O Menino sem Imaginação

O Menino sem Imaginação Carlos Eduardo Novaes

Resenhas - O Menino sem Imaginação

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol 31/01/2009

Até hoje,na lista dos favoritos!
Li há tantos,mas TANTOS anos!Devo ter lido umas quatro vezes,até mais.Não deve ser considerado um livro infantil,porque ele trata de um assunto que pega a todas as idades:a dependência que as pessoas tem em relação à televisão.Não sei se o mundo ficaria tão louco assim caso não houvesse mais TV,mas com certeza perceberíamos no quanto as pessoas estão doentes,no quanto deixam de fazer várias coisas para passar horas em frente à "telinha".A sorte de Tavinho é que ele conseguiu recuperar(ou criar?) sua imaginação antes que perdesse sua infância,mas...e todas aquelas crianças que já cresceram tendo todas as imagens e idéias fornecidas pela TV?São elas muitos dos adultos de hoje,que não conseguem dar importância ao que uma criança diz e pensa.A próxima geração a cuidar do mundo é a das crianças que cresceram com a internet.Me parece ser a hora de parar com tudo isso.Vamos fazer terapia vomitacional ou simplesmente desligar as telinhas? ^^
Brenda 29/08/2009minha estante
Adorei!!!

Antonio 14/06/2012minha estante
Eu li esse livro quando tinha uns 12 anos de idade, e amei. Quero relê-lo para me lembrar melhor dos detalhes.

Luis 06/10/2021minha estante
Como posso ler não sei mexer

kaik.calixto 06/04/2022minha estante
Terminei de ler ontem esse livro, de um projeto que o meu colégio determinou pra esse ano. Muito bom "mermo", retrata d+ nossa dependência às telas e como surtamos com sua ausência.

mariaaa 28/11/2021

KKKKK
acho que esse foi o livro mais chato que eu ja li manoo KKKKKKKKK aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Maria.Eduarda 28/11/2021minha estante
a sensação de ter perdido tempo

Paula 28/11/2021minha estante
Adoro vc fazendo resenha do livro q a gnt leu há 2 anos

Tete 28/11/2021minha estante
É chato msm viu

valentinalyraaaa 30/11/2021minha estante
KKSKDJJFJF EU GOSTEI DELE VOU ATE MARCAR NO LIDOS

Eduardo 05/05/2022minha estante
Você sabe a crítica social que está presente?

Bella 16/09/2021

é uma boa leitura para quem está recuperando o hábito de ler! Rápido e engraçadinho, porém com alguns comentários e palavreados desagradáveis que, na época, eram aceitos.

Luana.Linsingen 26/09/2021

Imaginação como um exercício
É uma habilidade inata, como a capacidade de andar ou de falar; mas precisa ser trabalhada, precisa ser rotineira, senão a coisa começa a falhar, a ser cansativo, e assim como a gente se acomoda a ir de carro à padaria na esquina, acaba por se acomodar a imaginar a imaginação dos outros.
Excelente livro.

Aline.Rodrigues 24/05/2021

Crítica a sociedade Brasileira
Esse aqui é um livro juvenil com uma crítica muito forte sobre o custume da sociedade Brasileira em ver televisão o tempo inteiro.
Lembro que li esse livro no período escolar e na época não gostei tanto,achei muitas coisas sem sentido,e não concordava com a ideia do autor em dizer que quem via Tv não não tinha imaginação,pois sempre me achei muito criativo.
Porém reli esses dias e vejo o quanto esse livro é importante,acho que toda a juventude de qualquer época deveria ler.

Brenda 11/09/2009

O melhor livro!
O melhor livro que li em toda a minha vida!
Adorei o jeito com que o autor incentiva as pessoas a assistirem menos televisão!
Amei!

Irena Wieliczka 04/02/2022

O Menino Sem Imaginação
Tavinho é um menino que, contrariando todos da sua idade, não tem imaginação. Seus pensamentos e as imagens que são formadas vem da memória de situações vistas nas suas televisões.

Isso mesmo! Tavinho tem mais de uma televisão e é viciado. Deixa as tvs ligadas simultaneamente, quase que 24 horas por dia.

Além de Babá, sua primeira tv, e Plim-Plim, sua segunda tv, Tavinho ganha Fantástica, sua terceira tv, que é um aparelho muito mais moderno, cheio de tecnologias e possui até um controle remoto!

Certo dia, durante um jogo do Brasil, a energia cai. Quando o jogo acaba, a energia volta, mas algo muito estranho acontece: as TVs não funcionam! Nenhum aparelho sintoniza os canais, apesar de ligarem normalmente.

A partir daí começam os problemas: as pessoas não sabem como ocupar seu tempo livre, algumas outras começam a surtar, novas doenças são desenvolvidas e na família de Tavinho ninguém sabe o que fazer pra ajudar o menino, que sofre de saudades da tv.

Apesar disso, Tavinho quer muito ter imaginação e todos ao seu redor se empenham pra ajudá-lo nessa empreitada. Só nos resta descobrir se, de fato, ele é o menino sem imaginação que diz ser.

Helo 21/01/2013

As amarras da televisão
Sobre o enredo: Tavinho é um menino totalmente dependente do mundo da televisão. O garoto não consegue se desgrudar da telinha, tanto que possui três aparelhos no próprio quarto; chegou a dar nomes á eles. Tavinho esconde da família e das pessoas próximas o fato de não possuir imaginação. Ele não consegue formular na cabeça as cenas mais simples, como a clássica em que Alice, de “Alice no País das Maravilhas”, atravessa um espelho. Essa parece ser uma das razões para o menino ser tão dependente da TV.
É quando, por razões desconhecidas, todos os televisores do país ficam fora do ar sem previsão de retorno. Privado de seu hobby favorito, Tavinho terá que se livrar de sua dependência do mundo da televisão, ao passo em que tenta descobrir uma “cura” para a sua falta de imaginação.

Minha opinião: Eu digo, com toda a convicção, que este livrinho foi um dos que me fez pegar gosto pela leitura. Ganhei-o de uma amiga da minha mãe á muito tempo; acho que eu não devia ter mais de dez anos. E li e reli umas cinco vezes, no mínimo. A história é divertida, inteligente, tem linguagem simples e de fácil compreensão e prende você até as últimas páginas.

O livro é recheado de momentos cômicos. Foram várias ás vezes em que eu fiquei rindo sozinha enquanto lia; Tavinho ás vezes é bastante birrento, o que é, ao mesmo tempo, engraçado e irritante. As cenas de bate-boca entre ele e a irmã mais velha também são divertidas. Até as cenas em que Tavinho dialoga consigo mesmo (a história é narrada por ele) podem te fazer dar boas risadas.

Outro ponto forte são os personagens interessantes e carismáticos, que tornam a história mais rica e divertida. Temos a irmã mais velha de Tavinho (cujo nome nunca ficamos sabendo, assim como os dos pais, da tia e do avô do menino), que mesmo sendo implicante e bancando a “dona da verdade”, o ajuda bastante ao longo do livro. Há também o cego Raiban, amigo do garoto, que mesmo sendo deficiente visual consegue “enxergar” mais longe que muita gente, inclusive o próprio Tavinho. E por último, mas não menos importante, temos o Mil Caras, um maluco que incorpora as mais diversas figuras famosas, divertindo as pessoas. Tavinho demonstra ter verdadeiro pavor dele; o próprio autor comenta que Mil Caras representa a imaginação, que sendo desconhecida por Tavinho, o deixa bastante assustado.

O livro, apesar de ser destinado ao público infantil, faz uma crítica social pesada: o quanto a televisão foi capaz de alienar o povo brasileiro, que se vendo sem a telinha, entra em verdadeiro colapso. Com Tavinho, o autor nos mostra o ponto absurdo em que a situação chegou: uma criança sem qualquer entrosamento com os parentes, totalmente ligado aos televisores, achando que sua vida se resume á eles. A imaginação, tão presente em crianças em sua idade, não parece existir dentro dele. Tudo sendo reprimido pelas amarras da televisão.

Definitivamente, o livro merece ser lido. Não só por crianças, mas também por pessoas de todas as idades e que, ainda, se veem tão dependentes da televisão. Esse livro faz você parar para refletir sobre esse assunto, e pode mudar a sua maneira de enxergar essa situação.

Greice21 16/10/2022

Eu não sei imaginar
O menino Tavinho, divide seu quarto com babá, Plim!Plim e mais nova moradora: Fantástica. Detalhe: todas estas são aparelhos televisores, as maiores paixões do garoto. Tavinho não imagina outra vida , que não seja horas e horas em frente as 3. Quando do nada, uma pane tira do ar toda a rede audiovisual, Tavinho se vê num dilema ainda mais agravante quando descobre que ele não tem imaginação. O que será dele agora? Como viverá?

O livro trabalha um tema bem atual, que é a dependência de mídias. Como nossas crianças e até mesmo os adultos, lidam com o uso inadequado e descontrolado das mídias. E faz pensar , assim como aparece em trechos no livro, como seria a privação destes e de que forma estamos preenchendo nosso tempo.

mlnetto 19/07/2009

Este livro deveria ser obrigatório nas escolas. Nosso jovens leriam mais e ficariam menos tempo em frente a TV. Seríamos uma sociedade menos imbecil.

laís 04/05/2022

o mlk escreveu um livro INTEIRO sem dar nome a uns 5 personagens que aparecem do ínicio ao fim do livro slk, mt bom.

Mari 21/01/2021

Li esse livro há muitos anos... devia ter uns 10 ou 11 anos de idade, e lembro que fiquei muito impressionada com a descrição do personagem principal. Foi uma das minhas primeiras leituras mais longas (quase 200 páginas pra uma criança hiperativa é uma eternidade).
Narra a história de um menino que não conseguia imaginar, mas apenas reproduzir o que via na televisão. O motivo de eu ter me impressionado foi justamente esse: me questionei diversas vezes se o que eu criava/inventava/imaginava eu tinha feito sozinha, ou estava apenas reproduzindo o que vi na televisão. Se eu não era uma grande fã de TV, esse livro me ajudou a colocar uma pá de cal no possível vício.
Um livro com um tema bastante pertinente para ser tratado com crianças e adolescentes, principalmente em um mundo hiperconectado como o nosso!

Daniel.Malaquias 30/05/2020

Um livro pra se imaginar
Já pensou em uma criança sem imaginação? Pois é este o mote dessa divertida história do autor Carlos Eduardo Novaes. Tavinho é um menino como tantos outros meninos espalhados por aí, com uma única diferença: ele não tem imaginação. Viciado em assistir televisão, ele possui três aparelhos em seu quarto, que são pra ele tudo de que precisa, ficando o ato de imaginar relegado aos programas, comerciais, filmes e todo tipo de imagem que a tv exibe. Essa é uma história criativa, reporta de personagens carismáticos, assim como o próprio protagonista e que com certeza irá fazer muita gente imaginar como tudo isso termina, ou não, depende da sua imaginação.

Anderson668 30/10/2015

Crianças e adultos
Quem depois de velho não gosta de ler um bom livro infantil? Eu mesmo adoro e hoje trago para vocês um livro que super gostei, onde recomendo.
Esse livro de Carlos Eduardo Novais, O menino sem imaginação, traz toda uma crítica de uma sociedade alienada em forma de história infantil. Para quem já leu sobre teoria crítica, indústria cultural, entre outras tantas teorias da comunicação, quando terminar de ler este livro vai compreender que o autor, traz de maneira excepcional a maneira como no Brasil, há uma necessidade inigualável da televisão. A televisão é mais importante que um livro e, para algumas pessoas, mais importante que outras pessoas.
Dividido em 19 capítulos, Carlos traz a história de um menino e sua família, onde todos são viciados em televisão, menos sua irmã e, de maneira mais crítica, seu avô. No desenrolar da história, o Brasil passa por uma pane na transmissão dos programas televisivos, deixando todos na “mão”. O Tavinho, personagem principal da trama, é um menino que não consegue ter imaginação - agora tenta imaginar não ter imaginação, consegue? Ou uma pessoa sem televisão, que não consegue ter imaginação? – Difícil né? Pois é, nesta perspectiva, o autor te prende em uma leitura bastante confortável, trazendo para um outro universo. Quando problematizamos como a sociedade brasileira é dependente de televisão e que não é condicionada a ler, temos uma “sociedade problema”. Dentro destas perspectivas, essa história faz você rir e pensar bastante sobre como devemos utilizar os meios de comunicação moderadamente e, abusar bastante da leitura.
Eu recomendo essa história maravilhosa, que não vou procurar falar mais, só vocês lendo.

site: http://ideaisideologicos.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4 | 5