4.13675 17368

Resenhas - Capitães da Areia

Maria.Ruderleia 25/05/2015

muito bom
livro que eu gostei muito ler..

Gabie 25/05/2015

Capitães da Areia - Capitães da Bahia.
Confesso que não esperava tanto assim do meu amado Jorge Amado, e como é querido esse fantástico escritor. Apaixonado, pode-se perceber. Um Ídolo. Que me fez acreditar mais ainda na supremacia da literatura brasileira, que me mostrou o quão ricas podem ser as palavras de um simples livro no panorama literário brasileiro. Simples ao olhar, se posso assim dizer.
Capitães da Areia é tocante, a historia que conta a tragetória de um grupo de garotos sem lar, alegres e carentes por isso, crianças que buscam abrigo junto aos outros. Além desse abrigo dá-se a cumplicidade destas crianças, o chefe Pedro Bala mostra um líder justo com todos.
As crianças que não passam disso mas já se mostram como adultos, caso de Gato, que apaixonou-se por uma prostituta e se dá por homem dela.
As crianças que se revoltam com a solidão que toda aquela liberdade lhes dá, como o Sem-Pernas.
As crianças que buscam conforto na arte, na religião, na esperança de um futuro, caso de Professor, Pirulito e Volta Seca.
O romance mostra a cultura forte do nosso país, a cultura baiana, fundida em situações supostamente despercebidas: situações de pobreza.
E é no meio da carência que as crianças vivem, é do roubo que elas sobrevivem. Pode-se dar comida à um, roupas à outro, mas não é possível sobreviver assim. Doenças, brigas, fome e medo convivendo lado a lado, num grande casarão roído por ratos com os Capitães, grandes Capitães, os mais velhos (não mais que 16 anos) cuidando dos mais novos, que carregam medos horrendos.
Mas não é o medo, nem o meio em que eles vivem que fazem todos desistirem de um futuro.
É intrigante descobrir o que cada um aguarda do futuro, e mais ainda observar o crescimento do personagem, tão real, em busca de seus sonhos.
É um livro que me marcou e que deve marcar qualquer outro bom leitor. Simplesmente fantástico, triste, emocionante.

Wanderreis 23/05/2015

Ótimo
Jorge Amado só cochilou em um detalhe no livro: o Professor, ao receber o cartão do Dr. Dantas o jogou fora, e depois não é explicado como houve novo contato entre eles.

Carol 15/05/2015

CAPITÃES DA AREIA
“As aventuras sinistras dos “Capitães da Areia” – a cidade enfestada por crianças que vivem do furto- urge uma providência do Juiz de Menores e do Chefe de Polícia – ontem houve mais um assalto.”

A narrativa que temos nesse livro, nos prende de uma forma totalmente desprevenida, pois, por ser um clássico, muitos não dão valor, mas quando pega pra lê, se apaixona pela história, história de cada personagem, pela esperteza deles, enfim, cria-se um afeto durante a leitura.

O livro, Capitães da Areia de Jorge Amado conta a história de um grupo de garotos (crianças e adolescentes) que vivem da malandragem encontrada nas ruas de Salvador, Bahia. São meninos órfãos, carentes de carinho, que vivem como homens, e se sustentam através de seus pequenos grandes furtos.

No livro vemos Pedro Bala, um garoto de apenas 15 anos que lidera o grupo composto por Professor, o garoto apaixonado por livros, Pirulito, o mais religioso, Sem-Pernas, que era um menino manco e que contém a história mais emocionante do livro, Gato, era o mais elegante da turma e apresenta um romance com a prostituta, Dalva,durante todo o livro, Volta-Seca, totalmente apaixonado por seu padrinho Lampião e Boa-Vida, que era mais quieto e que se sentia animado com os roubos, tinha inveja de gato por conseguir as tão fácil tantas mulheres.

O livro conta a história de cada um, até que começa a contar sobre a epidemia de varíola,(Bexiga) que atinge toda a cidade, até que um dos capitães contrai a doença. Em uma história paralela conhecemos Dora, uma menina sozinha com o irmão mais novo que perdeu os pais para a epidemia. Ela acaba conhecendo Professor e João Grande que decidem levá-la para o trapiche. Lá os outros meninos não aceitam a entrada de uma menina no grupo e brigam entre si, até Pedro Bala não aceita, mas Professor convence de que ela é apenas uma menina. E Dora acaba entrando no grupo e se entrega para aquela vida dos furtos com os outros meninos.

A história então começa a mostrar um lado mais romântico dos personagens.

Como eu disse, por ser um clássico, eu não ia dá nada para ele, mas eu me envolvi na história de uma forma.. Eu simplesmente amei esse livro. Leiam! Vocês vão gostar! Vamos começar a tirar essa de “clássicos são ruins” de nossa cabeça! Aproveitem a leitura! Beijos

Espero que tenham gostado da minha primeira resenha!

site: https://escrevendoresenhas.wordpress.com/2015/05/15/capitaes-da-areia-minha-primeira-resenha/

Moita 09/05/2015

Simplesmente Jorge Amado.
Livro excelente, como os outros livros do Jorge que li, de leitura leve.
Jorge, mais uma vez, traz a tona a realidade da cidade de Salvador em Capitães da Areia em um romance em que os personagens são crianças de rua.
Brigas, Capoeira; amor, união, crimes e problemas sociais são alguns dos elementos explorados no livro.
Se você gosta de literatura brasileira tem que ler Capitães da Areia.

Mila 07/05/2015

Romance com tema muito atual
"A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo."
É com essa afirmativa que Jorge Amado nos toca nesse romance que se passa em um trapiche no cais do Porto de Salvador. Escrito em 1937 porém sua temática é atualissima.
Viajamos pelo mundo de Pedro Bala, o líder corajoso e respeitado, Gato, mulherengo e jogador desonesto, Sem-pernas, menino coxo e triste, Boa-vida, malandro, cantador de samba, Professor, ama ler, contar histórias e pintar, João Grande, menino bom e amigo, Volta Seca, apaixonado pelo seu padrim Lampião, Pirulito, temente a Deus sonha em ser Padre, Dora, única menina do grupo aparece como uma mãe para uns, irmã para outros, noiva e esposa para Pedro Bala.
Todos unidos pelo mesmo destino, meninos abandonados, sem pais, sem carinho e sem qualquer oportunidade na vida que cuidam uns dos outros e se utilizam dos roubos para sobreviver.
O livro também traz uma dura critica a igreja católica, que acredita não ser sua obrigação amparar aquelas crianças. Padre José Pedro movido pela compaixão tenta trazer um pouco de conforto e amor aqueles meninos e muitas vezes é punido por isso. Critica também o sistema, o descaso das autoridades que ao invés de tentar recuperar as crianças e inseri-las na sociedade, as trata como meras e cruéis criminosas sem considerar todo o contexto de suas vidas.

Steer 27/04/2015

O livro de todos os tempos
Capitães da Areia é um romance do autor Jorge Amado, que retrata o cotidiano de menores abandonados que em 1930 lutam pela sobrevivência em Salvador, na Bahia.
Os Capitães da Areia são um grupo de meninos abandonados que lutam para sobreviver sob o fardo de serem sozinhos, e ainda desprezados pela maioria dos que lhe cercam. Malandros, espertos, carentes de afeto, beberrões, de língua solta e famintos buscam sobreviver do pouco que ganham com pequenos furtos feitos por conta própria ou por encomenda. O tempo passa e nada muda, nada melhora até que uma epidemia de Bexiga (varíola) atinge a cidade matando muitas pessoas, inclusive a mãe de Dora e Zé. Órfãos, sem ter para onde ir, seus caminhos se cruzam com o de meninos que compartilham da mesma dor, os membros dos Capitães da Areia. Professor, um dos chefes do bando, submisso apenas ao Capitão Pedro Bala, os levam ao trapiche onde a princípio os outros meninos querem tomar Dora a força, mas logo a acolhem como uma mãe, exceto Pedro Bala e Professor que se apaixonam pela menina, e a transforma na primeira Capitã do grupo.
O "Capitães da Areia" é um livro fascinante, com uma incrível verossimilhança, pois o autor retrata em seu enredo uma situação presenciada não só na realidade de 1930, mas também na sociedade contemporânea, o que o torna um incrível romance atemporal, o qual irá se adequar a realidade de qualquer tempo.

Tety 24/04/2015

Sensacional
Daqueles livros que a gente lê a vida toda!

Cesar 13/04/2015

capitães da areia
Capitães da Areia é uma obra do grande Jorge Amado, O livro conta as aventuras, os roubos, os namoros e as tristezas dos meninos abandonados de Salvador.

O livro é dividido em três partes, sendo elas: "Sob a lua, num velho trapiche abandonado", "Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos" e "Canção da Bahia, Canção da Liberdade".

Na primeira parte, conhecemos o local onde os conhecidos e terríveis Capitães da Areia moram, um velho trapiche abandonado. Visto pela população como crianças maldosas que apenas roubam, descobrimos a verdadeira situação desse grupo. Com um líder, regras e respeito, os meninos formam um lar no trapiche.

Pedro Bala é o líder do grupo, com seus cabelos loiros, uma cicatriz e apenas 15 anos. Com seus companheiros de morada, cria engenhosos planos de roubo para sustentá-los. Professor, João Grande, Pirulito, Sem-Pernas, Gato, Boa-Vida e Volta Seca são os maiores companheiros de Pedro.

Na segunda parte, a vida de todos muda no trapiche quando Dora e seu irmão Zé Fuinha tornam-se membros dos Capitães de Areia. Pela primeira vez os meninos encaram uma figura feminina em sua morada. Dora foi como uma mãe para eles, uma fonte de carinho que nunca tiveram antes. Foi também irmã e amor, para alguns.

A vida de roubos, o amadurecimento fora de hora, a vida de adulto em corpos de crianças, as aulas de Capoeira com Querido-de-Deus, os encontros com a mãe-de-santo Don'Aninha, a tentativa de catequização e amizade do Padre José Pedro: tudo isso nos é mostrado de forma direta e real por Jorge Amado.

Na terceira parte descobrimos o destino de cada um dos incríveis personagens e, acredite, nos emocionamos com todos eles. A vida sofrida dos meninos se reflete de forma diferente no caminho que eles decidem tomar.

samara 11/04/2015

Tudo para nós, nada com eles.
O romance de Jorge Amado capitães de areia publicado em 1937, abrange o cotidiano de crianças abandonadas que vive pelas ruas de salvador Bahia, por meio de furtos para sobreviver . A principio o livro começa por reportagem que fala sobre crianças abandonadas com idade entre 8 á 16 anos e aproximadamente 100 crianças intituladas por capitães de areia que vive livre roubando, depois o livro segue descrevendo os acontecimentos dos garotos e a personalidade dos mesmos. O protagonista do grupo Pedro Bala é um menino com uma cicatriz no rosto e filho de um grevista que foi assassinado por policiais, e desde cedo teve que tomar conta de si próprio. Outros personagens que merecem destaque são: Sem-pernas, Boa Vida, Gato, Volta Seca, pirulito, Professor, Dora, João Grande, Querido de Deus e padre José Pedro. Sem-pernas um garoto coxo, que sofre por traumas psicológicos por causa de policiais que mal trata ele e humilha, depois desse acontecimento passa a odiar a todas as pessoas. Ele era iscar do grupo, pois através dele se fingia de menino bom conhecia a casa e depois os outros vinham e furtava, porém em um desses roubos sem pernas encontra uma mulher carinhosa que queria ser sua mãe, ele se sente feliz, mas ao mesmo tempo não pode trair os seus amigos. Boa Vida um menino calado que se contentava com o dinheiro arrecadado após os roubos, tinha inveja de gato, pois ele conseguia persuadir as mulheres muito fácil. Gato é um menino bonito que gosta de uma prostituta chamada Dalva ele é considerado o galã do grupo por andar sempre bem vestido e conseguir muitas mulheres. Volta Seca garoto apaixonado por seu padrinho lampião, veio de uma família valente e do meio rural, Pirulito era o mais perverso do grupo só após conhecer os ensinamento do padre José Pedro se converte aos ensinamentos da igreja. Todos gostavam das histórias que o professor contava da noites, ele era o mais inteligente e que sabia ler, sempre planejava os roubos. Após encontrar dora e o seu irmão zé fuinha convida para ir morar com ele e se apaixona por ela, mas o sentimento não é reciproco, pois ela gostava de um dos integrantes do grupo, é considerada uma menina corajosa guerreira e carinhosa e somente ela consegue quebrar um dos paradigmas do grupo, sendo uma mulher e isto era inconcebível, Entre eles entre o que mais gostava dela era João Grande um garoto que não dispunha de uma inteligência, no entanto era respeitado pelo seu porte físico. Padre José Pedro um homem caridoso e humilde queria converte todos os meninos ao catolicismo e sempre que pode ajudar os garotos. Todos os meninos dos capitães de areia tinham em comum pensamento inocente de toda criança, queria poder sentir o amor de pais e acima de tudo de ser livre, pois a liberdade para eles era igual o sol ,ou seja, “era o que o bem maior que existia no mundo”. O livro faz uma critica a sociedade capitalista, a mídia que muitas vezes esconde verdades, evidência o preconceito que as pessoas tem com as crianças por elas serem pobres e furtarem, mas não percebia que era para o sustento. A obra é fantástica no todo pois passa um ensinamento para todos os interlocutores, evidenciando que as coisas simples da vida advém da felicidade e a lealdade é a base para toda convivência.
danniel 13/04/2015minha estante
ótimo

Luana 10/04/2015

Obra cujo autor é Jorge Amado, foi publicado pela primeira vez em 1937, pouco depois que havia sido instaurado no Brasil o Estado Novo. Devido apresentar uma forte crítica ao governo, às classes sociais mais ricas, à igreja e à grande desigualdade, o livro teve mais 808 exemplares queimados em praça pública. O livro que já foi traduzido para diversas línguas e adaptado para cinema, rádio e teatro, narra as dificuldades enfrentadas por um grupo de meninos moradores de rua, que para suportar o frio das noites da Bahia, se abrigavam em um velho trapiche, uma espécie de armazém à beira caís. Eles eram chamados de Capitães da Areia. O grupo era formado por mais de cem meninos cujo chefe era Pedro Bala e que tinha como principais integrantes: Sem-Pernas, Volta Seca, Professor, Pirulito, Gato, João Grande. Como forma de sobreviver a dura vida das ruas, esses meninos aplicavam golpes em casas de família, “batiam” carteiras, furtavam lojas, e por isso muitas vezes eram tratados e punidos de forma severa e cruel. Em meio a tantos tropeços, dificuldades, perdas e aventuras, eles só tiveram um único momento para aproveitar a infância, que foi quando chegou na cidade um velho carrossel. Embora tivessem conhecido a vida sexual muito cedo, eles nunca haviam experimentado a doçura feminina. Dora, que tinha perdido os pais por causa da varíola e que tinha um irmão pequeno para cuidar, em certa noite foi levada para o trapiche por João Grande e Professor. Como nunca nenhuma menina havia participado do grupo, com a chegada de Dora houve muita confusão e briga, no entanto, com o passar dos dias Dora com toda a sua delicadeza e bondade conquistou cada um dos meninos do trapiche. No casarão, por alguns ela era considerada mãe, por outros era considerada irmã, mas, por Pedro Bala ela era considerada noiva, e logo passou a ser considerada esposa. Levando essa vida de miséria e fome, os anos passaram e essas crianças cresceram e resolvem seguir seus próprios caminhos, buscando e conquistando aquilo que queriam: a liberdade.

Émilly 06/04/2015

Capitães da Areia
A história se passa em Salvador retratando a história dos meninos de rua, que muitos foram para na rua por causa da tragédia entre suas famílias.
Os meninos se escondem em um galpão que fica em uma praia. Os nomes deles são, João Grande, professor, sem pernas, volta seca, gato, boa vida, pirulito, e o chefe do grupo que é Pedro Bala onde é muito revoltado por ter perdido seu pai que foi assassinado durante uma greve que houve entre os operários.
Ele resolve ajuntar o bando e fazer assaltos as casas e assim protegendo todos os amigos, em um dos dias aparece uma menina que tinha o nome de Dora que seus pais haviam morrido de malária, onde eles se apaixonam um pelo o outro.
Um dia resolveram fazer um assalto e Bala e Dora foram presos, Dora é levada para prisão, um dia os capitães fazem um plano e solta Bala da prisão, e ele logo vai resgatar sua amada do orfanato, que havia adoecido e quase não consegue fugir, no outro dia quando eles se acordam Pedro percebe que Dora havia morrido e Bala fica muito triste.
A morte de Dora coincide com a passagem dos meninos da adolescência para a vida adulta, e daí o bando se desfaz e cada um segue o seu caminho e Pedro vira um operário iguala o seu pai era.

Thaynna 05/04/2015

Fala de meninos que moram na rua, em que suas vidas são marcadas por tragédias familiares por causa da condição de miséria, meninos esses que formam os CAPITÃES, são eles: João Grande, Gato, Sem Pernas, Volta Seca, Boa Vida, Pirulito e o principal Pedro Bala. Bala ficou órfão muito cedo, seu pai foi um líder operário e foi assassinado durante uma greve. João Adão oferece a Bala a oportunidade da luta trabalhista mais ele prefere continuar organizando assaltos. Um dia uma menina chamada Dora entrou para o bando e Pedro Bala se apaixonou por ela. Em uma dessas ações Bala e Dora foram presos ela foi levada para um orfanato e ele foi vitima de violência por torturadores que queriam descobrir onde era o esconderijo dos capitães, Bala sofreu muito mais não revelou o local, conseguiu fugir e libertar Dora ela saiu doente e poucos dias morreu.

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Capitães da Areia

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2013/09/18/03-capitaes-da-areia/

logo skoob
"o site é uma ótima ferramenta para estimular a leitura nas escolas e universidades."

Conexão Professor