Ascensão

Stephen King

Resenhas - Ascensão

Mfarits 30/11/2022

Cativante
Um dos autores mais versáteis.
Scott Carey me cativou desde o início por seu nome muito bom. Mas não só por isso. Stephen fez uma personagem que tem uma característica a partir da qual eu teci várias críticas a outros autores (eita, Colleen Hoover), que é a de ser muito perfeito e não errar nunca, mas de uma maneira que não me incomodou ao todo. Eu gostaria muito de entender mais um pouco sobre o caso de Carey, mas achei satisfatório.
Gostei

Paulo 26/04/2020

Algumas das histórias mais conhecidas e reverenciadas de Stephen King não são exatamente histórias de terror. Quem não se emocionou com a jornada dos jovens meninos de Conta Comigo, um clássico dos anos 80? Ou acompanhou a jornada de John Coffrey e como ele impactou a vida do policial Edgecomb em À Espera de um Milagre? Ou quantos de nós não choramos com o final de Shawshank, um prisioneiro que dizia ser inocente e muda a vida de um presídio em Um Sonho de Liberdade? Fazia décadas que King não escrevia histórias com essa pegada mais emotiva e inspiradora. E ele finalmente traz de volta isso em Ascensão. Esse filho da mãe conseguiu tirar uma lágrima dos meus olhos no último dia de 2019 com essa história.

Somos colocados junto a Scott Corey, um homem de meia idade, separado e que começa a sofrer de uma estranha aflição: ele está perdendo peso a uma velocidade constante. Mas, não é que ele esteja ficando mais magro; é que a gravidade passou a deixar de funcionar ao seu redor. Quando ele encosta em objetos ou pessoas ele consegue retirar a noção de peso deles. Mas, Scott parece estar estranhamente calmo. Mesmo sabendo que isso pode levar a um dia em que ele não terá peso algum, seu espírito nunca esteve tão elevado. Sua percepção sobre a vida ganha novas cores e ele passa a enxergar o mundo de maneira positiva. Seu destino vai se cruzar com o de Deirdre e Missy, um casal de lésbicas que são suas vizinhas. O que começa como um problema corriqueiro que envolve os cachorrinhos das duas, se transforma em uma jornada para lidar com o preconceito que elas sofrem na cidade de Castle Rock.

Stephen King tem brincado com novos gêneros e formatos nos últimos anos. Desde uma trilogia (algo que ele não fazia desde que terminou a série de A Torre Negra) com romance policial, a retornar a velhas histórias (Doutor Sono) e até escrever narrativas mais curtas (Ascensão e A Pequena Caixa de Gwendy). A escrita de Ascensão está muito boa e não sofre daquele velho problema do autor de se alongar demais em sua narrativa. Aqui tudo está preciso e bem encaixado em uma narrativa em que levamos duas sentadas para terminar. Os capítulos estão de bom tamanho e a história é bem fácil de ser compreendida. Dos últimos livros que eu li do mestre, este é o que mais se encaixa no formato "poderia se tornar um filme". Ele não exagera nos diálogos e nas descrições e o leitor não se sente perdido em nenhum momento.

Vamos falar do casal Deirdre e Missy. Elas são um casal de lésbicas que moram em uma cidade conservadora como Castle Rock. É óbvio que elas vão sofrer de forte preconceito por parte de seus moradores. A princípio, Scott sente que todos são bons vizinhos e que Deirdre é apenas uma mulher revoltada e irritada. O pequeno entrevero entre Scott e DeeDee envolve o fato de que os cachorros do casal fazem suas necessidades no gramado de Scott. Todas as vezes em que ele foi falar com ela sobre o caso, DeeDee negava que seus bichinhos faziam isso. O que para Scott se tornou uma simples confirmação de algo que ele sabia que acontecia, envolvia motivos mais profundos para ela. O protagonista descobre que o que parecia ser uma pequena e convidativa comunidade, na verdade era um poço rancoroso de conservadorismo patriarcal. Ele vai percebendo as pequenas agressões quando sua consciência simplesmente passou a prestar atenção nos comentários locais: as pequenas piadinhas direcionadas a elas, o fato de o restaurante estar sofrendo com a falta de clientes (que não comiam lá, apesar de a comida ser fenomenal) e até as crianças que não iam pegar doces na casa delas no Halloween porque seus pais haviam dito que elas eram "lesbecas" perigosas.

King sabe trabalhar bem cidades pequenas e o quanto as pessoas podem ser ruins. Isso é um dos pontos altos da narrativa. Todos os personagens são bem delineados, sem exageros. Aqueles que não são necessários à história principal, fazem parte apenas dos limites narrativos. Seja a ira e espírito combativo de Deirdre, a doçura de Missy, o companheirismo de Dr. Bill e o espírito elevado de Scott. Essa combinação nos faz pensar nas pequenas coisas do cotidiano. Em o quanto deixamos nossos pré-conceitos nos afastar de boas experiências e boas pessoas. Uma das cenas mais bonitas de Ascensão envolve um simples jantar entre todos os personagens da história e a fala de Myra, esposa do dr. Bill. Não falarei mais nada além disso.

A Editora Suma foi muito feliz na tradução do título original, Elevation, para Ascensão. Não parece nada, mas quando você terminar de ler a narrativa vai entender o motivo. A jornada de Scott envolve o desapego e o simples amor ao próximo. Ele me lembrou muito John Smith, o protagonista de A Zona Morta (resenha aqui). Um cara legal que acaba sendo colocado em uma situação ruim por circunstâncias inexplicáveis. Ele vai precisar revelar aquilo que há de melhor em si para nós, leitores. E a gente certamente vai comprar a jornada dele. Quantos de nós somos capazes de dizer que temos esse espírito de Carey, um momento de nossas vidas em que apenas passamos a curtir cada dia de nossa existência. E não algo voltado para a individualidade, mas para o coletivo, para o ajudar o próximo. Para perceber a desigualdade e a injustiça que impera em nossa sociedade e simplesmente fazer algo a respeito. Não há violência ou guerra aqui, apenas um cara empenhado a dar o melhor de si.

Vejo muitas pessoas reclamando do preço e do tamanho do livro. Desculpa, gente, mas O Instituto, que saiu na mesma época, não consegue ser tão bom quanto Ascensão. Mesmo com 144 páginas, o livro é comovente, reflexivo e toca nossos corações aonde importa. Tem toda pinta de se tornar um clássico assim que ganhar uma adaptação para o cinema que eu tenho certeza que não vai demorar. Recomendadíssimo. Só não vão esperando encontrar qualquer coisa de terror aqui porque não há. Vão esperando uma boa história. E não se arrependerão.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Kess 20/11/2023

Ascensão conta o caso de Scott Carey, morador de Castle Rock, um homem que está perdendo peso. Todos os dias ele sobe na balança e vê seu peso cada vez menor mas sua aparência física não muda. Diante desta situação estranha, Scott busca ajuda de seu amigo e médico aposentado Bob Ellis. O médico não faz ideia do que está acontecendo e sugere que ele busque ajuda especializada mas Scott tem outros planos.

Ascensão é uma explosão de sentimentos e sensações, uma história curta, em páginas, mas com uma imensidão de reflexões. Você vai ler em uma sentada, mas vai ficar um bom tempo pensando e digerindo as lições que essa leitura traz.

PS: Não é uma história memorável do King, mas até certo ponto uma história sensível e com significados.

Pedro 23/05/2020

Que bela experiência!
Um conto como deve ser: leve, rápido e com muitas mensagens importantes para refletirmos depois da última página.

Stephen King não decepciona nunca, nem quando entrega um trabalho completamente fora da sua zona de conforto.

Eu amei e recomendo!

Pedro.Alves 13/01/2022

Good Day - Twenty One Pilots
3° Livro da MLV 2022 (Guerrilha) ? Leia um livro de um(a) autor(a) envolvido(a) em algum tipo de polêmica.

(+ 13, mas não é infantojuvenil)

?? (Gatilhos/Avisos de Conteúdo):

- Homofobia.

Existe algum autor mais polêmico que o Stephen King? Só a Sarah J. Maas e os cancelados, mas eu me recuso a ler TOG ou ACOTAR sem em preparar psicologicamente, então para essa missão eu escolhi o Rei do Terror. E confesso que eu tava com saudade do véio.

Se você está esperando uma novela de terror, meu amigo, tenho que te dizer que suas expectativas para esse livro são TOTALMENTE equivocadas, e eu acho que deve ser por isso que muita gente se decepciona com esse livro.

E estou muito feliz em dizer que esse não foi meu caso, principalmente porque eu já tinha visto algumas resenhas sobre ele no YouTube e tinha uma ideia do tom que o Stephen King ia adotar, mas mesmo não deixou de ser uma ótima surpresa.

O livro tem elementos fantásticos como diz na sinopse, mas ao invés de construir a narrativa nesses aspectos, o King deixa o leitor sem uma explicação da origem disso e sim focar nos desdobramentos e nas consequências que esses elementos trazem. Nisso ele se assemelha um pouco com o Haruki Murakami que é um dos meus autores favoritos, mas as semelhanças param por aí.

Apesar do lado fantasioso da história, temos também um lado mais realista, e relevante pros dias de hoje e importante: a homofobia, que não é forçada e se encaixa com muita naturalidade com a história, além de fazer um conjunto muito bom com o lado fantástico, sem nenhum se sobrepondo sobre o outro.

Se você já leu alguns livros do King, a escrita e o perfil do protagonista continuam daquele jeitinho característico do autor, mas ao invés do tom sombrio, misterioso e às vezes angustiante, temos um tom mais leve e até mesmo otimista, o que faz MUITO sentido para de que como o livro se encaminha.

Minha única (mini) ressalva é com o protagonista. Pra mim, ele não tem uma personalidade muito definida, mesmo sendo o narrador do livro. Em compensação os personagens secundários são muito interessantes.

Enfim, uma história leve, comovente, e recomendadíssima!

Thainá @thaii.limab 03/08/2022

O ontem já foi, o amanhã talvez não venha
"Tudo leva a isso, pensou ele. A essa ascensão. Se é assim que é morrer, todo mundo deveria ficar feliz de partir."
Naty__ 03/08/2022minha estante
Meu coração ficou quentinho agora.
Gosto tanto desse livro. ??

Thainá @thaii.limab 03/08/2022minha estante
Também gostei!!

Carla.Leticia 12/08/2022

Esperança. Amizade. Empatia. Mistérios da vida e mor**te. Sensibilidade e mente criativa. Representatividade. Aceitação.

Scott começa a perder peso misteriosamente, mas mantém sua aparência física. E seu peso caminhando para zero, ele sabe que não ficará preso ao chão.

Ele escolhe não se preocupar com o que está fora do seu controle, aceita sua realidade e tenta mudar o que está no seu alcance. Ajudar as suas vizinhas que estão sendo víti**mas de precon*ceito pela comunidade. Desviando a atenção de seus próprios problemas.

Como empatia, e atos de boas ações mudam e melhoram a realidade de outras pessoas.
Dá esperança, de pessoas que ainda se importam com a d0r do outro e a amenizem.

Dionísio 07/12/2022

legalzinho
é bom pra quem quer algo rápido, não é revolucionário, mas cumpre o propósito, além de ter umas mensagens bacanas

Marcia Seabra 09/05/2021

Bom, mas nem tanto
Adoro Setephen King, sou leitora desde a década de 80 de seus livros. Ascensão foge bastante o estilo terror, sobrenatural e ficção que consagraram o autor, apesar de ter um ou outro elemento que remete aos temas citados, é um livro fraco, sem motivação, a não ser a política, o politicamente correto, sem densidade ou profundidade na questão da homossexualidade que apresenta como tema central. Esperei muito mais, aliás sempre esperamos mais de King, mas nesse me decepcionou feio.

Ana 26/01/2020

Terminei esse livro há uns 3 dias, mas só estou escrevendo agora porque eu queria... só pensar na história e sentir. E Stephen King é muito bom em me fazer sentir coisas, ainda que com uma história simples e nada ambiciosa.

Em uma única tarde eu finalizei a leitura, pois Ascensão é uma história rápida. Como sou o tipo de pessoa que ama pegar um livro sem saber nada sobre ele, não vou comentar aqui sobre o que Ascensão se trata. Prefiro só confirmar que, mais uma vez, Stephen King nos traz personagens cativantes e faz você se importar com eles e com suas relações. Em poucas páginas, Ascensão nos dá lições importantes e emociona, principalmente com o seu final (para mim, digno de 5 estrelas!).

site: https://www.instagram.com/_literariana/

Karla Lima @seguelendo 15/02/2020

@seguelendo
Uma obra diferente de qualquer outra que eu já tenha lido do mestre King. Sim, ascensão é uma novela que foge dos padrões desse autor que tanto adoro, mas mesmo assim conseguiu me cativar.

Com um texto mais objetivo, King aborda diversos assuntos em poucas páginas. Consegue, de forma magistral, fazer com que o leitor se apegue aos personagens e torça por eles.

Eu entendo que alguns fãs de King não tenham gostado da obra, mas ela não deixa de ter sua beleza. Inclusive, se você nunca leu o autor por ter medo de livros de terror, é uma história interessante para se começar: não há horror. Encontramos um pouco de sobrenatural, mas é algo leve e mais místico do que algo para colocar medo.

É uma história de redenção, de perdão, daquelas que deixam o leitor com o coração quentinho, sabe? Eu sentia vontade de abraçar os personagens enquanto estava lendo? É uma história simples, mas muito bonita. Creio que vai emocionar muita gente.

Como fã de King, recomendo demais essa obra. Não é uma obra prima, longe disso na verdade; porém, aqui o autor nos entrega uma história que fala de superar adversidades, preconceitos e, principalmente, de resiliência e amizade. Pode não ficar marcada na história da literatura como outras do mestre, mas com certeza falará ao coração de muitos.

Duana Rocha 27/11/2021

Que surto foi esse de King? ?
Adorei o livro! Curtinho com premissa interessante que gera curiosidade até chegar a última página.
Voinho deu uma bela viajada aqui, mas como sempre entregou uma ótima história.

Elandlie 21/05/2021

Relações
Eu já achei que seria um livro que me tiraria mais susto do que tristeza mas parece que eu estava errada. Mesmo sendo curto, as relações entre os personagens foi muito bem desenvolvida por conta do enfoque que ele dá para isso. É uma história rápida, comovente e que vale a pena ser lida.

EDexter 05/10/2020

Um livro que parece mais um conto curto e breve.
Meio que me decepcionei com esse livro, pelo preço de capa que se é cobrado. O livro é rápido, que se ler em menos de 1 hora, e nem parece um livro escrito por King. A estória mais parece uma ficção científica , isso foi o que me agradou, e salvou a leitura. O personagem central também é interessante , apesar de ser pouco detalhado.

Mas, para todo fã de King, a leitura se torna obrigatória.

Dhiego Morais 12/07/2020

Ascensão
Lançado originalmente em 2018, no exterior, Ascensão é o último livro a receber os leitores brasileiros neste ano, com todo o capricho editorial da Suma: capa dura, papel Pólen Bold de alta gramatura e ilustrações de Mark Edward Geyer. Com todo o tratamento de uma edição de luxo, Ascensão, assim como A Pequena Caixa de Gwendy, configura-se como mais uma tentativa de nos levar às saudosas ruas sinistras de Castle Rock.
“O ontem já foi, o amanhã talvez não venha.”
Scott Carey é o nosso protagonista. Jovem, alto e recentemente separado, Scott procura focar sua atenção em um importante trabalho, um serviço que o projetará para um elevado patamar, não somente financeiro – ainda que o pagamento seja muito, muito bom. Vivendo sozinho em uma das partes mais nobres de Castle Rock – Castle View –, ele parece se manter distante de todos os problemas mesquinhos de sua comunidade. Exceto por um.
Stephen King, diferentemente de maioria de suas grandes histórias, prefere jogar o leitor diretamente no auge dos acontecimentos estranhos. As páginas voam velozes, não há muito tempo para trabalhar com esmero o background das personagens. Logo nas primeiras páginas descobrimos as estranhezas que cercam a vida de Scott Carey: ele está perdendo peso diariamente e em velocidade vertiginosa.
É possível que alguns leitores de pronto pensem que Ascensão é uma continuação, ou pior, uma versão remasterizada de A Maldição, livro publicado pela primeira vez como A Maldição do Cigano, de Richard Bachman (The Thinner, 1984) e que contou com uma adaptação cinematográfica digirida por Tom Holland – não o nosso Spiderman – em 1996. A verdade é que, apesar da semelhança inicial do plot, a história e o mote dela é totalmente diferente, inclusive o tom da escrita e o sabor que fica após a leitura.
Enquanto nosso protagonista de A Maldição, o advogado Bill Halleck emagrece diariamente graças a uma maldição (é isso que você ganha ao atropelar uma cigana, cara...), Scott descobre estar perdendo peso sem compreender o motivo de tudo isso, muito menos a origem desse misterioso evento. Se por um lado Bill não é lá flor que se cheire, Scott consegue capturar muito melhor a empatia do público leitor, que rapidamente simpatiza com ele. Além disso, há mais uma pequena diferença: não importa quais roupas Scott vista, nem quantas milhares de calorias ele como, ou ainda que pesos ele segure ou enfie nos bolsos, pois independentemente disso, ele continua pesando o mesmo. É como se ele não fosse afetado por forças externas ou naturais, como a gravidade.
Sem se preocupar com o que o futuro lhe reserva, Scott decide usar o pouco tempo que lhe resta para resolver algumas coisas. Enquanto termina o trabalho importante para uma firma, percebe a redoma de intolerância e preconceito enraizado em Castle Rock, uma cidadezinha com tendências republicanas que despontam no conservadorismo ultrapassado e no poder ludibriador de ícones inconstantes como Trump – por falar nele, Stephen King aproveita Ascensão para reforçar suas duras críticas à figura política e desrespeitosa de Donald Trump, então presidente dos Estados Unidos.
Ciente de que o Dia Zero, o dia em que deverá perder os últimos gramas de seu peso está próximo, Carey tenta consertar a relação problemática que tem com suas vizinhas, Deirdre e Missy. Vistas pela comunidade de Castle Rock como apenas “o casal lésbico e dono de um restaurante”, elas enfrentam duramente o desprezo da vizinhança, uma contínua separação que afeta a estabilidade dos negócios e a saúde do relacionamento, mantendo Deirdre sempre na defensiva.
Dr. Ellis, um médico aposentado é o único que sabe do segredo de Scott. Despreocupado com o próprio futuro, ele não dá atenção às recomendações do amigo. De certo modo, vê-se como um paciente terminal.
A atmosfera conservadora local se quebra em meio às tentativas fiéis de Scott. Ao longo das páginas temos conhecimento de rotina e da forma como ele encara a vida, como se relaciona com os demais moradores. Os meses passam sem que percebamos, logo estamos diante de eventos marcantes, como a Ação de Graças, o Natal e a maratona anual de Castle Rock. As transformações acontecem organicamente, e o livro, embora curto, se converte e muitos mais significados.
“Tudo leva a isso, pensou ele. A essa ascensão. Se é assim que é morrer, todo mundo deveria ficar feliz de partir.”
O que acontecerá quando Scott perder todo o peso? Como fazer para que essa coisa estranha pare ou se reverta?
Ascensão é um ensaio agridoce sobre as pequenas transformações que podemos promover em nós mesmos e em nossa comunidade. É um pouco sobre compreender aquilo que nos prende ao nosso plano e a nossa razão de existir. O que nos mantém conectado a nossa vida atual? Quais são esses laços, esses fios que se ligam ao nosso coração, que nos enraízam e nos aproximam dos outros, de nossa vizinhança? Nesta história, King não nos faz encarar as origens, mas nos convida a refletir e investigar: preocupamo-nos com tantas coisas em uma imensidão de significados, mas será que estamos atentos para aqueles que estão a poucas casas de distância?
Para ascender, é preciso antes estar disposto a encarar a imensidão do seu próprio vazio.

site: https://skullgeek.com.br/resenhas/resenha-ascensao-de-stephen-king/