Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente

Resenhas - Auto da Barca do Inferno

yvnvitx 08/09/2023

O auto da barca do inferno, de Gil Vicente
Este, que é uma das composições dramáticas mais importantes da língua portuguesa, se passa no pós-vida, num espaço onde existem duas barcas, uma que leva até o paraíso e uma que leva até o inferno, as barcas são guardadas por um anjo e por um diabrete.

É esse cenário que Gil Vicente usa para tecer algumas críticas às mais diversas classes e posições sociais de sua época, mostrando quem vai para o céu e para o inferno, refletindo acerca dos acertos e erros de cada um em vida.

Desde fidalgos, passando por parvos e até cavaleiros templários, Vicente comenta sobre as mais diversas castas da sociedade medieval portuguesa.

É uma peça rápida e descontraída, porém sua linguagem é bem complicada por conta de estar escrita em português arcaico, para entender o enredo, é muito importante escolher uma edição com boas notas de rodapé, coisa que a L&PM fez com maestria na edição que eu li.

Achei que não ia curtir tanto, achei alguns comentários do diabo bem coerentes e gostei de como os grupos são ilustrados, é uma boa obra pra se conhecer as raízes de nossa língua.
yvnvitx 08/09/2023minha estante
P.S: esse foi o primeiro livro que eu li com minha camarada Rebeca, espero que a gente possa ler muitos mais :)))))))))

Rebeca 08/09/2023minha estante
é nois, o próximo você escolhe, pq escolhi esse dessa vez :)

Analu.Vale 27/08/2023

Li porque a escola mandou, não achei de tudo ruim, o português é meio complicado e não é o tipo de livro que eu leria por vontade própria, mas é legalzinho

Duda 24/08/2023

Quem morre por Jesus Cristo não entra em barca como essa!
Uma peça sobre moralidade, que faz críticas sobre os vícios das pessoas, expondo seus pecados em vida e mesmo com todas elas tendo destino ao inferno, ainda assim queriam o paraíso. Traz muitas reflexões sobre nossos próprios comportamento mas também faz certas denúncias, como no caso do frade que não era celibatário.
Pode ser muito interessante para quem é cristão.
Algumas coisas não entendi ao certo, pois a linguagem é muito antiga e a edição não ajudou muito.

me.anajuh 23/08/2023

Oii
A escola pediu e eu li, é legal, é rapidinho para ler e tem coisas bem legais, não é meu gênero favorito, mas é legal

Juju.2 23/08/2023

??
Não sei muito bem o que dizer, li as duas versões para uma prova da escola e até agora foi o melhor livro da escola que já li

espero encontrar uma peça boa de verdade sobre essa obra que é muito boa de se estudar
rita447 24/08/2023minha estante
espero que a gente faça essa peça no sarau

Juju.2 24/08/2023minha estante
também, o único livro que prestou também ne

Julian 21/08/2023

Um ótimo teatro
É ótimo iniciar neste estilo chamado Auto com a trilogia das barcas de Gil Vicente.

O auto da barca do inferno é simples, nem tão difícil de entender (há uma versão comentada pela editora Luso-Livros).

E que para a época, imagino, tenha causado um leve choque na sociedade, já que traz ao julgamento final algumas figuras importantes daquele país e regiões.

sofiaaa 20/08/2023

Auto da barca do inferno
O livro é bom, tem uma linguagem um pouco complicada mas a história é boa e dá para entender o significado do livro.

???

anaclara_uchoa 19/08/2023

??
Gosteeei!!! só achei um pouco difícil por conta da linguagem erudita, mas gostei do enredo
acho que faria uma releitura

Piromal 19/08/2023

O diabo sempre é um bom personagem?
Dispensa apresentações, um clássico da literatura portuguesa. Já adianto dizendo que a linguagem é sim difícil, mesmo que as notas ajudem muito, dito isso, o livro fala muito sobre a hipocrisia e as desigualdade sociais da época e que seguem existindo até hoje.

Temos um frade que é condenado ao inferno por não era fiel à sua fé (resumindo bastante, mas leia e descubra), um fidalgo que serve pra representar toda uma classe que apenas explora.

E pra mim um dos mais interessante, uma cafetona que diz merecer ir ao céu pois tira as meninas da rua e ao mesmo tempo serve à Deus (era comum alguns padres frequentarem bordéis, e como eles eram vistos como a voz de Deus na Terra, ou até mesmo como Deus, por isso a alegoria).

Então em geral, o Gil pega personagem da "elite" da sociedade e revela os podres mais comuns da classe social que eles pertencem, tudo isso em forma de humor.

Outra coisa interessante é que os personagens condenados ao inferno, sempre levavam uma bagagem, e essa bagagem representaria o porquê de eles estarem ali, como uma representação do próprio pecado.

E é claro, um diabo super debochado que zomba com sagacidade (quase) todos os personagens.

Como já disse acima, a linguagem é difícil, mas eu gostei bastante, e pra mim merece sim a fama que tem, recomendo.

Rafaela.Rezzadori 17/08/2023

Há humor!
A leitura é rápida e boa. Apesar de ser uma peça, um auto, a forma é fluida é tranquila. Uma boa experiencia.

rafamassagardi 16/08/2023

"depois da sepultura, neste rio está a ventura"
O Auto da Barca do Inferno é um livro simplesmente genial!
Com fortes marcas do Humanismo, a obra apresenta críticas sociais ligadas à moralidade.
A peça nos leva a reflexões sobre o destino das almas após a morte e sobre caráter.
A linguagem é um tanto difícil por se tratar de um português arcaico, mas, ainda sim, recomendo! É bem curto, mas muito rico!
Ana :P 20/08/2023minha estante
Adoro essa história ??

rafamassagardi 21/08/2023minha estante
É muito bom!

readsbynaju 15/08/2023

Li esse aqui pra prova que vou ter amanhã.
honestamente eu tava gostando do livro ate chegar em uns 70%.

ele tava se encaminhando pra uns 3.5/4 ?, mas o final é EXTREMAMENTE cansativo.
eu entendo que por ser uma linguagem mais formal e antiga é dificil de entender e precisa ter explicações mas não deixou de me incomodar, essa coisa de a cada frase ter que fazer um texto explicando o que a frase quer dizer no contexto da história é um saco.

enfim, pelo menos entendi o livro e vou conseguir fazer a prova???

Théo 15/08/2023

Eu li esse livro pra fazer um trabalho de literatura na escola, e confesso q esse livro é mt bom. Tudo o que Gil Vicente escreveu sobre o meio entre céu e inferno através do humanismo e da visão religosa da época é mt interessante.
Yulee Zin 15/08/2023minha estante
O humor ácido desse livro também é maravilhoso. Li tanto em português europeu quanto o brasileiro, ambos me tiraram boas risadas. Também li para a escola e, na época, por se tratar de um clássico, jurava que seria chato

Lele 13/08/2023

O livro é muito bom,como é uma peça teatral achei divertido e te faz refletir sobre sua vida.
A leitura é fluida e muito rápida. Porém tem muitas palavras complicadas,diferentes mas com um dicionário você consegue entender.
Leiam pois vale a pena!

sara 06/08/2023

Que livro bom!! Muita fácil de ler, mesmo com as palavras da época medieval. É facilmente compreensível o porquê do livro ter tanta importância na literatura mundial.