Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Analuiza.x7 17/02/2024

?No mais fundo do seu coração ele tinha pena da desgraça de todos. E rindo, e ridicularizando, era que fugia da sua desgraça. Era como um remédio.?

hellen 17/02/2024

Capitães de areia toca na ferida da desigualdade, do preconceito e da realidade crua como é. Um livro de 1937 que permanece extremamnete atual no cotidiano brasileiro, dessa elite sacana como bem dizia cazuza. Assim, o abandono e a violência são questões explícitas no meio de meninos "sem pai, sem mãe, sem mestre" que queriam carinho, amor e cuidado, buscavam isso em toda parte, cada um da sua maneira, cada um com sua história!
Uma das partes mais tocantes com certeza foi o dilema de Sem-Pernas, esse garoto que almejava por esse carinho e atenção, quando é acolhido e recebe tudo que sempre sonhou e jamais imaginava que teria, mas o grupo é sua família e não pode ele abandonar como eles já foram abandonados antes...
Padre José Pedro e sua esperança naqueles meninos são de se admirar, mesmo que se questione sobre seus princípios e valores, nunca perdeu a fé nas pessoas, e quando se pergunta se é comunista... interessante demais como Jorge Amado mistura os princípios de Jesus com o padre e a busca pela dignidade para todos que prega o comunismo.
Com isso me lembra de Pedro Bala... que personagem sensacional... e em um momento de conhecer sua história e buscar por algo que fizesse sentido pra ele novamente, vê na luta pela mudança de um sistema tão injusto e desigual, na luta pelo povo, um sentido pra viver.
Então, o que falar de Dora... essa menina que chegou de manso na história e dominou tudo com seu cuidado e compaixão pelo próximo, queria ter explorado mais dessa personagem.

Nívea 16/02/2024

Capitães de Areia
Esse livro é um retrato sobre infâncias abandonadas, desprezadas e, logo cedo, perdidas.

Jorge Amado fez um escrita sobre esses meninos marginalizados que durante o livro faz a gente sempre pensar sobre esta situação.

Uma parte que gosto bastante do livro é que é nos mostrando momentos chocantes que deveria ser vividos por homens, mas em outro momento (em algum capitulo) mostra que afinal de tudo são crianças e isso marca muito.

Gostei bastante foi uma leitura rápida, os personagens é fácil se apegar e é um clássico que todos deveriam dar uma chance.

Leo 16/02/2024

É uma história muito comovente. Embora tenha picos de alegria e diversão, pra mim foi uma leitura de deixar o coração apertado.  Não vou esquecer do carrossel

skuser02844 15/02/2024

Estou sem palavras!
Tinha feito a leitura dessa obra a uns anos atrás, e por uma conversa com meu irmão decidi que era a hora de fazer uma visita a essa história.

Fico impressionado em como a história, mesmo com o passar do tempo, ainda consegue me agradar, além de me deixar surpreso em determinadas cenas que possivelmente passaram despercebidas na primeira vez em que li.

Jorge Amado aqui, como em muitas das suas obras, conseguiu ser necessário trazendo críticas aos acontecimentos da época do livro, o que acaba refletindo na realidade atual.

Capitães da Areia se tornou um livro favorito do autor, além dos outros que guardo no peito.

zezis0 15/02/2024minha estante
????

Teté 15/02/2024

Jorge Amado é certeiro quando a pauta é falar sobre o povo da brasileiro! É um livro que consegue te prender e vc se compadece, conhece e entende a história das personagens.

LarissaPatricio 15/02/2024

Incapaz de opinar
Faz quase um mês que terminei de ler a obra e até agora ainda sou incapaz de opinar.
A escrita é muito boa e fluida, e isso me surpreendeu por se tratar de um clássico.
É um mix de amor e ódio; julgamento e compreensão.

Mari 15/02/2024

"Eram pobres crianças sem pai, sem mãe. Por que aqueles homens bem-vestidos tanto os odiavam? Foi com sua dor."
O livro se inicia com manchetes de jornais que denunciam um grupo de crianças ladronas, intitulados de Capitães da Areia. O grupo formado por mais de 100 meninos vive em um trapiche próximo ao mar de Salvador e são liderados por Pedro Bala, que também não passa de um adolescente. Embora seja composto em sua maioria por crianças, os capitães são muito bem organizados e unidos.
Apesar da pouca idade, eles são avançados em vários aspectos, como sexualidade, uso de bebidas alcoólicas e cigarro. Além de viverem do crime.
Ao falar assim parece muito que o livro é sobre um bando de delinquentes da Bahia, porém eles não são apenas isso, eles não só vivem do crime, eles sobrevivem justamente por conta do crime. Eles são pequenos infratores, comentem vários crimes, mas também são apenas crianças que querem brincar, que anseiam pelo amor de um pai e mãe.
Não é como se, olhar por essa linha fosse desculpar ou justificar os erros dos garotos, porém conforme você lê percebe que não só eles erram, mas a sociedade também erra para com eles. Muitos deles estão em tal situação justamente por não encontrar alternativa, e muitos também lutam para sair dessa vida.
Mesmo publicado em 1937, continua sendo um livro muito atual. É assustador ver como as questões abordadas no livro continuam e persistem no país, a temática é uma denúncia social e a narrativa é claramente sobre empatia.
Foi uma excelente leitura, eu não só li a obra, eu a senti.

Renata1004 15/02/2024

Hoje a violência urbana está ligada ao tráfico de drogas, diferente dos meninos dessa história que roubavam para sobreviver, mas os motivos só sempre os mesmos, a falta de família e de escola e vida degradante nas periferia do Brasil.
Livro para muito reflexão, amei e odiei os personagem, entendia seus motivos mas também desaprovava todos. Foi uma experiência com mixes de sentimentos e emoções.

Lucas.Forli 15/02/2024

Romanticamente real
A narrativa traz um retrato triste e cru de uma realidade que infelizmente se repete, mas ainda sim traz vários momentos em que podemos devanear e sonhar um pouco junto aos personagens. Um livro triste, real e com cara, jeito e cheiro de Brasil.
Com toda certeza uma das melhores obras literárias do Brasil.

Leticiaos 14/02/2024

Um clássico por um motivo
Não posso dizer que me surpreendi ao gostar tanto da leitura porque sempre ouvi falar muito bem do livro. E já ouvia falar há muitos e muitos anos, quando ele era leitura obrigatória das aulas de literatura e adolescentes de 15 anos liam com prazer.

Eu fugi de praticamente todas as leituras obrigatórias de clássicos que consegui na adolescência e, por mais que acredite que teria gostado de ler aos 15, fico feliz de ter tido meu primeiro contato com os capitães depois de adulta.

É surpreendente como um livro de quase 90 anos segue sendo tão atual, infelizmente.

A escrita é envolvente, fácil (considerando a idade do livro) e os personagens são muito bem construídos.

Vale demais a leitura, não é por nada que é um clássico...

E toda vez que leio Jorge Amado fico querendo visitar a Bahia.

Denão 14/02/2024

De autoria do mestre da literatura brasileira, Jorge Amado cativa com os personagens deste romance simples, mas interessante de saborear, retratando a dura vida de crianças órfãs, que se organizam para responder com violência a mesma violência com que a sociedade os trata.

Fiquei encantado com a forma como a Bahia foi retratada como palco da história contada, em especial, pela liberdade que inspira os personagens a explorarem ao mesmo tempo em que a cidade lhes é tão hostil.

A obra se torna ainda mais interessante ao se considerar que foi perseguida e exemplares foram queimados em praça pública pelo estado novo, considerada subversiva pela crueza da história que aborda, ainda que superficialmente, diversos temas considerados condenáveis na década de 30.

Isabela1770 14/02/2024

Achei o livro bem interessante. Fala sobre a vida difícil dos capitães da areia, um grupo de crianças que roubam pra viver. Tem personagens complexos e apaixonantes (meu favorito é definitivamente o Professor).

Por mais que o livro tenha sido escrito muito tempo atrás, ainda trata de assuntos recentes, como a desigualdade, estupro, falta de apoio e abandono.

Achei uma boa leitura, muitas horas me causando alegria e angústia também. Recomendo.

Ariel121 14/02/2024

Visceral e Chocante!!
Não quero usar muitas palavras, porque esse livro me embolou todas elas. Jorge Amado mostra uma realidade que perdura até hoje, sem juízo de valor. Os Capitães são heróis, vilões? Como definir? São crianças que foram obrigadas a viver como homens por conta de sua miséria. Enquanto o mundo persiste em propagar pobreza, quem ajudará os Capitães da Areia?