Ronnie K. 18/11/2009
A alma russa!
Ao lado de "O assassinato e outras Histórias", lançado pela Cosac&Naify, essa é a melhor coletânea de Tchekhov lançada no Brasil. São seis contos; 5, no mínimo, formidáveis. Pra começar tem o conto que dá título ao livro. "O beijo" é um dos mais românticos e atmosféricos contos escritos. É um conto noturno. Percebe-se com nitidez quase papável a brisa da noite, a música do ssalão de festas, o frenesi dos convidados, o múrmúrio; depois a silenciosa vibração noturna, o aroma da vegetação, a solidão, o devaneio. Lindo! Tchekhov escreve como se compusesse uma bela sonata noturna ao piano. O mesmo clima desse conto se encontra igualmente no inesquecível "Viérotchka", estória de um amor intenso não declarado e por isso frustrado. Talvez esse seja o mais melancólico dos contos tchekhovianos, e um dos mais belos! "Uma crise" e "Enfermaria nº 6" seguem uma linha diversa, mas são igualmente sedutores. O primeiro é o retrato da ingenuidade contra a crueza e o realismo, outra marca do grande contista russo. É quando um estudante, na companhia de dois colegas, visitam uma zona de prostituição e fica abalado; tenta então salvar ao menos uma dessas prostitutas como se fosse uma missão que se impõe. Guardadas as devidas proporções lembra Travis Bickle, o personagem de De Niro em Taxi Driver! Já Enfermaria n° 6 é cruel, engraçado, triste, impressionante. É um grande representante daquele estilo conturbado dos grandes escritores russos. Conto perturbado, enfático, tragicômico e exageradamente discursivo, como só os russos sabem ser quando querem! Quem lê dificilmente esquece. Infelizmente foi incluído na coletânea um conto fraco, onde não se percebe nem a sombra da pegada dos outros aqui reunidos. É o ironicamente intitulado "Uma história enfadonha", e na verdadde trata-se disso mesmo, até porque é o mais longo do livro. Entretanto, é um fato a se relevar diante de um conjunto tão brilhante representado pelo restante do volume!
TRECHO do conto "O beijo"
"Riabovitch deteve-se pensativo... Nesse ínterim, inesperadamente para ele, ouviram-se passos apressados e um frufru de vestido, uma ofegante voz feminina murmurou: "Até que enfim!" e dois braços macios, cheirosos, indiscutivelmente femininos, envolveram-lhe o pescoço; uma face tépida apertou-se contra a sua e, ao mesmo tempo, ressoou um beijo. Mas, imediatamente, aquela que o beijara soltou um pequeno grito e, foi a impressão de Riabovitch, afastou-se dele com repugnância, num movimento brusco. Ele também por pouco não gritou, e correu para a fenda fortemente iluminada da porta..."