O Homem Que Sabia Javanês

O Homem Que Sabia Javanês Lima Barreto

Resenhas - O homem que sabia javanês

Y. 28/03/2023

Conto de fácil leitura e com uma crítica bem relevante. Na época digital e inteligências artificiais (que com alguns cliques nos dão a "resposta" a quase todas as questões) em que nós encontramos, onde todos sabem de tudo (ou dizem saber), é interessante a comparação com a realidade que podemos fazer ao ler a história de um homem que constrói seu status em cima de um conhecimento que não tem. Vale a reflexão.

Ingrid 28/03/2023

Primeiro Lima Barreto, eu acho
Delicinha de conto pra ler em vinte minutos no máximo. Lendo hoje pra participar da discussão do clube do livro do professor Leandro Carnal.

Gabriela 27/03/2023

O homem que sabia Javanês ?
O conto fala basicamente da enganação , Da maneira malandra de conseguir as coisas instruindo como que é o "jeitinho brasileiro".
Não concordo totalmente... até pq não se pode generalizar claro, mas poxa não precisava nos massacrar tanto assim não ksksks ?

Jessica Cascareja 26/03/2023

Médio
Achei a crítica interessante, porém o conto é muito curto, e parece não ter um ?início, meio e fim?.

Nathy 26/03/2023

Releitura sempre Interessante
Esse conto do Lima Barreto, sempre me impressiona! Sempre me pego pensando: mas como?
A história, em si, me chama a atenção pela naturalidade com que o narrador conta suas proezas. Beira a frieza.
Às vezes penso: quisera eu ter essa coragem. Mas depois penso: quisera o mundo não ter essa desfaçatez!

Flá 12/03/2023

Curtinho
Ótimo pra ler em uma tardezinha, o livro é leve e engraçado e continua atual mesmo sendo um clássico escrito a décadas atrás.

nickyanson 28/02/2023

Uma boa mentira
A todos os falsos intelectuais,
esse conto deve ser lido com um dicionário do lado, porém quando se entende é engraçado e crítico
28/02

Palloma.Alessandra 03/02/2023

Uma sociedade ignorante
Este conto mostra de maneira sucinta como a sociedade brasileira é ignorante e despreparada para diversos pontos, como é mostrado que um homem é promovido para um alto cargo com nenhum preparo sem ser desmascarado.

Lucas Mart1m 03/02/2023

Sátira
Por audiobook, o conto carregado de humor e sátira é uma leitura rápida e muito interessante e divertida de se ler, crítica clara aos intelectuais de fechada e um protagonista carismático por ter falta de vergonha.

Alice 31/01/2023

O homem que sabia javanês
Sla, é um conto bem simples, o cara fingir javanês acaba sendo algo q deixou a história mais engraçadinha, lembra bastante como o povo brasileiro realmente é.

analeet 28/01/2023

livroe engraçadinho sobre um falso intelectual, um malandro que finge saber uma língua que ninguém conhece e se dá bem enganando a todos até o final da história. o fato de ele estar narrando a história pra um amigo faz ficar mais engraçado ainda!

Liana 14/01/2023

Engraçado
Uma breve história da malandragem brasileira. Livro divertido, com personagem carismático que se considera mais esperto que todo mundo.

TCN 11/01/2023

Uma boa mentira rende história
Curto e rápido. Um conto sobre uma mentira descabida, a inocência e talvez uma crítica a como supervalorizamos os acadêmicos.

Lara 10/01/2023

Uma historia muito divertida e que mostra que o "jeitinho brasileiro", para o bem ou para o mal, ja é parte da nossa cultura