Login

20140828
28082014

Adriano Assis 24/08/2014

Infâncias roubadas
Um grupo de crianças conhecidos como Capitães de Areia toma a cidade de Salvador de roubos e furtos.
Lançado na década de 30 mostra mostra o abandono das crianças carentes no Brasil do estado novo. Um livro atual, já que o abandono e tratamento para com as crianças abandonadas não mudou nada de lá para cá.

Marcos Felipe 16/08/2014

Esse livro é incrível!!! Não esperava muito por ser um clássico mas me surpreendi e ele se tornou um dos meus preferidos...

Dayane 10/08/2014

O melhor clássico
Capitães da Areia é definitivamente a prova de que aqueles clássicos que nos obrigam a ler na escola pode ser, sim, maravilhoso.

O líder valente Pedro Bala; o amigo fiel João Grande; o artista, leitor e inteligente Professor; o vaidoso e galã Gato; o malandro Boa-Vida; o religioso Pirulito; a encantadora e valente Dora; o "cabra-macho" do Volta Seca e o intenso Sem-Pernas protagonizam essa historia fascinante sobre as crianças de rua que, de diversas formas, acabam sendo obrigados a cuidar de si e agir como homens adultos desde muito novos, mas no fundo mantendo a meiguice, a fantasia e sobre tudo, as necessidades de qualquer criança.
Apresentados desde cedo ao sexo, às doenças, à fome e à indiferença da sociedade, são obrigados a furtar para sobreviver.
A história pode parecer nada impressionante, ainda mais para os que não são lá pessoas muito altruístas, mas acredite, Jorge Amado fez deste livro uma historia simples e intensa ao mesmo tempo.
Desde as primeiras páginas o leitor já é apresentado ao mundo dos meninos que são criticados e abandonados por todos, vistos como bandidos perigosos, sem necessidade de ajuda e sem importância. Com raras pessoas que os ajudam, tem uns aos outros e mais nada.

Se já não bastasse a historia envolvente por si só, Jorge Amado ainda consegue explorar os mais intensos sentimentos de cada garoto, a complexidade de suas mentes e desejos, suas necessidades físicas e mentais, seus motivos por serem como são, algo que não chega nem perto de aparecer no filme recém criado.

Capitães da Areia mudará a forma de ver vários aspectos do mundo, como a mídia e a sociedade têm nos educado a ver o outro de maneira superficial. Através de risos, angustia, medo e muito choro (no meu caso pelo menos, muiiito choro) o leitor é apresentado a uma história, ou melhor, a vidas totalmente diferentes e fascinantes. Com certeza um dos melhores clássicos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"O contato direto com outros leitores incentiva a ler e adquirir livros que nem imaginávamos existir."

Revista Época