O marido perfeito mora ao lado

Felipe Pena

Resenhas - O marido perfeito mora ao lado

Julia 08/02/2013

O marido perfeito que me encantou!
Bem não sou especialista sobre críticas de livros, profissional dessa parte da comunicação ou uma biblioteca humana. Na verdade, leio porque gosto e tenho minhas opiniões sobre cada livro lido. É por isso, que ao ler "O Marido Perfeito Mora ao Lado" tive algumas impressões sobre este:
Primeiro - Confesso que demorei a entender o início do livro, achei um pouco complexo, então tive que voltar e reler para ver se era o que eu pensava que fosse.
Segundo - Mesmo depois de demorar para ler e entender o contexto da história comecei a achar o sequestro muito interessante e como leio e imagino a cena, eu já estava sendo uma CSI para tentar descobrir quem eram os autores do sequestro e por que o fizeram. Nessa hora, destaco as páginas 77 e 78 as quais marcaram meu sentimento sobre o livro. Quando cheguei nessas páginas, foi engraçado, por que eu já queria saber quem era e fiquei louca para saber o que estava escrito no papel, foi nessa hora que eu não consegui mais parar de ler.
Terceiro - Acho que a descrição dos personagens e de algumas cenas foram perfeitas, não tenho do que reclamar sobre descrição. Comprovei isso, principalmente, na página 159 com a manhã de Pastoriza e Nicole. Essa cena foi chocante!
Quarto - Gostei muito do desenrolar da trama e o final foi de muito bom gosto, o achei inteligente.

Bom, resumindo essas foram algumas impressões que tive e estou muito satisfeita pela compra do livro, recomendo para quem quiser comprar, ainda mais agora na internet também. E por fim, já estou pronta para ler o próximo Felipe. Abraços!

Joana Cabral 13/03/2012

Li, gostei e recomendo!
Quando comecei a ler “O Marido perfeito mora ao lado” tive duas impressões: a primeira de que o título não correspondia ao livro, e a segunda, de que a sinopse não dava conta da história.

Na medida em que avançava a leitura, confirmava para mim que a sinopse estava totalmente equivocada. E também que poderia retirar sem dano algum ao livro, todos os capítulos da “Terapia”.
Estava convicta!

Com o que não contava era que, assim como na vida, podemos, na leitura, não enxergar o que está escrito, e sim o que trazemos engessado por nossas experiências. Acabamos por fazer a leitura do que os nossos símbolos reconhecem, e na maioria das vezes, já sabemos de antemão o final. E isso me acendeu um alerta de leitora!

O livro:
O "Marido perfeito mora ao lado" é ambientado numa clinica de psicologia para alunos formandos da universidade. Entre atendimentos a clientes, supervisão com a orientadora e o grupo, os personagens são apresentados.
O sequestro de Marcus, integrante da equipe de terapeutas, mexe com a rotina das alunas e dos analisandos. Principalmente Nicole, que é namorada do rapaz e Raquel, ex-namorada.

São vários os suspeitos; gradualmente vamos formando nossa opinião na tentativa de descobrir o suposto sequestrador.
E somos surpreendidos a cada história de vida, revelada de capítulo em capítulo.

O livro me fisgou pela fluidez da narrativa, pelos momentos de suspense e pela investigação do ser humano com tantas fraquezas, mas com igual capacidade de superar-se.
Não há a “descoberta”, não há “(a) ou (o) vilão", muito menos o “culpado”, somos todos seres complexos com nossos opostos debatendo-se ao longo da vida.
O único problema é que, em alguns casos, podemos ser bem mais do que simplesmente um...
Claro que cheguei ao final da leitura com uma (nova) convicção, a de que todas as peças da trama se encaixavam; de que a sinopse fazia sentido e, principalmente, de que não se podia tirar uma vírgula dos capítulos "Terapia".
Amei!

Kessy 22/01/2012

Um título que pouco revela do livro
Uma história muito boa! Muito bem escrita. Uma história de mistério, interligando a vida de várias pessoas e seus segredos mais guardados. O livro prende o leitor. A Mistura de romance policias com psicologia é instigante.
O autor sabe escrever, sabe do que fala. Me deliciei com suas definições. Um mistério que vai ficando mais e mais emaranhado a cada capítulo. No começo parece que os capítulo nao tem ligação entre si, para depois tudo se encaixar perfeitamente. Final surpreendente!
Grata surpresa esse autor nacional!
Adorei a teoria que ele coloca nos livros.É um livro muito bem escrito, texto bem detalhado, com momentos que prendem

Livy 12/05/2011

Um livro curto e grosso!
{ para ler a resenha completa acesse | nomundodoslivros.blogspot.com }

Surpreendente. É assim que eu definiria o livro. De início eu tinha a impressão de que o livro seria uma comédia ou sátira, uma "novela". Mas me enganei.
Com uma narrativa inteligente e uma trama muito bem desenvolvida, Felipe Pena nos envolve na psique humana e nos sentimentos dos personagens.
De forma simples e sem rodeios nos mostra como "funciona" a mente humana com personagens que precisam de psiquiatra urgente! rsrsrs.
Brincadeiras a parte, gostei muito do livro. Vamos ser sinceros, a capa não chama a atenção, mas tem tudo a ver com o tema.
Uma coisa que eu acho que faltou, é a descrição de alguns personagens que foram um pouco vagas. E mais uma coisa, Felipe não nos poupa não! Sua linguagem é direta e em alguns momentos até explicita, em outras usando gírias, mas tudo dentro do contexto do livro, e da mente dos personagens. Adorei o jeito inovador de mesclar a psicologia com a narrativa do livro.
O mistério do crime, nos deixa loucos, a ponto de desconfiar de tudo e de todos. Uma sacada bem inteligente, foi no penúltimo capitúlo, em que o autor nos faz, por um breve momento, duvidar da certeza. Como ele mesmo diz no livro: "a única certeza é a dúvida e vice-versa".
Uma personagem de que gostei muito foi a Raquel. Se drama pessoal nos envolve e nos faz torcer pra que algo bom aconteça por ela. Ainda falando dos personangens, realmente o que você percebe é que cada um está mais preocupado consigo, e tem um sentimento que poderiamos dizer, define o livro e o titúlo "o marido perfeito mora ao lado", porque esses personagens não se contentam com o que tem, e buscam sempre "mais".
Uma outra coisa que devo ressaltar, e achei muito interessante foi os títulos dos capitúlos (casais, terapeutas, libido, ego, ansiedade, terapia, obsessão, compulsão, histeria, transferência, terapia, édipo, ética, terapia, perversão, aversão, diversão, terepia, loucura, sanidade, desejo, dor, terapia, fantasia, memória, narcisismo, angústia, persona, sublimação) UFA!

Vou colocar um trecho do livro, que ao meu ver, define bem o contexto:

"Desejar é um verbo intransitivo. O desejo é autônomo, autosuficiente, independe do objeto desejado. Não que o objeto não seja importante, mas ele é apenas secundário diante da pulsão, que nunca se satisfaz. Para toda demanda explícita existe uma outra, implícita, que é inalcançavel, pois sempre se renova. Por isso, nunca estamos satisfeitos. O carro do ano só vale se for o carro do ano que vem. Para um milionário, o importante é o milhão seguinte. Quem compra o primeiro apartamento, logo quer reformá-lo ou se mudar para um bairro melhor. A satisfação está no que falta, não no que existe. Postanto, a busca é eterna, não se realiza. "

Danni 01/04/2011

Várias vezes pensei em largar o livro, é muito cansativo, enrolado.
Conta a estória de vários personagens, vários mesmo,porém nenhum deles tem descrição.
Achei um pouco auto-ajuda, deve ser por isso que não gostei!

Ana Cristina 21/01/2011

Gostei do estilo de escrita do Felipe Pena, é fluido e não dá vontade de parar de ler. Como leio no ônibus no trajeto casa x trabalho x casa, sempre calhava de parar num ponto da trama que era atraente, e ficava o dia todo lembrando, me perguntando qual seria o desenrolar daquela situação.

Adorei a mistura e a explicação de forma bem leve, dos pontos psicanalíticos. A diferenciação entre psicose e psicopatia.

Mas, achei que a estória das personagens emboladas demais. Por mais que se inspirasse na clínica, as vidas não são tão enroladas. Ou será que são.

Quanto ao título, já vi pessoas achando que não é adequado mas discordo. Afinal a vida alheia sempre parece perfeita ao nosso olhar, até que quando acontece deixar de ser alheia e ser nossa, percebemos que ali não havia perfeição. Ou será que somos nós que estragamos a perfeição?

Angela Grazi 13/12/2010

Nil 08/11/2010

Um bom romance brasileiro
Nunca tinha lido nada desse autor e gostei muito do seu estilo. Ele tem uma narrativa enxuta, com uma linguagem adequada aos seus personagens, personagens bem construídos e uma história que prende a atenção do início ao fim. Recomendo!

Lily 26/10/2010

Ganhei este livro de aniversário de uma amiga que tentou me azucrinar com o título. Se enganou, tadinha! A história não tem nada a ver com romances, auto ajuda ou chick-lit. Trata-se de uma mistura de gente doida, crime organizado, corrupção, sequestro, tudo se passando no Rio (sem ironias). É muito bem escrito, de um autor que eu não conhecia e que devo alardea-lo (?) daqui pra frente, pois o cara é bom! Por ser brasileiro, tem meu voto, pois aqui está um talento não muito divulgado pelo skoob. Recomendo!

Marcinhow 03/10/2010

marcinhoweoslivros.blogspot.com
Olga, Carlinho, Nicole, Marcus, Jurema, Bibiano, Raquel, Samantha, Karen, Virgínia, Pastoriza, Arlindo, Etelvina e Rogério. Pessoas de verdade (ou não) que irão fazer parte do seu cotidiano, e tenho certeza, você conhece pelo menos uma pessoa que se parece com um desses personagens.
O Marido Perfeito Mora ao Lado, nos transporta para os bastidores de uma universidade, com foco nos alunos e professores da psicologia, ah e é claro, nas consultas de Olga e Carlinho, dois pacientes super carismáticos que me tiraram algumas gargalhadas...

PAra continuar lendo esta resenha, acesse o meu blog:

naniedias 04/08/2010

O Marido Perfeito Mora ao Lado, Felipe Pena
Nicole, Samantha, Karen e Raquel já estão na sala em reunião com a professora Jurema para relatar as suas experiências e dificuldades. Apesar da ausência de Marcos, o quinto integrande, e único homem, do grupo, Raquel já está comentando sobre um dos casos que atendeu.
Jurema é a professora responsável por orientar o grupo. Todos cinco são estagiários de psicologia e atendem na clínica da universidade durante a semana. Como ainda não são profissionais, eles utilizam a ajuda da professora, para conseguir levar os casos até o final.
O encontro prosseguia, quando Pastoriza, o diretor da faculdade, entra em cena para anunciar o sequestro de Marcos.
Quem é o culpado? Por que esse crime foi cometido?
Leia o livro e descubra porque Marcos foi sequestrado. E que ninguém é completamente inocente.

O que eu achei sobre o livro
Eu amei o livro. Já tinha lido algumas resenhas, então já esperava que a história fosse boa, mas a história é maravilhosa! Com muitas surpresas, reviravoltas, intrigas, paixões e muita psicologia, o livro é uma leitura muito agradável!
Adorei a psicologia que está intrínseca ao livro. Durante toda a leitura, o autor mostra um pouquinho de psicologia para o leitor.
"O melhor da festa é esperar por ela. Nunca ouviu isso? É uma citação de Proust: a meta está no próprio caminho, naquilo que você az durante a caminhada. O que viveu, como viveu para quem viveu. Isso é que importa."
Com uma linguagem sofisticada, embora não seja complexa, o livro não é de difícil leitura.
Os personagens são muito bem construídos, com personalidades marcantes - o que torna o livro ainda mais interessante. Seu enredo contemporâneo, torna a leitura ainda mais agradável.
O mais interessante de tudo? Os personagens. Eu gostei muito dos personagens, que são muito bem construídos e muito reais em seus gostos e desejos. A história em si também é muito boa e tem um quê de romance policial (gênero que eu gosto muito) que deixa a trama ainda melhor. O tempo todo está em xeque quem é o culpado pelo sequestro do Marcos. E durante todo o livro você é conduzido pelo autor a ter dúvidas quanto o caráter dos personagens que estão na trama.
Livro nacional muito bom, super recomendado para todos!

Nota: 10
Dificuldade de Leitura 6

Mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com

Dri Ornellas 22/09/2010minha estante
Eu achei que o título não teve muito a ver com a história. Na verdade, esse título me enganou!! Pensei que o livro seria totalmente diferente por conta dele...rs

Betinha 03/08/2010

O Marido Perfeito mora ao Lado
Tudo começa com uma simples terapia de casal … Temos uma mulher angustiada tentando salvar seu casamento e um marido bem “mongo” … Com o passar das sessões a própria psicanalista se envolve com o caso, compartilhando assim a angustia ali contida não só com seus colegas de faculdade mas com a supervisora … Acontece então algo que ninguém aguardava, um seqüestro, com um dos garotos mais “rico” da região e também aluno de psicologia … Todo o pessoal da faculdade fica envolvido com esta trama, simples psicólogos se tornam investigadores. Os alunos mostram sua verdadeira cara e professores mostram sua indignidade … Os terapeutas tentam descobrir quem é culpado pela incomunicabilidade entre homens e mulheres? Questões como esta que muitos pensadores não conseguiram descobrir!

Bem como podemos ver tudo é meio louco … podemos ver que quando perdemos algo que nos pertencia … aquele “objeto” perdido nos torna perfeito … muitas armadilhas de amor são mostradas neste eletrizante livro … a partir do seqüestro do rapaz, tudo fica com um ar pesado, a polícia tentando descobrir quem organizou o seqüestro, um homem poderoso tendo que confessar seus pecados “falcatruas” para a mídia … e ainda tem o casal frustrado tentando resolver a relação … Se eu contar muito do livro, depois que graça tem … por que uma parte completa a outro … Vamos organizar da seguinte forma … O Marido perfeito mora ao lado do autor Felipe pena está nos trazendo um enredo diversificado, mas ao mesmo tempo nos mostrando o que cada pessoa realmente é, seu cotidiano, vemos várias personalidades com a mesma pessoa, uma história de amor e ódio … a narrativa do livro é bem articulada e de fácil compreensão … o leitor ficará intrigado do começo ao fim … fazendo com que a gente não perca o prazer da leitura … um ponto importante e que achei muito interessante neste livro pois nunca tinha visto em outro foi que … como a história se passa do Rio de Janeiro … muitas pessoas tem contato com o pessoal das favelas … então alguns personagem mostram a linguagem que é usada, o jeito de tratar as pessoas e também temos algumas cenas mostrando o que ocorre não só na favela mas também na casa do pessoal rico … a forma como eles descriminam os outros … nossa tudo tão real …

O livro é maravilhoso … adorei … bem louco … no começo pensei que não ia gostar por que parece ser bem psicológico … tentando dar aquela lição … mas depois quando fui acompanhando os sentimentos dos personagens … suas atitudes e as histórias por traz de cada um … não larguei mais o livro … li ele em um dia … toda a história é ao mesmo tempo simples e direta … nada de lenga lenga … como eu leio muitos livros de fantasia e coisas do gênero, poucas vezes pego um livro com uma linguagem mais adulta … o escritor sabe como usar as palavras … sempre maduro e as vezes bem imprevisível.

Então como eu havia comentado, a maioria dos personagens são alunos do curso de psicologia ou professores … cada pessoa tem seus segredos, não é verdade, alguns bem macabros ou muitas vezes bem diferentes … então antes de descobrirem quem realmente era o autor do seqüestro, cada personagem era investigado até o ultimo e algumas pessoas realmente não são o que a gente pensa que são … O.o Bem ai vocês vão ter que ler o livro para saber o podre de cada um, e olha que são coisas bem inusitadas ( para min pelo menos ).

Como faço magistério eu tive psicologia, e achei muito interessante tudo que foi relatado sobre o assunto ( apesar que o meu era psicologia infantil ), mas quem gosta de saber sobre a mente humana, vai adorar o livro, por que ele é bem claro em relação as explicações … Recomendo com certeza … Primeiro pela história, porque no final eu fiquei … nossa sério que é este o autor do seqüestro … fiquei de cara com o final … tantas possibilidades e depois bummmm … rsrs adorei … Bem segundo que o livro nos ensina muito sobre a vida, o relacionamento em casal, como realmente somos em um casamento … e como agimos diante de tantos sentimentos … o medo, a dúvida …

Bianca 26/07/2010

O marido perfeito mora ao lado - Felipe Pena
Comprei esse livro em abril e consegui lê-lo apenas na semana passada, em virtude da minha longa lista de livros esperando para ser lidos, que aumenta a cada dia.
“O marido perfeito mora ao lado” me trouxe uma história surpreendente em que ninguém é o que o parece ser.
Se a intenção de Felipe era prender o leitor dou-lhe os meus sinceros parabéns porque foi perfeito!
O livro é envolvente, a narrativa nos liga diretamente aos personagens e passamos a procurar nas entrelinhas quem é o culpado pelo crime. Todos são suspeitos. Extremamente inteligente em nos guiar e confundir, num mundo real, completamente verossívil. Afinal, nos dias atuais, nunca sabemos quem é quem de verdade.
Felipe Pena coloca na favela os estudantes de classe média/alta de psicologia, monstrando-nos o tráfico, o poder do dinheiro, a lascívia, e muito mais. E o faz naturalmente, sua história não vendida a nós, ela é doada, invade-nos, preenche-nos até a última linha em que suspiramos e dizemos: “Nossa!”
Um trecho me marcou demais e o transcreverei a vocês. Acredito que descreva bem o que é esse livro.
“A verdade é um mosaico. Um cruel mosaico em que as peças nunca se encaixam. O tipo de quebra cabeças que justifica o nome e tem a recomendação de idade escrita na caixa: proibida para menores de duzentos anos. A verdade é construída, reconstruída, interpretada, reinterpretada. Está inserida em complexas teias de conexões, indeterminações de ambiguidades. A verdade se desmancha no ar.”
Recomendadíssimo!
Logo Record Para quem está interessado e ansioso por esse livro, receba a feliz novidade: em parceria com Felipe Pena e a Editora Record sortearemos um exemplar. Aguardem!

logo skoob
"Skoob é uma rede colaborativa brasuca que eu acabei de conhecer e estou fascinada"

Blog - Sedentário & Hiperativo