O marido perfeito mora ao lado

O marido perfeito mora ao lado Felipe Pena

Resenhas - O marido perfeito mora ao lado

Lisania.Faria 26/10/2010

Ganhei este livro de aniversário de uma amiga que tentou me azucrinar com o título. Se enganou, tadinha! A história não tem nada a ver com romances, auto ajuda ou chick-lit. Trata-se de uma mistura de gente doida, crime organizado, corrupção, sequestro, tudo se passando no Rio (sem ironias). É muito bem escrito, de um autor que eu não conhecia e que devo alardea-lo (?) daqui pra frente, pois o cara é bom! Por ser brasileiro, tem meu voto, pois aqui está um talento não muito divulgado pelo skoob. Recomendo!

Nana 15/06/2010

Diferente e criativo!
Este livro me surpreendeu pois foi bem diferente do que eu esperava. Achei que a estória seria sobre relacionamentos, traição, casamento e coisas afns. Até trata destes assuntos, mas tem muitas coisas além como: sequestro, assassinatos, tráfico de drogas, política e uma boa aula de psicologia.
Gostei bastante! Em nenhum momento a leitura ficou monótona. Tem bastante ação, aventura e vários personagens interessantes.
Uma coisa que me chamou atenção e achei muito criativo,é que no início do livro o autor colocou uma lista com o nome e a descrição de cada personagem. Caso o leitor se perca no meio do livro, é só voltar lá e identificar quem é aquela pessoa.
Muito legal! Mais uma literatura brasileira de ótima qualidade!

Tathy 05/07/2010

O marido perfeito mora ao lado por Felipe Pena
Confira a resenha completa com links ativos, foto, booktrailer no blog www.tathy.com.br

Título Original: O Marido perfeito mora ao lado
Editora: Record
ISBN: 9788501088468
Número de Páginas: 304
Ano: 2010
Avaliação: 4 estrelas - Muito bom!

A incomunicabilidade entre os casais, a dificuldade em entender o outro, as armadilhas do amor. Tudo isso embrulhado em um enredo lúdico e bem articulado, que resgata o prazer da leitura. Definindo O MARIDO PERFEITO MORA AO LADOcomo uma história de amor, Felipe Pena enreda o leitor com as diferentes narrativas sobre aspectos diversos da alma e do cotidiano. “Quero fazer o leitor virar a página. Se você disser que não conseguiu largar o livro terá feito o melhor elogio que eu posso receber. Esse será meu maior prêmio”, afirma o escritor.

O marido perfeito mora ao ladoé um livro alucinante, intenso e ao mesmo tempo simples e objetivo. O estilo de narrativa de Felipe Penaé incrivelmente bom, de uma forma madura, adulta, imprevisível, como a tempos eu não lia.

Conta a história de vários personagens, em sua maioria, psicólogos ou estudantes de psicologia. Marcus, um destes estudantes, é sequestrado na entrada do campus da faculdade e de forma surpreendente, só conheceremos o “autor” do sequestro no final do livro. Mas até que isso aconteça, a vida dos outros personagens é desnudada (literalmente, hehehe). Isso faz com que o conheçamos profundamente? Nem pensar…

Ler o marido perfeito mora ao lado foi até um pouco mais da metade, lento, em certos pontos cansativo. Não porque a narrativa não fosse interessante, ou a história em si, mas foi descritivo e dissertativo, de um modo que não me agrada ao ponto de passar a noite acordada lendo. Em diversos momentos senti falta dos diálogos tão bem estruturado entre os personagens “rodrigueanos”. Mas em um determinado momento, o livro me prendeu tanto que li as mais de 100 páginas que faltavam em uma hora. A história é tão envolvente que Felipe em alguns momentos lembrou-me meu queriiiido Sidney Sheldon.

Mais que recomendo o livro. Principalmente para os admiradores da “psique” humana. Quem entende um pouquinho de psicologia ou que gosta do assunto (como eu), o livro é uma aula a parte.

O vídeo abaixo é referente à um dos trechos do livro. Tem participação especial do escritor :) Felipe Pena e a atuação perfeita de dois atores que infelizmente eu não conhecia ainda. Quando comecei assistir o vídeo, fiquei toda arrepiada. Imaginando que delícia seria estar em um teatro lotado assistindo O marido perfeito mora ao lado.

Sobre o autor:Parceirão do meu bloguinho, escritor, psicólogo, jornalista e professor da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Literatura pela PUC-Rio, Pós-Doutor em Semiologia pela Université de Paris/Sorbonne III e ignorante por conta própria. Autor de oito livros acadêmicos e dos romances “O Analfabeto que passou no vestibular”(ed 7 Letras, 2008) e é claro, “O marido perfeito mora ao lado” (ed. Record, 2010)

Gostou da resenha? Ficou com vontade de ler? Sabia! Por isso eu, o Felipe e a Editora Record sortearemos um exemplar. Mas esta promoção será diferente da que vocês estão acostumados a ver por aqui. Esta promoçãoserá para os leitores do blog, mas que também são usuários do twitter.
naniedias 17/11/2010minha estante
Eu adorei esse livro ^^

Matheus 01/10/2021

A trama é bastante interessada e se passa entre as clínicas da faculdade, os bancos dos alunos e os envolvidos em um crime. A descrição das cenas é muito rica e tem alguns pontos de reflexão bem interessante. No final fica claro de onde saem algumas inspirações intelectuais, que estão bem situadas na obra. A história é envolvente e as personagens muito reais, ficando claros alguns estereótipos (que nem sempre são o que parecem) e o que preferem esconder aos demais...

Luana Marques 27/06/2020

O nome do livro me remeteu a algum livro de auto-ajuda, nem cheguei a ler a sinopse entender que era um romance. E logo no primeiro capítulo o livro já me prendeu. É uma história bem feita, que gira em torno de uma universidade, grupo de psicólogos formandos e de um sequestro. Gostei bastante do livro, minha única crítica seria nas últimas páginas, que não tem muitas surpresas ou revelações por serem reveladas umas páginas antes, mas é um detalhe que não deixa a história menos interessante. Recomendo muito a leitura!

Déia 09/03/2015

O MARIDO PERFEITO MORA… JURA?
A princípio comprei o livro e me interessei pela leitura, pois tinha excelentes referências a respeito do autor, além, claro, do título ser bastante convidativo: O Marido Perfeito Mora ao Lado.

Já no primeiro momento morro de rir, fico abismada com a criatividade e a riqueza de detalhes na descrição das cenas, cujas, tenho a sensação de tê-las assistido ao vivo.

Em um segundo momento uma bela ficção-realidade da elite jovem e universitária do Rio de Janeiro. A partir daí começa o suspense, intercalado com os monólogos de Olga (única participante de uma terapia de casal, nem o marido e nem a doutora têm o poder da palavra).

O livro apresenta conceitos importantes da psicologia, têm ótimos diálogos, uma linguagem clara e objetiva e uma queda para a tragédia cômica. Sem mencionar que consegue explorar de forma bem sensual e real, mas não de forma agressiva, a vida sexual dos personagens.

Felipe Pena com certeza atingiu seu objetivo. É impossível largar o livro. Cada capítulo te prende ao próximo. A curiosidade aumenta a cada parágrafo. Certamente uma grande opção de prazer através da leitura.

A única coisa que me intriga é como o livro é tão atual, mesmo sendo um trabalho de quatro anos. Tenho a sensação que ele foi escrito ontem. O autor realmente fez uma pesquisa de campo através de seus anos como aluno de psicologia e acredito que sua experiência de vida é parte fundamental da narrativa, mesmo sendo uma ficção.

Enfim, o livro tem um final surpreendente. O autor conseguiu durante a minha passagem por cada verso do livro conquistar gargalhadas, dúvidas, reflexões, angústias, curiosidade e até umas lágrimas emocionadas no penúltimo capítulo.

“A você que chegou até esta última linha, minha perene reverência.” (Felipe Pena em Notas e Agradecimentos).

A você que escreveu esta obra, minha gratidão. Foi uma leitura muito prazerosa e com grandes ensinamentos.

site: https://andreiahomem.wordpress.com/sobre-livros/

Angela Grazi 13/12/2010

Julia 08/02/2013

O marido perfeito que me encantou!
Bem não sou especialista sobre críticas de livros, profissional dessa parte da comunicação ou uma biblioteca humana. Na verdade, leio porque gosto e tenho minhas opiniões sobre cada livro lido. É por isso, que ao ler "O Marido Perfeito Mora ao Lado" tive algumas impressões sobre este:
Primeiro - Confesso que demorei a entender o início do livro, achei um pouco complexo, então tive que voltar e reler para ver se era o que eu pensava que fosse.
Segundo - Mesmo depois de demorar para ler e entender o contexto da história comecei a achar o sequestro muito interessante e como leio e imagino a cena, eu já estava sendo uma CSI para tentar descobrir quem eram os autores do sequestro e por que o fizeram. Nessa hora, destaco as páginas 77 e 78 as quais marcaram meu sentimento sobre o livro. Quando cheguei nessas páginas, foi engraçado, por que eu já queria saber quem era e fiquei louca para saber o que estava escrito no papel, foi nessa hora que eu não consegui mais parar de ler.
Terceiro - Acho que a descrição dos personagens e de algumas cenas foram perfeitas, não tenho do que reclamar sobre descrição. Comprovei isso, principalmente, na página 159 com a manhã de Pastoriza e Nicole. Essa cena foi chocante!
Quarto - Gostei muito do desenrolar da trama e o final foi de muito bom gosto, o achei inteligente.

Bom, resumindo essas foram algumas impressões que tive e estou muito satisfeita pela compra do livro, recomendo para quem quiser comprar, ainda mais agora na internet também. E por fim, já estou pronta para ler o próximo Felipe. Abraços!

Joana Cabral 13/03/2012

Li, gostei e recomendo!
Quando comecei a ler “O Marido perfeito mora ao lado” tive duas impressões: a primeira de que o título não correspondia ao livro, e a segunda, de que a sinopse não dava conta da história.

Na medida em que avançava a leitura, confirmava para mim que a sinopse estava totalmente equivocada. E também que poderia retirar sem dano algum ao livro, todos os capítulos da “Terapia”.
Estava convicta!

Com o que não contava era que, assim como na vida, podemos, na leitura, não enxergar o que está escrito, e sim o que trazemos engessado por nossas experiências. Acabamos por fazer a leitura do que os nossos símbolos reconhecem, e na maioria das vezes, já sabemos de antemão o final. E isso me acendeu um alerta de leitora!

O livro:
O "Marido perfeito mora ao lado" é ambientado numa clinica de psicologia para alunos formandos da universidade. Entre atendimentos a clientes, supervisão com a orientadora e o grupo, os personagens são apresentados.
O sequestro de Marcus, integrante da equipe de terapeutas, mexe com a rotina das alunas e dos analisandos. Principalmente Nicole, que é namorada do rapaz e Raquel, ex-namorada.

São vários os suspeitos; gradualmente vamos formando nossa opinião na tentativa de descobrir o suposto sequestrador.
E somos surpreendidos a cada história de vida, revelada de capítulo em capítulo.

O livro me fisgou pela fluidez da narrativa, pelos momentos de suspense e pela investigação do ser humano com tantas fraquezas, mas com igual capacidade de superar-se.
Não há a “descoberta”, não há “(a) ou (o) vilão", muito menos o “culpado”, somos todos seres complexos com nossos opostos debatendo-se ao longo da vida.
O único problema é que, em alguns casos, podemos ser bem mais do que simplesmente um...
Claro que cheguei ao final da leitura com uma (nova) convicção, a de que todas as peças da trama se encaixavam; de que a sinopse fazia sentido e, principalmente, de que não se podia tirar uma vírgula dos capítulos "Terapia".
Amei!

Livy 12/05/2011

Um livro curto e grosso!
{ para ler a resenha completa acesse | nomundodoslivros.blogspot.com }

Surpreendente. É assim que eu definiria o livro. De início eu tinha a impressão de que o livro seria uma comédia ou sátira, uma "novela". Mas me enganei.
Com uma narrativa inteligente e uma trama muito bem desenvolvida, Felipe Pena nos envolve na psique humana e nos sentimentos dos personagens.
De forma simples e sem rodeios nos mostra como "funciona" a mente humana com personagens que precisam de psiquiatra urgente! rsrsrs.
Brincadeiras a parte, gostei muito do livro. Vamos ser sinceros, a capa não chama a atenção, mas tem tudo a ver com o tema.
Uma coisa que eu acho que faltou, é a descrição de alguns personagens que foram um pouco vagas. E mais uma coisa, Felipe não nos poupa não! Sua linguagem é direta e em alguns momentos até explicita, em outras usando gírias, mas tudo dentro do contexto do livro, e da mente dos personagens. Adorei o jeito inovador de mesclar a psicologia com a narrativa do livro.
O mistério do crime, nos deixa loucos, a ponto de desconfiar de tudo e de todos. Uma sacada bem inteligente, foi no penúltimo capitúlo, em que o autor nos faz, por um breve momento, duvidar da certeza. Como ele mesmo diz no livro: "a única certeza é a dúvida e vice-versa".
Uma personagem de que gostei muito foi a Raquel. Se drama pessoal nos envolve e nos faz torcer pra que algo bom aconteça por ela. Ainda falando dos personangens, realmente o que você percebe é que cada um está mais preocupado consigo, e tem um sentimento que poderiamos dizer, define o livro e o titúlo "o marido perfeito mora ao lado", porque esses personagens não se contentam com o que tem, e buscam sempre "mais".
Uma outra coisa que devo ressaltar, e achei muito interessante foi os títulos dos capitúlos (casais, terapeutas, libido, ego, ansiedade, terapia, obsessão, compulsão, histeria, transferência, terapia, édipo, ética, terapia, perversão, aversão, diversão, terepia, loucura, sanidade, desejo, dor, terapia, fantasia, memória, narcisismo, angústia, persona, sublimação) UFA!

Vou colocar um trecho do livro, que ao meu ver, define bem o contexto:

"Desejar é um verbo intransitivo. O desejo é autônomo, autosuficiente, independe do objeto desejado. Não que o objeto não seja importante, mas ele é apenas secundário diante da pulsão, que nunca se satisfaz. Para toda demanda explícita existe uma outra, implícita, que é inalcançavel, pois sempre se renova. Por isso, nunca estamos satisfeitos. O carro do ano só vale se for o carro do ano que vem. Para um milionário, o importante é o milhão seguinte. Quem compra o primeiro apartamento, logo quer reformá-lo ou se mudar para um bairro melhor. A satisfação está no que falta, não no que existe. Postanto, a busca é eterna, não se realiza. "

Dri Ornellas 25/07/2010

Gostei do livro: trama interessante e cheia de reviravoltas.

Acredito que o título do livro engane muita gente que ache que se trata de uma história que aborda somente o relacionamento entre homem e mulher, mas o livro é mais do que isso: tem sequestro, loucura, brigas, e muitas outras coisas...

ThaisTuresso 25/06/2010

Um livro excelente, a começar pela narrativa, diversificada e perfeita, em contrapartida, um livro escrito com eloquência, que nos prende totalmente pelas linhas, escritas coerentemente, que prendeu-me já nos primeiros capítulos!
Sou amante nata da psique humana, e ver os protagonistas do livro, correlacionados numa trama misteriosa que começou com o sequestro de uma aluno no Campus da Universidade foi realmente significativo, a partir deste crime, o autor nos leva a caminhos novos e aos poucos os protagonistas do livro são apresentados de maneira simples e objetiva, Marcus é estudante de psicologia e estagiário da Clínica, onde alguns estudantes têm seus próprios pacientes ao mesmo tempo que estudam e levam seus relatórios regulares a supervisora da clínica e do Campus Jurema, com Marcus, também estudantes do mesmo curso e estagiários, temos vários protagonistas, que como especifiquei se correlacionam na trama do enredo.
Conforme a leitura prossegue vamos entrando na imaginação do autor e descobrindo na medida das páginas: esquizofrenias, psicopatas e pessoas que se mostram perfeitas, mas escondem segredos em suas mentes. Raquel é ex-namorada de marcus, estudante do mesmo curso e turma, Nicole é a namorada atual de Marcus, alguns anos mais velha que o namorado, está cursando sua segunda faculdade, já formou-se em Letras, Samantha, Karen e Vírginia, todos da mesma turma e que ao longo do livro nos mostraram surpresas e nos deixaram boquiabertos, que sequestrou Marcus? Qual o envolvimento real com Raquel? E quais seus reais sentimentos por Nicole?
O livro me contagiou enormemente, Felipe Pena, escreve com precisão e sabiamente, citações de Freud, Foucault, Nietzsche, Sócrates e outros grandes meandros acadêmicos acrescentaram ao livro, riqueza e sabedoria como eu nunca tinha visto, terminei a leitura, desejando que não tivesse um fim tão breve assim. Recomendadíssimo!!

KessyCosta 22/01/2012

Um título que pouco revela do livro
Uma história muito boa! Muito bem escrita. Uma história de mistério, interligando a vida de várias pessoas e seus segredos mais guardados. O livro prende o leitor. A Mistura de romance policias com psicologia é instigante.
O autor sabe escrever, sabe do que fala. Me deliciei com suas definições. Um mistério que vai ficando mais e mais emaranhado a cada capítulo. No começo parece que os capítulo nao tem ligação entre si, para depois tudo se encaixar perfeitamente. Final surpreendente!
Grata surpresa esse autor nacional!
Adorei a teoria que ele coloca nos livros.É um livro muito bem escrito, texto bem detalhado, com momentos que prendem

Marcinhow 03/10/2010

marcinhoweoslivros.blogspot.com
Olga, Carlinho, Nicole, Marcus, Jurema, Bibiano, Raquel, Samantha, Karen, Virgínia, Pastoriza, Arlindo, Etelvina e Rogério. Pessoas de verdade (ou não) que irão fazer parte do seu cotidiano, e tenho certeza, você conhece pelo menos uma pessoa que se parece com um desses personagens.
O Marido Perfeito Mora ao Lado, nos transporta para os bastidores de uma universidade, com foco nos alunos e professores da psicologia, ah e é claro, nas consultas de Olga e Carlinho, dois pacientes super carismáticos que me tiraram algumas gargalhadas...

PAra continuar lendo esta resenha, acesse o meu blog:

Bruna Tiene 10/10/2021

Surpreendente!!
A falta de resenha e sinopses me ajudou a ficar presa e cada vez mais surpresa com o enredo desse livro!!!

Comecei achando que seria um romance água com açúcar, e vi que se tem algo que esse livro não tem, é toque que clichê!!!

Amei!
Maravilhoso!