Você pode substituir mulheres negras como objeto de estudo por mulheres negras contando sua própria história Giovana Xavier

Resenhas -

thagfs 10/07/2020

"Referência positiva" na literatura adulta
A obra de Giovana Xavier, dividida em 6 capítulos traz uma quantidade enorme de informação e conhecimento, sempre regada a muita referência preta. A autora apresenta textos muito bem escritos, com temáticas diferentes mas interligadas, e que se encontram ao longo da obra. Neste livro Giovana Xavier vem contar a sua história e trajetória de vida como mulher negra, mãe, doutora, historiadora, professora e surfista. Giovana nos inspira a sermos nós: mulheres negras contando a sua própria história.

Ize 13/04/2022

" O racismo deixa não somente cicatrizes, mas feridas que não fecham."

Uma leitura interessante para quem busca se iniciar mais na causa. Agora se você é racializado não trará grandes novidades. Linguagem simples, o que faz que a leitura seja rápida.

belarules 30/03/2024

Felicidade, criatividade e vitalidade negra, espontaneidade e verdade na academia!
Esse livro me acompanhou em algumas viagens de ônibus e me fez muito feliz com sua escrita leve, viva e muito sabiamente referenciada. Abordando alguns eventos dos anos passados, me fez voltar o pensamento para o quão importante são esses espaços de expressão online ou em colunas para mulheres negras acadêmicas, que muitas vezes tem suas discussões questionadas ou silenciadas na academia. "Você só fala disso?" Será que a gente não pode fazer espaço para falar de identidade, espontaneidade e verdade na academia?
Uma delícia de ler, Giovana Xavier encontrou muitas das minhas vivências falando das suas e isso pode parecer ordinário, mas eu enxergo como ciência, sim!

Biblioteca Álvaro Guerra 02/09/2022

Xavier é docente, blogueira, mãe e idealizadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais Negras. Ela organiza o catálogo “Intelectuais Negras Visíveis”, que já reúne 181 profissionais mulheres e negras de diversas áreas em todo o Brasil.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592736507