4.13424 17283

Resenhas - Capitães da Areia

Tety 24/04/2015

Sensacional
Daqueles livros que a gente lê a vida toda!

Cesar 13/04/2015

capitães da areia
Capitães da Areia é uma obra do grande Jorge Amado, O livro conta as aventuras, os roubos, os namoros e as tristezas dos meninos abandonados de Salvador.

O livro é dividido em três partes, sendo elas: "Sob a lua, num velho trapiche abandonado", "Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos" e "Canção da Bahia, Canção da Liberdade".

Na primeira parte, conhecemos o local onde os conhecidos e terríveis Capitães da Areia moram, um velho trapiche abandonado. Visto pela população como crianças maldosas que apenas roubam, descobrimos a verdadeira situação desse grupo. Com um líder, regras e respeito, os meninos formam um lar no trapiche.

Pedro Bala é o líder do grupo, com seus cabelos loiros, uma cicatriz e apenas 15 anos. Com seus companheiros de morada, cria engenhosos planos de roubo para sustentá-los. Professor, João Grande, Pirulito, Sem-Pernas, Gato, Boa-Vida e Volta Seca são os maiores companheiros de Pedro.

Na segunda parte, a vida de todos muda no trapiche quando Dora e seu irmão Zé Fuinha tornam-se membros dos Capitães de Areia. Pela primeira vez os meninos encaram uma figura feminina em sua morada. Dora foi como uma mãe para eles, uma fonte de carinho que nunca tiveram antes. Foi também irmã e amor, para alguns.

A vida de roubos, o amadurecimento fora de hora, a vida de adulto em corpos de crianças, as aulas de Capoeira com Querido-de-Deus, os encontros com a mãe-de-santo Don'Aninha, a tentativa de catequização e amizade do Padre José Pedro: tudo isso nos é mostrado de forma direta e real por Jorge Amado.

Na terceira parte descobrimos o destino de cada um dos incríveis personagens e, acredite, nos emocionamos com todos eles. A vida sofrida dos meninos se reflete de forma diferente no caminho que eles decidem tomar.

samara 11/04/2015

Tudo para nós, nada com eles.
O romance de Jorge Amado capitães de areia publicado em 1937, abrange o cotidiano de crianças abandonadas que vive pelas ruas de salvador Bahia, por meio de furtos para sobreviver . A principio o livro começa por reportagem que fala sobre crianças abandonadas com idade entre 8 á 16 anos e aproximadamente 100 crianças intituladas por capitães de areia que vive livre roubando, depois o livro segue descrevendo os acontecimentos dos garotos e a personalidade dos mesmos. O protagonista do grupo Pedro Bala é um menino com uma cicatriz no rosto e filho de um grevista que foi assassinado por policiais, e desde cedo teve que tomar conta de si próprio. Outros personagens que merecem destaque são: Sem-pernas, Boa Vida, Gato, Volta Seca, pirulito, Professor, Dora, João Grande, Querido de Deus e padre José Pedro. Sem-pernas um garoto coxo, que sofre por traumas psicológicos por causa de policiais que mal trata ele e humilha, depois desse acontecimento passa a odiar a todas as pessoas. Ele era iscar do grupo, pois através dele se fingia de menino bom conhecia a casa e depois os outros vinham e furtava, porém em um desses roubos sem pernas encontra uma mulher carinhosa que queria ser sua mãe, ele se sente feliz, mas ao mesmo tempo não pode trair os seus amigos. Boa Vida um menino calado que se contentava com o dinheiro arrecadado após os roubos, tinha inveja de gato, pois ele conseguia persuadir as mulheres muito fácil. Gato é um menino bonito que gosta de uma prostituta chamada Dalva ele é considerado o galã do grupo por andar sempre bem vestido e conseguir muitas mulheres. Volta Seca garoto apaixonado por seu padrinho lampião, veio de uma família valente e do meio rural, Pirulito era o mais perverso do grupo só após conhecer os ensinamento do padre José Pedro se converte aos ensinamentos da igreja. Todos gostavam das histórias que o professor contava da noites, ele era o mais inteligente e que sabia ler, sempre planejava os roubos. Após encontrar dora e o seu irmão zé fuinha convida para ir morar com ele e se apaixona por ela, mas o sentimento não é reciproco, pois ela gostava de um dos integrantes do grupo, é considerada uma menina corajosa guerreira e carinhosa e somente ela consegue quebrar um dos paradigmas do grupo, sendo uma mulher e isto era inconcebível, Entre eles entre o que mais gostava dela era João Grande um garoto que não dispunha de uma inteligência, no entanto era respeitado pelo seu porte físico. Padre José Pedro um homem caridoso e humilde queria converte todos os meninos ao catolicismo e sempre que pode ajudar os garotos. Todos os meninos dos capitães de areia tinham em comum pensamento inocente de toda criança, queria poder sentir o amor de pais e acima de tudo de ser livre, pois a liberdade para eles era igual o sol ,ou seja, “era o que o bem maior que existia no mundo”. O livro faz uma critica a sociedade capitalista, a mídia que muitas vezes esconde verdades, evidência o preconceito que as pessoas tem com as crianças por elas serem pobres e furtarem, mas não percebia que era para o sustento. A obra é fantástica no todo pois passa um ensinamento para todos os interlocutores, evidenciando que as coisas simples da vida advém da felicidade e a lealdade é a base para toda convivência.
danniel 13/04/2015minha estante
ótimo

Luana 10/04/2015

Obra cujo autor é Jorge Amado, foi publicado pela primeira vez em 1937, pouco depois que havia sido instaurado no Brasil o Estado Novo. Devido apresentar uma forte crítica ao governo, às classes sociais mais ricas, à igreja e à grande desigualdade, o livro teve mais 808 exemplares queimados em praça pública. O livro que já foi traduzido para diversas línguas e adaptado para cinema, rádio e teatro, narra as dificuldades enfrentadas por um grupo de meninos moradores de rua, que para suportar o frio das noites da Bahia, se abrigavam em um velho trapiche, uma espécie de armazém à beira caís. Eles eram chamados de Capitães da Areia. O grupo era formado por mais de cem meninos cujo chefe era Pedro Bala e que tinha como principais integrantes: Sem-Pernas, Volta Seca, Professor, Pirulito, Gato, João Grande. Como forma de sobreviver a dura vida das ruas, esses meninos aplicavam golpes em casas de família, “batiam” carteiras, furtavam lojas, e por isso muitas vezes eram tratados e punidos de forma severa e cruel. Em meio a tantos tropeços, dificuldades, perdas e aventuras, eles só tiveram um único momento para aproveitar a infância, que foi quando chegou na cidade um velho carrossel. Embora tivessem conhecido a vida sexual muito cedo, eles nunca haviam experimentado a doçura feminina. Dora, que tinha perdido os pais por causa da varíola e que tinha um irmão pequeno para cuidar, em certa noite foi levada para o trapiche por João Grande e Professor. Como nunca nenhuma menina havia participado do grupo, com a chegada de Dora houve muita confusão e briga, no entanto, com o passar dos dias Dora com toda a sua delicadeza e bondade conquistou cada um dos meninos do trapiche. No casarão, por alguns ela era considerada mãe, por outros era considerada irmã, mas, por Pedro Bala ela era considerada noiva, e logo passou a ser considerada esposa. Levando essa vida de miséria e fome, os anos passaram e essas crianças cresceram e resolvem seguir seus próprios caminhos, buscando e conquistando aquilo que queriam: a liberdade.

Émilly 06/04/2015

Capitães da Areia
A história se passa em Salvador retratando a história dos meninos de rua, que muitos foram para na rua por causa da tragédia entre suas famílias.
Os meninos se escondem em um galpão que fica em uma praia. Os nomes deles são, João Grande, professor, sem pernas, volta seca, gato, boa vida, pirulito, e o chefe do grupo que é Pedro Bala onde é muito revoltado por ter perdido seu pai que foi assassinado durante uma greve que houve entre os operários.
Ele resolve ajuntar o bando e fazer assaltos as casas e assim protegendo todos os amigos, em um dos dias aparece uma menina que tinha o nome de Dora que seus pais haviam morrido de malária, onde eles se apaixonam um pelo o outro.
Um dia resolveram fazer um assalto e Bala e Dora foram presos, Dora é levada para prisão, um dia os capitães fazem um plano e solta Bala da prisão, e ele logo vai resgatar sua amada do orfanato, que havia adoecido e quase não consegue fugir, no outro dia quando eles se acordam Pedro percebe que Dora havia morrido e Bala fica muito triste.
A morte de Dora coincide com a passagem dos meninos da adolescência para a vida adulta, e daí o bando se desfaz e cada um segue o seu caminho e Pedro vira um operário iguala o seu pai era.

Thaynna 05/04/2015

Fala de meninos que moram na rua, em que suas vidas são marcadas por tragédias familiares por causa da condição de miséria, meninos esses que formam os CAPITÃES, são eles: João Grande, Gato, Sem Pernas, Volta Seca, Boa Vida, Pirulito e o principal Pedro Bala. Bala ficou órfão muito cedo, seu pai foi um líder operário e foi assassinado durante uma greve. João Adão oferece a Bala a oportunidade da luta trabalhista mais ele prefere continuar organizando assaltos. Um dia uma menina chamada Dora entrou para o bando e Pedro Bala se apaixonou por ela. Em uma dessas ações Bala e Dora foram presos ela foi levada para um orfanato e ele foi vitima de violência por torturadores que queriam descobrir onde era o esconderijo dos capitães, Bala sofreu muito mais não revelou o local, conseguiu fugir e libertar Dora ela saiu doente e poucos dias morreu.

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Capitães da Areia

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2013/09/18/03-capitaes-da-areia/

Thalita Medeiros 04/04/2015

Com uma descrição tão rica da pobreza, de meninos de rua que possuem sentimentos em relação ao mundo tanto bons quanto ruins, Jorge Amado nos prende nessa história, nos entregando a leitura a pensar o que vai acontecer com cada personagem, nos apegando a eles.

Amanda 19/03/2015

Capitães da Areia
O livro que se trata da historia de vários garotos de rua que fugiram de um orfanato para moram em um trapiche e roubar pra sobreviver , e em troca ter liberdade, garotos tristes que tiveram uma historia trágica antes de ir parar na rua , mais também conta momentos felizes dos garotos e uma bela historia de amor entre Pedro bala e Dora. O livro relata a historia da sociedade naquela época e que acontece ate hoje, crianças que vivem na rua por falta de assistência e cuidados básicos.

Jamille Santos 18/02/2015

Capitães de Areia.
Eu nunca tinha lido Jorge Amado. Nunca tinha tido vontade, mas para o desafio decidir escolher "Capitães de areia" e eu amei. A escrita de Jorge é leve e simples algo que adoro em um escritor. Capitães da Areia trata da problemática do menor abandonado e das suas consequências: a violência, a criminalidade, a discriminação e a prostituição. A narrativa inicia-se com uma sequência de Cartas à Redação do Jornal da Tarde - Carta do Secretário do Chefe de Polícia; Carta do doutor Juiz de Menores; Carta de uma Mãe Costureira; Carta do Padre José Pedro; Carta do Diretor do Reformatório - a fim de debater as questões referentes a crianças que viviam do furto e infestavam a cidade.

Ana 18/02/2015

O romance Capitães da Areia pertence à 2ª fase do Modernismo, cuja narrativa é fortemente vinculado às transformações políticas, sociais e econômicas do período. Foi a primeira vez, na literatura brasileira, que um autor denunciou de forma tão explícita o problema dos menores infratores que desafiavam a sociedade da época. O título de romance, se deve ao fato de minimizar os 'defeitos' dos garotos e dar destaque aos 'defeitos' da sociedade.
A obra trata da, também atual, problemática do menor abandonado e das suas consequências: a violência, criminalidade e discriminação. Consequências essas, já fixadas na rotina. São mais de 50 garotos vivendo em trapiche abandonado, roubando para conseguir sobreviver.
Dentre os personagens principais temos: Pedro Bala, o líder do grupo, passou a ser como um pai para os meninos, pois se tornou um grande exemplo; Professor, era o único que sabia ler e, com isso contava histórias repletas de aventuras, trazia para a realidade daquelas garotos uma felicidade que só a literatura poderia proporcionar; Gato era um verdadeiro malandro, aproveitava da sua esperteza pra se dar bem na vida; Pirulito, um garoto bom que acreditava na fé e na igreja, sonhava em um dia ser padre; e Sem-Pernas, o ódio em pessoa, para conseguir roubar aproveitava-se de sua perna coxa para sensibilizar as vítimas.
Durante toda a história são mostrados os planos, as dificuldades. Vemos também como o abandono e carência uniu esses meninos, vemos grandes amizades, daquelas que se arriscariam para defender seu "irmão de rua".

Capitães da Areia apesar de ter sido publicado em 1937, pode ser considerado um livro atemporal, afinal de contas, relata uma história que continuam marcadas nas páginas de jornais e canais de televisão. O autor Jorge Amado foi duramente criticado, mas conseguiu criar personagens fortes, capazes alertar a sociedade para um problema tão cotidiano.
Esses personagens são vítimas? São heróis? Ou apenas menores abandonados, sofrendo por conta de um sistema político e econômico que precisa, urgentemente, de mudanças?

site: http://bibliotecacolorida.blogspot.com.br/

Leticia.Santos 17/02/2015

Capitães da Areia, Transparência e Realidade
O romance escrito por Jorge Amado conta a história de um grupo de garotos que vivem em um trapiche em Salvador -BA. As emoções vividas e a falta de idealização mostradas pelo autor enfatiza o lado realista, sem enfeites ou heroísmos daqueles meninos, que não tiveram direito a inocência, e os cuidados de uma família amorosa. Escrito com alma, ao final do livro Jorge Amado conta, que dormiu diversas noites no trapiche descrito para transmitir a sensação que seus personagens tinham a cada noite. As partes que constituem o livro, é uma maneira de mostrar o crescimento de cada um dos personagens. O surgimento da personagem Dora, cujos pais morreram com a doença da época, transmitia toda a necessidade de cuidados que cada um dos meninos tinham, sendo que a maioria deles a via como uma mãe. Ao fim do livro, cada personagem teve um desfecho esperado, mas sem deixar de comover os leitores, que assim como eu, se envolveram nas emoções confusas de Sem-Pernas ao conhecer uma família, do revolucionarismo de Pedro-Bala, dos sonhos de muitos deles, como o de Volta-Seca e o de Professor. Munido de uma linguagem popular e sem medo de expor os preconceitos com relação a muitos acontecimentos da época, o livro é um marco da literatura brasileira

Mercelene 15/02/2015

O Primeiro Jorge Amado, a gente nunca esquece...
Foi um livro que li no colégio e nunca esqueci! Depois dele, Jorge Amado virou uma obrigação na minha leitura. Muito bom!

logo skoob
"Skoob faz sucesso e dobra em número de usuários e obras cadastradas todos os dias"

IG Tecnologia