A Cegueira e o Saber

A Cegueira e o Saber Affonso Romano de Sant'Anna

Resenhas - A Cegueira e o Saber

Jonara 15/04/2010

O livro começa citando as relações entre visão, cegueira e a sabedoria em diversas obras, como no Ensaio sobre a Cegueira de Saramago, A nova roupa do Imperador de Andersen, a história de Lady Godiva e outras... mas são só 6 textos sobre a cegueira, e os outros 77 capítulos são sobre outros assuntos, especialmente poesia e outras obras literárias. Ai fica meio cansativo... alguns capítulos são especialmente tediosos, mas outros são bem interessantes, como o que ele fala sobre a nova tradução em linguagem moderna da Biblia. Segue um trecho, porque é impagável:
[a versão antiga] "O presente que o homem faz alarga-lhe o caminho e leva-o perante os grandes."
[a versão nova] "Você vai falar com alguém importante? Leve um presente e será fácil."
Enfim, um livro meio tedioso com algumas pérolas.

hanny.saraiva 25/08/2017

=)
"Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e moverei o universo".
"Aqueles autores não são só autores, são modos de ver e enquadrar o mundo."
"Ser escritor é de certa maneira se interrogar sobre a linguagem pode dizer da morte."

Um compilado de ensaios sobre a arte da escrita, as peculiaridades da profissão de escritor e reflexões sobre literatura. Achei bem didático, como que um manual pronto para se debruçar sobre o poder da palavra.