Auto da Barca do Inferno

Laudo Ferreira

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Adrii Williams𫶠14/02/2024

As duas barcas
Tive q ler isso por causa da escola?
Não entendi muito do livro pq tem uma linguagem muito difícil.
Mas basicamente é dois barcos, o barco que leva para o paraíso (que o comandante é o Anjo) e o barco que leva para o inferno (que o comandante é o Diabo) e aí vem umas pessoas para saber em qual embarcação vai e suas diferentes reações
Morgana112 20/02/2024minha estante
Vou ter que ler por conta da escola também, espero que eu consiga entender pelo menos alguma coisa

NickSnow31 10/02/2024

AS BARCAS
Apesar de ter uma narrativa datada e uma linguagem um tanto complicada de ler, existem elementos muito interessantes nesta obra.

O auto da barca do inferno possui um teor moral que traz uma grande sátira para as classes sociais da época do autor, Gil Vicente. Perceber as nuances dos personagens e encará-los como peças simbólicas (diabo e anjos) ou sociais (personagens como fidalgo, sapateiro, etc) traz uma nova camada a leitura, que deve ser feita entendendo o contexto social e temporal da obra.

O interessante desta edição é que ela traz mais informações sobre este contexto histórico e as nuances da narrativa. Além de ter uma versão mais atualizada da linguagem. O que enriquece a leitura.

É um livro interessante para ler, mas está longe de ser o meu clássico favorito. Hoje o acho mais simplista do que quando li na adolescência.

quequelies 06/02/2024

#1 do desafio 30 clássicos brasileiros antes dos 30
Estudei esse livro no ensino médio então foi mais fácil de entender, apesar da linguagem ser bem difícil.

Carauna 05/02/2024

Misericórdia
Tô me achando muito burra porque não entendi muita coisa desse livro, consegui captar algumas coisas mas tem várias outras que tive que procurar no Google ou simplesmente ver todo o diálogo na internet porque tava em latim! Vou ver se acho a obra de outras formas até mais simplificada porque doeu até a cabeça kkk

NatSantosBooks 29/01/2024

Quando é tão difícil que a gente entende
Auto da barca do inferno, nunca conheci nenhum livro que tivesse esse nome nem nada do tipo, tudo nesta leitura foi algo desconhecido. Esse livro é literalmente uma peça.

Escrito em forma de sátira, Gil Vicente não poupou lacre e deboche diante de pessoas hipócritas, arrogantes, corruptas e etc da sua época. Traz consigo a imagem de pessoas que mesmo diante a morte, carregam suas bagagens de "pecados". Achei muito engraçado admito kk, a forma que mistura crítica com uma espécie de comédia (ironicamente em momentos desesperadores para os personagens).

Gostei muito que certas fantasias e itens que eles carregavam não lhe permitiam entrar no céu porque não cabiam em uma barca tão pequena e estreita, exatamente como diz a biblia que o céu seria uma porta estreita, remetendo que por causa do que fizeram a vida inteira, isso se tornou parte deles de tal forma que não cabiam em um lugar santo COM aquilo.

Esse livro está cheio de observações muito bacanas pra se dialogar e refletir sobre.

Tchegaia 21/01/2024

Gostei muito da obra o auto da barca do inferno, seria muito divertido ver a apresentação de teatro. Bom que como há uso de muitas palavras desconhecidas e até em latim, já vem um próprio dicionário no livro.

Andréia 10/01/2024

Cansativo e confuso.
A trama não foi bem desenvolvida,por isso em algumas partes,a confusão dava lugar ao interesse pela leitura. Cansativo,pois foi uma enrolação sem tamanho,muitas coisas misturadas.

A história poderia ter outro desenvolvimento,porém o autor não abordou muito bem.

Por pouco,não abandonei. Mas,terminei de ler(até me arrependo de ter continuado),mas já foi.

Joyce593 04/01/2024

Engraçado reler depois de tantos anos, e agora, sem ser por obrigação, como na primeira leitura obrigada pela escola. Eu achei bem reflexivo e vale muito a pena a leitura!

Michel.Garcia 01/01/2024

Ideia genial para a obra de Gil Vicente
A ideia de transformar a peça em quadrinhos caiu como uma luva, por ela ser cômica e curta.
O autor foi muito feliz na adaptação, representando os personagens muito bem e mantendo o texto original. Algumas notas explicativas esclarecem melhor algumas partes.
Quanto à obra em si, é uma crítica à sociedade da época, que pode ser transportada à época atual. Vale ressaltar que os conceitos do que é bom ou mau, são os cristãos medievais.
Vale a pena ser lido.

vanessacrx 31/12/2023

Divertido
Gostei bastante dessa obra.
O autor retrata os personagens de forma bem caricata e não pouoa críticas à ninguém.

Maria17990 29/12/2023

Demorei um bucadinho para ler e apesar de não ser um dos livros que mais gosto acho que ele nos traz boas reflexões. Recomendo essa leitura para aqueles que não tem preguiça de ficar procurando no dicionário palavras que já não são tão usuais e para quem gosta de refletir!

clarinha :) 27/12/2023

Muito interessante
Bem crítico e rígido com os personagens mas muito engraçado e apesar do galego português, é uma leitura leve e gostosa.

JAlia 23/12/2023

Como sempre li este livro para a escola.
No começo tive dificuldade no começo por causa da leitura rebuscada mais usei um áudio boock para ajudar e a leitura fluiu legal!

Gostei bastante das histórias e sobre as críticas que cada uma tem!
Recomendo a leitura porém precisa ter um dicionário ao lado kkk

Clara 17/12/2023

Li para a escola, legalzinho mas nn tem muito o meu estilo

indico pq é bem conhecido e é bom conhecer literatura