Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente




Resenhas - Auto da Barca do Inferno


616 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Lara.Bia 04/03/2021

Estou resumindo aqui para estudar depois
*Gênero literário: Humanismo
(principais características: antropocentrismo, cientificismo, racionalismo)
*Escrito em 1517 - Gil Vincent
*Considerado o "pai do teatro português"
*Bem difícil de ler


Resumindo:
Há dois barqueiros, o Anjo e o Diabo, eles recebem as almas dos passageiros que já morreram. Um dos barcos leva para o céu e o outro para o inferno.

"O Auto da Barca do Inferno é um grande clássico da literatura portuguesa. Ele possui diversas sátiras envolvendo a moralidade.
Pelo destino das almas de alguns personagens, a obra satiriza o juízo final do catolicismo, além da sociedade portuguesa do século XVI.
A alegoria do juízo final é um recurso utilizado pelo dramaturgo através de seus personagens (diabo e anjo).
Além disso, cada personagem possui uma simbologia associada à falsidade, ambição, corrupção, avareza, mentira, hipocrisia, etc." ~toda.matéria
Letschmitz 05/03/2021minha estante
Esse livro é um saco de chato


Gio 10/08/2021minha estante
Tô lendo por causa da escola não aguento mais


Raphael 13/06/2022minha estante
Um livro muito interessante, adoraria ver como deveria se visto, uma peça teatral. É um livro que eu gostei bastante


Theb0y.24 04/04/2023minha estante
Amei o livro, li pela escola e tive uma ótima experiência de leitura, os personagens são muito bons, porém há uma certa presença de antissemitismo mas fora isso o livro é incrível




Carol- Books and Tea 12/10/2012

Decisão
Auto da Barca do Inferno
Gil Vicente - 96 páginas

Auto da Barca do Inferno, é uma das obras mais importantes de Gil Vicente, sendo a primeira de uma trilogia, Auto Das Barcas, foi também adaptada já algumas vezes para teatro.

O livro narra a vida de vários personagens,e ocorre na margem de um rio, na hora após seu julgamento, por onde serão levados pela Barca da Glória, ao Céu, ou A barca da Perdição, ao Inferno, as pessoas que assim foram julgadas.
Durante toda obra, desfila inúmeras classes e tipos sociais, de corregedores á sacerdotes, onde são julgados da mesma forma, todos pelas fraquezas da carne humana.
Gil Vicente, era um escritor que mesmo com peças com fundo religioso, não almejava difundir a religião muito menos converter ninguém, seu objetivo era demonstrar como o ser humano, independente de sua classe, cor, raça,sexo ou religião é egoísta, falso , mentiroso e pecador que pendia diante da fraqueza humana, da carne e da ambição.

Em o Auto Da Barca do Inferno, Gil nos mostra que, não importa nossa classe social nem alguma diferença física, e sim nossos atos e o quão pura está nossa alma.
Boa Leitura ;)
comentários(0)comente



Alberto 14/07/2021

Teatro clássico português
Nesta peça do renomado autor português Gil Vicente, os dois barqueiros (anjo e o diabo) recebem as almas dos mais diversos cidadãos. O tom é de comédia, com todos argumentando por que deveriam ir no barco da glória, e não do que leva ao Inferno. Muitas palavras estranhas e desconhecidas, mas que o glossário explica bem. Não é um dos melhores livros para os dias atuais, mas é interessante para conhecer um clássico da literatura portuguesa.
comentários(0)comente



Loh Valente 25/12/2022

Muito bom
Gostei bastante desse livro, foi divertido, ri bastante.
Enfim, a hipocrisia.
As pessoas chegando e tentando negociar com o barqueiro, tudo pra mim.
comentários(0)comente



Dry 13/10/2023

Releitura!
Já havia me esquecido desse livro/peça, mas de repente me foi sugerido no aplicativo de leitura, e surgiu a vontade nostálgica de apreciar essa obra novamente, sem dúvidas muito bom.
comentários(0)comente



sun [@mareclap] 07/06/2021

li obrigada pela escola ?
É um ótimo livro mas somente li ele pois a escola pediu, não é meu estilo e por esse motivo não dou as 5 estrelas, não foi uma leitura legal e foi muito cansativo entender tudo. Acredito que vá ser uma boa releitura após eu aprimorar meu vocabulário :)
comentários(0)comente



ajsjad 27/07/2022

Legalzinho
Apesar da linguagem ser bem obsoleta, (Até porque é uma peça humanista, logo não tinha como ser diferente) a premissa da obra é legal.
O enredo em si diz muita coisa sobre a sociedade da época. O antissemitismo e a glorificação dos cavaleiros que morriam na "Guerra Santa" são muito bem abordados na obra.
Publicar algo tão satírico e maniqueísta ao mesmo tempo em plena Idade Média, com certeza, foi algo revolucionário. Sem falar que houve claras críticas à venda de indulgências, à corrupção de certos padres que escondem seus atos na igreja, à soberba e até algumas indiretas para algumas pessoas-em particular. Gil Vicente não tinha papa na língua nãokk
(?ALERTA DE SPOILER?)
Porém, admito que houve uma cena em particular que me pareceu bem indigesta...pelo menos sob a ótica de alguém situado no tempo e espaço em que vivo. Trata-se do trecho em que o judeu chega à Barca do Inferno, pois ele foi o ÚNICO que aceitou entrar lá dentro de primeira, e nem o Diabo queria levá-lo p ao seu destino por desprezar sua presença. Sinceramente, achei triste a forma com que a população semita é representada na peça. Quer dizer que só pq o cara era judeu ele não poderia ir ao céu? Como se não bastasse, essa personagem ainda foi a única que conseguiu levar seu dinheiro consigo depois de morto (mais um esteriótipo)
Sei que há toda uma imposição e contexto histórico, e minha intenção não é cancelar o Gil Vicente, mas sim destacar como a literatura pode nos ajudar a compreender a sociedade, a cultura e a história.

Grata por ter lido até aqui ;)
Leonardo.Broinizi 28/07/2022minha estante
Eu que agradeço pela análise ?




ilovstefan 26/02/2023

Rende umas boas lições de vida (ou morte)
Eu estou apaixonada por isso, não sei explicar,eu li tudo em voz alta no meu quarto sozinha e refletindo sobre tudo que foi escrito nessa obra... simplesmente incrível! "auto da barca do inferno" me mostrou que um dos maiores pecados cometidos pelos homens é o erro da hipocrisia,que não nos permite assumir nossas injustiças em terra.As lições as quais eu aprendi com esse livro me permitiram enxergar a vida de uma forma diferente,ver o sopro da vivência com mais ternura e também analisar minhas falhas perante os que amo!

ps:leiam se quiserem refletir um pouco sobre a vida,de preferência em um momento de crise existencial.
comentários(0)comente



Mari_Tomé 13/02/2020

Gostei mas foi meio complicado
Cilene 13/02/2020minha estante
Imagino o quanto!!


Pam 13/02/2020minha estante
Melhor resenha da vida.




sofiaaa 20/08/2023

Auto da barca do inferno
O livro é bom, tem uma linguagem um pouco complicada mas a história é boa e dá para entender o significado do livro.

???
comentários(0)comente



legolas_ 02/04/2024

Eu tava gostando até o trecho antissemita? infelizmente nao sou forte o suficiente pra ignorar essas coisas mesmo em peças muito antigas
Bruno236 02/04/2024minha estante
Meio paia querer julgar preconceito de um autor que escreveu seu texto a 600 anos. Anacrônico inclusive.


Bruno236 02/04/2024minha estante
Antissemitismo é uma indecência como qualquer outra forma de preconceito mas não faz sentido ficar apontando dedo pra alguém que faz parte de um período histórico diferente do nosso.


legolas_ 03/04/2024minha estante
se vc soubesse interpretar algo corretamente teria entendido que eu dei nota baixa pq esse eh um detalhe que me incomoda profundamente, nao pq estou ?cancelando? o autor. É uma coisa pessoal minha, eu sou leitor, não critico literário.




Lucas 29/09/2021

Gil Vicente
A obra de Gil Vicente nós conta a trajetória de diversos seres que, em sua jornada pós-morte acreditam serem merecedores do paraíso mesmo depois de diversas crueldades cometidas em vida.
comentários(0)comente



Bastos 22/02/2022

Um livro com uma critica atual, acompanhamos a hipocrisia dos personagens que fingem ser santas e acham que já tem uma vaga no paraíso garantida, é maravilhoso ver a decepção dos ricos e cristãos condenados ao inferno. O diabo é o melhor personagem do livro, extremamente sarcástico e irônico com todos que chegam.

No final foi uma leitura curta e prazerosa.
comentários(0)comente



Luiz 08/10/2023

Não sei se
Não sei se vou conseguir ir aí amanhã cedo pra ver se vai dar certo tenho que ir no médico amanhã cedo pra ver
comentários(0)comente



616 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR