Terra em Chamas

Bernard Cornwell

Resenhas - Terra Em Chamas

Alex 07/02/2023

O surgimento da Inglaterra
Este é o quinto livro da saga de Uthred de Bebbanburg, nele somos levados por entre vitórias e derrotas a sentir o amargor da perda, do desamparo e da deslealdade, tais fatos fazem com que uma nova jornada se inicie.

Primeiramente destaco a capacidade do autor, em recriar cenas e fatos históricos, numa narrativa empolgante, mesmo após 4 livros já muito bons. Não é fácil manter este viço por tantas páginas.

Segundo, Uthred, nesta aventura nos leva a conhecer a estratégia do Rei Alfredo, para consolidar Wessex, pavimentar sua sucessão com seu filho Eduardo, e a composição da ideia de um reino inglês.

Nessa toada, viajamos com Uthred por entre ressentimentos, juramentos quebrados, fuga, novos juramentos, mais vitórias e ao fim um destino que as nornas lhe prepararam e ele já havia esquecido.

Recomendo, não somente pela história da Inglaterra e suas diversas lutas, mas também pela incrível capacidade do autor, costurar fatos e batalhas, como se fosse uma enorme tapeçaria.
Regis 16/02/2023minha estante
Ótima resenha, Alex. ? ?

Shanahan (Me Acabei de Ler) 24/01/2024

O mais fraco até agora!
Gosto muito da série, mas achei este o mais fraco dentre os que li até agora. Achei repetitivo dentro da história do próprio volume e também da série como um todo? esperava beeeeem mais, ainda mais depois do excelente 4º livro!

Jbaclg 23/05/2020

Que livro !
Esse livro despertou um amplo espectro de emoções em mim. Recheado de tramas políticas , lutas sangrentas e cenas emocionantes . Me fez lembrar o porque que Cornwell é um dos meus autores favoritos.

Thaís Almeida 24/02/2022

Mais um do Bernard que tira o fôlego, aqui vemos o Ultred sendo tolo, sonhador e incisivo em suas decisões, e vemos um romance que não sei... diferente? Gostei mas não foi meu preferido...
Cosmonauta 24/02/2022minha estante
Melhor saga.

Daniel Roberto 18/10/2022minha estante
Ou seja, o bom e velho Uhtred de sempre: tolo, sonhador e incisivo em suas decisões! Que saga maravilhosa!

Gabriel 20/06/2022

Incrível a maneira que o autor descreve as batalhas! Acompanhar a história de um país dessa maneira, colocando personagens fictícios, facilita e muito o interesse pela história.

Alysson - @alyssonhp 06/02/2020

Mais uma aventura de Uthred
Dos livros das Crônicas Saxônicas, esse foi um dos que teve mais reviravoltas! E houve três grandes batalhas no decorrer do livro e uma de enorme proporções bem no início. Gosto bastante da escrita do Cornwell, especialmente nas cenas de batalha, são tão bem descritas que a gente fica imerso na leitura! Meu maior medo com essa saga é só de ela se tornar repetitiva ao ponto de cansar(afinal, já são 12 livros lançados) e todos os que li seguem basicamente a mesma linha narrativa. Mas até agora gostei de todos os que li! Recomendo bastante!!!

Juliana 07/05/2011

De todos os livros das Crônicas Saxônicas,com certeza esse é o melhor!Bernard Cornwell consegia me deixar até altas horas da madrugada presa nesse livro,porque cada página acontecia uma reviravolta que me deixava sem ar...
Uhtred continua impressionante,feroz e divertido ao mesmo tempo,e através da narrativa de Cornwell,é possível sim,viajar no tempo até a época medieval e viver aqueles dias de sangue,suor e guerra.
Gostaria muito que Bernard se tornasse um autor tão popular no Brasil quanto a Stephenie Meyer,porque seus livros são sensacionais!
Bernardo Affons 15/12/2011minha estante
Realmente ,acho que não há um reconhecimento devido ao Bernard Cornwell.

flavicaldeira 05/06/2010

Mais do mesmo...
Não é que o livro não seja bom... Ele é bem escrito, tem boas tramas, mas é tão, tão, tão igual aos anteriores e usa um estratagema tão ridículo pra não liquidar o assunto principal que a gente começa a achar que o personagem principal é abestalhado mesmo...
Ah, tô tomando raiva!!! Gostava tanto da série...
Virou caça-níqueis, indisfarçável!

JoAo 10/06/2023

TERRA EM CHAMAS
Terra em chamas possui muitas reviravoltas e a cada página você não espera o que vai acontecer, eu consegui sentir toda a aflição, toda a dor e todo o medo chega eu ficava com o coração disparado em certos momentos ksksskskskskskskskskksks livro incrível e ansioso para o próximo.

Mário Lopes 28/06/2023

Como a ingenuidade de um ingles destruiu a própria religião:
Ótimo livro, mas existe uma cópia DESCARADA de uma cena que já apareceu na história, apesar da evolução linear na crueldade das descrições e de ter deixado ótimos ganchos para uma continuação. Ou seja, não foi tão criativo quanto os anteriores. Diante disso, acho que o livro 5 pode ganhar apenas 4,5 estrelas.

thamiis 18/02/2022

Um pacote recheado de emoções
Neste volume a vida de Uhtred de Bebbanburg se complica um pouco mais. Alfredo está terrivelmente enfermo e a iminência de sua morte gera rebuliço entre os habitantes do que hoje conhecemos como Inglaterra. Após uma tragédia que abala terrivelmente a lealdade forçada de Uhtred para com Alfredo, Uthred reencontra seu amigo e irmão Ragnar e volta a pensar em seus planos originais de recuperar Bebbanburg das garras de seu tio, porém um pedido desesperado de ajuda o deixará dividido e sem condições de negá-lo, ele parte mais uma vez para cumprir seu destino.
Em Terra em Chamas somos introduzidos à novas personagens (algumas delas igualmente dúbias em caráter e personalidade, outras insuportavelmente odiosas) cuja presença cria novos caminhos na trama. Uma em particular vai tornar a vida de Uhtred um inferno; porém, o destino é inexorável e as fiandeiras operam de maneiras misteriosas.
Esse livro me despertou uma montanha-russa de emoções, ora absurdamente divertido, com as características épicas cenas de batalha (onde sempre me pego admirada do quanto o ser humano é resiliente), o humor sombrio de Uhtred, a calma divertida de Ragnar, a raiva enrustida de Brida, a praticidade do padre Pyrlig e a astúcia camuflada de Aetelflaed, ora profundamente triste e cheio de pesar, mas também permeado por felicidade genuína ainda que fugaz. Acho particularmente interessante acompanhar a sabedoria e a evolução da personagem nas palavras do Uhtred narrador, principalmente por ele não florear a estória em benefício próprio, sempre fiel ao seu estilo irreverente, e em se tratando de destacar a inteligência de Alfredo (que convenhamos, é irritante, porém um estrategista brilhante!). É possível ver o nítido respeito que ele tem pelo rei, ainda que o deteste. Gostei também da nota histórica onde Cornwell enfatiza o papel de Aethelflaed como heroína real, tirando-a das sombras patriarcais da história para onde dezenas de milhares de mulheres foram empurradas ao longo de séculos de narrativa. You go, Cornwell!
Sigo ansiosa para acompanhar as aventuras de Uhtred de Bebbanburg e cada vez mais admirada por essa mescla de realidade e ficção tão bem construída pelo autor. Recomendo!

Rubens Andrei 10/05/2021

Pequenos detalhes
Embora Uhtred diga que os pequenos detalhes vagamente são lembrados, a riquesa dos mesmos torna essa obra única!

Uhtred novamente salva Alfredo embora seu juramento tenha sido rompido, "O destino é inexorável"!

Machado 11/05/2020

Terra em Chamas
Uthred enfim quebra seu juramento ao rei de Wessex, desafia o destino para se tornar um viking, e reconquistar sua terra natal. Mas o destino é inexorável, e ele se vê mais uma vez ligado às ambições do reino de Alfredo. Recomendo a leitura, as obras de Bernard Cornwell são épicas, ele usa com maestria o papel de fundo histórico em seus romances, trazendo uma imersão ao leitor da época e das batalhas travadas do alvorecer do reino inglês. #recomendo #ODestinoéInexorável

Ruan.Rodrigo 19/04/2020

Opinião
Achei muito interessante como os outros volumes já lidos como se desenvolve as tramas e como acaba em guerras , essa questão de conquista de território ( poder ) é sensacional

Wania Cris 12/05/2021

O livro do plot
Quinto volume da série Crônicas Saxônicas narradas pelo maravilhoso Uhtred de Bebbanburg cumpre a função de manter Bernard Cornwell no panteão dos melhores autores na minha importantíssima opinião.

Uhtred continua com sua saga de tentar de desvencilhar de Alfredo, rei de Wessex, a quem nunca negou odiar e de quem também sabe ser desprezado. Quando uma tragédia se abate sobre a vida de Uhtred ele vê aí uma oportunidade de voltar a lutar por seu sonho, a retomada de seu reino, Bubbanburg, porém, como eu disse, esse é o livro do plot. E são tantos que me senti numa grande roda de girar, terminando tão tonta que nem sei onde estou...

Sei apenas que já tô doida pra entrar no sexto livro...