Senhora

Senhora José de Alencar

Resenhas -

anaclaraleitegomes 24/04/2021

Senhora, me adora, você me arrasou
Escrito por José de Alencar na segunda metade do século XIX.
É um romance urbano que retrata o casamento arranjado na sociedade fluminense, dentre muitas críticas a corte.
É uma obra importante para o romantismo e já é possível observar características do realismo e naturalismo.
Simplesmente adorei o livro, mas saber que José de Alencar defendia o regime escravocrata me deixou triste :(
Amei a Aurélia e o Seixas me deixou com raiva
Recomendo a leitura a todos.

Massai 19/04/2021

Uma fofura de história
Tem alguns pontos um tanto problemáticos, mas a história em si é romântica e deixa o coração da gente quentinho.

anne 04/01/2023

Aurélia Camargo.??
um romance da literatura brasileira do século XIX, é utilizada uma linguagem bem formal e comum da época, mas é possível de acompanhar.
Aurélia tem uma forte personalidade, é uma mulher bem inteligente e formosa. Tem muitas reviravoltas, é bem interessante.
ESSE FINAL, QUEEE??? Não curti muito, porque não esperava que isso fosse acontecer mesmo depois de tudo, mas recomendo vcs lerem para ficarem chocados assim como eu! ???
Leticia.Brunet 04/01/2023minha estante
interessante

Santos 11/12/2022

Senhora
Essa foi uma das minhas primeiras leituras da época da escola e relendo me lembrei o quanto é maravilhosa.

C9 19/09/2021

Não é atoa que é um clássico da literatura brasileira. A história subverte suas expectativas de uma forma absurda. O desenvolvimento dos personagens é maravilhoso. -SPOILER - O final me incomodou, não achei coerente com a personalidade da personagem, mesmo que ela estivesse um caos emocional por dentro, sua postura não permitiria tamanha humilhação. Acredito que o autor diminuiu muito a personagem nesse momento. Pior de tudo é o vagabundo do Seixas tentar se fazer de vítima...

Denise 06/03/2024

O bom uso das palavras ?
Não à toa, clássico é clássico!

A fluidez da narrativa e ambientação são impecáveis.

O autor é tácito e objetivo. O que mostra que para ser um bom livro não é quantidade, mas o bom uso das palavras!

Ótima leitura! ?

Elani Araújo 04/04/2022

Que final excepcional. Que texto!
Ah, mas como assim tem alguém que se julga leitor sem ler essa preciosidade brasileira? Agora, sério! Aurélia era pobre mas formosa, Fernando também. Havia amor, mas a pobreza veio a separar o casal. Aurélia, agora órfã, recebe então, do "dia para a noite" uma fortuna, passa a ser milionária e então busca a usar esse dinheiro para conseguir o que mais queria na vida: Fernando! ... Sinceramente, escrita impecável, aconchegante e desafiador. Que personagem maravilhosa é essa Senhóra Aurélia.

Marta 20/02/2023

“Olhos de mãe leem n’alma do filho com em livro aberto; aquilo o que não vêem, adivinham.”
Sempre é bom retornar aos clássicos da literatura, afinal clássico é clássico. Dessa vez resolvi revisitar o grande José de Alencar, tão perdido em minhas lembranças de adolescente. Senhora é um livro com uma protagonista de forte personalidade, sagaz e inteligente, eu a considero uma das personagens femininas mais fortes da literatura brasileira e a mais complexa também. O autor se dedica a uma meticulosa observação da alma humana e dos salões da ascendente burguesia carioca, de moral hipócrita e corrompida, o autor coloca no centro desta narrativa Aurélia, verdadeira “senhora” não só de seu destino, mas também do destino de outras pessoas. Confesso que por vários momentos senti raiva da personagem, que faz de seu casamento um projeto de vingança, ao ser preterida pelo o homem que ama, usa seu dinheiro para se vingar daquele que a abandonou, pagando-lhe vultoso dote. As consequências desse ato é ponto central do romance. Apesar de ser um livro lento eu o recomendo com certeza.

Luisa 13/08/2020

Foi um livro perfeito....ate a penultima pagina. A heroina forte e independente que eu acompanhei durante todo livro sumiu e eu fiquei tipo "quem é essa e onde esta a minha Aurelia orgulhosa e badass?"
Obvio que continua sendo um livro maravilhoso e está entre os meus favoritos, mas essas duas famigeradas ultimas paginas....

Lorenna Maia 08/03/2021

Uma obra incrivelmente fácil de ler, a história prende e a maneira que vingança e ambição são abordadas é perfeita.

lilianduartte 20/02/2023

Senhora, D. Aurélia de Camargo
Fazia tempo que eu não tinha lido um romance nacional, e como sempre, José de Alencar impressiona. A leitura tem a dificuldade da língua portuguesa da época ? para mim, não dificulta em nada, apenas trás uma beleza que é o natural dos clássicos. A personagem é uma mulher forte, decisiva, intensa, teatral e apaixonada. O alvo de seu amor é um moço com o qual tem uma trágica histórica em comum. Acompanhamos ao longo do livro o desenrolar dessa história. Confesso que achei ela muito mais caprichosa do que a decência pede, e por isso não nutro por ela toda a devoção que ouvi de outros leitores. O final não me impressionou, já era esperado. Me pareceu que o autor construiu uma narrativa que andava devagar e então, nos dois últimos capítulos, a história se resolveu (na verdade nos dois últimos parágrafos). Enfim, indico sim e espero ler mais José de Alencar ao longo desse ano.

Márcia! 23/05/2024

"O que é tudo nesse mundo senão ilusão?"
A escrita do José de Alencar tá mais acessível aqui,as descrições são muito bem elaboradas.
Aurélia Camargo é uma personagem marcante,Fernando Seixas é uma bomba!! O que mais me causou incômodo foi a mudança repentina dos sentimentos deles. Se gostam,na outra página se odeiam.
A ambientação com bailes,valsas e música é muito bonita. Os pequenos detalhes facilitam criar a aparência dos personagens. Dona Firmina,Lemos e as amigas da Aurélia aparecem de modo muito superficial.
Fernando é muito calmo e inteligente (o homem mais elegante do RJ) ,mas só deixa de ser um mimado na metade do livro.
Odiei o final,não sei que vingança foi essa,ela que mais se prejudicou. Devia ter casado com o Eduardo Abreu!!!

"Comprei-o,e muito caro; custou-me mais,muito mais de um milhão; e paguei-o,não em ouro, mas em outra moeda de maior valia. Custou-me o coração."