A Hora da Luta

A Hora da Luta Álvaro Cardoso Gomes

Resenhas - A Hora da Luta

Vinícius 04/10/2010

Como é um romance simples eu o avaliei como tal Mesmo sendo do gênero "leia na ida à cidade ao lado e termine na volta", este é um livro muito mais-ou-menos. Primeiro porque a história é muito superficial e segundo porque é um livro muito esquerdista. Li por obrigação mesmo. Odeio aquela ideia de que os EUA e o capitalismo são os males de todo o mundo e o Socialismo Marxista irá nos salvar dos problemas sociais. Enfim, a carga socialista do livro, fez-me não gostar mais ainda. Apesar disso, alguns livros brasileiros de esquerda são bons, como os de Jorge Amado em sua 1ª fase, mas esse não chega a ser. Enfim... uma leitura leve mas se você leva suas convicções políticas a sério... pense bem antes de lê-lo. :)
Yago 07/09/2014minha estante
Concordo com tudo que foi dito, exceto pelas estrelas que foi dado. Ainda incluiria que os personagens, assim como os "eventos", não tiveram um desfecho, à excessão dos protagonistas. Li esperando capítulos que complementassem outros, mas esses capítulos nunca chegaram. Fui traído pela sinopse, achei que seria abordado um tema e perdi um certo tempo, sugiro que leiam algumas resenhas antes de ir à leitura. :D

Dak 10/11/2018minha estante
"Livro muito esquerdista" é a avaliação mais sem sentido que ja vi.

Leonardo Matos 09/08/2012

Bom livro.
A hora de luta atende a diferentes gostos. Com um enredo de romance entre um casal, onde ele vai trabalhar numa cidade grande e ela em busca de melhor formação.
Mas a grande jogada do livro está na forma como conta intimamente o período da ditadura militar.

Recomendo =D

Catharina.Mattavel 09/02/2013

A Hora da Luta
Nem acreditei quando vi que tinha continuação da história do Beto e da Lucia Helena. Fiquei tão feliz, logo peguei pra ler, e gostei muito. Dos quatro livros, esse foi o que mais explicou sobre história e etc, mas tirando essa parte, eu ameeeei. Como adorei esse casal e a história deles. Muito gostoso e simples, envolvente.
Acho que qualquer um que ler, pode gostar. Impossível não amar os livros de Lucia Helena e Beto.
Cami 25/06/2013minha estante
A história da Lúcia Helena e do Beto tem 4 partes:

1 - A hora do amor
2 - O diário de Lúcia Helena
3 - A hora da luta
4 - A história final.

Amo demais esse casal :)

Tony 17/01/2010

Um livro e as suas mil faces
O livro narra a história de amor entre jovens, que no vapor da década de 60 viveram, o golpe militar, o comunismo entre outros. Ele retrata um época, histórias que realmente existiram naqueles tempos.

Julieper Lee 17/08/2022

Lindo
Os dois cabeças quente porém se amam

Amei ler um livro que conta por alto sobre a ditadura e como as pessoas se sentiam

Rodolfo.Barbosa 02/04/2022

Romance simples, ideal para quem inicia na leitura.
Um livro muito bom que relata a época da pré ditadura no Brasil. Com um romance de fácil entendimento.

Mary vieira 23/07/2023

Leitura razoável.
Aqui continua a história de Beto e Lúcia Helena, em meio a muitos brigas e reviravoltas, Esse casal ainda tem muito a ser superado, aprendido e valorizado na vida ! Tem ensinamentos valiosos porém, achei que enrolou demais e perdeu um pouco o foco . Precisei reler várias frases pra entender , mas compreendo que por ter sido escrito em outra época...fale de coisas que não vivenciei nem ouvi falar. Ainda sim, vale seu tempo dar uma chance a esse 2° livro da tetralogia.

Giulia 14/08/2022

Gostei mais do 1º
Pra falar a verdade eu só li pra poder fazer uma prova da escola, mas até que eu gostei.
Preferi a história do 1º livro, A Hora do Amor, esse fala muito sobre política e é o livro inteiro a mesma coisa.

jhullia 28/11/2022

livro nacional foda.
peguei sem expectativa nenhuma por não saber do que se tratava mas ele é simples e muito fluído na forma de contar a história do beto
transparece muito bem o sentimento de se educar politicamente e começar as ver coisas do seu dia a dia de forma diferente e como é um processo meio confuso e até meio doloroso ter quando envolve pessoas queridas pra ti e como demora um tico até você se encontrar dentro da política.

Flávio 23/09/2013

Fiquei esperando uma guerra.

Rodrigo 23/04/2016

Contextualização da Revolução
Neste volume, que é a continuação direta de A Hora do Amor, seguimos a história de Beto, agora em São Paulo, enquanto segue sua vida com um emprego, em outra escola, e com outra realidade. O ponto alto da história é o envolvimento do Beto com os movimentos contra a ditadura da década de 60. Por ser um livro Juvenil, o Ãlvaro Cardoso não se aprofundou muito na realidade da época, mas dá pra ter um bom panorama sob a visão dos estudantes da época.

Iris Chyun Mian Tseng 31/08/2016

Continuação de A Hora do Amor
O primeiro livro da série, A Hora do Amor, marcou muito minha adolescência.
Apenas adulta descobri que o autor escreveu uma continuação e fui correndo arrumar uma cópia. O livro é ótimo para paulistanos, já que tem como cenários várias áreas icônicas de São Paulo. Porém (como já disseram em algumas resenhas) tem um viés esquerdista, e o Beto é incrivelmente burro e muito manipulado neste livro. O romance com Lúcia Helena acaba ficando em segundo plano. Ainda assim, por continuar exatamente de onde A Hora do Amor parou, é ótimo para quem quer saber o que aconteceu depois da cena do trem.

Achei mais ou menos (mais "para mais" do que "para menos"), mas vale pelos personagens secundários: para ver como o Batata tem um coração de ouro e salva o Beto, e como tanta gente torce para o Beto ser feliz.

Rafaelly 01/09/2016

Romance de Guerra
legal

Jany 03/04/2019

Lúcia Helena e Beto
Depois de alguns anos finalmente consegui ler a sequência da história, talvez esperasse mais uma participação da Lúcia Helena, porém mesmo assim amei...

Emily 17/01/2021

Então né..
Livro tava encalhado aqui em casa e resolvi ler para uma maratona,eu até gostei sabe,mas trata muito de política e não é bem o que eu estou procurando no momento,e alguns temas me deixaram um pouco desconfortável,sei lá não indico