O beijo

O beijo Anton Tchekhov

Resenhas - O Beijo e Outras Histórias

Valério 26/03/2014

Excelente
Alguns contos são realmente impressionantes e não fazem jus à pouca fama que o autor possui no Brasil.
E são tão diferentes entre si.
A começar pelo conto que deu título ao livro, uma história comovente de um tímido oficial e como algo, que seria corriqueiro para a maioria de nós, se mostra o acontecimento de sua vida. E o autor consegue nos mostrar como é não só plausível, como até impossível de ser diferente.
Já o conto da cadela Kaschtanka (castanha, em português), mostra o mundo pelos olhos da protagonista. Linda história, comovente.
"A Crise" mostra a indignação de um jovem com o que para ele se afigura como a decadência moral da prostituição.
Em "Uma história enfadonha", a triste realidade de um idoso e a crepúsculo de seus dias.
Por fim, em "Enfermaria número 6", um conto perturbador, nos vemos envolvidos em uma situação que parece inevitável, e sentimo-nos tão presos aos acontecimentos, que a leitura pode causar crises de ansiedade.
Excelente livro.

Gláucia 05/07/2011

O Beijo e Outras Histórias - Anton Tchekhov
O autor é mestre no gênero conto e esse volume reúne um de meus preferidos, Enfermaria número 6, onde podemos observar sua vivência como médico. Contém outros cinco contos, todos primorosos.

Igor.Ribeiro 13/02/2021

Retratos do cotidiano
O livro possui contos que são verdadeiros retratos do dia a dia na Russia. Alguns melhores que outros, mas todos de alguma formam trazem uma reflexão sobre nossas vidas. Para mim, o mais interessante é que apensar de ter sido escrito há tantos anos, ainda parecem tão atuais.

aninha590 25/12/2023

Sempre muito prazeroso ler qualquer coisa do Tchekhov, ele tem uma sensibilidade e tato com assuntos referentes à natureza humana que são inigualáveis! A tradução de Boris Schnaiderman também não deixa decepcionar.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2019

Seis obras-primas do mestre da narrativa curta, nas quais o leitor brasileiro não deixará de perceber, tratados com a característica sutileza tchekhoviana, temas que também foram caros a Dostoiévski e Machado de Assis. O leitor tem nas mãos uma preciosa coletânea de histórias de um dos maiores narradores que conheceu a literatura mundial.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573263404

Dan 20/08/2012

Uma história enfadonha....
Apesar de indiscutivelmente bem escritos, os contos tem um desenrolar letárgico e suave, beirando o contar de um velho saudosista. Não se encaixa no meu tipo favorito de leitura, talvez porque eu seja um daqueles entusiastas da crônica, curta e potente.
Mas não há como desmerecer o grande trabalho de Tchekhov, apesar da lentidão e suavidade, é impossível negar o valor do conteúdo de seus contos.