Brasil Fantástico (e-Book)

Clinton Davisson

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4

Luana 16/08/2021

Muito bom, porém curto demais.
Eu definitivamente só li verdades nessas oito páginas. Nós damos valor demais na literatura pro folclore de outros países, pras história inglesas, americanas, mas e as nossas? E as nossas criaturas folclóricas? O Curupira, a Cuca, o Homem do Saco, meu Deus, nós temos tantas histórias incríveis e não valorizamos isso!
Foi muito bom, porém curto demais. Daria pra dizer muito mais sobre esse assunto.

B.norte 18/09/2022

Eita Vianco...
Simplesmente um tapa na cara de leitores e escritores que procuram no de fora o verdadeiro entretenimento ou a base de suas narrativas, enquanto podem encontrar aqui, em nossas terras um pote de outro para tudo isso.

Mas, também achei uma ousadia enorme de Vianco, chamar tais trabalhos que se baseiam no outro de simulacros rasos, afinal ele não pode esquecer que vampiros não fazem parte do imaginário autóctone do nosso país.

Debora.Vilar 28/02/2020

Vianco é certamente um dos autores nacionais do contemporâneo que mais enaltece o folclore. Nesta obra encontramos os encantamentos escondidos da oralitura brasileira, percebe-se a paixão do autor pela cultura popular e a utopia de ver a valorização dos costumes tradicionais na sociedade e nas políticas públicas no Brasil.
Marcos Antonio 09/01/2021minha estante
Excelente observações! Verdade mesmo, dá pra sentir na leitura esse desejo do autor de valorizar a oralidade e resgatar as histórias das "vovós" que se perderam por falta de alguém que escrevesse.

Antonio.Carlos 26/11/2021

A versão de 8 paginas que acreditei ser um conto na verdade e uma introdução ao tema e ao projeto que da titulo ao livro, pelo que entendi por outras resenha existe uma versão com a historia em si.
Mais sobre as 8 paginas, elas abordam bem o tema e atiçam a curiosidade sobre historias com os temas citados.

Joao 07/12/2022

Introito sem o resto...
Nestas 8 pgs. li um ensaio, ainda que genérico, falando o óbvio: desvalorização do "folclore" brasileiro (mitologia, folclore também não ajuda, né?), aqui sabem mais da grega, nórdica, germânica, etc; mas do país próprio... "Saci, Boto, e só (...) Tem mais?". É isso que ele se propõe: trazer esse "folclore" na sua obra, a qual nesta edição não tá, por que não sei.
Sobre isso (indiferença à nossa) gostei dum prefácio do Lenin Soares do seu dicionário da M. Brasileira, mesmo sendo um dicionário, portanto bem inusual a apenas curiosos, sua discorrência (embora simples) me agradou mais que desta.

Rafe @booksrafe 22/03/2021

curtinho
uma conto nem curtinho falando sobre histórias fantásticas do nosso folclore....

Alcinez 20/04/2021

Um texto super curto, realmente o folclore brasileiro deveria ser mais valorizando e mais explorado, temos muito potencial literário dentro da nossa própria cultura.

Rauta 14/04/2021

fiquei foi confusa
fui achando que teria pelo menos um conto do folclore brasileiro, mas era só o cara falando da importância do nosso folclore e como a gnt paga pau pros gringos

fim

Aly 02/06/2021

Simples
Simples, de rápida leitura porém construtivo. André Vianco nos dá motivos para acreditar na nossa cultura, contos, histórias, conto, fábula, enaltecendo cada história que foi passado de avó para avó.

Mariana 23/03/2021

Valorizar a cultura na nacional, é isso o que precisamos, tomas posse e reivindicar que é nosso. "Defendo muito o uso de nosso rico folclore na literatura de fantasia contemporânea"
B.norte 25/03/2021minha estante
Wow, quero ler! ?

giogio 21/07/2023

Não entendir
Esse é o prefácio do livro Brasil Fantástico, de Clinton Davisson, tipo, só o prefácio mesmo. não entendi a razão de existir esse doc kkkkk mas ok.
fez o seu trabalho: me deixou com vontade de ler o livro :)

Fernanda 14/08/2021

Uma intro? Um chamado?
O autor aqui basicamente faz o que seria considerado uma introdução à um livro, enaltecendo nosso folclore e chamamdo autores a deixarem de lado o medo q os impede de criar mais sobre o q é nosso.
Já que não chamaram ele pra fazer a intro, ele mesmo crou uma. Coragem que chama, né?

Edição: fui procurar o livro de contos e na verdade ele escreveu lá. É a mesma intro? Pra q publicar separado? Pra influenciar a leitura? Estranho sr. Vianco, estranho...

mariana113 09/05/2021

Curtinho
Confesso que achei que o texto seria um pouco maior, mas também bem interessante. Tenho vontade de ler mais obras de André Vianco e consumir mais livros brasileiros de fantasia.

EduardoCDias 01/11/2020

Achei que haveriam contos...
Apenas um artigo conclamando escritores brasileiros a utilizarem mais nosso folclore em seus livros.

1 | 2 | 3 | 4