Quem Manda Já Morreu

Marcos Rey

Resenhas - Quem Manda Já Morreu

Marcos Aurélio 29/11/2021

Estudante apaixonado
Edu, estudante de jornalismo, precisa fazer uma reportagem durante as férias acadêmicas de julho. O garoto, apaixonado pela coleta de turma Anabel, está sem ideias. O professor e os colegas sugerem, ironicamente, que Edu escreva sobre ambulantes que vendem algodão-doce. Mas o tio Geraldo Palha, detetive particular, tem outra sugestão.

A trama é bem desenvolvida. Edu, Geraldo e sua secretária Coca Gimenez formam um trio "ousado", curioso e comprometidos com a missão em que a reportagem os colocou.

É preciso contextualizar, e entender que, para um livro publicado para adolescentes em 1989, o texto é ótimo. É um romance policial, com uma dose de ironia do detetive e do sobrinho.

Um livro que me faz reviver a adolescência. Lembrando de quando ficava escolhendo os próximos títulos nas contra capas da Série Vaga-Lume.

Marcos Rey era um dos meu autores preferidos, ainda hoje reverencio.

Aline.Rodrigues 21/05/2021

Grandes aventuras
Mais uma ótima história do meu saudoso e querido autor Marco Rey.Aqui temos a história de Edu,um rapaz que é Jornalista e se mete em várias enrascadas para correr atrás de uma informação.
Com certeza um clássico.

kassya 12/05/2009

obrigação escolar!
Não lembro.. faz algum tempo.. da epoca que eu nao gostava de ler...

pabloviniciusra 22/01/2021

Nostalgia investigativa
Reli esse livro da série vagalume para despertar mais uma vez a nostalgia dos velhos tempos de leitura mas bibliotecas públicas. Esta história é ótima, muita ação, aventura, mistério e suspense. Quem nunca brincou de ser detetive?

maju 21/01/2021

Crimes e jornalismo
Quem manda já morreu é um romance policial envolvente que abrange um estudante de comunicações, Edu, como protagonista. A presença do jornalismo no enredo me interessou e me agradou muito já que eu quero cursar essa área.
Li ele em pouquíssimo tempo pela quantidade de páginas e a história que é cheia de surpresas. Você só sabe o que realmente acontece no final e cada capítulo pode te fazer ler mais. É um livro infanto juvenil e, consequentemente, o final é um pouco previsível se vc já está acostumado com plot twists desse tipo. Mas, ainda assim, é uma leitura legal e curta que eu recomendo.
Os volumes que eu li da Série Vaga-lume até agora me prenderam por serem livros pequenos e com histórias bem escritas. Não costumo ler esses gêneros mas eu adorei e quero continuar.

Douglas 30/08/2013

QUEM MANDA JÁ MORREU
O meu livro preferido do MARCOS REY sempre foi ENIGMA NA TELEVISÃO.
Foi um dos primeiros livros que eu li e sempre guardo a lembrança do livro com muito carinho.

Mas não posso negar que QUEM MANDA JÁ MORREU é superior a Enigma na televisão.

Caramba, QUEM MANDA JÁ MORREU é demais!
É fantástico! É sensacional! É uma obra prima! Brilhante! Excelente! É excepcional!
[Sim, eu sei que você já entendeu que eu gostei muito do livro.]

Um garoto precisa fazer um trabalho de faculdade e ai resolve investigar a vida de um bandido já morto. E aí fica na mira da quadrilha deste bandido, que passa a ‘‘caçar’’ o jovem.
E aí se desenrola um suspense fora de série.

Em uma noite eu terminei de ler outro livro do Marcos Rey (O rapto do garoto de Ouro), e antes de dormir apenas quis dar uma olhada em QUEM MANDA JÁ MORREU. Li várias páginas e não conseguia parar. Mas infelizmente tive que largar o livro e ir dormir. No outro dia li o livro todo sem interrupção. É impossível largar este livro. É um suspense como poucos.

Me rendo ao Sr. Marcos Rey, realmente, ele é ‘‘O CARA’’!

Um abraço e meu respeito a todos.
Daniel.Perugini 01/10/2015minha estante
A reviravolta nesse livro é maluca!!!!!!!!!!

Iago.Santiago 17/12/2017minha estante
Marcos Rey escreveu vários livros bons eu também gostei desse mas os melhores que li dele e que favoritei foram "O mistério do cinco estrelas" e "Doze horas de terror". Doze horas de terror eu lembro que li em dois dias e é sensacional te prende do começo ao fim. Se não leu, leia.

Greice21 16/10/2022

_espertchinho_
Edu é um estudante de comunicações, esnobado por Anabel, pela qual nutre uma paixão. Ao fim do primeiro semestre da faculdade, o professor lança o desafio de os estudantes criarem uma matéria jornalística.  Com o incentivo do tio, atualmente detetive particular, Edu inicia uma jornada atrás da história de um dos maiores mafiosos, Tony Grand. De início ele entrará em contato com alguns envolvidos na antiga quadrilha do falecido mafioso. Muitas surpresas aguardam Edu , e mal sabe ele, os perigos a que estará exposto.

O livro é um dos muitos da conhecida série Vaga- Lume, que marcaram muito os tempos de escola - inclusive os meus hehhe - sempre recheados de mistério e investigação policial, você não para até chegar ao final.

Heitor 22/10/2022

Uma história de investigação que se torna enfadonha.
O livro é interessante, mas no meio de tantas investigações, poucos acontecimentos marcantes e muita repetição, se torna cansativa. O final salva o livro, mas o livro têm uma trama tão arrastada, que o final, a melhor parte do livro, tudo se resolve ali, e o meio deixa você cansado de ler, apesar de ser pequeno. Um pouco mais de ação, talvez, e mais aventura.

Rod Rodman 16/09/2023

Tchin Tchimbá-tchimbá! Uule-lá-lá
Eu li "Quem Manda já Morreu" pela primeira na época da escola, há mais de vinte anos e, confesso, não me lembrava muito do enredo.
Conforme fui relendo agora, em pleno século XXI, foi como se a história toda retornasse com força à minha mente.
Isso, é claro, não me impediu de REDESCOBRIR o livro, nem tampouco me entreter novamente com essa fantástica história de investigação detetivesca com uma inenarrável pitada de humor — e sarcasmo — impressa por Edu — o estudante de Comunicação —, que não só é o protagonista como também o narrador.
As situações em que ele, o tio Palha — o detetive que pegou um leão quase que literalmente na unha — e a versátil Coca Gimenez — uma uruguaia quarentona que faz as vezes de secretária, maquiadora e cantora de Tcha tcha tcha — se envolvem ao longo da narrativa com uma perigosa máfia são muito empolgantes. Cada novo momento consegue surpreender o leitor de uma maneira muito positiva e, mesmo depois de tanto tempo, me vi como um acompanhante novato desse enredo delicioso.
"Quem manda já morreu" não chega a ser um primor e nem é um dos livros mais inspirados do meu eterno autor nacional favorito, Marcos Rey, mas cumpre com excelência o seu papel de entretenimento literário, e é, com certeza, mais um de seus ótimos trabalhos como escritor infanto-juvenil.
Afinal, se você leu e não ficou com o "Tchin Tchimbá-tchimbá! Uule-lá-lá" cantada na Montanha de Ali na cabeça, ou não saiu por aí imitando o sotaque do "homem do cravo" dizendo "espertchinho" a torto e a direito, volte duas casas e leia com mais atenção!
Recomendadíssimo!

site: https://blogdorodman.blogspot.com/2023/09/redescobrindo-quem-manda-ja-morreu-de.html

legal41 05/02/2021

O livro juvenil policial que tenta ser ?engraçadinho?, mas não tem o mesmo sucesso dos outros livros de Marcos Rey como O MISTÉRIO DOS CINCO ESTRELA, UM CADÁVER HOUVE RÁDIO e O RAPTO DO MENINO DE OURO.

Ana 17/11/2017

Simplesmente não entendo como alguém consegue dizer que não gosta, ou que odeia os livros da Coleção Vaga-Lume, que sempre foram um prazer para mim.
Livros cheios de aventuras bacanas, inteligentes, que estimulam o senso crítico da criança e do jovem. Mas fazer o quê? Gosto não se discute, apenas se lamenta.
Dramas à parte, este livro trata de um estudante de Comunicações, Edu, que recebe de seu professor a missão de fazer um trabalho de férias para a faculdade: Uma reportagem. Após descartar opções pouco instigantes, ele apela para seu Tio Palha, metido a detetive, que sugere que escreva sobre um bandido perigoso do passado. O que poderia dar errado?
Edu e seu tio acabam se encrencando com a quadrilha do sujeito.
Uma ótima história, um bom entretenimento. Dá pra ler num dia apenas.

Tati Francisque 18/08/2009

Um livro perfeito para o pré adolescente que está naquela fase "mamãe, eu não gosto de ler!"
É uma leitura leve, uma linguagem fácil e um enredo com um mistério que deixa o leitor interessado até o final.
O final é uma pequena surpresa.
A comédia fica por conta de Tio Palha, um detetive excêntrico, e sua secretária e dos diálogos cheios de respostas espirituosas travados entre Edu, o protagonista, e os bandidos que ele e o tio tentam desmascarar durante a aventura.
Uma trama bastante envolvente. Aconselho, especialmente para quem está começando a ler agora.
Victor_leitor.mirim 14/04/2020minha estante
Gostei, acabei de abandonar mas mas mudei de ideia e vou ler de novo

@leitora.si 01/02/2022

Me surpreendeu.
Edu, como estudante de Comunicações, precisava fazer um trabalho para entregar na faculdade, teria que fazer uma reportagem. Ele foi tão a fundo no assunto que quase morreu nas mãos da quadrilha. Final excelente. Super indico.

Joshua 22/12/2011

Frenética Aventura de tirar o Fôlego!
Bem, faz um tempinho que li esse livro, mas eu ainda não esqueci sua história. Sabe quando você pega um livro, tem algumas expectativas quanto a história, e quando você começa a ler percebe que suas expctativas foram superadas e que o autor conseguiu nos brindar com várias outras surpresas? Então, foi assim que me senti com esse livro. O título pode ser um tanto macabro, mas no final das contas, você até percebe que não faz tão sentido assim, só por parte.

O livro começa com uma dose de humor, e pra quem já leu, sabe do que estou falando. Logo nos primeiros capítulos, Edu, estudante de jornalismo está prestes a entrar de férias no meio do ano, só que sua turma recebe um trabalho: cada um terá que fazer uma reportagem e entregar no início das aulas. Edu fica apavorado, não havia achado um tema ainda e virara naquele exato momento alvo de deboche de seus colegas. Logo vai pra casa e tem uma idéia: falar com seu tio, cujo nome é Geraldo Palha, mas gosta de ser conhecido como Palha. Seu tio é detetive, então Edu achava que falando com ele, teria alguma idéia. E olha o que o seu tio lhe aconselhou? Fazer uma reportagem sobre o bandido mais procurado de todos os tempos: Tony Grand. O abndido já estava morto, e tio Palha achava que seriabem mais fácil fazer uma reportagem desse gênero. Edu ficou animadíssimo com a idéia e foi log na delegacia pedir informações para o trabalho. Logo recebe uma lista de três pessoas que poderia entrevistar: a irmã de Tony, Bruna Grand, um mecânico, ex-integrante da quadrilha de Tony, e o trapezista Zoe, também ex-integrante do grupo de bandidos. Edu vai atrás dos três, só que Bruna Grand o espanta de seu salão de beleza, assim como o mecânico Mossoró. Quando chega no trailer de Zoe no circo, também é espantado. Sozinho, sem nehuma informação, Edu volta para casa. Só que depois das entrevistas, coisas estranhas começam a acontecer. E uma delas é que Edu é sequestrado, só que consegue fugir, por pouco.

O livro se desenrola desse jeito, com cenas de tirar o fôlego. E quase em todo o livro paira a pergunta: E será que quem manda já morreu mesmo? Isso é que dá aquele gostinho de querer descobrir o que nos aguarda na próxima página!

Sobre os personagens, o narrador, Edu, ele é muito carismático. Acho que ele sabe se virar na hora certa e não tem muito medo dos perigos que irá enfrentar. Mesmo que sinta um frio na barriga, ele sabe vivenciar aqueles momentos de risco. E por isso mesmo, Edu salvou-se da morte mais de duas vezes no livro! Sobre seu tio, Geraldo Palha, é um detetive particular que resolve casos do cotidiano, como um álbum de figurinhas desaparecido, um cachorrinho de alguma madame sumido, entre outras coisas. E até ficou conhecido por ter encontrado um leão de um circo que havia escapado, e por isso o nome de sua agência de detetives - que só tem ele - se chama Agência Leão de Detetives. Tio Palha é aquele personagem que serve como "humorista" em partes de tensão no livro. E há também outra personagem, a secretária de tio Palha - e também namorada - Coca Gimenez. Ela é, se não me lembro, do Peru, e antes de entrar na carreira professional era cantora. Coca é uma mulher também valente e sabe o que fazer na hora certa, e assim como tio Palha, tem um certo toque de humor...

Quem Manda já Morreu é um livro maravilhoso que recomendo a todos. E digo e repito: não pode faltar em sua estante!

Kauany198 12/02/2024

Genial.
Mesmo o livro de 1989 eu achei mto inteligente a escrita.

Acho q ele é bem pra faixa etária indicada, 10 a 15.

Eu amei a história me envolveu tanto q li tudo num dia só.

Os personagens são uns queridos kk