Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Lara.Bia 04/03/2021

Estou resumindo aqui para estudar depois
*Gênero literário: Humanismo
(principais características: antropocentrismo, cientificismo, racionalismo)
*Escrito em 1517 - Gil Vincent
*Considerado o "pai do teatro português"
*Bem difícil de ler

Resumindo:
Há dois barqueiros, o Anjo e o Diabo, eles recebem as almas dos passageiros que já morreram. Um dos barcos leva para o céu e o outro para o inferno.

"O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade.
Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI.
A alegoria do juízo final é um recurso utilizado pelo dramaturgo através de seus personagens (diabo e anjo).
Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc." ~toda.matéria
Letschmitz 05/03/2021minha estante
Esse livro é um saco de chato

Gio 10/08/2021minha estante
Tô lendo por causa da escola não aguento mais

Raphael 13/06/2022minha estante
Um livro muito interessante, adoraria ver como deveria se visto, uma peça teatral. É um livro que eu gostei bastante

Theb0y.24 04/04/2023minha estante
Amei o livro, li pela escola e tive uma ótima experiência de leitura, os personagens são muito bons, porém há uma certa presença de antissemitismo mas fora isso o livro é incrível

Malau 15/06/2022

Leitura escolar
Já haviam falado muito desse livro pra mim e já assisti a um teatro sobre também. Confesso que estava com um pouco de expectativa pra esse livro. Ele é bom, mas o português arcaico me matou nessa, tive que ficar parando a cada cinco minutos pra entender as palavras a procurar seus significados.
Yuna.Chloé 15/06/2022minha estante
O português arcaico é que quebra msm.... Mas a peça em si é tudo

ajsjad 01/08/2022minha estante
Conheço um canal de uma moça que faz leituras comentadas de livros para vestibulares que explica PALAVRA POR PALAVRA nas leituras comentadas de forma bem interativa e dinâmica. Já tem de Canaã, O Cortiço, Memórias Póstumas de Brás Cubas, o Cortiço, Úrsula, Quincas Borba, Contos Machadianos, e Auto da Barca do inferno. É MUITO BOM MESMO. Se tiver interesse dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Vanny 28/09/2020

A cada 4 páginas eu entendia duas palavras...
Muito bom, não entendi nada. Me pergunto se as pessoas da época realmente liam esse livro e entendiam absolutamente tudo.
Bia.Ribeiro 10/01/2021minha estante
Eu tbm não estou entendendo nada ????????

Vanny 11/01/2021minha estante
Kkkkkk mana tem um audiobook dramatizado desse livro muuuito bom no youtube, da uma procurada

Mari_Tomé 13/02/2020

Gostei mas foi meio complicado
Cilene 13/02/2020minha estante
Imagino o quanto!!

Pam 13/02/2020minha estante
Melhor resenha da vida.

Sidney.Prando 14/02/2022

UMA BARCA ESTÁ SAINDO, QUAL O RUMO? O INFERNO
📕Auto da Barca do Inferno tem como cenário fixo duas embarcações, num porto imaginário para onde vão as almas após a morte. A primeira barca é a do paraíso, que é comandada por um Anjo, e a outra é a barca do inferno, comandada por um Diabo, o qual tem um Companheiro. O desenrolar da peça se dá com a chegada dos personagens, os quais buscarão passagem para a vida eterna, mas para isso terão de ser julgados pelo o que fizeram em vida.
A medida que os recém mortos chegam as barcas, tem o contato primeiro com a do Diabo e sabendo em seguida o destino que aguarda quem nela embarcar, voltam-se a barca do Anjo. O julgamento moral é predominante nessa obra, sendo indiferente hierarquias terrenas que antes os separavam. É uma peça que leva a pensar o pós-morte.

🙋‍♂️Para mim, a obra serviu de introdução as peças de teatro que estão estacionadas na minha estante.
A diferença entre o Anjo e o Diabo é marca por sua completa antítese. Enquanto o Anjo é sério e calado, o Diabo é extrovertido e irônico. Isso serve para que o diabo se torne facilmente o personagem mais carismático nessa obra.
O Fidalgo, o Judeu Rejeitado e o Enforcado Testa-de-Ferro, são um dos mortos que passam pelas barcas, mas nenhum foi tão icônico quanto o Parvo. Quando o Parvo, Joane, quase se deixa ser iludido pelo diabo a embarcar em sua barca, desfere uma sequência de xingamentos ao Diabo. Fica difícil não rir.
A obra de Gil Vicente é avaliada sobretudo em seu impacto histórico e cultural, e em um grande aspecto por criticar o clero, a nobreza e os burocratas. Essa edição do Estadão leva outra de suas peças, Inês Fantasiosa, que não menos importante que Auto da Barca do Inferno, também leva a genialidade do dramaturgo português.

site: https://www.instagram.com/p/CQrHPFeNfqB/?utm_source=ig_web_copy_link
nicnicole 14/02/2022minha estante
Ótima resenha

nicnicole 14/02/2022minha estante
Já fiz uma peça na escola sobre essa sobra incrível e engraçada, inclusive eu interpretei o "diabo"

Juju.2 23/08/2023

??
Não sei muito bem o que dizer, li as duas versões para uma prova da escola e até agora foi o melhor livro da escola que já li

espero encontrar uma peça boa de verdade sobre essa obra que é muito boa de se estudar
rita447 24/08/2023minha estante
espero que a gente faça essa peça no sarau

Juju.2 24/08/2023minha estante
também, o único livro que prestou também ne

Glaucia 14/05/2015

No limite entre a verdade e a mentira.
Ótimo livro para ensinar Humanismo, além de trabalhar o Teatro Vicentino.
Nathi 15/05/2015minha estante
Gil Vicente é espetacular!

Glaucia 21/05/2015minha estante
Verdade!

Maycom 07/06/2022

O que mostro e o que digo se diferem em sentidos.
A figura do Anjo é interessante. Ele é introspectivo, mas faz questão de alfinetar aqueles que querem entrar na barca do céu sendo que não fizeram por onde...
Para o Fidalgo ele demonstra que a barca do céu é ?pequena? demais para tamanha ?grandeza? que o Fidalgo representa. Deverás ir na barca do inferno
onde terá mais espaço. Na barca do céu não cabe tanto ego, ele deve achar
outro lugar... já o Onzeneiro, ele brinca dizendo que seu ?bolsão? engoliria toda a
barca do céu, portanto deveria ir na barca do inferno (aludindo ao fator da avareza que possuiu em vida).

Gil Vicente é um grande exemplo de um moralista convicto. Ele se via como um exemplo a ser seguido e de como deveríamos viver a nossa vida. Para mim isso fica claro principalmente ao analisar o epitáfio que ele próprio formulou.

O projeto alegórico é simplesmente fantástico. O autor demonstra grande habilidade e praticamente brinca com os conceitos de paradoxo e ironia. Foca em um aspecto, mas somente nas entrelinhas você encontra o ponto da crítica ou da reflexão. O corregedor representa a corrupção, sendo também juiz. Fantástico!
Joyce429 12/06/2022minha estante
Li já fazem tantos anos, deu até vontade de fazer uma releitura!

Maycom 15/06/2022minha estante
Como deve lembrar, a leitura é super rápida, com certeza é um livro para uma releitura haha desculpe pela demora!

Isabella2084 04/04/2022

Gostei bastante do livro. Ao contrário dos que muitos acham, ele me fez refletir sobre a santidade e saber que o que eu realmente quero é viver ao lado de Cristo! A única coisa que me pegou, foi a escrita. Achei meio complicada.
ajsjad 01/08/2022minha estante
Conheço um canal no youtube que tem umas leituras comentadas bem dinâmicas interativas ministradas por uma professora que explica PALAVRA POR PALAVRA em cada encontro. Além de O Auto da Barca do Inferno, lá já tem leituras de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Úrsula, Canaã, O Cortiço e muito mais! Se quiser dá uma olhadinha: https://youtu.be/6FdvbaMfW7Q

Isabella2084 02/08/2022minha estante
muito obrigada pela dica! pode ter certeza que irei dar uma olhadinha sim :)

rafamassagardi 16/08/2023

"depois da sepultura, neste rio está a ventura"
O Auto da Barca do Inferno é um livro simplesmente genial!
Com fortes marcas do Humanismo, a obra apresenta críticas sociais ligadas à moralidade.
A peça nos leva a reflexões sobre o destino das almas após a morte e sobre caráter.
A linguagem é um tanto difícil por se tratar de um português arcaico, mas, ainda sim, recomendo! É bem curto, mas muito rico!
Ana :P 20/08/2023minha estante
Adoro essa história ??

rafamassagardi 21/08/2023minha estante
É muito bom!

Sinceramente 24/09/2021

Gil Vicente
O autor consegue apresentar emoção e ensinamentos preciosos. Imagino o quão progressista isso deve ter sido para e época. Apesar da leitura dificil, que exige atenção e as vezes até mesmo uma consulta ao dicionário, foi fácil entender e sentir a mensagem.
groupieslove0 24/09/2021minha estante
to muito ansiosa pra ler esse livro, amei a sua resenha

Sinceramente 24/09/2021minha estante
Que bom que gostou! Leia sim, vai gostar. ??

malu 07/05/2021

só li essa merda pq valia nota, português mais arcaico que minha bisavó, tem uma reflexão interessante até, mas só o fato de eu ter lido por causa da escola já me sobe um ranço
Marie 07/05/2021minha estante
Te entendo...

Canoff 07/05/2021minha estante
Eu li o livro, e depois, assisti um pouco da peça. A história é fantástica. E a linguagem é dessa forma, por conta da Língua Portuguesa, da época, ser uma mistura de tudo. A leitura para os dias de hoje, é um pouco monótona mesmo. Mas é um Clássico, e Clássico é o que a literatura tem de melhor para nos oferecer.

paolinha 23/03/2022

Bom, levando em consideração que esse é um livro de época, é compreensível que a linguagem seja difícil. MAS essa leitura foi praticamente impossível, eu tinha que ficar olhando as notas de rodapé toda hora. Além disso, a história parece até ser legal, mas ela acaba sendo extremamente repetitiva. Achei razoável

paolinha 02/08/2022minha estante
muito obrigada, vou olhar!!

Roberta 25/03/2011

Português arcaico misturado com latin, de caráter catequisador, escrito a serviço do rei inserido no contexto de transição do feudalismo para o capitalismo. Esse livro é um inferno que garante ao leitor vaga no céu só pela paciência de tê-lo lido.
Jaque 08/05/2013minha estante
Não concordo com a critica mas tive que dar um "gostei" só pelo uso dos analogismos em "Esse livro é um inferno que garante ao leitor vaga no céu só pela paciência de tê-lo lido.".

Joao 07/04/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkk amei esse comentário.

jujuterra 23/03/2022

???
não entendi [*****] nenhuma desse livro. não faz nenhum sentido para mim, só li mesmo por causa da escola.
Sibelly.Moreira 23/03/2022minha estante
Eu aí