Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

Mayara 14/10/2023

Me surpreendeu
Um fato sobre esse livro é que ele é escolar e de vestibular também, então eu não tava colocando muita fé nele, já que normalmente não sou muito fã dos livros que a escola recomenda mas, esse realmente me surpreendeu. A linguagem é difícil como qualquer livro dessa época e tem até alguns trechos em latim, o que dificulta a leitura e entendimento, mas algumas coisas da pra assumir pelo contexto. Eu particularmente amei o livro, ele é genuinamente engraçado é realmente cumpre o seu papel como auto moral. Eu tive toda a ajuda do mundo do meu professor de literatura pra entender o contexto do livro e as alegorias que cada personagem carrega (te amo didi) e quando vc entende tudo o que vem por trás dos personagens e o que o Gil Vicente queria representar nessa sátira do juízo final católico, o livro é simplesmente incrível!

pity 14/10/2023

Achei que fosse ser ruim, mas acabei gostando, apesar de ser um pouco complicado para ler, por conta do português mais antigo

GiihZagatto 13/10/2023

Auto da Barca do Inferno
Escrita arcaica e de difícil compreensão em alguns momentos, mas o contexto dá pra entender. É interessante a abordagem de Gil ao mostrar essa dualidade da época: Deus soberano e, ao mesmo tempo, sociedade errante (inclusive figuras ditas "de Deus").
Não é algo que eu leria normalmente, mas não foi de todo ruim. Como peça, é interessante esse repúdio ao cinismo e hipocrisia da sociedade.

Dry 13/10/2023

Releitura!
Já havia me esquecido desse livro/peça, mas de repente me foi sugerido no aplicativo de leitura, e surgiu a vontade nostálgica de apreciar essa obra novamente, sem dúvidas muito bom.

bekacf 12/10/2023

Clássico da literatura
Li por causa do colégio e acabei gostando do livro.
Apesar da linguagem ser um pouco complicada, a história é legal e traz uma reflexão sobre como era vista a questão religiosa na época em que a obra foi escrita.

daniela!! 08/10/2023

O livro é bem interessante, mostra francamente como as pessoas pensavam em fé antigamente. Por ser beeeeem velho, é meio difícil compreender algumas partes, porém meu livro estava todo anotado nas margens pela minha irmã, o que facilitou absurdamente, mas como nem todo mundo tem uma irmã maravilhosa, recomendo ler uma edição comentada. Vale a pena conhecer essa obra!! ;)

Luiz 08/10/2023

Não sei se
Não sei se vou conseguir ir aí amanhã cedo pra ver se vai dar certo tenho que ir no médico amanhã cedo pra ver

Rosangela.Chaves 30/09/2023

Este é um clássico
Um livro atemporal.
Consigo visualizar alguns nomes de hoje que teriam as mesmas reações dos personagens do livro.
A realidade copia a arte em cada instante e pincelada.

Juju.2 28/09/2023

😇X👿
Eu li as duas versões do livro então na primeira fiz uma resenha séria e nessa será apenas uma resenha fútil, livro bom, personagens bons e gil vicente foi divo quando lançou isso no século 16, não sei como ele não queimado na fogueira pela a igreja
rita447 29/09/2023minha estante
agora entendemos pq painho clécio idolatra ele

¨Cain¨ 24/09/2023

Highway to hell
É engraçado pensar em quanta gente vai pro inferno nesse livro. Claro, moralmente merecido, mas é interessante ver o quando isso reflete até nos dias de hoje.

Livro ok, mas segue a escrita(mesmo com notas de rodapé) se é dificil entender. O livro é fino, mas demorou pra acabar só pelo entendimento.

Burro eu? Talvez.

Nathy 21/09/2023

Português arcaico de Portugal
Uma obra muito antiga e com vocabulário muito arcaico, dificultando a compreensão do texto. Observa-se claramente o cunho religioso excessivo. Dadas as circunstâncias, uma obra realmente ímpar em seu tempo e gênero literário.

Igor.Hekis 18/09/2023

Ótimo livro
Perfeita obra de Gil Vicente, descobri ela por Áudio Book, e depois vim procurar por livro. Está obra te prende de um jeito magnífico

Sara277 14/09/2023

Engraçado?se vc for uma rainha portuguesa em estado terminal em 1500 e quer um auto de comédia católica no seu leito de morte ? esse é literalmente o contexto do pq esse livro foi escrito

Larissa Rocha 14/09/2023

Um momento para pensar
Esse livro meio que montou um trilepex na minha mente. Eu pensei em como nosso status de vida acaba fazendo com que esquecemos da nossa vida espiritual, que é muito mais importante. Tive que procurar esse livro por causa de um trabalho de português, é claro que não comprei, achei no YouTube em áudiolivro, acabei que gostei bastante, ele conta a realidade do mundo em que vivemos, e também, no erros que cometemos.

yvnvitx 08/09/2023

O auto da barca do inferno, de Gil Vicente
Este, que é uma das composições dramáticas mais importantes da língua portuguesa, se passa no pós-vida, num espaço onde existem duas barcas, uma que leva até o paraíso e uma que leva até o inferno, as barcas são guardadas por um anjo e por um diabrete.

É esse cenário que Gil Vicente usa para tecer algumas críticas às mais diversas classes e posições sociais de sua época, mostrando quem vai para o céu e para o inferno, refletindo acerca dos acertos e erros de cada um em vida.

Desde fidalgos, passando por parvos e até cavaleiros templários, Vicente comenta sobre as mais diversas castas da sociedade medieval portuguesa.

É uma peça rápida e descontraída, porém sua linguagem é bem complicada por conta de estar escrita em português arcaico, para entender o enredo, é muito importante escolher uma edição com boas notas de rodapé, coisa que a L&PM fez com maestria na edição que eu li.

Achei que não ia curtir tanto, achei alguns comentários do diabo bem coerentes e gostei de como os grupos são ilustrados, é uma boa obra pra se conhecer as raízes de nossa língua.
yvnvitx 08/09/2023minha estante
P.S: esse foi o primeiro livro que eu li com minha camarada Rebeca, espero que a gente possa ler muitos mais :)))))))))

Rebeca 08/09/2023minha estante
é nois, o próximo você escolhe, pq escolhi esse dessa vez :)