JN

JN Memória Globo

Resenhas - JN

Edson Camara 10/06/2020

É um livro para se deleitar e se informar com a história recente do nosso país
Quando o Jornal Nacional foi lançado em 1969 eu tinha 13 anos, então posso afirmar que este telejornal me acompanhou a vida inteira. Adorava a música tema do JN. A vinheta inicial começava assim: NO AR JORNAL NACIONAL, A NOTICIA UNINDO 70 MILHÕES DE BRASILEIROS.
Este livro conta esta história, de 50 anos de jornalismo de primeira linha, preparado, editado e apresentado por profissionais de alto gabarito.
Sei que atualmente muita gente não gosta do JN nem da Globo, mas é questão de gosto e opinião que eu respeito.
O livro está recheado de depoimentos e relatos de reportagens e da aventura e do imenso trabalho que cada reportagem gerou.
O JN é testemunha ocular da recente história do Brasil, através de sua apresentação vários fatos importantes do Brasil foram relatados.
Esta edição da Globo Livros conta através de palavras e muitas imagens testemunhos importantes de quem criou e mantém o JN no ar desde 1969.
O mundo mudou muito nos últimos 50 anos, mas houve um tempo em que o JN era uma das principais fontes de informação do Brasil de Norte a Sul e Leste a Oeste.
É um livro para se deleitar e se informar com a história recente do nosso país e deve ser lido com curiosidade e isenção de ideologia ou preconceitos. Quem conseguir fazer isso vai se enriquecer muito com a leitura deste livro.

Juliano 25/09/2023

JN e sua história
Esse livro é essencial para vc que estuda o jornalismo, nele está várias informações sobre o mais famoso e longínquo programa da tv Globo!!
Entrevistas com vários jornalistas, relatando casos que marcaram sua trajetória dentro do jornal, bastidores e sempre levando a informação correta e precisa para o telecpectadores.
Uma verdadeira aula de jornalismo!

André Correia 21/04/2021

História do jornal, da televisão e do Brasil
Excelente compilado de depoimentos de jornalistas, diretores, funcionários e ex-funcionários que passaram pelo Jornal Nacional. Muito bem dividido em capítulos com um grande tema central e que se divide nos relatos particulares das experiências de pessoas de várias gerações. Um pote de ouro pra quem gosta de saber dos detalhes dos bastidores, quem ama TV, ama o jornalismo e ama a história do país e do mundo.

Rafa 27/11/2019

JN – 50 Anos de Telejornalismo
Jornal Nacional é um marco na história da televisão brasileira. São 50 anos entrando nos lares de milhões de brasileiros. Celebrando essa data mais que especial, elaborando uma obra que reúne diversas histórias, curiosidades e bastidores do JN.

O livro é um compilado de vários depoimentos dos mais diversos profissionais que trabalharam e ainda trabalham no JN, desde os cinegrafistas até chegar nos âncoras consagrados através das décadas. São relatos emocionantes, sempre mostrando os dois lados da profissão, que nem tudo são flores e glamour.

Uma biografia jornalística que mostra toda evolução e revolução através dos 50 anos de JN. Possuindo uma linguagem didática e fluída, o leitor vai embarcar em relatos dos profissionais que fizeram o melhor para levar notícias em primeira mão para os telespectadores.

O JN moldou durante décadas toda forma de se fazer jornalismo, sendo referência para outras emissoras ao redor do Mundo, inclusive ganhando importantes prêmios internacionais por suas coberturas e noticiários que marcaram o Brasil.

Um dos diferencias da obra, é mostrar de uma forma limpa e intensa toda paixão dos profissionais da área, em fazer o melhor e serem verdadeiros através dos noticiários todos os dias.

“JN – 50 anos de Telejornalismo” é indicado para os estudantes de jornalismo e para o público que possui uma curiosidade em conhecer todos os bastidores do JN. É embarcar em uma viagem no tempo em cada capítulo da história do jornalismo.

site: http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2019/11/resenha-jn-50-anos-de-telejornalismo.html

wayhiro. 03/06/2023

O maior de todos os tempos
Quando segurei o livro pela primeira vez ainda na livraria, eu tive uma das melhores sensações da minha vida. O JN faz parte da minha vida desde pequena e é uma das minhas influências para seguir a carreira de jornalista.

Ler todas as experiências de diversos jornalistas que, juntos, compõem o maior programa da TV Globo, me deixa totalmente feliz e emocionada. Várias vezes me peguei confirmando minha escolha de vida, que quero me formar em jornalismo e um dia poder trabalhar no mesmo lugar que diversas onde pessoas incríveis já passaram.

De longe, uma das melhores leituras da minha vida!

Julius 27/12/2023

JN 50 ANOS
Por alguns bons anos eu e minha família acompanhávamos diariamente a bancada do JN, que na minha época era apresentado por Fátima Bernardes e William Bonner. Era quase como um rito religioso, sentávamos para jantar, ligávamos a TV e lá estava o ?Boa Noite? do Bonner, seguido da vinheta emblemática e nostálgica.

Além de claro acompanhar as notícias ao longo desses anos, também acompanhei todo a evolução e mudanças do JN. A mais drástica que me recordo acho que foi a saída da Fátima Bernardes.

Não se faz necessário ler esse livro pra ver o comprometimento espetacular desses profissionais para com o JN, e afirmo aqui que não existe nenhum outro programa jornalístico tão importante quanto os do Estúdio Globo.

Mas em se tratando da obra, para quem faz parte da profissão de jornalismo ou para um mero curioso (como é o meu caso), a leitura é um deleite informativo. Temos relatos de vários profissionais contando suas experiências ao longo desses 50 anos de telejornalismo. Desde os primórdios até os dias atuais, o JN sempre buscou ser primoroso, e isso é perceptível.

Para quem busca uma leitura informativa sobre a profissão de Jornalismo, ou para quem é apaixonado pelo universo da TV e se interessa pela história do nosso País, é ALTAMENTE recomendado.