A Primeira Reportagem Sylvio Pereira

Resenhas - A Primeira Reportagem

Bruno Leandro 14/07/2011

Um começo difícil.
Pelo título, parece que o livro é sobre reportagens ou sobre a vida de um repórter iniciante. De certa forma, até é, mas ele trata especialmente de um romance policial, uma caso de sequestro investigado pelo ainda inexperiente Roberto que, se saber, vai se envolver com sua reportagem além do esperado...
Livro mais adulto da série Vagalume, foi escrito por Sylvio Pereira, de quem não conheço muito. No entanto, este livro foi uma surpresa e tanto quando reli os livros da Vagalume, que é uma série infanto-juvenil. Por sorte, eu já era adulto e pude aproveitar melhora a história e seguir o mistério e o suspense com mais interesse.
Recomendado para adultos!

Caio 14/05/2019

Livro mais adulto da coleção Vagalume!
Gostei do livro, bem diferente dos outros da coleção e da proposta da edição Vagalume. A escrito de Sylvio é bem rápida, fluída, objetiva e cheia de ação e energia no decorrer da história. Ele foi uma grata supresa, foi uma abordagem que gostei muito do tema. Adoro temas policias ainda mais na literatura independente do público-alvo. Aqui um jovem inexperiente da área jornalistica trabalha na área como auxiliar de redação porém acaba sabendo de um sequestro relâmpago de uma pré-adolescente e uma criança e ele pretende resolver o caso com a sua amiga Beatriz (datilógrafa) do jornal. Gosto da energia, atitude de Roberto apesar de ser imprudente, as vezes maluco sem noção na situação em que se meteu. Aqui no livro os personagens que o cercam são poucos desenvolvidos, são bem comuns, então não espere um aprofundamento que poderia melhorar a história. E os personagens são muito formais isso torna os diálogos meio cansativos. É isso. Recomendo fortemente: É um livro diferente com qualidade para todo o tipo de público. 7/10.

Marriete 11/08/2019

A Primeira Reportagem ? Resenha Autor: Sylvio Pereira Série Vaga-Lume Editora: Ática Pág: 96
Roberto vivia com a sua mãe no Paraná, com a morte dela, veio para São Paulo a convite de um tio para fazer a sua vida. Esse mesmo tio conseguiu-lhe um emprego num grande jornal e logo o rapaz empolgou-se. Em pouco tempo, deixara de ser o adolescente despreocupado para ser o homem que morava sozinho e pagava as suas contas, uma pessoa responsável.
Algum tempo depois conhece Beatriz, uma linda mocinha que almejava um emprego como datilógrafa no jornal Notícias e Debates. Claro que nosso mocinho a ajudou.
A vida no jornal era corrida, sempre com os funcionários dando o seu máximo para entregar a melhor notícia para a população. Num fatídico dia, os filhos do Secretário da Fazenda são sequestrados e todos entram em pânico. A exigência dos meliantes é que a polícia não se envolva ou então matarão os reféns. Claro que o pai acata a decisão dos mesmos, e, com o poder que possui paralisa a polícia e a imprensa. O que eles não sabem é que tem gente de dentro passando informações para os sequestradores... Roberto descobre meio sem querer informações preciosas sobre o sequestro e junto com Beatriz tenta salvá-los. Começa para eles uma corrida contra o tempo. Eles irão se envolver até o pescoço, passando por muitos perigos para desbaratar essa quadrilha.
Uma história de aventura que vai fazer o leitor perder o fôlego. A leitura é bastante agradável.
#APrimeiraReportagem#SylvioPereira#Resenha#MarryAquinnah#AutorNacional#LiteraturaNacional#LiteraturaBrasileira#SérieVagaLume#InfantoJuvenil#EditoraÁtica#AmoLer#Instabooks

Volnei 01/09/2017

A Primeira Reportagem
Este é uma obra que conta a história de Roberto que sai de sua cidade natal e vem trabalhar na capital, à principio morando com um tio. Depois que ele consegue um emprego em uma redação do jornal, ele passa a morar em uma pensão, mais próximo da redação do jornal. Lá ele conhece Beatriz, uma moça que entra para o jornal também a pouco tempo como datilógrafa e ai se inicia uma amizade. Toda sua aventura se inicia a partir do momento que os filhos do secretário da fazenda são sequestrados e ele começa a investigar por conta própria o tal sequestro, juntamente com a ajuda de alguns amigos e de Beatriz com quem passa a ter um maior relacionamento

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

luiii 17/06/2021

a primeira reportagem
a historia é boa e até que engraçada em certos pontos mas eu realmente não gostei da escrita e tem alguns erros de gramaticas não muitos ..... mas em geral a história é boa

Suicune 25/01/2013

A Primeira Reportagem
Livro muito bom!!! O início é meio lento, mas o final é bem interessante!!!

Manucastroo 02/06/2023

Fui obrigada a ler por causa da escola mas é legalzinho, nada de mais so que é facil, entao é isso

Joyce 13/01/2011

Tempo de escola
Ao conseguir emprego em um jornal, Roberto se vê envolvido num perigoso caso de seqüestro. Daí nascerá sua primeira reportagem.

Matheus656 02/02/2024

É um bom e velho caso policial da clássica Coleção Vagalume, em que a história é simples e vai direto ao ponto sem grandes reviravoltas complexas e mirabolantes. Não considero um demérito, visto o público alvo que este tipo de livro busca atingir. O último arco me parece bem impossível, talvez um pouco corrido demais, faltou elaborar melhor a sucessão dos acontecimentos.