As garotas Madalena

As garotas Madalena V. S. Alexander

Resenhas - As garotas Madalena

Rê Lima 29/03/2020

Gostei tanto de "Um Banquete para Hitler" do mesmo autor que esse aqui foi uma decepção.
O livro é bom, mas as personagens fazem tanta burrada que dá raiva!

Ed.Costa 27/08/2021

O livro relata a triste realidade de meninas e mulheres consideradas ?inadequadas?, na Irlanda da década de 60, do século passado.
As lavanderias eram comuns no país desde o século XVIII, sendo a última fechada em meados de 1996.
A narrativa mostra os horrores sofridos, as humilhações impingidas? e o quão sofrida era a vida dessas pessoas. Um triste relato.
Um livro denso. Em alguns momentos, agonizante.

Comenta Livros 10/11/2023

Sensacional
Um livro emocionante com garotas guerreiras que vivem dias difíceis para o resto de suas vidas onde as escolhas dos pais definem seus futuros. Gostei do livro e do final de Teagan. Vale e a pena a leitura que pode ser lido por qualquer pessoa de qualquer idade,

site: https://comentalivros.com/as-garotas-madalena-v-s-alexander/

Thais 20/07/2022

Já é o terceiro livro que leio desse autor e amei todos. Todos eles romances, mas que contam parte da história da segunda Guerra e do pós guerra de uma forma muito sutil e precisa.
Este em especial, merecia um segundo livro com o restante da história, alguns personagens mereciam uma continuação de suas histórias.

Bárbara Lis 22/03/2022

Madalenas: a subjugação das mulheres.
Eu não sabia o que esperar desta leitura, foi uma enorme supresa descobrir que trata-se de uma ficção histórica. A história da Igreja é marcada por muitos eventos repugnantes, mesmo assim a cada revelação realizada não consigo evitar o choque e a repulsa diante de tais atrocidades.

Nesse livro aborda-se a existência de lavanderias administradas pela Igreja, desde o século XVIII, cuja mão de obra era formada por garotas tinham caído em desgraça e suas famílias às renegavam, enviando-as para conventos. Lá viviam à própria sorte, eram forçadas a trabalhar por longas jornadas, recebiam duras punições, não poderiam conversar entre si e tinham a alimentação restrita. Sem nenhum perspectiva de mudança, que alguém as resgatassem dali. Enfim, essas mulheres eram deixadas à própria sorte, subjulgadas.

Essa história se passa na década de 1960, se não me engano, em 1992, foi fechada a última lavanderia que continuava em atividade. Isto é, a barbárie ainda está fresca na memória. O mais louco de tudo isso são as razões que levavam essas meninas a ser entregues nesses estabelecimentos, simplesmente revoltante!
Devo dizer que não desenvolvi afeto por nenhum personagem, mesmo que odeiasse tudo o que estava ocorrendo ali. Acredito que o autor soube aproveitar bem a magnitude deste fato, o desenvolvimento é fraco.

Ana Paula 21/08/2023

Leitura forte . A vida da mulher nunca foi fácil!!! Me assusta o que o ser humano é capaz de fazer em nome de Deus!!! Como uma mulher pode ser punida apenas por ser bonita e os alecrins dourados não conseguem se comportar!!! Daria uma ótima série!!!!

carol 06/05/2020

A obra " as garotas de madalena" entrou na minha vida por um acaso. É um livro recente, foi lançado em 2019 e não ouvi falar muito dele por aqui. Estava numa livraria e por um acaso me esbarrei com el e li a sinopse, acabei me encantando pela história e levei para casa, devorei o livro em apenas um dia. Que livro meus amigos, QUE LIVRO. O que o livro tem de bom ? Vamos lá, 1- É inspirado em histórias reais, depois de muitos estudos do autor. 2- A história em
si foge de qualquer clichê já lido 3- Relata fatos do catolicismo que são abafados de que o mundo é mundo. A verdade da Igreja Católica é feia em vários aspectos e aqui nos deparamos com mais um, menos conhecido do que os escândalos sexuais, mas também abominável. 4 - Aborda temas importante como o machismo e o pdoer que a maternindade tem em mudar as pessoas. Narrado com franqueza, compaixão e riqueza de detalhes históricos, As garotas Madalena. É uma história inspiradora de amizade, esperança e incansável coragem.

Juliana.Medeiros 18/12/2023

É uma leitura que flui mesmo que a historia retratada seja baseada em acontecimentos bem
Tristes, injustos e cruéis.

Nathalie.Murcia 07/11/2019

Bom livro
Um romance de ficção, baseado em fatos reais. Madalenas eram moças que, por se portarem de forma não adequada aos padrões sociais vigentes, eram encaminhadas a esses conventos para viverem em um regime de clausura, sob extenuante trabalho braçal e castigos, para expiação dos seus pecados. Por essa razão, o fato das atividades serem desempenhandas nas lavanderias consubstanciam uma metáfora bem apropriada.

É aterrador pensar que isso realmente ocorreu, e que essas garotas eram encaminhadas a esses conventos pelos próprios familiares, por hipocrisia e sentimentos nada nobres, sob o manto de pilares religiosos igualmente falsos. O último convento nesses moldes, do qual se tem notícia, foi extinto em 1996.

No livro, temos três personagens principais: Teagan, Nora e Lea, aprisionadas, por motivos diferentes, num convento em Dublin. O final me desagradou um pouco, mas é um livro que recomendo, apesar dos sentimentos de raiva e indignação despertados.

site: Bom livro