Balada da estrela e outros poemas

Balada da estrela e outros poemas Gabriela Mistral

Resenhas - Balada da estrela e outros poemas

Aline Marques 23/03/2020

A vida como poesia [IG @ousejalivros]
Gabriela Mistral foi. É.

Poeta chilena, importante pensadora da educação e ganhadora do Nobel de Literatura, Lucila Godoy Alcayaga começou a escrever aos 15 anos, assumindo "Gabriela Mistral" como pseudônimo e optando por viver de forma itinerante, desempenhando as mais diversas funções relacionadas ao magistério, em inúmeros países, enquanto usava a poesia para se apresentar ao mundo.

Poesia essa que carrega a intensidade e a coragem de se posicionar a favor da vida, sem abrir mão de reconhecer a humanidade ao redor (e a sua própria), celebrando a cultura e a memória.
E, nesta coletânea [Balada da Estrela e Outros Poemas], o leitor poderá seguir suas palavras em direção as lembranças já formadas e as que ainda virão, de uma infância abundante em imaginação, sentimento e emoção, contando com uma edição encantadora em capa dura, onde a delicadeza e a sensibilidade ganham grande destaque.

Suas andanças não arrancaram suas raízes que, nutridas pelo afeto, transbordaram em versos capazes de transmitir tudo aquilo que o coração carrega e reconhece. E assim também são as ilustrações de Leonor Pérez, professora e artista chilena, que dialoga com as intenções de Mistral com inventividade e ímpar beleza, tornando esse um livro inesquecível e um presente ideal para leitores de todas as idades.

___
Seleção e tradução de Leo Cunha
Ilustrações de Leonor Pérez

Heloiche 05/01/2021

Poesia para os pequenos
Quando minha primeira neta, Isadora 11 anos, começou a ler, eu comprei um livro de seleção de poesias para criança feito pela Ruth Rocha. E qual não foi minha surpresa quando a vi encantada com rimas e versos. Eu que tenho pouca poesia na estante, agora não perco uma oportunidade de apresentar às crianças livros de poesia. E nessa busca, encontro essa joia! A autora chilena Gabriela Mistral, foi a primeira sul americana a ganhar um Nobel de literatura (1945). E, por coincidência, estava morando em Petrópolis,RJ, quando feito o anúncio.
As ilustrações são de uma delicadeza e sensibilidade encantadoras. E a tradução preservou toda a poética e musicalidade dos versos.
Se gosta de poesia leia. Tem um pequeno leitor aí por perto apresente essa lindeza de livro.

Joyce 30/03/2022

Emocionante
Para uma pessoa que passou a infância no campo como eu o livro conseguiu tocar uma parte profunda da minha alma. As ilustrações são belíssimas. Os poemas tem uma cadência própria e em cada linha há doçura.
Sou grata por ter lido esse livro. Gabriela Mistral é nossa vizinha, nasceu no Chile e foi ganhadora do prêmio Nobel de literatura ?