O dono do mar

O dono do mar José Sarney

Resenhas - o dono do mar

Valesi 14/04/2021

Irregular, mas uma boa surpresa
Ganhei o livro de presente de um bom amigo maranhense. Literatura fantástica não é meu dia a dia, então não leria se não fosse assim, e fui com as expectativas baixas.
No final, o livro me surpreendeu muito positivamente. A história é bem contada e a ambientação te coloca dentro do livro (se fechar os olhos, você sente o calor e a maresia).
Como pontos negativos, em alguns capítulos o autor aproveita para destilar uma erudição sobre a história marítima mundial e seus grandes navegadores que infelizmente te expulsa da imersão de uma maneira muito desagradável.
De qualquer maneira, vale muito a leitura, e deixo meu muito obrigado ao grande Will Mesquita por me proporcionar essa aventura.

Jefferson Fernando 18/06/2010

Aff...
Leitura muito chata... Foi útil pra mim pela questão da cultura de meu estado, em alguns pontos... Mas como literatura, de história... Horrível!
Mas dá pra separar um pouco do Sarney político do Sarney escritor.

fabio 23/11/2010

Me surpreendi
O livro fala sobre a vida de um pescador do litoral maranhense. Uma histórica fantástica, povoada por pessoas simples e criaturas mágicas, como o pioco (sem falar da biana Chita Verde). Uma viagem à cultura e crença de um ponto remoto do Brasil.

Nélio 26/08/2020

Livros são sempre surpresas! Autores, então, nem se fala! Eu tenho minhas restrições com o político, claro. Mas o livro ofereceu-me momentos de muito prazer literário! Ele me prendeu, fui ficando curioso com os casos que vinham na narração do protagonista. Valeu a pena!
Eis um livro que tinha tudo para eu não gostar, mas que me agradou muito. Primeiro, tenho que contar que apaguei o nome do seu autor da mente para poder lê-lo. Para mim, seu escritor é José, e ponto.
Eu sei, isso é preconceito literário! Temei muito em comprar (em um sebo) o livro por conta de quem é esse josé. No entanto, ele chegou até mim com uma indicação que me deixou inquieto: Jorge Amado falou bem da qualidade desse escritor -que eu só via o político- em diversos momentos e dei um voto de desconfiança por causa do Amado. Mesmo assim, antes de comprar (um usado) e ler, fui saber quando o romance foi escrito, e quando o tal entrou para a ABL... Como descobri que ele já havia escrito o livro, e até mesmo entrado para a ABL antes de 1985, cedi e fui conhecer um pouco do Maranhão por sua pena.
Não me arrependi! Ainda penso que vale a pena, mesmo, sair da caixa do conforto e do conceito literário que trazemos conosco -a minha tem se tornado um caixinha em constante reforma!!! -. Venho descobrindo ótimas leituras assim, apesar de umas pedreiras que vou largando por aí...
O Dono do Mar é um romance com um fio narrativo muito simples: a passar da vida de um pescador. O que me agradou muito foi ele ter sido construído qual uma malha com as muitas estórias de pescador, as crenças e o místico que povoam a região... O tempo não é tão linear, pois há um retorno a momentos passados, avanços e retrocessos. Há também a presença de algo místico, de encantamentos, para não dizer de sobrenatural, que permeia a vida de Cristório, um capitão do mar e seu barco.
A verdade e o mito se misturam na obra. O tempo é uma moeda de duas faces. E na pena de José, tudo formou um mix de história, estórias, povo, falares e uma lugar que encanta até quem não o conhece! Ainda!
Com o livro, acho que continuei a aprender mais sobre um Brasil que que nos chega muito mais rápido pela literatura. Além disso, o momento foi o de conhecer como se cresce o ser humano simples à beira do mar...
“É o mar, aqui está o mar. Ele acontece como o mundo, as pessoas e tudo. Derrama-se como a noite sobre a terra e sobre tudo que nela existe. O mar é como se fosse a natureza derretida que cai sobre todas as coisas e sobre todos os viventes. O mar é como o sereno, o vento, a nuvem, o tempo. Entra e sai. É a vida e é a morte.”
(...)
“Coisas que acontecem não voltam. O mar caminha na cabeça dos pescadores. É um sonho e é um peixe. Deus derrama-se sobre nós. Caia a água, molhe-se a minha moleira com este sal, que tudo seja o segredo da vida.”

Dey 07/07/2020

O Dono do mar
O livro traz a história de um pescador maranhense e seu relacionamento com o mar.
Traz figuras do folclore e lendas maranhenses, como no caso de Dom Sebastião.

Jhaze 08/02/2022

Surpreende quem lê.
Interessante e surpreendente obra da literatura nacional que é extremamente desconhecida dos brasileiros que se devotam à literatura. O próprio escritor é desconhecido apesar de ser um nome conhecido no meio político.
Os primeiros 2/3 são cativantes demais. A narração voa, é impossível interromper a leitura. Após isso começa a se arrastar, mas com persistência é possível finalizar o texto todo.
É maravilhoso em si a riqueza de informações sobre a cultura maranhense, o folclore local, as lendas e fantasias regionais que povoam o universo dos pescadores. É basicamente uma obra sociológica em forma de ficção.

Mirella Falcão 04/11/2022

As histórias do Capitão Antão Cristório, o homem que é quase todo mar e areia
O ponto alto de toda a leitura foi sentir o mágico sabor de sal de cada viajante, pescador ou alagado que entrava na pequena embarcação de Capitão Cristório. O reino de elementos míticos construídos, utilizando elementos da História maranhense, é de encantar os beiços.

site: https://medium.com/@falcaomirella/cr%C3%ADtica-o-dono-do-mar-de-jos%C3%A9-sarney-9b9e7d16e12e