Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Lara.Bia 04/03/2021

Estou resumindo aqui para estudar depois
*Gênero literário: Humanismo
(principais características: antropocentrismo, cientificismo, racionalismo)
*Escrito em 1517 - Gil Vincent
*Considerado o "pai do teatro português"
*Bem difícil de ler

Resumindo:
Há dois barqueiros, o Anjo e o Diabo, eles recebem as almas dos passageiros que já morreram. Um dos barcos leva para o céu e o outro para o inferno.

"O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade.
Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI.
A alegoria do juízo final é um recurso utilizado pelo dramaturgo através de seus personagens (diabo e anjo).
Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc." ~toda.matéria
Letschmitz 05/03/2021minha estante
Esse livro é um saco de chato

Gio 10/08/2021minha estante
Tô lendo por causa da escola não aguento mais

Raphael 13/06/2022minha estante
Um livro muito interessante, adoraria ver como deveria se visto, uma peça teatral. É um livro que eu gostei bastante

Theb0y.24 04/04/2023minha estante
Amei o livro, li pela escola e tive uma ótima experiência de leitura, os personagens são muito bons, porém há uma certa presença de antissemitismo mas fora isso o livro é incrível

Carol- Books and Tea 12/10/2012

Decisão
Auto da Barca do Inferno
Gil Vicente - 96 páginas

Auto da Barca do Inferno, é uma das obras mais importantes de Gil Vicente, sendo a primeira de uma trilogia, Auto Das Barcas, foi também adaptada já algumas vezes para teatro.

O livro narra a vida de vários personagens,e ocorre na margem de um rio, na hora após seu julgamento, por onde serão levados pela Barca da Glória, ao Céu, ou A barca da Perdição, ao Inferno, as pessoas que assim foram julgadas.
Durante toda obra, desfila inúmeras classes e tipos sociais, de corregedores á sacerdotes, onde são julgados da mesma forma, todos pelas fraquezas da carne humana.
Gil Vicente, era um escritor que mesmo com peças com fundo religioso, não almejava difundir a religião muito menos converter ninguém, seu objetivo era demonstrar como o ser humano, independente de sua classe, cor, raça,sexo ou religião é egoísta, falso , mentiroso e pecador que pendia diante da fraqueza humana, da carne e da ambição.

Em o Auto Da Barca do Inferno, Gil nos mostra que, não importa nossa classe social nem alguma diferença física, e sim nossos atos e o quão pura está nossa alma.
Boa Leitura ;)

Alberto 14/07/2021

Teatro clássico português
Nesta peça do renomado autor português Gil Vicente, os dois barqueiros (anjo e o diabo) recebem as almas dos mais diversos cidadãos. O tom é de comédia, com todos argumentando por que deveriam ir no barco da glória, e não do que leva ao Inferno. Muitas palavras estranhas e desconhecidas, mas que o glossário explica bem. Não é um dos melhores livros para os dias atuais, mas é interessante para conhecer um clássico da literatura portuguesa.

Loh Valente 25/12/2022

Gostei bastante desse livro, foi divertido, ri bastante.
Enfim, a hipocrisia.
As pessoas chegando e tentando negociar com o barqueiro, tudo pra mim.

Dry 13/10/2023

Releitura!
Já havia me esquecido desse livro/peça, mas de repente me foi sugerido no aplicativo de leitura, e surgiu a vontade nostálgica de apreciar essa obra novamente, sem dúvidas muito bom.

sun [@mareclap] 07/06/2021

li obrigada pela escola ?
É um ótimo livro mas somente li ele pois a escola pediu, não é meu estilo e por esse motivo não dou as 5 estrelas, não foi uma leitura legal e foi muito cansativo entender tudo. Acredito que vá ser uma boa releitura após eu aprimorar meu vocabulário :)

ajsjad 27/07/2022

Legalzinho
Apesar da linguagem ser bem obsoleta, (Até porque é uma peça humanista, logo não tinha como ser diferente) a premissa da obra é legal.
O enredo em si diz muita coisa sobre a sociedade da época. O antissemitismo e a glorificação dos cavaleiros que morriam na "Guerra Santa" são muito bem abordados na obra.
Publicar algo tão satírico e maniqueísta ao mesmo tempo em plena Idade Média, com certeza, foi algo revolucionário. Sem falar que houve claras críticas à venda de indulgências, à corrupção de certos padres que escondem seus atos na igreja, à soberba e até algumas indiretas para algumas pessoas-em particular. Gil Vicente não tinha papa na língua nãokk
(?ALERTA DE SPOILER?)
Porém, admito que houve uma cena em particular que me pareceu bem indigesta...pelo menos sob a ótica de alguém situado no tempo e espaço em que vivo. Trata-se do trecho em que o judeu chega à Barca do Inferno, pois ele foi o ÚNICO que aceitou entrar lá dentro de primeira, e nem o Diabo queria levá-lo p ao seu destino por desprezar sua presença. Sinceramente, achei triste a forma com que a população semita é representada na peça. Quer dizer que só pq o cara era judeu ele não poderia ir ao céu? Como se não bastasse, essa personagem ainda foi a única que conseguiu levar seu dinheiro consigo depois de morto (mais um esteriótipo)
Sei que há toda uma imposição e contexto histórico, e minha intenção não é cancelar o Gil Vicente, mas sim destacar como a literatura pode nos ajudar a compreender a sociedade, a cultura e a história.

Grata por ter lido até aqui ;)
Leonardo.Broinizi 28/07/2022minha estante
Eu que agradeço pela análise ?

ilovstefan 26/02/2023

Rende umas boas lições de vida (ou morte)
Eu estou apaixonada por isso, não sei explicar,eu li tudo em voz alta no meu quarto sozinha e refletindo sobre tudo que foi escrito nessa obra... simplesmente incrível! "auto da barca do inferno" me mostrou que um dos maiores pecados cometidos pelos homens é o erro da hipocrisia,que não nos permite assumir nossas injustiças em terra.As lições as quais eu aprendi com esse livro me permitiram enxergar a vida de uma forma diferente,ver o sopro da vivência com mais ternura e também analisar minhas falhas perante os que amo!

ps:leiam se quiserem refletir um pouco sobre a vida,de preferência em um momento de crise existencial.

Mari_Tomé 13/02/2020

Gostei mas foi meio complicado
Cilene 13/02/2020minha estante
Imagino o quanto!!

Pam 13/02/2020minha estante
Melhor resenha da vida.

sofiaaa 20/08/2023

Auto da barca do inferno
O livro é bom, tem uma linguagem um pouco complicada mas a história é boa e dá para entender o significado do livro.

???

legolas_ 02/04/2024

Eu tava gostando até o trecho antissemita? infelizmente nao sou forte o suficiente pra ignorar essas coisas mesmo em peças muito antigas
Bruno236 02/04/2024minha estante
Meio paia querer julgar preconceito de um autor que escreveu seu texto a 600 anos. Anacrônico inclusive.

Bruno236 02/04/2024minha estante
Antissemitismo é uma indecência como qualquer outra forma de preconceito mas não faz sentido ficar apontando dedo pra alguém que faz parte de um período histórico diferente do nosso.

legolas_ 03/04/2024minha estante
se vc soubesse interpretar algo corretamente teria entendido que eu dei nota baixa pq esse eh um detalhe que me incomoda profundamente, nao pq estou ?cancelando? o autor. É uma coisa pessoal minha, eu sou leitor, não critico literário.

Lucas 29/09/2021

Gil Vicente
A obra de Gil Vicente nós conta a trajetória de diversos seres que, em sua jornada pós-morte acreditam serem merecedores do paraíso mesmo depois de diversas crueldades cometidas em vida.

Bastos 22/02/2022

Um livro com uma critica atual, acompanhamos a hipocrisia dos personagens que fingem ser santas e acham que já tem uma vaga no paraíso garantida, é maravilhoso ver a decepção dos ricos e cristãos condenados ao inferno. O diabo é o melhor personagem do livro, extremamente sarcástico e irônico com todos que chegam.

No final foi uma leitura curta e prazerosa.

Luiz 08/10/2023

Não sei se
Não sei se vou conseguir ir aí amanhã cedo pra ver se vai dar certo tenho que ir no médico amanhã cedo pra ver