Mil Novecentos e Oitenta e Quatro

Mil Novecentos e Oitenta e Quatro George Orwell

Resenhas - 1984

Caio383 29/03/2024

Livro bom segue o padrão do autor , começo parece um vida "habitual" de qualquer ser humano , rotina , trabalho um vida sem sal, mas o desenrolar da história surpreende.

Matheus.HeungJin 29/03/2024

Um clássico atemporal que nos faz repensar diversas situações. Quem não leu ainda, não perca a oportunidade.

Iara290 29/03/2024

Que obra!! Terminei ontem, e desde então estou impactada.

Obra retrata o ano de 1984, em um governo autoritarista, estando em guerra com a antiga Lestásia e Eurásia, comandado pelo "Grande Irmão".

A trama vai se desdobrando pela vida de Winston, o protagonista, que trabalha em um departamento desse governo. E em certo momento da vida ele começa a se questionar sobre os métodos e seus "por quês", investigando mais a fundo vai encontrando pessoas com o mesmo ideal. Porém (sempre tem um porém kk) Será mesmo que ele achou? E quando ele acha as respostas, qual caminho ele segue?

O maior impacto da obra é a forma com que eles utilizavam técnicas banais e simples para que as pessoas não tivessem nenhum poder de pensamento, muito menos crítico. E que de fato "funcionou".

é uma leitura densa, mas impactante.

Fernanda 28/03/2024

Se há esperança, está nos proletas...
Ao longo dos capítulos me prendi muito na história e sempre estava na ânsia de saber o que iria acontecer. Já imaginava algumas coisas e me surpreendia com outras. Mas diante de toda trama, eu definitivamente nao esperava um final como esse

isabela.serradilho 28/03/2024

A mente do palhaço ?
Eu já esperava que o final fosse algo desse tipo, mas é uma completa loucura. Acho que o que te pega é essa constante ansiedade sobre o que vai acontecer com o protagonista, se vão matar ele ou não, se ele vai ser pego...Você passa a ter medo das coisas igual ao Smith, parece que a qualquer momento algo horrível vai acontecer. É uma brincadeira muito maluca com a sua cabeça...e esse final faz você coringar

zago.thais 28/03/2024

1984 é uma obra-prima distópica que aborda
temas como totalitarismo, controle
governamental e manipulação da verdade.
Através da figura sombria do Grande Irmão e da noção de duplipensar, Orwell alerta sobre os perigos da perda da liberdade individual e da submissão à autoridade opressiva.

Ainda não havia lido este clássico da literatura,
que permanece tão atual que chega a ser
assustador. É incrível como cada página
provoca reflexões sobre a nossa sociedade. É
uma leitura totalmente imersiva, que nos faz
sentir como se estivéssemos o tempo todo ap
lado de Winston, o protagonista. O duplipensar, conceito criado por Orwell, permeia em vários aspectos da atualidade: política, mídias e até no nosso círculo social, mostrando a nós leitores, a importância de saber discernir as informações que recebemos. Embora seja uma obra
extremamente triste e desesperadora, é
igualmente necessária, refletindo um desfecho
realista que nos deixa um grande alerta. O final
te deixa com a garganta seca, o coração
apertado, mas a cabeça explodindo em
reflexões.

Italo.Lima 28/03/2024

Nada tão atual
Bom minha resenha será simples, é assustador como salve algumas exceções e o "exagero", estamos vivendo o retrado do livro, onde não importa a verdade o importante é a narrativa, e enquanto isso o povo real sofre.

Mila 27/03/2024

Que livro impecável!!
Em 1984, Orwell nos apresenta uma distopia de qualidade excepcional, bem escrita e desenvolvida com base nos pensamentos de Winston Smith, "uma falha no padrão", um homem cansado, com resquícios de memória de um passado incontrolado pelo partido e com uma mente que luta fortemente para permanecer lúcida em meio a uma realidade distorcida.Além disso, tem-se uma personagem secundária, com a qual ele irá desenvolver um romance proibido, desleixado, impulsivo e cru, apesar de conhecer o único final factível.
Tudo é controlado, cada membro que compõe o partido é vigiado cem por cento do tempo. Não se sabe a verdadeira natureza do passado, pois livros de história, jornais, documentos, todos são adaptados conforme dita a facção. As relações sociais são estritamente voltadas ao governo, não se casa por amor ou se procria com a ideia de família, cada uma dessas coisas se faz pelo bem do partido. Até pensar de forma herege é um crime!! hahaha chama-se pensamentocrime. Uma coisa extraordinária. Não há mais livros, a comida tem um gosto ruim, as potências sempre em guerra e o ódio é infiltrado nas pessoas, gota por gota.
"LIBERDADE É ESCRAVIDÃO
GUERRA É PAZ
IGNORÂNCIA É FORÇA"
Orwell foi sobressalente nessa obra já que durante a leitura você pensa: " como as pessoas se submetem a isso? Que coisa mais distante, isso nunca iria ocorrer na vida real" e em duas páginas depois " ei, isso é bastante semelhante com a minha realidade".
É importante ler livros sobre distopia para nunca ser burro o suficiente para aceitar o que impõem em você.
Enfim, recomendo a leitura fortemente, especialmente porque Winston irá te mostrar que não é somente fazendo uma sublevação urrando, marchando e expondo-se que você pode rebeliar, é também permanecendo racional, fazendo coisas proibidas em segredo e sobrevivendo.
Mal posso esperar para ler mais livros do Orwell!

Tiago.Lagoa 27/03/2024

Livro antigo a falar da atualidade
Um livro que demonstra uma completa transversalidade temporal, ainda que tivesse sido escrito como forma da crítica ao império estalinista, opressivo e controlador. O lema "Big brother is watching you" personifica a sociedade descrita nesta obra em que o controlo autoritário é o paradigma do funcionamento de uma civilização que se pauta pela defesa da guerra constante, como forma de manter o grosso do população obnubilado e emocionalmente envolvido num Estado fechado.

Pereira134 27/03/2024

Um livro triste
Primeiramente, descobri que a origem do nome do reality show Big Brother veio desse livro.

O livro conta a história de mundo repressivo onde tudo tudo é controlado pelo "Partido" um tipo de governo autoritário e repressor onde todos são vigiados pelo Grande Irmão(Big Brother). A história conta como é a vida de um rapaz que tenta lutar contra essa repressão imposta.

Vitorinha._Camillo 27/03/2024

Esse livro conseguiu explodir minha cabeça muitas vezes, achei que foi uma leitura tensa mas que prende bastante a atenção. É um livro ótimo.

Cameater 27/03/2024

Marque frases pra colocar em redação
A leitura não é entediante e é de fácil entendimento, é como se o George Owel estivesse explicando pra qualquer ser capaz de entender o funcionamento da sua utopia e como ela se aplica na nossa realidade.
A parte do Ministério do Amor me deixou um pouco desmotivado (só não gosto muito de tortura mesmo) e não entendi o porque das últimas páginas.
Curti sair um pouco da minha zona de conforto (fantasia e terror), ainda mais tendo achado o livro em promoção.

Jacielly1 26/03/2024

Maravilhoso!!
Que livro maravilhoso é esse!! Uma narrativa muito envolvente. Na parte final me deixou muito inquieta, e o final desse livro... Meu Deus! Não esperava.

Vocês sabia que o Big Brother é inspirado nesse livro?
Kaique.Vidal 27/03/2024minha estante
a parte do big brother me pegou tambémkkkkk

Isa Luz 26/03/2024

1984
Que livro.
Assim como A Revolução dos Bichos é totalmente atual, a reflexão que esse livro traz é sensacional.
Não tem como ser a mesma após essa leitura.