Este livro não vai te deixar rico

Este livro não vai te deixar rico Startup da Real

Resenhas - Este livro não vai te deixar rico

1 | 2 | 3 | 4

Lucas 03/06/2020

A tal da meritocracia
Em um mundo tomados por coachs dizendo que o seu sucesso só depende de você acordar as 5 da manhã e trabalhar 80 horas por semana esse livro é indispensável.

Um livro curto com uma leitura bastante simples o autor desmistifica temas relacionados a empreendedorismo, carreira e meritocracia.

O capítulo sobre meritocracia foi especialmente importante pra mim pois me vez enxergar o quanto a narrativa dos empreendedores de sucesso normalmente são mascaradas para dar a impressão de méritos próprio, quando na verdade existe um mar de privilégios por trás de cada um deles.

Recomendo muito a leitura.
Sr.Francino 02/01/2022minha estante
Acho que achei o livro que procurava, agora! Me interesso muito pelo tema, mas sempre me frustro ao procurar literatura sobre, pois sempre são os mesmos jargões e "mandingas" totalmente irreais a realidade de qualquer um que não possui sucesso. Entrei no app hoje e já me deparo com uma boa recomendação de livro.

Lucas1429 07/03/2023minha estante
Tem como me mandar esse livro em PDF?

Carlos.Henrique 24/09/2021

Ler antes de falar sobre e antes de empreender.
O maior mérito do livro é trazer à tona algumas questões que ficam escondidas (de forma intencional ou não) quando se fala sobre o potencial de prosperidade e facilidade que se obtém ao iniciar uma empresa. No Brasil ainda se empreende muito mais por necessidade do que por oportunidade e propagar inverdades sobre os riscos envolvidos é muito perigoso. Além disso é uma leitura que não é superficial e faz o leitor refletir. Não é uma texto contra o empreendedorismo, mas combate o charlatanismo que o vende como uma poção mágica.

Pequena Cyn 02/11/2022

Um livro que apresenta assuntos que temos conhecimento mas que às vezes simplesmente não paramos para refletir sobre? o que não me agradou tanto é que em algumas partes os assuntos foram um pouco óbvios e repetitivos. Os capítulos achei um pouco desconexos.

Thami Acke 09/10/2019

Me salvou e me pôs no chão!
Me sinto aliviada, pois todos os capítulos que o Star abordou troxeram um apaziguamento pelos dilemas que estava enfrentando, já que está se tornando inevitável não ser atingido por uma frase de efeito ou de um coach nesse nosso momento. Uma leitura necessária até pra quem não tem nenhum interesse em empreender, pois dismistifica o que está sendo propagado por aí e dito como necessários para o sucesso, este que, é relativo.

Samuel920 25/05/2021

Além de trazer uma visão ampla sobre a hipocrisia do mundo dos negócios, também funciona como material didático para a vida. Uma visão pessimista e verdadeira, as vezes de forma imparcial,as vezes com Forte opinião crítica do autor.

breynerk 04/04/2022

Abre olhos
Já acompanhava o Startup na internet e lia posts e textos, sabia o que ia encontrar no livro, mas ainda assim vi mais coisas valiosas.
O livro cumpre com o prometido e não me desencentivou a nada mas me deu a oportunidade de olhar pro mundo e sistema que vivemos e tirar de mim a culpa por opressões que agora entendo quem exerce.
Pra fechar essa resenha recomendo que leiam o livro e se atentem à luta de classe e fique do lado certo, não defenda quem quer te explorar.

Ivo 05/02/2022

Um guia prático para além do empreendedorismo...
Tenho que admitir que não comecei a ler esse livro porque buscava um norte para abrir um negócio. Na verdade comecei a ler por uma indicação muito bem estruturada do Meteoro Brasil e do podcast Boa Noite Internet (indico ambos), mas já conhecia o autor pela página do insta.

O Star sabe como prender o leitor e a forma como ele subdivide os capítulos deixa a leitura muito fluída. A sua experiência na área e honestidade ao apresentar os contras deste universo ajudam a aproximar o leitor da realidade que nem sempre é o mar de flores e sucesso que aparenta.

É um livro realista e que traz muito conhecimento embasado em outros estudos. Gostei muito de alguns pontos filosóficos que nunca tinha visto antes, por exemplo: o conceito de jogos infinitos, do filósofo James P. Carse. Indico muito a leitura!

Vitor Hugo 24/06/2021

Empreendedorismo realista!
Nos últimos anos houve um grande aumento no número de empreendedores no Brasil. Muito devido as más políticas econômicas adotadas por nossos governantes, milhões de pessoas começaram a perder seus postos de trabalho. Assim, muitos começaram a enxergar no chamado “empreendedorismo de necessidade”, o grande sonho de voltar a ganhar dinheiro e se tornarem mais independentes.

Como o nosso ultrapassado ensino escolar (básico e superior), não falava sobre empreendedorismo, uma demanda latente começou a surgir: novos empreendedores que não sabiam montar seus negócios. Aos poucos foram surgindo “especialistas” sobre empreendedorismo dando dicas, lições, cursos, etc.

Aqui começa o trabalho da Startup da Real, um perfil anonimato nas mídias sociais, que faz duras críticas aos “especialistas” do empreendedorismo, que transformaram toda uma ciência empreendedora em mera motivação barata, sem nenhum ensinamento técnico. E você pode pensar que as críticas são relacionadas apenas aos “pseudos empreendedores” que nunca construíram nada e querem te ensinar a ficar rico. ERRO SEU!
Além dos gurus de internet, o livro faz críticas de forma indireta para empresários e executivos de empresas que mais passam tempo na internet ou em eventos, ao invés de administrarem seus negócios.

A ideia principal do livro não é te fazer abandonar a ideia de empreender, mas te alertar com dados reais sobre os riscos de um negócio, que empreender não é uma tarefa fácil. No Brasil, temos uma burocracia absurda, altas taxas e impostos, insegurança jurídica, desvalorização da moeda, etc. Busque motivação, mas procure sempre aprofundar seus aprendizados em temas como: administração, economia, marketing, negociação, vendas, etc.

No livro, temas polêmicos e defendidos por alguns empreendedores, são desmascarados, são eles: meritocracia, liderança feminina, faculdade, começar do zero, estar acima da média, trabalho exaustivo, dentre outros. A cereja do bolo fica no grandioso último capítulo, onde o autor nos ensina um conteúdo sobre empreendedorismo mais realista.

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

@kauelivros - kaue_leonardo 02/08/2020

Visão realista sobre empreendedorismo, trabalho, sucesso
Livro sensacional!
O @startupdareal traz uma visão de mundo bem realista e questionadora, em contraponto aos discursos rasos dos quais somos bombardeados diariamente - repletos de fórmulas de sucesso e gatilhos mentais - que nos prometem receitas de: como ser bem sucedido; empreender sem dificuldades; realizar seus sonhos e alcançar liberdade financeira; segredos de como mudar seu mindset; ser mais produtivo e vencer na carreira; e a sedutora idéia de meritocracia, em que tudo dependeria só do seu esforço individual e competência; ignorando inúmeros fatores e induzindo pessoas a assumirem grandes riscos, ocultos propositalmente nessas narrativas.

Ele vai muito além de apenas desmistificá-los, e levanta discussões pertinentes sobre comportamentos e falácias que aceitamos e reproduzimos sem refletir; fruto de como somos condicionados, com informações distorcidas, falsos dilemas, que nos levam a uma percepção deslocada da realidade, por buscarmos um viés de confirmação

Em seus posicionamentos, ele tece uma linha de argumentação muito bem embasada, com informações e pesquisas de fontes sérias, e abordando conceitos de filosofia de forma clara e concisa - contextualizando para a nossa realidade - com exemplos e personagens em situações cotidianas.

Gosto muito das referências a pensadores como Nassim Taleb, Thoreau, Schopenhauer, Byung Chul Han, Yuval Harari, Alain de Botton.

Destaque para os capítulos:

Como não começar do zero
O problema não é o empreendedorismo de palco
Tudo que você precisa pensar antes de falar sobre meritocracia
Morrer de trabalhar não é bonito
Como não planejar uma vida de sucesso

Me identifico muito com sua forma de pensar. Recomendo seus textos no site Medium e o Newsletter; seu podcast: Cozinha em tempos de Guerra; e os que foi convidado: Boa Noite Internet (Sociedade do cansaço), Brotherscast (31), Hipsters (112) Mupoca (Expreendedores)

Textos brilhantes como:
Classe média é um jogo de autoestima
Como funcionam esquemas de Marketing digital
Talvez Síndrome do Impostor não seja coisa da sua cabeça

To curtindo muito participar do Clube do Livro, onde discutimos os capítulos com o autor.

Jessica 08/11/2021

Um sopro de verdades num ambiente cheio de falácias
Como boa leitora de ficção que sou, ler livros de não ficção geralmente é um desafio.
E, preciso confessar, a maioria dos que comecei, acabaram abandonados, com eu dizendo-me que "depois eu termino".
Dito isso, você consegue entender melhor a minha relação com esse tipo de literatura.
Sigo o Star há um tempo e sempre gostei muito de tudo que ele escreve, desde as respostas da caixinha até os textos de Medium. Por esse motivo decidi me arriscar a ler o livro dele.
E, para minha surpresa, foi uma das não ficções que consegui terminar.
Ele escreve como se fosse um amigo falando diretamente com você (Um amigo extremamente inteligente, inclusive). E, apesar de falar sobre temas pesados, ele consegue fazer isso de forma que consigamos entender bem.

E, desde que surgiu a moda dos coaches, eu vejo isso com maus olhos. É claro que existem bons profissionais e por aí, mas a maioria não passa de charlatões.
Aqui ele subverte as falácias dessas pessoas, mostrando que nada é tão simples como eles querem nos fazer acreditar. E mais, que os ensinamentos deles provavelmente estão te deixando mais pobre e mais burro (ele não fala isso com essas palavras, minha interpretação).
Eu compactuo com as ideias dele e aprendi muito sobre coisas que eu pensava que já entendia bem, como meritocracia.
Acredito que essa seja uma leitura importantíssima não só para as pessoas que desejam empreender um dia, mas para qualquer um. Com esse livro pude entender melhor processos que podem ocorrer dentro do meu trabalho e fortaleceu ainda mais as ideias que eu tinha sobre empreendedorismo. E até mesmo aprender a ser melhor no meu trabalho sem esquecer que a minha vida pessoal também existe.
Recomendo fortemente.

Jéssica 07/04/2022

Excelente! Todo mundo que quer empreender deveria ler.
Cada capítulo mais interessante que o outro, abordagem simples e direta.

Rafaelmmt 13/04/2021

Para mim, um livro para aprofundar um pouco mais ideias com as quais eu já concordo, além de também pescar algum conteúdo extra que o startup da real sempre adiciona nos seus textos.

Uma leitura muito boa, recomendo!

Matheus782 19/10/2022

Empreender não é pra todo mundo
Empreendedorismo não é pra todo mundo. Não é só um mar de rosas, não empreenda pensando somente no dinheiro, mas empreenda buscando melhorar a vida das pessoas, facilitando q vida delas e trazendo prazer e emoção, consequentemente isso voltará a você. Ouvimos frequentemente de gurus das redes sociais, que devemos não fazer faculdade para não que não tenhamos uma vida medíocre, acredite, eu também pensava assim. Algumas pessoas são melhores que outras em conhecimento técnico, e outras em se relacionar com pessoas, isso traz muitas diferenças ao mercado de trabalho, talvez o engenheiro não tenha a capacidade de fazer negociações, mas ele tem a capacidade técnica de programar e estruturar uma empresa a partir da ideia central do líder.

A questão é que empreender muitas vezes não é opção, muitas famílias necessitam de comer, e pra isso, vendem trufas, sorvetes, bolos de pote, enfim, precisam ganhar dinheiro. Mas a maioria dessas pessoas preferiam ter um emprego seguro com todos os benefícios e o salário garantidos, do que ter que se preocupar com uma crise que possa vir afetar seu negócio.

Esse não é um livro de motivação, mas com ele você pode identificar erros que possa ou vá a vir cometer no futuro.,

Anderson Alves 05/10/2020

Realista
Tem aquela livro que você fica triste quando acaba, esse é um. O autor vem com uma visão muito realista do empreendedorismo e se tivesse lido no ensino médio minha professora de empreendedorismo teria trabalho de me explicar muitas coisas. Recomendo muito!!

Gabi 02/02/2022

Livro totalmente atual, sincero, e acho que todo mundo deveria ler. Linguagem simples, fluida, que faz sentido e com linha de raciocínio impecável. Com certeza será um dos melhores desse ano, ainda mais por ter me ajudado no momento que eu precisava!
Maria.Eloisa 03/02/2022minha estante

1 | 2 | 3 | 4