Capitães da Areia

4.14235 17464

Resenhas - Capitães da Areia

Jenn 02/07/2015

Companheiros
Capitães da Areia é pura poesia. Toca o coração e a mente.
O livro retrata crianças com tanto ódio, solidão, falta de carinho, amor e cuidado, mas cheia de cumplicidade e aquela alegria só deles. Você não quer ser um dos capitães, mas você com toda certeza quer fazer algo para eles, por eles.

Sabe quando um livro te da um soco, mesmo você estando preparado? Eu acho que não sabia disso até ler esse livro.
Doeu muito, bateu desespero, cresceu carinho, compreensão e tristeza por esses delinquentes. Jorge Amado criou uma obra prima. Não é bonito imaginar criança na rua, sem pai, sem mãe, sem roupa e comida. Sem carinho ou amor, sem futuro; que vive caçado pelo ódio. Mas o livro é escrito de uma maneira sensacional, aquele tipo de boniteza que só a gente que não viveu isso vê, sabe? Porque na verdade mesmo, não é nada bonito.
São vidas tristes, perdidas, lutando pra continuarem vivos, pra um dia tentar viver, para serem sempre companheiros da liberdade.

"Não era como um quadro sem moldura. Era como uma moldura de inúmeros quadros."

Logo que fui chegando no final do livro entrei num dilema comigo mesmo sobre o livro ser ou não

"obrigatório" para vestibulandos. Eu, por exemplo, evitei le-lo quando mais nova exatamente por ser obrigatório e ter a ideia de que seria um livro chato, e até por isso eu acredito que não teria a maturidade de apreciar tanto esse livro naquela época. Por outro lado, é um retrato, infelizmente perfeito da nossa realidade, os jovens deveriam sim ler, mas acredito que o gosto da leitura talvez nem sempre vá surgir de livros desse cunho.

Cheguei a sonhar, um sonho triste com um dos meninos, e você lê sempre ciente de que isso pode muito bem ser (e é) o retrato de uma historia real, de uma vida real. A vontade de chorar já chega nesse ponto, quando tu vê que um livro escrito em 1937 é extremamente atual.

Bom, pra resumir tudo aquilo que tentei e não consegui dizer, ele é um dos melhores livros que já li na minha vida (e só não digo o melhor porque sempre tenho receio de nomear uma coisa como a melhor).
Tenho o costume de sempre ir criando playlist enquanto leio, e Legião Urbana teve um casamento lindo com Capitães da Areia.

Laura 28/06/2015

Não é de hoje que eu amo o Amado. Desde que li o primeiro livro me encantei, sua escrita, seu amor pela Bahia, por cada detalhe. Neste livro não foi diferente, entretanto, preciso ressaltar que depois que Dora entrou na história, ficou ainda melhor, mais encantadora. As aventuras dos capitães da areia é capaz de fascinar qualquer um que possua gosto pela literatura. Num outro lugar, numa outra realidade, capaz de existir algum ser que não goste, não sei, mas isso, certamente, não deve ocorrer no Brasil.
Para finalizar, preciso dizer que me apaixonei pelo professor, tenho como meu personagem preferido, e que as comparações de Dora com Rosa Palmeirão me fez ficar páginas e páginas sorrindo e com saudade das duas, mulheres valentes que nos meus maiores sonhos, também sou.

Nathi 12/06/2015

Fiquei surpresa! Muito bom!
Não li muitos livros brasileiros, principalmente os clássicos, mas dentre os que li, o que mais gostei até hoje, foi Capitães da Areia de Jorge Amado.

A história é sobre um grupo de moleques marginalizados que precisam cometer ações para sua própria sobrevivência. Há vários personagens, como Pedro Bala, Sem Pernas, Volta Seca, o Professor, Dora entre outros.

Esses garotos cometem pequenas infrações tentando obter algum conforto e estabilidade a suas vidas. E há duas visões diferentes em relação aos garotos: eles contam com ajuda de alguns (o padre, por exemplo), e o julgamento de outros (o diretor do reformatório e o jornal, por exemplo).

É interessante como o livro continua tão atual. Com essa discussão que se teve sobre a Maioridade Penal, quem já leu Capitães acredito que tem outra visão em relação a essas crianças do mundo do crime. É trabalhado no livro, o fato de que muitas crianças cometem esses atos não porque querem, mas porque não possuem oportunidades e são condicionadas pelo sistema a fazer o que fazem. É uma triste realidade.

A narrativa é bem leve (se comparado a outros livros de vestibular), o enredo bem legal e jovial. A linguagem é informal e os personagens são carismáticos: é fácil se identificar, sentir pena e torcer por eles.

Mesmo para quem não vai fazer vestibular, indico esse livro, é bem gostosinho de ler, e brasileiro!

site: feitico-literario.blogspot.com

Isabella.Lubrano 08/06/2015

Sensível e corajoso
Há quase noventa anos atrás, este livro foi queimado em praça pública por disseminar o "credo vermelho". E hoje, não importa a posição política, é difícil negar que é uma obra fundamental para entender o Brasil. Sensível, relevante, corajoso. Todo brasileiro deveria ler alguma vez "Capitães da Areia".
Confira no link abaixo a resenha completa da Isabella Lubrano para o canal Ler Antes de Morrer.

site: https://www.youtube.com/watch?v=ZL6UmZw8Rbw

Maria.Ruderleia 25/05/2015

muito bom
livro que eu gostei muito ler..

Gabie 25/05/2015

Capitães da Areia - Capitães da Bahia.
Confesso que não esperava tanto assim do meu amado Jorge Amado, e como é querido esse fantástico escritor. Apaixonado, pode-se perceber. Um Ídolo. Que me fez acreditar mais ainda na supremacia da literatura brasileira, que me mostrou o quão ricas podem ser as palavras de um simples livro no panorama literário brasileiro. Simples ao olhar, se posso assim dizer.
Capitães da Areia é tocante, a historia que conta a tragetória de um grupo de garotos sem lar, alegres e carentes por isso, crianças que buscam abrigo junto aos outros. Além desse abrigo dá-se a cumplicidade destas crianças, o chefe Pedro Bala mostra um líder justo com todos.
As crianças que não passam disso mas já se mostram como adultos, caso de Gato, que apaixonou-se por uma prostituta e se dá por homem dela.
As crianças que se revoltam com a solidão que toda aquela liberdade lhes dá, como o Sem-Pernas.
As crianças que buscam conforto na arte, na religião, na esperança de um futuro, caso de Professor, Pirulito e Volta Seca.
O romance mostra a cultura forte do nosso país, a cultura baiana, fundida em situações supostamente despercebidas: situações de pobreza.
E é no meio da carência que as crianças vivem, é do roubo que elas sobrevivem. Pode-se dar comida à um, roupas à outro, mas não é possível sobreviver assim. Doenças, brigas, fome e medo convivendo lado a lado, num grande casarão roído por ratos com os Capitães, grandes Capitães, os mais velhos (não mais que 16 anos) cuidando dos mais novos, que carregam medos horrendos.
Mas não é o medo, nem o meio em que eles vivem que fazem todos desistirem de um futuro.
É intrigante descobrir o que cada um aguarda do futuro, e mais ainda observar o crescimento do personagem, tão real, em busca de seus sonhos.
É um livro que me marcou e que deve marcar qualquer outro bom leitor. Simplesmente fantástico, triste, emocionante.

Wanderreis 23/05/2015

Ótimo
Jorge Amado só cochilou em um detalhe no livro: o Professor, ao receber o cartão do Dr. Dantas o jogou fora, e depois não é explicado como houve novo contato entre eles.

Carol 15/05/2015

CAPITÃES DA AREIA
“As aventuras sinistras dos “Capitães da Areia” – a cidade enfestada por crianças que vivem do furto- urge uma providência do Juiz de Menores e do Chefe de Polícia – ontem houve mais um assalto.”

A narrativa que temos nesse livro, nos prende de uma forma totalmente desprevenida, pois, por ser um clássico, muitos não dão valor, mas quando pega pra lê, se apaixona pela história, história de cada personagem, pela esperteza deles, enfim, cria-se um afeto durante a leitura.

O livro, Capitães da Areia de Jorge Amado conta a história de um grupo de garotos (crianças e adolescentes) que vivem da malandragem encontrada nas ruas de Salvador, Bahia. São meninos órfãos, carentes de carinho, que vivem como homens, e se sustentam através de seus pequenos grandes furtos.

No livro vemos Pedro Bala, um garoto de apenas 15 anos que lidera o grupo composto por Professor, o garoto apaixonado por livros, Pirulito, o mais religioso, Sem-Pernas, que era um menino manco e que contém a história mais emocionante do livro, Gato, era o mais elegante da turma e apresenta um romance com a prostituta, Dalva,durante todo o livro, Volta-Seca, totalmente apaixonado por seu padrinho Lampião e Boa-Vida, que era mais quieto e que se sentia animado com os roubos, tinha inveja de gato por conseguir as tão fácil tantas mulheres.

O livro conta a história de cada um, até que começa a contar sobre a epidemia de varíola,(Bexiga) que atinge toda a cidade, até que um dos capitães contrai a doença. Em uma história paralela conhecemos Dora, uma menina sozinha com o irmão mais novo que perdeu os pais para a epidemia. Ela acaba conhecendo Professor e João Grande que decidem levá-la para o trapiche. Lá os outros meninos não aceitam a entrada de uma menina no grupo e brigam entre si, até Pedro Bala não aceita, mas Professor convence de que ela é apenas uma menina. E Dora acaba entrando no grupo e se entrega para aquela vida dos furtos com os outros meninos.

A história então começa a mostrar um lado mais romântico dos personagens.

Como eu disse, por ser um clássico, eu não ia dá nada para ele, mas eu me envolvi na história de uma forma.. Eu simplesmente amei esse livro. Leiam! Vocês vão gostar! Vamos começar a tirar essa de “clássicos são ruins” de nossa cabeça! Aproveitem a leitura! Beijos

Espero que tenham gostado da minha primeira resenha!

site: https://escrevendoresenhas.wordpress.com/2015/05/15/capitaes-da-areia-minha-primeira-resenha/

Moita 09/05/2015

Simplesmente Jorge Amado.
Livro excelente, como os outros livros do Jorge que li, de leitura leve.
Jorge, mais uma vez, traz a tona a realidade da cidade de Salvador em Capitães da Areia em um romance em que os personagens são crianças de rua.
Brigas, Capoeira; amor, união, crimes e problemas sociais são alguns dos elementos explorados no livro.
Se você gosta de literatura brasileira tem que ler Capitães da Areia.

Mila 07/05/2015

Romance com tema muito atual
"A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo."
É com essa afirmativa que Jorge Amado nos toca nesse romance que se passa em um trapiche no cais do Porto de Salvador. Escrito em 1937 porém sua temática é atualissima.
Viajamos pelo mundo de Pedro Bala, o líder corajoso e respeitado, Gato, mulherengo e jogador desonesto, Sem-pernas, menino coxo e triste, Boa-vida, malandro, cantador de samba, Professor, ama ler, contar histórias e pintar, João Grande, menino bom e amigo, Volta Seca, apaixonado pelo seu padrim Lampião, Pirulito, temente a Deus sonha em ser Padre, Dora, única menina do grupo aparece como uma mãe para uns, irmã para outros, noiva e esposa para Pedro Bala.
Todos unidos pelo mesmo destino, meninos abandonados, sem pais, sem carinho e sem qualquer oportunidade na vida que cuidam uns dos outros e se utilizam dos roubos para sobreviver.
O livro também traz uma dura critica a igreja católica, que acredita não ser sua obrigação amparar aquelas crianças. Padre José Pedro movido pela compaixão tenta trazer um pouco de conforto e amor aqueles meninos e muitas vezes é punido por isso. Critica também o sistema, o descaso das autoridades que ao invés de tentar recuperar as crianças e inseri-las na sociedade, as trata como meras e cruéis criminosas sem considerar todo o contexto de suas vidas.

Steer 27/04/2015

O livro de todos os tempos
Capitães da Areia é um romance do autor Jorge Amado, que retrata o cotidiano de menores abandonados que em 1930 lutam pela sobrevivência em Salvador, na Bahia.
Os Capitães da Areia são um grupo de meninos abandonados que lutam para sobreviver sob o fardo de serem sozinhos, e ainda desprezados pela maioria dos que lhe cercam. Malandros, espertos, carentes de afeto, beberrões, de língua solta e famintos buscam sobreviver do pouco que ganham com pequenos furtos feitos por conta própria ou por encomenda. O tempo passa e nada muda, nada melhora até que uma epidemia de Bexiga (varíola) atinge a cidade matando muitas pessoas, inclusive a mãe de Dora e Zé. Órfãos, sem ter para onde ir, seus caminhos se cruzam com o de meninos que compartilham da mesma dor, os membros dos Capitães da Areia. Professor, um dos chefes do bando, submisso apenas ao Capitão Pedro Bala, os levam ao trapiche onde a princípio os outros meninos querem tomar Dora a força, mas logo a acolhem como uma mãe, exceto Pedro Bala e Professor que se apaixonam pela menina, e a transforma na primeira Capitã do grupo.
O "Capitães da Areia" é um livro fascinante, com uma incrível verossimilhança, pois o autor retrata em seu enredo uma situação presenciada não só na realidade de 1930, mas também na sociedade contemporânea, o que o torna um incrível romance atemporal, o qual irá se adequar a realidade de qualquer tempo.

Tety 24/04/2015

Sensacional
Daqueles livros que a gente lê a vida toda!

Cesar 13/04/2015

capitães da areia
Capitães da Areia é uma obra do grande Jorge Amado, O livro conta as aventuras, os roubos, os namoros e as tristezas dos meninos abandonados de Salvador.

O livro é dividido em três partes, sendo elas: "Sob a lua, num velho trapiche abandonado", "Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos" e "Canção da Bahia, Canção da Liberdade".

Na primeira parte, conhecemos o local onde os conhecidos e terríveis Capitães da Areia moram, um velho trapiche abandonado. Visto pela população como crianças maldosas que apenas roubam, descobrimos a verdadeira situação desse grupo. Com um líder, regras e respeito, os meninos formam um lar no trapiche.

Pedro Bala é o líder do grupo, com seus cabelos loiros, uma cicatriz e apenas 15 anos. Com seus companheiros de morada, cria engenhosos planos de roubo para sustentá-los. Professor, João Grande, Pirulito, Sem-Pernas, Gato, Boa-Vida e Volta Seca são os maiores companheiros de Pedro.

Na segunda parte, a vida de todos muda no trapiche quando Dora e seu irmão Zé Fuinha tornam-se membros dos Capitães de Areia. Pela primeira vez os meninos encaram uma figura feminina em sua morada. Dora foi como uma mãe para eles, uma fonte de carinho que nunca tiveram antes. Foi também irmã e amor, para alguns.

A vida de roubos, o amadurecimento fora de hora, a vida de adulto em corpos de crianças, as aulas de Capoeira com Querido-de-Deus, os encontros com a mãe-de-santo Don'Aninha, a tentativa de catequização e amizade do Padre José Pedro: tudo isso nos é mostrado de forma direta e real por Jorge Amado.

Na terceira parte descobrimos o destino de cada um dos incríveis personagens e, acredite, nos emocionamos com todos eles. A vida sofrida dos meninos se reflete de forma diferente no caminho que eles decidem tomar.

samara 11/04/2015

Tudo para nós, nada com eles.
O romance de Jorge Amado capitães de areia publicado em 1937, abrange o cotidiano de crianças abandonadas que vive pelas ruas de salvador Bahia, por meio de furtos para sobreviver . A principio o livro começa por reportagem que fala sobre crianças abandonadas com idade entre 8 á 16 anos e aproximadamente 100 crianças intituladas por capitães de areia que vive livre roubando, depois o livro segue descrevendo os acontecimentos dos garotos e a personalidade dos mesmos. O protagonista do grupo Pedro Bala é um menino com uma cicatriz no rosto e filho de um grevista que foi assassinado por policiais, e desde cedo teve que tomar conta de si próprio. Outros personagens que merecem destaque são: Sem-pernas, Boa Vida, Gato, Volta Seca, pirulito, Professor, Dora, João Grande, Querido de Deus e padre José Pedro. Sem-pernas um garoto coxo, que sofre por traumas psicológicos por causa de policiais que mal trata ele e humilha, depois desse acontecimento passa a odiar a todas as pessoas. Ele era iscar do grupo, pois através dele se fingia de menino bom conhecia a casa e depois os outros vinham e furtava, porém em um desses roubos sem pernas encontra uma mulher carinhosa que queria ser sua mãe, ele se sente feliz, mas ao mesmo tempo não pode trair os seus amigos. Boa Vida um menino calado que se contentava com o dinheiro arrecadado após os roubos, tinha inveja de gato, pois ele conseguia persuadir as mulheres muito fácil. Gato é um menino bonito que gosta de uma prostituta chamada Dalva ele é considerado o galã do grupo por andar sempre bem vestido e conseguir muitas mulheres. Volta Seca garoto apaixonado por seu padrinho lampião, veio de uma família valente e do meio rural, Pirulito era o mais perverso do grupo só após conhecer os ensinamento do padre José Pedro se converte aos ensinamentos da igreja. Todos gostavam das histórias que o professor contava da noites, ele era o mais inteligente e que sabia ler, sempre planejava os roubos. Após encontrar dora e o seu irmão zé fuinha convida para ir morar com ele e se apaixona por ela, mas o sentimento não é reciproco, pois ela gostava de um dos integrantes do grupo, é considerada uma menina corajosa guerreira e carinhosa e somente ela consegue quebrar um dos paradigmas do grupo, sendo uma mulher e isto era inconcebível, Entre eles entre o que mais gostava dela era João Grande um garoto que não dispunha de uma inteligência, no entanto era respeitado pelo seu porte físico. Padre José Pedro um homem caridoso e humilde queria converte todos os meninos ao catolicismo e sempre que pode ajudar os garotos. Todos os meninos dos capitães de areia tinham em comum pensamento inocente de toda criança, queria poder sentir o amor de pais e acima de tudo de ser livre, pois a liberdade para eles era igual o sol ,ou seja, “era o que o bem maior que existia no mundo”. O livro faz uma critica a sociedade capitalista, a mídia que muitas vezes esconde verdades, evidência o preconceito que as pessoas tem com as crianças por elas serem pobres e furtarem, mas não percebia que era para o sustento. A obra é fantástica no todo pois passa um ensinamento para todos os interlocutores, evidenciando que as coisas simples da vida advém da felicidade e a lealdade é a base para toda convivência.
danniel 13/04/2015minha estante
ótimo

logo skoob
"A rede social é perfeita para amantes da leitura"

Blog do Curioso - IG