A dimensão desconhecida

A dimensão desconhecida Nona Fernández

Resenhas -

Tathi (@Doidosporserieselivros) 18/02/2024

Olá queridos amigos leitores! Alguns de nós já ouvimos falar ou assistimos The Twilight Zone (no Brasil, Além da Imaginação) pois bem, a minha última leitura finalizada tem muitas referências sobre ela, e em comum o sentimento de assistir estupefato acontecimentos reais que deveriam estar apenas um episódio chocante de uma série.

??? ? Não parecia um monstro ou gigante malévolo, nenhum psicopata do qual era preciso fugir. Nem sequer era visto como aqueles carabineiros que, com botas, capacete escudo, nos encham de golpes de cacete nas manifestações de rua ?

A Dimensão Desconhecida é um livro da chilena @nonafernandez que fala da ditadura do país (iniciada em 1973) através de dois personagens principais, um homem angustiado pelo que fez e assistiu outras pessoas fazerem e deseja confessar seus crimes, e uma mulher, jornalista da oposição , agente da policia secreta, ávida por saber cada detalhe, encontrar os corpos ainda de paradeiro desconhecido, e com sua grande imaginação reconstruir cada detalhe do que aconteceu.

??? ? Por que escrever sobre o senhor? Por que ressuscitar uma história que começou há mais de 40 anos? Por que falar de novo sobre corvos, choques elétricos e ratos??

Com linguagem e escrita fluída e de fácil entendimento, é impossível ao leitor brasileiro não sofrer junto com os relatos da ditadura militar, pensando nos horrores que aconteceram em nosso próprio país.

A abordagem da autora é interessante, já que mostra um mero peão do regime, para o qual as escolhas eram matar ou morrer, e que tentou fazer algo que aplacasse a consciência e desse um pouco de ?redenção? ao seu caráter revelando detalhes que incriminavam outros criminosos, ou que proporcionavam finalmente o descanso para as vítimas.

Em suma, A Dimensão Desconhecida fala de políticas, sadismo dos governantes, memória nacional curta ( e como alguns fatos só importam para alguns hoje em dia), e como os padrões morais ficam distorcidos em épocas obscuras como essa.

Visto o que aconteceu recentemente aqui no Brasil todos deveriam ler este livro, e relembrar os horrores que uma ditadura militar traria de volta.

A Dimensão Desconhecida é um lançamento da Editora Moinhos.