O futuro da humanidade:

O futuro da humanidade: Augusto Cury

Resenhas - O Futuro Da Humanidade

Rômullo 04/01/2010

A sociedade está doente
Neste primeiro livro de Cury, os passos do estudante de Medicina Marco Polo encontram-se com o do mendigo Falcão, supostamente, um sábio.
No decorrer da história, os dois debatem temas pertinentes sobre a essência humana, o poder da psique, a destruição das emoções, a "ditadura da hipótese" e o sistema social doentio em que vivemos.

Deve-se ressaltar que a primeira metade do livro é muito boa, os pensamentos do autor são bem apresentados através dos personagens o que acaba tornando o livro numa aula de filosofia e psicologia. Da segunda metade do livro até o final, a história cai um pouco devido ao afastamento dos dois personagens e o caminho, profissionalmente, trilhado por Marco Polo.

O livro nos ensina o porquê de amar ao próximo e respeitá-lo, baseando-se não apenas em ensinamentos religiosos e sim em teses da própria filosofia. O "princípio da corresponsabilidade inevitável" é apresentado e os argumentos são excelentes, fazendo-nos concordar com esse pensamento.

Há ainda discussões sobre Deus, sobre a soberba e arrogância dos poderosos, depressões, sofrimentos psíquicos dos seres humanos, relação familiar, entre outros. Além de severas críticas a indústria farmacêutica, constatando a exploração do capitalismo nessa área e ao eterno embate entre Psiquiatria versus Psicologia.

Não é um clássico da literatura, mas é uma obra que nos alerta sobre os problemas mentais que sofremos sem, ao menos, imaginarmos.
Lucio 08/01/2010minha estante
Apresentação concisa do livro!

Lucas Fernando 22/01/2013minha estante
O autor aponta a estética dessa sociedade cheia de nada!

Gostei muita da idéia que ele passa neste livro.

Aninha.jw 28/01/2015minha estante
Esse livro é realmente maravilhoso

Ana.Moura 02/09/2020minha estante
Esse livro abriu minha mente para certos aspectos da sociedade e da humanidade num todo. É um livro maravilhoso.

Aureo.Santos 30/04/2021minha estante
Foi um bom livro para citar na redação do Enem 2020.

NickSanchez 22/01/2022minha estante
Foi um dos primeiros livros que li e que me deu gosto de ler e incentivou a continuar outras leituras! A resenha está muito bem feita. Recomendo a leitura!

Wyslania 20/09/2023minha estante
Esse livro é incrível. ??

Rezia 03/04/2010

Esse livro tem uma visão muito aprofundada de como a sociedade é falha e como a população está tão indiferente diante dos problemas sociais que o mundo enfrenta. Augusto Cury mostra por meio desta história como as pessoas são preconceituosas e que todos somos loucos. Que por trás de qualquer pessoa há uma grande história na qual ela é o personagem principal do "palco de sua existência", que por trás de um mendigo, pode haver um grande pensador e que por trás de um ser humano que tem problemas psicológicos há uma pessoa maravilhosa que necessita de carinho e acreditar em si mesma. Entretanto, pelo fato do personagem Marco Polo ser um grande pensador e gostar de filosofar sobre a existência da vida, o autor usa linguagens bastantes rebuscadas, o que acaba limitando o número de leitores. Pessoas que não estão acostumadas a exercitar a sua mente debatendo as questões psicológicas e filosóficas da civilização podem acabar não conseguindo captar a essência das reflexões que o livro tenta passar. Penso que se ele tivesse uma linguagem mais simples, poderia ampliar os horizontes de mais pessoas que reflitiriam sobre sua modo de viver e que poderiam ser incentivadas a contribuir de alguma forma para "O Futuro da Humanidade".

P.S.:EU RECOMENDO! AKPSOKAPSOAKPSOAKPSOAKSPOAKS

Luciene.Castro 06/03/2022

Um livro que desnuda a alma do ser humano, mostra o valor da essência em um mundo de aparências e te faz rever muitos conceitos pré programados. Achei fantasioso em alguns momentos, mas nada que tire o poder do livro de nos transformar positivamente depois da leitura.

H. 10/01/2009

Péssimo
Sem conteúdo estético ou literário, é apenas uma leitura fácil e piegas feita para vender, se aproveitando do público, que quase sempre não é habituado à leitura de qualidade e só consegue digerir best-sellers fracos.
Lilicasax 15/03/2009minha estante
Concordo, uma história fraca e sem graça e a linguagem é tão coloquial que subestima nossa inteligência.

Junior 20/09/2012minha estante
Nada haver isso ai que você falou O futuro da Humanidade como todos os livros do Augusto Cury são ótimos são livros pra quem gosta de leitura de verdade não de contos coisa que não te enriquece em nada a não ser uma ilusão.

Augusto 14/10/2012minha estante
Discordo do seu ponto de vista!
Nao há consistência no mesmo, ao contrario de grande parte dos livros de ficção cientifica, que buscam apenas entreter o publico, este livro trás em si conhecimento explicito!
Visa nao somente a venda, mas também que visa que os leitores produzam conhecimento e repensem suas atitudes e modos de pensar!

Ana 04/01/2013minha estante
Acredito que Augusto Cury não pretendia,com sua história, ser um best-seller, mas sim, fazer com que as pessoas entendam que por trás de um ser humano há muito mais do que se vê superficialmente.

Rico 11/01/2013minha estante
Concordo, além de a história ser fraca é desconexa. Parece que o autor escreveu o livro em um dia...rs

Tamires 15/05/2013minha estante
Realmente o livro é péssimo! As vezes penso que o Auguto Cury quer mudar o mundo, ser um super-herói da atualidade.Histórias sem pé nem cabeça. Quem é que vai abraçar uma árvore em plena praça pública?

Lici 08/12/2013minha estante
Também discordo do seu ponto de vista! O Futuro da Humanidade traz muito mais do que a história de um estudante de medicina e de um mendigo, ele, diferente de alguns livros sem conteúdo escritos atualmente, traz verdades nas suas páginas e, com isso, Cury nos faz viajar pelo fascinante interior do ser humano e nos ensina que o "essencial é invisível aos olhos". Além disso, o modo como o escritor seleciona as palavras faz com que os leitores precisem pensar - ou até mesmo abrir um dicionário - durante a leitura, proporcionando que os leitores, além de se divertirem com uma boa e inusitada história, possam enriquecer seus vocabulários.

Gisele 12/12/2014minha estante
a sociedade esta realmente sem sensibilidade..

Aninha.jw 28/01/2015minha estante
O livro é sensível e trás uma mensagem linda, quem o lê de coração aberto entenderá as lições que ele passa.
O que eu não entendo é: Quem não gosta do Cury, por que o lê?

Beatriz.Praciano 22/01/2021

O Futuro da Humanidade
Li esse livro já faz alguns anos pela indicação do meu tio e sem dúvidas se tornou um dos melhores livros que eu já li na minha vida. Me fez querer comprar vários outros títulos do autor, porém continua sendo o meu favorito.

O livro de Augusto Cury conta a história de Marco Polo, um jovem estudante de medicina de espírito livre e aventureiro como o do navegador veneziano do século XIII, em quem seu pai se inspirou ao escolher seu nome.

Ao entrar na faculdade cheio de sonhos e expectativas, Marco Polo se vê diante de uma realidade dura e fria: a falta de respeito e sensibilidade dos professores em relação aos pacientes com transtornos psíquicos, que são marginalizados e tratados como se não tivessem identidade.

Indignado, o jovem desafia profissionais de renome internacional para provar que os pacientes com problemas psiquiátricos merecem mais atenção, respeito e dedicação e não apenas remédios.

Acreditando na força do diálogo e da psicologia, ele acaba causando uma verdadeira revolução nas mentes e nos corações das pessoas com quem convive.

É uma história de esperança e contra as injustiças, este livro é a saga de um desbravador de sonhos, de um poeta da vida, de um homem disposto a correr todos os riscos em nome daquilo que ama e acredita.

Recomendo essa leitura para todo mundo que conheço pois ele é a oportunidade de repensar a sociedade e o rumo de nossas vidas, além de reacender em nós a vontade de mudar, de renascer, de recuperar os sentimentos de humanidade e solidariedade tão esquecidos nos dias de hoje. Eu com certeza vou ler novamente.

Thaila.Ranny 24/10/2022

Impossível ler ?O futuro da Humanidade? e não avaliar o seu EU em muitos aspectos, iniciando por nossos comportamentos. Marco Polo vem para nos ensinar o valor da humildade, fidelidade, companheirismo, princípios, valores e posicionamento. Marco Polo batia de frente com grandes nomes que podiam destruir sua carreira, mas colocou seus princípios à frente, não se deixou levar sob a ganância de sua profissão que também era o que ele tinha de exemplo ao seu redor na especialidade em que escolhera (em muitas partes o livro deixa claro isso). Leitura magnífica, de muitos ensinamentos, obrigada Marco Polo! ?
Batista 25/10/2022minha estante
Parabéns pelo ótimo resumo.
É muito lindo a forma que você coloca em prática todos os ensinamentos desse livro em seu dia a dia.

Xulica 28/06/2021

Quem somos? O que somos? Para onde vamos?
A vida é um ponto de interrogação. Cada ser humano, seja ele um intelectual ou iletrado, é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta...

Raquel 25/06/2012

O futuro da humanidade: aprender a se re-construir continuamente...
Como psicóloga, preciso tirar o chapéu para esse livro! No meio acadêmico ouvimos falar tão mal de livros de auto-ajuda... e confesso que quando comecei a lê-lo era esse o meu pré-conceito do livro! De fato, é um livro capaz de ajudar muitas pessoas pois toca profundamente em questões existenciais do ser humano, mas não é um livro que nos dá receitas sobre "comos" (como ser feliz, como superar desafios, como ser líder de sua própria vida). Ele apenas escancara as necessidades humanas e mostra como a vida é um eterno re-aprender, re-construir...

Aprendi a encontrar uma enorme riqueza dentro daqueles que sofrem. Nunca mais me relacionarei com mendigos da mesma forma e me espelharei na capacidade crítica que Marco Polo desenvolveu!

PONTOS MAIS IMPORTANTES:

Ferramenta importantíssima: A ARTE DA DÚVIDA

"O medo pode ser um excelente mestre. Tira reis do seu trono e ensina-os a ser o que sempre foram: apenas frágeis seres humanos".

Todos temos uma criança dentro de nós, que olha para a vida com deslumbramento e desejo de conhecer, experimentar!

Princípio da co-responsabilidade inevitável:
A sociedade está doente em vários aspectos, mas é impossível haver dois sistemas distintos pois as pessoas jamais são completamente separadas umas das outras. Todos somos influenciados uns pelos outros. Mínimos comportamentos podem interferir em grandes reações na história.

"Não existe suicídio!" As pessoas depressivas não desistem de viver... Ao contrário, tem sede e fome de vida. Toda pessoa que pensa em se matar não leva em consideração a consciência do nada existencial. Seu pensamento é uma reação, não para eliminar a vida, mas para decepar sua dor. A tentativa de suicídio, portanto, revela não o desejo de morrer, mas uma fome desesperada de viver!

Samuel F. (Sansão) 20/08/2020

Quando o dinheiro empobrece as pessoas?..
Esse livro é perfeito. Faz você parar para refletir se realmente está dando valor as coisas que realmente tem valor, ou se está se afogando em coisas que não ir ao te levar a lugar nenhum, muito pelo contrário, tirarão seu prazer de viver. Cury tem uma mente brilhante, e faz você percorrer seus pensamentos em casa frase, tirando lições para a vida toda.

Sabrina 09/07/2023

O futuro da humanidade
O livro é muito bom, ele começa primeiro com uma grande amizade sendo desenvolvida ao longo do tempo, Marcos Polo fica encantado por Falcão, por causa das suas filosofias. Depois de um tempo eles acabam se separando pois o percurso da vida de ambos vão para caminhos diferentes, mas mesmo com a distância o laço da amizade deles não se desfaz.
Marco Polo se apaixona, se casa, porém ouve uma reviravolta pois o pai da garota não queria aceitar o relacionamento.
Super indico a leitura do livro!

Tai :P 23/07/2023

CARACA!
Eu amei!!!!! Um livro que eu facilmente leria de novo em um futuro próximo, a história, os personagens!!! tudo!!!! O final me abraçou de um jeito que eu poderia ficar ali por tempo indeterminado.

Xikaum 11/09/2020

Superou minhas expectativas . . .
Confesso que tinha um olhar ( preconceituoso ) com as obras do Augusto Cury . . . Até via suas palestras e gostava de suas frases . . .

Depois de ver o filme " Vendedor de Sonhos " tive o interesse de ver seus livros , o primeiro que chegou em minhas mãos foi esse . . .

Estava lendo dois livros "O Cemitério" e " O Instituto " ambos do Stephen King , quando terminei "O Instituto" peguei esse livro para ler . . .

Minhas expectativas estava baixa por se tratar de um autor que trabalha muito a autoajuda , mas foi começar a virar as páginas isso mudou . . .

Esse livro é fantástico, tem uma boa estória envolvente que te prende , personagens que te encanta . . .

Um livro que abre nossa mente para enxergar o quanto nossa sociedade está doente . . .

Vou ler " O Vendedor de Sonhos" e agora minha expectativa está lá em cima ???
Thayna.Oliveira 11/09/2020minha estante
Realmente um dos melhores livros dele. Depois que ele passou a escrever mais como romance, e com um vocabulário mais "popular", as obras ficaram mais acessíveis.

O vendedor de sonhos ainda é muito psicologico nos diálogos...
Mas não deixa de ser igualmente brilhante.

Xikaum 12/09/2020minha estante
Valeu Thayna ???

Vou ler sim ???

@jbsotero 25/09/2020minha estante
O filme do vendedor de sonhos nem arranha a grandeza dele, eu amo de todo meu coração. Ele realmente me vendeu um sonho, eu estava angustiado e desisti de viver, O vendedor de sonhos me ensinou a dar valor aos detalhes. Me decepcionei com o filme, esperava mais.

Xikaum 26/09/2020minha estante
@jbsotero . . . Esse pretendo ler em breve , mas o filme é mesmo difícil de retratar em tela a profundidade desse livro ( que vou conferir em breve ) ???

bella_madu 16/06/2023

Necessárioo!!!
GENTE QUE MARAVILHA
esse livro é MUITO NECESSÁRIO!!!!
que livro incrível, de uma profundidade--- todo mundo precisa ler!!!! é uma leitura obrigatóriaaaa

eu tinha preconceito com livros de autoajuda kkkkk ainda tenho um pouco, mas esse daqui é diferente, ele é realmente uma história, com desenvolvimento e tudo mais
inclusive, um toque de romance maravilhosoo no final, tudo na medida certa!

a história é baseada numa amizade incrível entre um morador de rua e um estudante, me apeguei muito a eles ?

demorei a ler pq tinha dia que eu tava com preguiça kkkkk e a escola toma tempo da gente
mas tbm pq ele é muito profundo e eu queria digerir tudo com calma, era um dos livros preferidos de um amigo meu que morreu há poucos meses e agora consigo entender o porquê de ele amar tanto
inclusive ele se parecia tanto com um dos personagens, o jeito de ser, me lembrei dele a todo momento
foi uma experiência incrível ?

Magna.Santos 30/03/2021

Faz pensar
"quem despreza a dúvida paralisa a inteligência"
" A sabedoria de um ser humano não é definida pelo quanto ele sabe, mas pelo quanto ele tem consciência que não sabe"