Auto da Barca do Inferno

Auto da Barca do Inferno Gil Vicente




Resenhas - Auto da Barca do Inferno


614 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Maria19569 18/04/2024

Atemporal em sua história, linguagem antiga
O livro faz críticas importantes sobre a moral e a religião, temas que se passam os anos e eles continuam a acontecer, entretanto, sua linguagem é complicada.
comentários(0)comente



Thvliv 18/04/2024

Gostei!!
Hoje eu reli essa edição que está disponível no kindle Unlimited e achei super interessante como na minha primeira leitura. Vou tentar explicar em poucas palavras como se estivesse explicando pra uma criança de 5 anos que é pra vocês se interessarem pra ler.

Nessa peça, o autor Gil Vicente coloca vários personagens num cenário de julgamento. Pra começo de conversa, todos eles estão mortos, daí chegam num local, aliás, num porto imaginário, onde se encontram duas embarcações: uma liderada por um anjo, cuja passagem vai direto para o paraíso; e a outra comandada pelo diabo feio, cujo destino é o inferno. Vale aqui o destaque pra figura do diabo, um puta argumentador irônico e zombeteiro que não perde a chance de tocar nas feridas e revelar os podres dos personagens.

Bom, os personagens então se apresentam tal qual réus diante de um tribunal e cada um dirá os motivos pelos quais merecem suas boas recompensas eternas, tem uns com as desculpas mais esfarrapadas que outras. Bom lembrar aqui que cada personagem desses representam figuras sociais, cujos comportamentos o autor criticava na sociedade da época. Obviamente é muuuito interessante acompanhar as sentenças que cada um recebe.

O Gil Vicente é babado, viu. Nessa versão do kindle contém textos de apoios que introduzem o leitor ao contexto da obra, época em que foi escrita e reticências. Apesar da linguagem e palavriado difícil característico, é uma obra bem legal, certamente não vai agradar a todos, mas fica aí a dica de leitura.
comentários(0)comente



Giovana Schettini 17/04/2024

O auto da barca do inferno ????
Fui obrigada a ler por causa da escola mas o livro não é de todo mal não. O palavreado dele é beeeeeem rebuscado então vc talvez precise ficar parando pra tentar entender melhor o que o livro está falando. Não é o melhor livro porém não é ruim, recomendo! ???
comentários(0)comente



beatrz_a 17/04/2024

Alto da barca do inferno ??

comecei a ler por causa da escola e sinceramente odiei KKKKKKKKKKK, a literatura é muito clássica e isso dificulta vc entender oq ta lendo, se eles mudassem a literatura colocando uma linguagem mais atual eu até gostaria de ter lido de novo, mas sinceramente não recomendo!
comentários(0)comente



pardola 16/04/2024

Parece q eu voltei na época onde todo mundo morria por gripe e os pobres apanhavam. enfim, adorei o diabo acabando com todo mundo e o anjo pouquíssimas ideias
comentários(0)comente



Mii!! 14/04/2024

Interessante
Ele foi indicado para mim como trabalho de colégio de literatura. Eu gostei muito, achei bem interessante sendo bem sincera. Porém a linguagem é um pouco difícil (em compensação tinha algumas explicações no meio o que deixou mais fácil). É bem curtinho ao contrário do que parece para aquelas pessoas que acham que 108 páginas são muito. Não tenho uma opinião concreta sobre o livro, mas achei interessante...despertou minha curiosidade, além de ter achado ele também muito bem escrito! Recomendo!!
comentários(0)comente



dudinha 14/04/2024

nossa que grego poetico
ate que é legalzinho. no começo é muito difícil entender as falas, mas depois pega o jeito
comentários(0)comente



skuser02844 11/04/2024

O auto da barca do inferno
Bom, li esse livro por conta da escola (estou no primeiro ano do ensino médio), nunca tive contato anterior com esse autor, nem com esse tipo de livro.
Mas sinceramente eu gostei muito, foi uma leitura rapidíssima, algumas palavras e expressões difíceis, porém no próprio livro tinham "*" que explicavam tanto as palavras, quanto o que aconteceu em cada parte.
Recomendo
comentários(0)comente



legolas_ 02/04/2024

Eu tava gostando até o trecho antissemita? infelizmente nao sou forte o suficiente pra ignorar essas coisas mesmo em peças muito antigas
Bruno236 02/04/2024minha estante
Meio paia querer julgar preconceito de um autor que escreveu seu texto a 600 anos. Anacrônico inclusive.


Bruno236 02/04/2024minha estante
Antissemitismo é uma indecência como qualquer outra forma de preconceito mas não faz sentido ficar apontando dedo pra alguém que faz parte de um período histórico diferente do nosso.


legolas_ 03/04/2024minha estante
se vc soubesse interpretar algo corretamente teria entendido que eu dei nota baixa pq esse eh um detalhe que me incomoda profundamente, nao pq estou ?cancelando? o autor. É uma coisa pessoal minha, eu sou leitor, não critico literário.




Loredana.Cardim 01/04/2024

Crítica incrível a sociedade da época
Eu sou completamente apaixonada por essa peça. É uma leitura difícil por ser um português bem antigo e de Portugal, mas com o passar das páginas dá para ir entendendo.
É uma crítica muito interessante a sociedade da época onde se pensava que só por irem a igreja iriam pro céu.
comentários(0)comente



AnnaBeatriz 31/03/2024

Livro da escola
Não é um livro que eu leria por vontade própria, pois a escrita é meio complicada. Eu não entendi muito bem, pois a escrita e a linguagem em si é bem difícil de se ler, mas a história não é tão chata assim.
comentários(0)comente



ju! 29/03/2024

Nunca gostei de ler ?clássicos?, porém como é um livro que a escola pediu, tive que ler
não vou mentir, me interessei pela escrita, mesmo sendo uma leitura um pouco difícil de entender, adorei a história
comentários(0)comente



by.ooliveira 19/03/2024

Humanismo
Não é um livro que eu leria por livre e espontânea vontade, já que como quase todo mundo que leu ele atualmente, provavelmente foi pela escola, para um trabalho de humanismo.
Eu até que gostei dele, pensei que não iria entender nada, mas me surpreendi positivamente em relação a isso.
comentários(0)comente



Jullinha :) 18/03/2024

Não foi um dos melhores livros que já li, mas confesso que me surpreendeu muito positivamente, esperava que fosse um livro cansativo e chato por se tratar de um auto, coisa que eu não gosto muito, mas na verdade me surpreendi pois achei o livro bem legal e me emergi muito na história.

Entendi alguns detalhes que eu nem esperava entender, apesar de algumas coisas me passarem despercebidas achei o enredo muito legal e atrativo, recomendaria concerteza esta leitura para quem gosta de autos ou livros clássicos.
comentários(0)comente



Glau. 16/03/2024

É uma literatura portuguesa de 1500 que representa os pensamentos do povo da época... O que se esperar, n é mesmo?
Esse livro é bom pra analisarmos a história e como costumes e pensamentos de 500 anos atrás estão presentes no nosso cotidiano.
Gil Vicente escreve os personagens de modo que cada um representa um pecado, o que caracteriza o gênero Auto, que sempre tenta passar ensinamentos morais
Porém precisamos refletir e entender a problemática dessa obra. Dentre os personagens pecadores está um judeu, que não comete pecado nenhum, alem do "pecado", visto assim por pessoas da época, de seguir uma religião diferente do Catolicismo.
O Judeu é apenas um estereótipo antissemita, de como as pessoas enxergavam judeus naquela época, e isso fica explícito até mesmo na apresentação do personagem, que não tem nem nome, simplesmente é conhecido como JUDEU. Tal personagem apresenta características como avareza e corrupção; e simplesmente por não querer se converter à outra religião é considerado mais pecador que os demais, não sendo digno nem à Barca do Inferno, sendo rejeitado até mesmo pelo diabo.
Por outro lado, os 4 cavaleiros vão diretamente para o céu simplesmente por "servir a Deus" nas cruzadas, movimento esse comandado pelos europeus e que dizimou milhares de muçulmanos. Esses cavaleiros são salvos porque lutaram a favor de Deus, mas e as vidas que eles tiraram? Nesse caso não contam? Eles não seriam pecadores como todos os demais?
Essa visão europeia do séc. XV, uma visão teocentrica, é reproduzida até hoje por milhares de pessoas. Acredito eu que, hoje em dia, o livro de Gil Vicente, que foi escrito com a intenção de "ensinar" e "moralizar" tem outra funcionalidades, a de analisarmos o ponto de vista do autor sobre as pessoas da época em que este viveu e a de refletirmos e percebermos que pensamentos como esse ainda estão ativos na sociedade contemporânea.
comentários(0)comente



614 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR