Play It as It Lays

Play It as It Lays Joan Didion

Resenhas - Play It as It Lays

natalia 21/05/2020

"Tell me what matters" BZ said "Nothing" Maria said
Acompanhar os acontecimentos da vida de Maria, uma mulher de personalidade auto-destrutiva, foi bastante melancólico, em alguns momentos meu coração ficou apertado e não pude conter o choro. Ao mesmo tempo que parece tão distante, parece muito próximo, lida com assuntos pesados e existencialistas. Os capítulos são curtos e nenhum fato é narrado exatamente após o outro, eu gosto muito desse tipo de estrutura.

Maju 29/10/2022

play it as it lays.
"One thing in my defense, not that it matters: I know something Carter never knew, or Helene, or maybe you. I know what "nothing" means, and I keep on playing"

Melhor escolha impossível para meu primeiro contato com Joan Didion. Que livro.
A autora nos apresenta Maria, uma atriz desempregada, já nos seus 30 anos, que narra a partir de sua perspectiva, os eventos e experiências que a levaram parar em uma clínica psiquiátrica.
Maria se demonstra profundamente abatida pela experiência feminina nos anos 60: ela passa por abusos domésticos, abuso da mídia, problemas com drogas e com dinâmicas amorosas e familliares, levando-a finalmente a uma depressão apática e um existencialismo diante à vida do dia a dia. A palavra "nothing" (nada) aparece, propositalmente, com frequência. Há um vazio constante no olhar da Maria, que chega a ser aflitivo ao leitor. É uma história devastadora e difícil de uma mulher que continua jogando com a vida.

Joan Didion escreveu uma história seca, gelada, difícil. Ela expõem o coração em frangalhos do sonho americano, do que se esconde atrás da aparência glamurosa. Ela disseca a vida hollywoodiana do final dos anos 60 com excelência e inteligência através de uma personagem complexa e real, escrevendo sobre tópicos absolutamente negligenciados na época.

Julia 23/08/2021

nao sei se eu nao entendi a profundidade do livro ou se eu me perdi no jeito como o livro foi escrito. ta lido, nao gostei nem desgostei. vi gente alertando que nao era uma história ?redondinha? mas acho q teria gostado mais se fosse assim. tinha potencial mas por algum motivo nao rolou.

Bruna 13/09/2020

Joan Didion consegue fazer o leitor sentir o que Maria sente durante a história, que é totalmente picotada numa linha do tempo dividida em capítulos curtos. Não leia esperando uma história redondinha, algumas perguntas não são respondidas e é assim que tem que ser!

Daniel 30/01/2022

Californian Hedonism
A experiência de leitura ñ foi agradável. O estilo narrativo e fragmentado e desordenado, e difícil se orientar. A narrativa foi construída dessa forma para representar o caos mental de Maria mas acaba for fazer a leitura n ter sentido. Acho muito pretensioso a forma como tudo é tratado. O livro retrata de forma interessante o backstage da fama de Los angeles e faz paralelos interessantes em relação a maternidade. Acho que talvez apreciaria melhora a história em uma releitura, mas provavelmente ñ terei ânimo. Muitos fragmentos, um certo script coeso, narrativa errática e confusa.

anabonne 22/01/2024

Eu me lembro que comecei a ler esse livro ano passado, após um dia complicado de muita geometria analítica e álgebra linear. De uma maneira irônica, Play It As It Lays me abraçou naquele dia e me apeguei a história. Por muito tempo só voltava ao livro quando estava triste ou tinha passado por um dia tenso, pois eram nesses dias que eu me sentia mais conectada com o livro. Felizmente não tenho dias ruins há tempos, então decidi terminar de ler esse livro em uma sentada só, pois sentia que precisava me desapegar de Maria. Não foi uma leitura fácil, por vários motivos - a escrita é não linear e um tanto caótica (ela justamente representa os pensamentos de Maria), além do óbvio - é uma história devastadora. Acho que esse livro não vai apetecer o gosto de qualquer um (mais pelo tipo de escrita) e muitas vezes essa obra te destrói, mas eu achei tudo magnífico. Não vejo a hora de ler mais coisas da Joan Didion. I might as well lay it on the line, I have trouble with as it was. I mean it leads nowhere.

itsfabiantunes 22/01/2024minha estante
ANNA RESENHAS I LOBE