As boas mulheres da China

As boas mulheres da China Xinran

Resenhas -

Nic 02/11/2020

Um livro essencial sobre as mulheres da China.
O que dizer deste livro?? Foi a primeira leitura que fiz de uma autora chinesa. Um ótimo livro, mas não um livro cheio de belezas e com uma história que nos encha o coração, muito pelo contrário, é um livro apenas de relatos de mulheres chinesas, relatos profundos, pesados, cheios de dor e marcas deixadas pela revolução Cultural da China. Relatos que marcam o quanto a mulher não valia nada, marcas com certezas existentes até os dias de hoje.
Achei a leitura do livro muito importante, essencial para conhecermos um mínimo sobre a China, e importantes também para relativizarmos sobre o que é ser mulher pelos diversos cantos do mundo.
Ao final da leitura fiquei instigada a ler mais sobre a história da China, tenho mais livros sobre a China na minha "fila de leitura", vou deixar alguns deles furarem a fila.

laicy.leicy.1 28/04/2024

Xinran é uma jornalista, radialista e escritora chinesa, que nos anos de 1989 a 1997 apresentou um programa na rádio com o nome de “Palavras na brisa noturna”, onde seu maior público-alvo eram mulheres. Xinran nos entregou de forma nua e crua as atrocidades vividas pelas mulheres na China.
No livro As boas mulheres da China, a escritora seleciona relatos de cartas e histórias contadas de mulheres de todas as classes sociais que assim como ela, passou pela Revolução Cultural da China. Histórias que nos prende e nos revolta com toda dor e sofrimento que essas mulheres sofrem, de terem suas mentes corrompidas e seus corpos dilacerados em prol do Partido Chines.