Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem

Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem Richard Stengel

Resenhas - Os Caminhos de Mandela

Sinésio 20/02/2011

Por este trecho, valeu o livro:

p.230
Mandela é um materialista no sentido filosófico. Desconfia de tudo que não possa tocar, e durante anos evitou qualquer referência ou dependência a um poder superior. Confiou em seus companheiros, não em uma divindade distante. Ele não reza; ele pondera e então age. Para os que dizem que tudo acontece por uma razão, ele responde que nós somos a razão e aqueles que fazemos as coisas acontecerem. Não há destino que molde nosso fim, nos mesmos o moldamos.

Vitoria Milhomes 06/12/2020

Inspirador!
Apesar de Nelson Mandela ser um ícone mundial, eu ainda não conhecia direto sua história. Não sabia muito a seu respeito ou sobre sua vida.

Porém, agora que li esse livro pude entender que ele foi um homem com muito a nos ensinar e inspirar.

É um livro de fácil compreensão, escrito por um jornalista que foi íntimo de Mandela e pode descrever claramente a pessoa que Nelson foi.

Aprendi várias coisas com o ensinamento de Mandela, e espero levar comigo sempre.
Diego 14/12/2020minha estante
Depois procura a Autobiografia de Martin Luther King, vai gostar.

Vitoria Milhomes 14/12/2020minha estante
Deve ser muito boa ?

Veronica.Maria 04/01/2021minha estante
Estou lendo a autobiografia de Martin e confesso que é uma obra maravilhosa. Leitura super leve.

Vitoria Milhomes 05/01/2021minha estante
Verdade. Gostei bastante também ?

Gabriela.Pereira 31/03/2022

Adorei
Muito bom como os relatos de Mandela nesse livro podem se encaixar com coisas do nosso dia a dia, bem leve a leitura e só fez a minha admiração aumentar.

Testemunha de Kindle 22/02/2024

Cada um de precisa encontrar sua horta
O livro vai além de relatar os feitos de Mandela. O autor foca seu olhar sobre situações da vida em que, testado pelas circunstâncias, Mandela distribuiu suas mais perenes lições de liderança e sabedoria. Excelente compilado de exemplos de vida de um dos grandes homens de nosso tempo.

Renata 12/04/2020

Exemplo
Uma lição de vida homem forte e justo ....com esse relato do jornalista nos da uma visão diferente da sua personalidade

Isaac 27/06/2020

O livro revela a grande personalidade que Mandela foi na história da África e de todo o mundo no combate ao racismo e a todas as formas de injustiça. Realmente inspirador! A sua luta certamente nunca será esquecida e deve ser invocada diante do racismo estrutural que ainda persiste atualmente.

Cal 14/12/2010

BOAS LIÇÕES
Sabe quando você viaja e resolve trazer uma lembrança? Sei lá, camisa, boné, treco de decorar...enfim, são várias as opções... já colecionei essas coisas, mas de uns tempos para cá, tenho preferido trazer livros. Foi assim que comprei “Os Caminhos de Mandela: Lições de Vida, Amor e Coragem”.

Nele, a vida de Mandela é descrita sob a ótica do jornalista e editor da revista Time, Richard Stengel, contratado para auxiliar Mandela a escrever a autobiografia (Longo Caminho Para a Liberdade -1993). Presenciando o dia a dia do estimado líder político, Stengel parece ter aprendido muito com Mandela sobre a vida e tenta, de forma simples e direta, transmitir esse conhecimento.

Particularmente, não consigo ver a vida de forma tão estratégica, mas mesmo assim separei alguns trechos dos 15 capítulos. Embora o livro não tenha entrado para a galeria dos meus favoritos, já que é uma coisa meio auto-ajuda e confesso não ser muito fã do gênero, acredito que vale a leitura.

Coragem não é ausência de medo

A maioria das pessoas diria que Nelson Mandela personifica a coragem. Mas o próprio Mandela define a coragem como algo curioso. Ele não a vê como inata, ou um tipo de elixir que podemos beber, ou aprender de algum modo convencional. Ele a vê como a maneira que escolhemos ser. (...) Coragem não é ausência de medo (...) é aprender a superá-lo.

Seja ponderado

Perca o controle e você perderá a situação (...) Não se apresse, pense, analise, então, aja.

Lidere na Frente

Às vezes, liderar na frente é admitir que está errado – mesmo quando ninguém o está acusando de estar errado.

Lidere na Retaguarda

Liderança, em seu âmago, significa mover as pessoas em certa direção e a maneira de dizer isso não é necessariamente lançar-se à frente e dizer: sigam-me, mas possibilitando e empurrando os outros para que se movam à frente, à sua frente.

Represente o Papel

Mandela dizia que não se pode ser completamente aberto a respeito das próprias emoções. Sim, as emoções podem ser autênticas, e autenticidade é uma virtude moderna, mas pode-se ser autêntico sem ser desnecessariamente revelador.

Tenha um princípio essencial – todo o resto é tática

As condições, mais os princípios, determinam a estratégia. (...) quando as condições mudam, você deve mudar sua estratégia, e sua mente. Não é indecisão, é pragmatismo.

Veja o que há de bom nos outros

Mandela procura o positivo, o construtivo. Escolhe passar sobre o negativo. Faz isso por duas razões: porque instintivamente vê o que há de bom nas pessoas, e porque intelectualmente acredita que ver o que há de bom nos outros pode realmente torná-los melhor.

Conheça o seu inimigo

...e conquiste o coração dele.

Mantenha seus rivais por perto

Mandela sabia que não havia método infalível de antecipar os ataques dos seus rivais, mas acreditava que ao manter um rival debaixo de suas asas faria com que ele, ao menos, pensasse duas vezes. E então ficaria perto o suficiente para vê-lo se aproximar.

Saiba quando dizer não

Se você está demorando ou evitando dizer “não” porque é desagradável, melhor dizê-lo na hora e claramente. Você evitará problemas a longo prazo.

É um jogo demorado

Não devemos deixar a ilusão da urgência nos forçar a tomar decisões antes de estarmos prontos.

O amor faz a diferença

Durante toda a sua vida, no cálculo entre o amor e o dever, o dever quase sempre venceu. Há pouco espaço para o amor na vida de um revolucionário e de um prisioneiro. Mas Mandela nunca desistiu do amor, nem mesmo quando ele foi adiado ou inacessível. (...) Finalmente, aos oitenta anos encontrou o amor e a felicidade. Foi o final feliz que esteve buscando por meio século.

Desistir também é liderar

Em vários aspectos, o maior ato de liderança de Mandela foi a renúncia. Ele sabe que não vale a pena lutar por todos os problemas e que às vezes é melhor desistir.

Sempre ambos

Todo problema tem várias causas, não apenas uma.

Encontre sua própria horta

Os homens, ele dizia, podem ser cultivados como plantas.
Poly 28/01/2013minha estante
Adorei a resenha! Aguardando ansiosamente o meu, pra poder ler logo! \o/

Cal 03/02/2013minha estante
Poly, tenho certeza que vc irá adorar a leitura! Beijos

Eduardo 23/04/2011

A história de um ícone mundial
Esta autobiografia narrada pelo jornalisata Richard Stengel é um testemunho da superação e da garra de um homem que viveu fisicamente preso por 30 anos, mas livre com seus pensamentos e sua alma. Um homem que ao invés de cultivar o ódio pelos seus algozes conseguiu superá-los pela inteligencia e transformou um "canteiro de ervas daninhas" em flores e frutos. Ele conseguiu não só ser presidente de uma das nações mais racistas do planeta, mas mostrar que é possível transformar a alma dos homens pelo exemplo, pela sabedoria e pela diplomacia. Vale muito a pena ler.

@biblioteca.da.alma 04/01/2021

Necessário
Ao ler esse livro pude conhecer um pouco mais desse homem que foi tão importante e tão incrível. Não é só uma biografia, a obra tem um quê de autoajuda, com diversas frases maravilhosas e muito inspiradoras. Pude entrar no íntimo de Mandela e conhecer mais dele, além do público, e passei a admira-lo mais ainda.

Sandra Silva 02/08/2021

Sem dúvida um herói
Não há como contestar isso!
Eu sou uma apaixonada por Mandela, e a cada livro que eu leio dele ou sobre ele eu me apaixono mais.
Aqui, temos um olhar de fora, de alguém que trabalhou para Mandela e que aprendeu a admira-lo, com todos os seus pontos fortes e fracos.
Richard ajudou Mandela a escrever sua autobiografia, Longa caminhada até a liberdade, (que se você não leu ainda, recomendo fortemente que leia), e durante suas reuniões para a escrita do livro, recebeu muitas lições de um homem como nenhum outro.
Mandela se sacrificou para que todo um povo se libertasse de um regime segregacionista, preconceituoso e terrivelmente injusto. E esse sacrifício custou muito caro: 27 anos de prisão.
Mas, apesar de todo o sofrimento, nesse livro é possível perceber que esse foi um período longo e sofrido sim, mas de muito autoconhecimento. Mandela entrou um homem combativo, com gana de justiça, mas saiu um homem mais ponderado, mais aberto as negociações, que soube mudar de opinião quando preciso, e não se sentiu inferior por causa disso.
Somos apresentados ao Mandela firme, que diz não sem pestanejar, que pondera todas as suas decisões, que gosta de ter os amigos por perto, e os inimigos mais perto ainda. Que dá espaço para que todos exponham suas opiniões, mas que não se deixa ser passado para traz. Que sabe de sua importância, e que gosta de se apresentar como alguém que é um símbolo de luta. Que é pacificador, mas que sabe que as vezes é preciso ser combativo. Que é agregador, mas que mostra que para a boa convivência é preciso fazer concessões.
Mais um livro para admirar a grandeza de um homem inigualável!

@stoppajoao 25/11/2022

?Encontramos o inimigo e ele somos nós.?
Com uma leitura de fácil compreensão, somos apresentados a vida privada e pública do Nelson Mandela. Considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista.

Mandela queria mudar a história da África do Sul, mas foi além disso, tornou- se símbolo da luta contra o ódio.

Sua história começa em um pequeno vilarejo na região do Transkei, onde nasceu em 1918. Em 1942 iniciou sua longa cruzada contra o apartheid, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

Nelson viajou pelo mundo em busca de apoio, recebeu treinamento militar, mas quando voltou para a África, foi preso.

Após 27 anos na prisão, foi posto em liberdade. Esse foi o marco do fim de um regime onde os negros eram considerados inferiores aos brancos.

Em 1993, recebeu dignamente o prêmio Nobel da Paz.

Em 1994, foi eleito o primeiro presidente da África do Sul, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos. Deixando o mais nobre dos legados.

marquessjuh 26/05/2022

Ensinamentos para a vida
A história de Mandela é algo incrível e surpreendente, pois em uma sociedade marcada pela intolerância racial, ele cresceu sendo empoderado aos cuidados de um chefe tribal e não teve sua estrutura abalada pela minimização do contato com o homem "branco".
Nisso ele foi crescendo sabendo do seu potencial e que era possível lutar por uma sociedade igualitária, onde todos os povos tivessem a mesma oportunidade, sendo preso por esse ideal, e o mais lindo foi que ele citou que poderia até morrer, mas ainda no leito de morte defenderia sua causa...
O que eu tirei de experiência para mim, foi o fato de agir mesmo com medo, pois somente assim vc pode galgar novos rumos e também sempre manter os dissidentes bem próximos, pois é mais fácil observar seus passos.
Foi um livro de leitura rápida e leve, não foi bem uma bibliografia, mas trechos importantes da vida dele, e a descrição do quanto ele cresceu física e psicologicamente na prisão.
Recomendo a leitura.

Vivi 01/02/2011

Muito interessante, passa mensagens ótimas sobre liderança e confiança em si mesmo. Amei!!

Dantas 01/09/2016

Melhor livro que já li!
Fascinante!

Ueber 09/02/2018

Nelson Mandela
Libertou a África do Sul de um sistema de violência e preconceito e modificou a história de dor e luto daquele país.

Parte marcante no livro quando seu filho lhe pergunta porque ele se ausenta tanto, Mandela resposta que ele lutava para garantir que milhões de outras crianças tivessem o direito de viver em um país livre.

Não há vitória sem sacrifício e os que não lutam pela sua liberdade, não é digno dela.

site: https://www.facebook.com/UeberDeividi/