Como Treinar o Seu Dragão

Como Treinar o Seu Dragão Cressida Cowell

Resenhas - Como Treinar O Seu Dragão

Mateus 01/01/2011

Será que dizer que estou esperando por este livro a minha vida inteira é exagero? Acho que não! Como Treinar o Seu Dragão tem exatamente tudo aquilo que eu sempre gostei em um livro: muita aventura, fantasia, ótimas cenas de ação, ilustrações incríveis, personagens hilários e por trás de tudo um clima de bom humor irresistível. Quando vi sua capa, foi mais um desses casos de amor a primeira vista que acontecem comigo, mas infelizmente demorei algum tempo para tê-lo em mãos. Quando finalmente isso aconteceu, comecei a ler e não parei mais. Depois de poucas horas já havia terminado de ler e havia me tornado um grande fã de Cressida Cowell.

O livro conta a história de Soluço Spantosicus Strondus III, um garoto viking herdeiro da famosa Tribo dos Hooligans Cabeludos. O problema é que ele é diferente de todos os outros vikings: é baixinho, fracote, cheio de sardas e não luta bem. Porém o que não falta nele é coragem, bravura e muita inteligência. Quando ele pega um dragão extremamente normal e sem dentes (ao contrário do que esperavam), as coisas pareciam estar totalmente perdidas. Mas Soluço, junto de seu novo companheiro, irão se mostrar uma ótima dupla e vão tirar a Tribo dos Hooligans Cabeludos de muitas enrascadas.

Posso dizer com toda a certeza que é completamente impossível não gostar e não se divertir com Soluço e seu dragão desobediente Banguela. Os dois são uma dupla tão improvável, e heróis tão aparentemente impossíveis, que nos vemos vidrados no livro apenas para saber como irão ser suas aventuras. Todos os personagens são incrivelmente bem feitos e carismáticos, e ao término do livro nos despedimos de todos eles com grandes saudades.

As ilustrações e o acabamento do livro são sensacionais! Acredito que de tão mal feitos, os desenhos acabam se mostrando uma grande obra de arte. Durante a leitura de Como Treinar o Seu Dragão tive realmente a impressão de que estava lendo um antigo livro viking sobre dragões. É um desfile de traços e rabiscos indescritível.

Quem ainda não leu Como Treinar o Seu Dragão não sabe o que está perdendo. Embora seja um livro pequeno e simples, não deixa de ser rico em detalhes, ilustrações e claro, muito bom humor. A cada página nos divertimos mais e mais, e Soluço passa a ser um herói diferente de qualquer outro. Sem dúvidas esta é uma das melhores séries que descobri esse ano. Recomendo!
Matheus Caixeta 01/01/2011minha estante
Mais uma vez, uma ótima resenha ;)

hpsoares 02/01/2011minha estante
Estou tentando ter esse livro a um tempão, mas ainda não arranjei espaço na minha listinha de "livros que tenho que ler". Incrível resenha, como sempre!

Evy 03/01/2011minha estante
Que ótima resenha!
Esse livro é realmente encantador!

Iasmine 28/06/2012minha estante
Estava interessada em ler esse livro, seu comentario me convenceu. Obrigada por dividir sua opinião! :)

Gabi 29/01/2015minha estante
Um verdadeiro escritor é aquele que faz você acreditar que sua história é real.
A história e a escrita são tão fascinantes que o tempo todo eu fiquei me perguntando se Soluço Spantosicus Strondus III realmente não existiu rs
Ótima resenha =)

Aldo.Dirceu 04/03/2022minha estante
Como eu faço pra ler?

Belcar_o 23/02/2023minha estante
EXATAMENTE, httyd é no resumo da minha infância, e até hoje sou apaixonada pela história, pelos personagens, e principalmente pelos gêmeos, cabeça dura e cabeça quente. Posso ler e assistir isso que nunca vou enjoar.

Franciele.Puhl 12/01/2022

Como treinar o seu dragão
Se você acha que esse é um livro infantil, peço que refaça sua ideia sobre este livro, a capa traz um pouco da ideia de infantilidade, mas olha, não se julga um livro pela capa né?
A leitura dele é super fluida e de tão bom de ler em uma hora você termina ele.
Sobre a história, é reviravolta em cima de reviravolta, tudo te surpreende.
Por fim, super recomendo, principalmente se você está iniciando na leitura.

Mauryane 18/02/2023

Leitura agradável, com bom envolvimento e rápida. Deu vontade de ter um dragão.. ou não, melhor não....

Bruna.Ceccato 22/01/2024

A melhor saga
Essa resenha será enorme.
É impressionante o quanto essa saga é bem escrita e planejada. Todo ano eu releio os livros, e nunca me canso dessa história. A autora planejou todos os detalhes, que faz com que a cada livro a história vai crescendo e se desenvolvendo, e tudo, tudo mesmo chega ao final com um propósito.
No início as aventuras de Soluço são leves, juvenis. Porém a medida que os livros vão avançando você percebe que até a escrita cresce, e se surpreende com lições sobre coragem, sobre dever, sobre caráter. É como se a autora nos trouxesse para a infância, e nos permitisse crescer com Soluço. Os personagens são complexos na medida certa, sem perderem a graça e sem serem apenas um mero alivio cômico. É claro que se você for um adulto como eu, será capaz de entender nuances que uma criança não consiga, o que me encanta mais ainda sobre essa história. (Principalmente nos relacionamentos entre Soluço e seus pais, e com seu primo Melequento, que faz bullyng com ele).
Agora, falando especialmente desse primeiro livro. Que obra prima senhores!
Soluço é aquele menino que todos esperavam muito. Mas que como muitos de nós, não conseguimos atender a essas expectativas. Seu pai é o chefe da tribo, e Soluço é tudo que não se espera de um futuro herdeiro viking. Ele é ruim em todas as matérias de como ser um viking de respeito. Ele ama a natureza, ele não gosta de brigar. É magricelo e digamos que desprovido de "beleza". Para ajudar, seu primo mais velho (que era o herdeiro antes de Soluço nascer), é tudo que se espera de um futuro viking. Alto, forte, e sabe se dar bem em aterrorizar e ser um "brutamontes". Soluço possui um peso enorme nas costas por não ser o que esperam que ele seja. Ele não parece ser um herói.
Soluço ama dragões. Ele frequentemente demonstra seu carinho por eles e o quanto NÂO aceita que essas criaturas sejam escravas. Ele aprende falar a língua dos dragões, mesmo sendo proibido. Trata Banguela da forma mais mimada possível, se recusando a ser um "mestre" pois entende que dragões não deveriam ser escravos. Mesmo isso lhe custando a expulsão da tribo durante o primeiro volume ( no fim tudo se resolve).
Agora, pontuando sobre o filme (aquela coisa).
Sei que muitos conheceram a saga pelo desenho. E me revolta ler as resenhas comparando com o filme, como se aquela porcaria fosse o original. Não, simplesmente parem. O livro é o original!!!! e é muito triste ver o que fizeram com os personagens.
Primeiro de tudo, não existe soluço bonitão herói. E isso é muito importante ressaltar, pois Soluço é um menino comum, que aprende a lidar com seus traumas, sofre bullyng e não se encaixa nos padrões de filho de chefe. E é muito bonito ver ele superando isso durante a saga.
Segundo, a tribo dos Hooligans convive com dragões. Eles vivem num mundo repleto dessas criaturas. Há dragões domésticos, há dragões selvagens, existem os que dormem no mesmo quarto que os donos e os que possuem o tamanho de uma montanha e querem destruir os seres humanos, mas seja como for, eles fazem parte daquele mundo. Não como retrataram, onde a tribo havia banido os dragões. Alias a única coisa banida era falar com eles, que o Soluço aprende, mas isso possui um motivo que a gente descobre nos últimos volumes.
E por fim o mais importante, QUE DIABOS FIZERAM COM O BANGUELA??????
Existe todo um motivo de o banguela ser daquela maneira nos livros, vamos lá. Banguela é o menor dragão de caça que já existiu! O MENOR. Soluço pega ele sem ver depois que Perna de Peixe acorda a creche dos dragões, e isso se torna o motivo de ele sofrer mais ainda por ter conseguido pegar o menor dragão da HISTORIA, enquanto seu primo e os outros vikings pegaram dragões de tamanho normal (geralmente do tamanho de cães, Banguela é menor que um gato).
Soluço passa a saga inteira conversando com ele, e Banguela é teimoso, desbocado, e extremamente " sabichão", mesmo assim criamos uma simpatia enorme pelo dragãozinho, que tem lapsos de gratidão e demonstra cada vez mais apego pelo seu humano. Aliás Banguela não tem dentes, e não cresce como os outros dragões, portanto enquanto vemos a Lagarta e fogo ficar cada vez maior ( dragoa de Melequento), Banguela ainda se esconde no capacete e colete de Soluço.
Banguela é VERDE> Sim, o dragão além de ser minúsculo é verde, que é a cor dos dragões mais comuns que existem. Perna de Peixe, melhor amigo de Soluço inventa que ele é de uma espécie rara chamada Devaneio Banguela, mas todos sabem que ele é apenas um dragão de jardim.
É justamente por esses detalhes serem de suma importância para a história que como fã da saga não consigo acreditar que tem pessoas que preferem o filme (repito, aquele lixo).
Enfim, poderia escrever um livro sobre o quanto eu amo essa história e quanto detesto aquela adaptação rs.
No fim, descobrimos o segredo de Banguela no penúltimo livro, e ai meu caro colega leitor, você entende tudo!

Mal posso esperar para ler novamente.

Thais.S 22/01/2024minha estante
Não sabia que tinha livro ??

Whos.ana 22/01/2024minha estante
caramba tem livro?

~dreamer~ 22/01/2024minha estante
Eu sei da existência da saga há anos, mas nunca fui atrás para comprar os livros; admito que sua resenha reavivou, e muito, a minha vontade de lê-la :)

Bruna.Ceccato 22/01/2024minha estante
São 13 livros da saga, sendo que um seria mais como um conteúdo extra, que é pela visão do Banguela.
O primeiro é um história bem leve, que serve de introdução ao mundo de como treinar seu dragão.
A partir do segundo conhecemos o grande vilão da saga, o Alvin.
O Alvin não aparece em todos os livros, o que dá um respiro na "formula" de escrita da autora.
No livro 10 e 11 nós descobrimos os motivos de Soluço ser da maneira que é, o porque de a língua dos dragões ser proibida e o grande segredo de banguela.
A partir do livro 5, a história passa a ser mais canônica, então é mais interessante ler por ordem certinho, apesar que a autora sempre avisa no meio da história quais livros você deve ter lido antes de avançar, sendo que só os 3 últimos é necessário ler mesmo em ordem correta.
Essa é uma história de um garoto que se transformou em herói do jeito mais difícil.
Só leiam gente, vocês vão amar !

Jeniffer 12/09/2020

Leitura leve, dinâmica e bastante engraçada. Recomendado a todas as idades.

Tigorc 21/06/2022

Minha experiência
Primeiramente, as ilustrações além de serem engraçadas eram mt boas. Eu amei isso, eu juro pra vcs. Eu percebi q de vez enquando era Soluço q narrava a história e na outra era o autor, se eu n me engano esse tipo de narrador se chama "narrador-oniciente". Como todo livro, esse tem aquelas partes em q são meio chatas, mas na maioria a história prende a pessoa pra saber oq vai acontecer e isso é mt bom.
LEIAM GENTE!
DANILÃO1505 22/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Tigorc 22/06/2022minha estante
Vlw?

Mari 27/04/2022

relendo pra relembrar essa saga perfeita
tô tentando superar uma mini ressaca literária, então peguei essa saga que eu já li apenas porque sei que é incrível. não tem defeitos, amo os desenhos e a forma que a escritora escreve. recomendo para todas as idades

Ray 15/11/2022

Um amorzinho juro
Como treinar o seu dragão é minha saga conforto, choro e surto todas as vezes.
Eu ainda prefiro bem mais o filme MAAAAS adorei a experiência de ler o livro. É um complemento muito bom.
Obs: chorei no final msm sabendo q aql era só o pico de emoção ??

Miguel 17/02/2023

Como Treinar seu Dragão
Hilário os nomes muito bons os personagens são icônicos o filme é bem diferente mas os dois são bons e também banguela é mais engraçado no livro
A parte em que tem o livro premiado por ser fruto de uma extensa pesquisa eu achei q teria mais q uma frase de informação q é:
A regra de ouro para treinar um dragão é GRITE COM ELE!!!!!!!!!!!

Flavia 04/10/2012

Adoráveeeel!
Soluço Spantosicus Strondus III é um garotinho magricela, simpático, inteligente e gentil, filho e herdeiro do grande guerreiro e chefe da Tribo dos Hooligans Cabeludos: Stoico, O Imenso. O problema, é que se trata de uma tribo de Vikings, onde simpatia, inteligência e gentileza não são características comuns nem aceitáveis entre esses habitantes singulares, pois são todos tapados, peludos, grandalhões, bárbaros e mal educados, inclusive as mulheres rsrsrs.
Stoico quer que Soluço lhe traga muito orgulho, quer que ele se destaque entre os outros garotos e se comporte como um verdadeiro viking, principalmente por ser o único herdeiro da Tribo, mas isso está muito longe de acontecer... Soluço é motivo de piada entre os garotos, o que para seu pai, é uma vergonha eterna.

Como parte do Programa de Iniciação em Captura de Dragões, um tipo de treinamento viking que recebem, os garotos devem sair para capturar/roubar filhotes de dragões sorrateiramente e sem acordar os outros que estão dormindo. E eles nem podem sonhar em voltar sem um dragão, caso contrário são castigados e banidos da tribo... Chegando lá, Soluço, morrendo de medo e depois de muita confusão, consegue capturar seu dragão, confiante que ele seria terrível o bastante para impor respeito e calar a boca dos outros garotos. Mas o que ele não esperava, era que o dragãozinho que conseguiu capturar as cegas, não passava de um reles dragão de jardim, minúsculo, preguiçoso, mimado, teimoso, debochado, mal educado e sem um dente sequer na boca: Banguela é total e completamente o oposto do que deveria ser o dragão de um futuro chefe da tribo...

Após voltarem, os meninos devem treinar seus dragões rigorosamente, mas Soluço se recusa a seguir as instruções do livro "Como Treinar o Seu Dragão", do Prof. Tosco Traste, que diz muito direta e claramente em seu único capítulo que a regra de ouro do treinamento de um dragão é GRITAR COM ELE! (quanto mais alto melhor), para adestrar Banguela, e resolve utilizar o "dragonês", o idioma dos dragões, que aprendeu secretamente (pois Stoico proibiu o idioma), após muito tempo os observando.

Mas o que deveria ser uma relação de respeito e obediência de mestre viking com seu dragão, acaba virando uma amizade super engraçada, maluca e cheia de confusão, pois Banguela é o personagem mais terrível e folgado que já existiu, que não dá a mínima para que Soluço fala, mesmo que isso seja de extrema importância, principalmente quando se sente ameaçado ou se vira alvo de risadas. Ele não deixa nada barato! Banguela veio pra causar!

O livro se trata das memórias de Soluço que, agora idoso, nos conta sua própria história quando era criança e enfrentou diversos perigos e aventuras junto com Perna de Peixe, seu melhor amigo, e Banguela. Achei isso um pouco estranho num primeiro momento, pois se é um tipo de diário, seria mais certo que fosse em primeira pessoa, mas não é. O livro é em terceira pessoa. Mas isso não atrapalha em nada e é só um detalhe.

Cheio de ilustrações "toscas" mas super engraçadas, é bem fácil visualizar e se familiarizar com todos os personagens, que são ótimos, e por serem vikings e ignorantes, possuem nomes esquisitos que de certa forma destacam parte da personalidade de cada um deles, como "Bafoca de Maluquício", "Bocão Bonarroto", "Melequento", "Barrigão Caído de Cerveja" e nomes hilários do tipo...

Há também várias partes, que são como páginas separadas, com instruções de treinamento, informações sobre as características dos dragões de acordo com sua espécie, e traduções do idioma dragonês espalhados pelo livro. A diagramação é ótima, as letras são grandes, as frases em dragonês tem a fonte diferente, as folhas são amareladas, e a narrativa é muito leve, envolvente e empolgante, que vai agradar leitores de todas as idades. Simplesmente me encantei pela série e virei fã da autora e do mundo fantástico que ela criou! Mesmo que sem um pingo de limites, quero um Banguela pra mim! *-*

PS.: Existe um filme baseado nesse livro, mas ele não tem NADA A VER com a história...

Vinicius.Novo 20/04/2020

O livro me surpreendeu de verdade, me encantei pela narrativa, pelos personagens e pelo desenvolvimento da história. Adoro o fato de Soluço não ser um herói convencional porém tão heroico quanto. Achei fantástico o fato de que no livro os dragões se comunicam e são mostrados como seres inteligentes.

Kelly 27/03/2021

O primeiro livro da série já trás muita aventuras, onde vemos os sufoco que Soluço passa por não ser um modelo de viking.
A história te trás muitas risadas e pode até te fazer soltar uma lágrima de tristeza.
Um livro ótimo para dar um gás nas leituras

Giovanna.Geraldo 10/08/2023

Como Treinar o Seu Dragão
Para esse livro, ergo minhas mãos e aplaudo muito.

Eu simplesmente (amo usar essa palavra nas resenhas) amei tudo no livro, os desenhos, detalhes, escrita, história e tudo mesmo. Principalmente os desenhos, são muito bons!

A escrita também é incrível e me fez ler rapidinho, muito bom de verdade. E a história é muito legal e eu gostaria que tivessem outros livros como este, eu adoraria ler mais algum como se fosse uma saga. Eu recomendo muito principalmente pra quem gosta de uma aventura e bastante humor. Com os desenhos e a história curta, aparentou ter mais foco no público infantil, mas é um livro bom e divertido para qualquer idade.
Bela 19/12/2023minha estante
Que bom que gostou! Meus amigos me falaram que é uma série sim! Tem continuações (acho que são - ao todo - 13 livros!!)

Giovanna.Geraldo 19/12/2023minha estante
GRAÇAS A DEUS? vou tentar achar o resto da série! Muito obrigada!!

Tatá 30/08/2021

Fazendo releitura para finalizar a série. O plano é ler no mínimo 2 livros da série por mês
Livro curtinho, cheio de ilustrações e humor. Mesmo não sendo o público alvo, foi uma leitura boa, que trouxe nostalgia.

Jully Divulga Livros 24/06/2023

@cadaenredoumcrush
Para mim foi uma releitura, mas pela primaria vez estou lendo para meus pequenos que se divertiram um monte!!!! Com nomes esquisitos e divertido para a criançada, assim como podemos dar a eles diversas "lições de moral" por uma atitude ou outras de personagens com índole duvidosa. Infelizmente preparamos nossos filhos peo mundo e pessoas ruins existem em qqr lugar.