Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Jean.Guimaraes 10/02/2024

Único!
Capitães de Areia é de 1937, mas parece ter sido escrito em fevereiro de 2024. É assombrosa a perfeição nos detalhes, na narrativa e na construção dos personagens. A semelhança com a realidade, ainda nos dias de hoje, é perturbadora. Leitura obrigatória para qualquer brasileiro que se interesse por literatura. Maravilhoso. Minha obra favorita de Jorge Amado.

yaspqr 10/02/2024

Companheiros
O livro tem um enredo maravilhoso. Essa história se passa na Bahia nos anos 30, e conta a história dos Capitães de Areia, um grupo de meninos abandonados que lutam por sua sobrevivência num ambiente hostil.

Dentre os personagens do livro, acompanhamos a história de Pedro Bala e seus companheiros de equipe: Professor, João Grande, Gato, Boa-Vida, Sem-Pernas, Querido-de-Deus e outros. Jorge Amado, um gênio da Geração de 30, desenvolveu os personagens de uma forma perspicaz, tratando de diversos assuntos vividos pela população baiana: o racismo, preconceito, machismo, corrupção, abandono e violência.
Aliás, devo dizer que a história do Sem-Pernas foi excepcional para mim, e mudou a minha relação com o livro.

Essa leitura foi necessária, não me surpreende que ela seja obrigatória em vestibulares.
yaspqr 10/02/2024minha estante
Tô prevendo a ressaca literária depois dessa bomba aqui

manu 10/02/2024

Simplesmente um livro que te deixa com um nó na garganta do inicio ao fim, a escrita de Jorge Amado é uma das mais arrepiantes e apaixonantes, com certeza esse é um livro que você não se esquece facilmente.

kanastar_ 10/02/2024

Excluídos da sociedade
Eu não me recordo tanto de toda história em si,pois li ano passado. Mas esse livro do Jorge Amado me fez cada vez mais ficar presa na vida dos Capitães da Areia,pensar que aqueles meninos não tinham ninguém a não ser o próprio bando e viviam em um trapiche,roubavam para sobreviver porém não conseguiam largar da liberdade que tinham já que se acostumaram as ruas. Para quem tem gatilhos em relação a algum tipo de abuso,mesmo que não esteja tão exposto assim não recomendo ler. Porém merece sim 5 estrelas, pois traz questões sociais importantíssimas e criamos empatia com cada personagem que conhecemos no decorrer da história. Você fica do início ao fim instigada com a vida do Pedro Bala e dos outros integrantes do bando.

Augusto254 09/02/2024

Companheiros, chegou a hora
"Capitães da Areia", de Jorge Amado, é uma obra clássica que mergulha na vida dos meninos de rua em Salvador. O livro destaca as adversidades enfrentadas por esse grupo, oferecendo uma visão poética e crua da realidade social brasileira. Amado constrói personagens memoráveis, explorando temas como amizade, desigualdade e a busca por identidade. A narrativa emocionante e socialmente engajada permanece uma leitura impactante ao longo do tempo.

redwyne_ 09/02/2024

Íntimo, sentimental e revolucionário
Livro incrível, político, que mexe em feridas sociais e inflama. Vou carregar sempre um pouco desse aqui comigo.

lis 07/02/2024

Capitães de areia
Conta a história de um grupo de meninos que são conhecidos em Salvador por furtar. Mas a narrativa, é muito mais complexa do que isso, Jorge amado foi sensacional em como usou esse ponto para criticar e fazer analogia sensata com o período do Estado Novo. Para quem gosta de história do brasil e sociologia, esse livro é perfeito. As reflexões que nos traz são necessárias, a maneira que o autor aborda pautas importantes como religião e ideologias é impecável. Com certeza um dos melhores livros que ja li na vida, 5 estrelas. Quando estava na metade do livro - eu ja sabia.

anaaroch 07/02/2024

Não faz meu tipo de leitura
A história inegavelmente é repleta de sentimentos, perspectivas e reflexões interessantíssimas. Pra quem gosta desse tipo de livro vale muuuito a pena ler.
A nota é só por não ser do meu estilo mesmo, e consequentemente não ter me prendido tanto. Foi difícil de ler por isso tb.

Marina516 05/02/2024

Impecável!
Por anos adiei essa leitura? difícil dizer de qual personagem gostei mais.
Fiquei muito triste com o final do Sem-Pernas :(

Camila 05/02/2024

"Porque a liberdade é como o sol, o bem maior do mundo"
Esse livro é uma cusparada na cara. Não há expressões mais eufemistas para sintetizar essa experiência. Jorge Amado, com seu heroísmo modernista ilustre, esboça uma riqueza de detalhes avassaladora que transporta para as páginas a versão mais crua e inclemente das ruas da Bahia.

"Capitães da Areia" retratará um grupo desgarrado de órfãos que se tornam criminosos devido às circunstâncias insalubres que vivenciam diariamente. A crítica social borbulha furiosamente e gera densas crostas de realidade sobre as lentes embaçadas dos leitores mais apáticos. É atordoante.

Os personagens detêm sobre si infindáveis camadas e os mais díspares anseios. De longe, aquele que mais representa a epítome basal do livro é Sem-Pernas. Com seu jeito arredio, áspero e depreciador ele consegue arregimentar todas as questões psicológicas que atormentam e modificam os Capitães da Areia, desde o abandono parental até a marginalização sofrida pelos mais desafortunados.

Uma obra curta, com tanto a explorar, evocando temas como o racismo, a violência policial, o machismo, a desigualdade, o capacitismo. É um entrelaçamento inexorável de reflexões que permanecem atuais. Mais um livro que deveria ser lido por todos.
yaspqr 09/02/2024minha estante
Ótima resenha!

wtflaurete_ 12/02/2024minha estante
que resenha impecável!!

Camila 12/02/2024minha estante
Obrigado gente ?

Ravanini Vale 05/02/2024

Capitães da Areia por ma
Eu adorei o livro pois ele possui uma mistura de romance e aventura e principalmente fala sobre a realidade desses garotos que sofrem com o abandono, violência e precisam furtar pra conseguir sobreviver. Os garotos enfrentam várias aventuras e momentos emocionantes.

Ingrid752 05/02/2024

Instagram: @ameninaquelelivross
Eu gostei muito do enredo, da história, e da forma como ela é contada, apesar de perceber e entender algumas problemáticas grandes, ainda sim vale a pena a leitura.

Flavinha 04/02/2024

Literatura brasileira
Um dos poucos livros brasileiros que despertam emoções em mim. Livro pesado, mas ao mesmo tempo genuíno. É algo que não dar para explicar

Rafa 04/02/2024

Não tem nem como discutir a alcunha de 'clássico'! Que poesia e que profundidade na subjetividade das personagens, que representam centenas de milhares...