Werther

Werther Goethe




Resenhas - Werther


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


° øçÃáRAQUEL¡ ¨Ãâ ° 28/05/2022

MARAVILHOSO!!!
Um livro extremamente psicológico, muito sentimental, mas de uma maneira profunda e sincera, sem romantização das emoções. A narrativa as vezes me deixava um pouco perdida ( sou péssima com datas ), mas o desenvolvimento do Werther, psicologicamente, é muito interessante. Não há drama desnecessário nesse livro, o autor escreve as emoções e as ações da personagem como elas realmente são, de forma nua e crua.
Heloisa313 28/05/2022minha estante
Uma dúvida: esse é o de título "os sofrimentos do jovem Werther"? Por que essa edição tem o nome reduzido? Amei


° øçÃáRAQUEL¡ ¨Ãâ ° 28/05/2022minha estante
Cara, não sei, mas acho que por esse livro ser parte de uma coleção (Os imortais da literatura universal) a editora deve ter reduzido o título, mas não sei ao certo.




manjksu 10/10/2022

o primeiro romântico do mundo
incrível! impossível não sentir uma "saudosa" aflição a cada carta, principalmente por ler a perspectiva do jovem Werther e em como ele constrói e apresenta elementos que influenciam e moldam o contexto de sua trágica história de amor. para ótimas reflexões acerca do sentido da vida e, em ênfase, do amor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Renan.Schiavon 14/05/2020

um livro que não me desceu muito como eu esperava e que mostra o quanto o personagem principal precisava de terapia :?)
Luiz Fernando 05/07/2020minha estante
hahahaha




Lanah 17/08/2022

Ainda estou pensando sobre
Este livro está todo escrito de forma poética e artística ele conta a história do jovem wherter por meio de cartas que ele escreve para seu amigo Wilhelm...Eu não vou falar muito senão conto a história toda do livro mas é incrível como você acompanha o humor do personagem,Como que lá pro final vai ficando tudo sombrio eu devo ter feito uma 20 marcações no livro e recomendo muito principalmente se vc gosta de uma escrita poética e filosófica
comentários(0)comente



Beth 02/08/2021

Werther é um jovem emocionado que não percebe a armadilha que arma para si mesmo. Em sua musa, Carlota, ele projeta todos os seus ideais de felicidade, não podendo haver tal sentimento longe dela. É drama por cima de drama, mas sempre partindo dele. Carlota é compreensiva e tenta, com todas as suas forças, não magoar o pobre diabo e seu noivo Alberto, gente finíssima inclusive, dá um espaço que poucos no lugar dele estariam dispostos a dar.

O engraçado é pensar que apesar de se achar que tudo é exageradamente dramático e tudo o mais, muitos europeus do século XVIII se identificaram, de alguma forma, com o protagonista e gerou o que ficou conhecido como "Efeito Werther", em que pessoas passaram a repertir expressões, reproduzir as vestes e até mesmo imitar atos do personagem, mas não se reduzindo a isso, levando o livro, inclusive, a ser proibido em alguns países.

Polêmicas à parte, acho que é fácil julgar Werther, apontar o dedo, dizer que ele era muito era gado e isso e aquilo. Mas a discussão vai muito além disso, pois essas angústias e sofrimentos que Werther carrega continuam a existir até hoje, e, talvez, sendo cultivados pelos menos motivos.

Resumindo, que falta num faz uma terapia, né, gente?
comentários(0)comente



Ayranne 03/08/2019

Avassalador Werther
Um dos personagens mais intenso que conheci por meio dos livros, me lembrou um pouco os contos do Machado de Assis, todo sentimento avassalador, todo o drama enebriante.
Amei as orações que ele escrevia em suas cartas!
Uma das mais tocantes e belas:
"Ó Deus, que vêdes minhas lágrimas, pois que fazeis o homem tão pobre, é preciso irmaná-lo áqueles que se alegram com o pouco que resta á sua miséria, um átomo que seja de fé em vós, ó Todo-Amante? Porque a fé em uma raiz medicinal, ou no suco da vinha, que é, afinal, senão a fé em vós, a confiança que concedeis em tudo quanto nos cerca, uma virtude curativa, ou consoladora, de que temos necessidade a todo momento? Ó Pai, que eu não conheço, Pai que outrora fazíeis transbordar tôda a minha alma e agora me voltais o rosto, chamai-me para junto de vós, não mais vos mostrei mudo aos meus apelos, porque o vosso silêncio não poderá conter esta alma que tem sêde de vós! Um homem, um pai, não pode irritar-se porque seu filho, reaparecendo sùbitamente, atira-se ao seu pescoço exclamando: "Eis-me de retôrno, meu pai! Não fique zangado por eu abreviar uma viagem que, por sua vontade, deveria durar mais algum tempo! O mundo é o mesmo em tôda parte; mas, que me importa isso? Só sou feliz quando o senhor também é, e é junto do senhor que eu quero sofrer e alegrar-me..." E vós, bom Pai celestial, repudiareis êsse filho?"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



holic 07/11/2023

Ler Werther é como assistir um amigo definhar
Simpatizar ou não com Werther é uma opção. Muitas vezes me vi não gostando das ações do personagem e como ele lidava com as coisas ao seu redor, mas não é assim com os amigos que fazemos?
Não sei se essa foi a intenção do autor, mas senti como se as cartas de Werther fossem endereçadas a mim, como se eu lhe alertasse para não cair dentro da própria tristeza. Assim como senti a impotência dos meus pensamentos perante a depressão do "meu amigo", sabendo que eu não poderia o parar.
Werther sempre deu pistas de seus pensamentos e acredito que a maioria dos leitores atualmente sabe o final do livro, mas é a maneira que todos os seus sentimentos vão escalonando para o desastre é o que torna a narrativa tão dolorosamente interessante.
Ao final de tudo, Werther traiu seu princípio do bom humor, se tornando aquilo que odiava por não ter aquilo que amava, e acredito que mesmo que tivesse Carlota ainda haveriam tristezas em sua mente para o arrastar para o abismo.
comentários(0)comente



Karoll ;) 13/05/2010

Werther é um livro que toca bem no íntimo. Dizem que na época, quando foi lançado muitos jovens suicidaram-se após lê-lo. Trata da história de um rapaz que escreve tudo que pensa e sente em seu "diário", um rapaz culto e que não demonstra sua tristeza, no entanto,Werther é um rapaz solitário e que só quer sentir-se bem no mundo em que vive, sentir-se amado.
comentários(0)comente



MarcosQz 16/12/2016

Werther, e a história da loucura
Posso dizer que é um dos melhores livros que li durante o ano? Posso! Com toda certeza posso afirmar isso.
Werther é um livro fabuloso, a escrita desta edição ainda é de um português mais antigo, 1971, mas ainda assim é fabulosa a forma como a história de Werther é contada através de cartas, como um diário. É fascinante ler sobre sua paixão por Carlota, sua fascinação por Alberto e por todas as coisas da vida que mostram uma beleza simples, humilde e mágica.
Me vi em algumas partes, transcrevi várias outras, as páginas todas possuem uma escrita que supera em muito várias escritas de hoje.
Agradeço pela minha amiga por ter me emprestado esse livro e afirmado que iria amá-lo, pois amei.
Obrigado, Goethe, por essa obra prima.
Uma história de amor, de loucura, uma loucura tão prazerosa que nos causa inveja.
O final? Um final tão triste como o final da vida de qualquer um.
comentários(0)comente



alsdrdgs 14/09/2023

Werther sofreu mais que a Ju :(
Levei exatos 14 dias para concluir a leitura, e apesar de ter uma linguagem difícil, consegui imergir dentro da história e me apegar ao jovem Werther, seus sofrimentos e devaneios sobre a vida, o amor, Deus e a arte.
por ser escrito através de cartas que Werther enviava ao seu amigo Wilhelm, o leitor consegue entender como Werther vê o mundo, e como tudo isso vai mudando quando ele passa pela terrível experiência do amor não correspondido, o que faz com que a sua mente adoeça. sua visão de mundo muda drasticamente e adentramos nos sentimentos mais profundos através das cartas de Werther.
A parte mais triste foi quando no meio da leitura eu percebi que ele não era mais o mesmo, que estava totalmente abraçado à um sentimento que ele odiava com todas as forças. Werther definha ao longo da leitura e transforma-se de um jovem artista e esperançoso em alguém totalmente pessimista quanto à vida.

"sim, nada mais sou do que um viajante, um peregrino sobre a terra! e você é alguma coisa mais do que isso?"
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2