PCC

PCC Percival de Souza

Resenhas - PCC

claudioschamis 10/02/2009

Esperava muito mais do livro. Achei que seria um livro para se devorar. Mas não é. Algumas passagens são repetitivas, outras massantes e a forma de escrever do autor é estranha e até um pouco confusa. Fui ate´o final com algum custo. Confesso que em alguns poucos momentos achei que o livro fosse dar aquela virada e ficar espetacular, mas isso não aconteceu.

Paula Queiroz 04/03/2009

O livro tinha tudo para ser bom, mas além de divulgar dados errados sobre a facção, o Percival escreve muito mal.

As informações e estatísticas interessantes, ficam perdidas, deslocadas e sem destaque nenhum.

Angelucci 31/03/2012

O estilo do autor é um pouco confuso. Aparentemente ele pretendeu colocar muita informação em pouco espaço, em alguns momentos tive a impressão que o assunto foi resumido para poder "entrar na obra."
A obra descreve alguns aspectos dos grupos de crime organizado. Algumas cópias de documentos oficiais ajudam no conjunto, mas demand um estudo mais apurado.

Fernanda Almeida 14/04/2024

Uma visão de fora da cadeia sobre a cadeia
Um livro muito bom se vc lembra dos ataques de 2006, pois traz detalhes que deixam uma cara de "explicação"

Rosi 02/11/2016

Pcc
Revoltante.
Sindicato do crime,
organizado por quem "deveria nos proteger".
A inteligência destes bandidos e assustadora.

Romeu Felix 18/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Fichamento - "PCC: O Sindicato do Crime"

Obra: "PCC: O Sindicato do Crime"

Autor: Percival de Souza

Ano de publicação: 2006

Editora: Ediouro

Páginas: 254

O livro "PCC: O Sindicato do Crime" do jornalista Percival de Souza, apresenta uma pesquisa sobre a história e a organização do Primeiro Comando da Capital, a mais poderosa organização criminosa do Brasil. A obra é fruto de uma ampla pesquisa do autor, que entrevistou policiais, presidiários, advogados, políticos e outros envolvidos com a temática.

O livro começa contextualizando a formação do PCC, mostrando como ele surgiu dentro do sistema prisional, e como foi se consolidando com a adesão de novos membros e ampliação de suas atividades criminosas. O autor apresenta uma análise das ações da organização criminosa, como o tráfico de drogas, o roubo de cargas e de bancos, a lavagem de dinheiro e a extorsão de empresários e políticos.

Percival de Souza também aborda a atuação do PCC em outros países, como o Paraguai e a Bolívia, mostrando a expansão da organização criminosa. O autor também descreve as estratégias utilizadas pela facção para se infiltrar em outros setores da sociedade, como a política e a polícia.

A obra ainda traz relatos de policiais que lutam contra o PCC, e suas dificuldades em combater uma organização tão bem estruturada. O autor mostra que o sistema penitenciário brasileiro é um dos fatores que contribuem para a ascensão do PCC, devido à superlotação e à falta de investimentos em medidas de ressocialização.

Em resumo, "PCC: O Sindicato do Crime" é uma obra que apresenta uma análise profunda e detalhada da organização criminosa mais poderosa do Brasil. O autor traz relatos de diferentes pontos de vista, desde policiais até membros da facção, oferecendo uma visão abrangente do tema. A obra é uma importante fonte de informação para aqueles que desejam compreender melhor o fenômeno do crime organizado no Brasil.
Por: Romeu Felix Menin Junior.