilha de traficantes.

Aline.Rodrigues 21/05/2021

Grandes aventuras
Mais uma ótima história do meu saudoso e querido autor Marco Rey.Aqui temos a história de Edu,um rapaz que é Jornalista e se mete em várias enrascadas para correr atrás de uma informação.
Com certeza um clássico.

legal41 05/02/2021

O livro juvenil policial que tenta ser ?engraçadinho?, mas não tem o mesmo sucesso dos outros livros de Marcos Rey como O MISTÉRIO DOS CINCO ESTRELA, UM CADÁVER HOUVE RÁDIO e O RAPTO DO MENINO DE OURO.

mj4 30/01/2021

Que coleção!
É incrível ler romance policiais porque você tem sensações muito intensas, quase como se corresse perigo junto ao protagonista, desde criança esse gênero literário me atrai, tanto que aqui estou eu, com 18 anos e lendo livros infanto-juvenil, apenas para ter o orgulho de desvendar o mistério antes de ser resolvido no livro.

pabloviniciusra 22/01/2021

Nostalgia investigativa
Reli esse livro da série vagalume para despertar mais uma vez a nostalgia dos velhos tempos de leitura mas bibliotecas públicas. Esta história é ótima, muita ação, aventura, mistério e suspense. Quem nunca brincou de ser detetive?