O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

Renato.Lira 18/06/2024

Faltou profundidade
Eu poderia dizer que o Pierre Boulle foi muito perspicaz na ideia de pensar em um mundo humano que evoluiu para um mundo onde primatas nos subjugam. Entretanto, o autor acaba sendo simplório nas suas proposições para o que seria a essência humana e o que o "espírito" proporciona ao ser que o detém. Eu acho muito básico especular para onde vai e se manter sempre em um plano conhecido da gente, como se não conseguisse ir além. E pra justificar essa falta de profundidade, ele nos dá uma limitação das personagens. No final, Boulle conseguiu trazer uma visão desconfortável das relações humanos-primatas e a adaptação da obra superou e muito a sua fonte.

Antunes 12/06/2024

Uma saga de filmes gigantes que teve início nesse livro, escrito por um francês que pouco entendia de cinema. O francês Pierre Boulle escreveu esse livro em 1963, e tenho certeza que ele nunca imaginou o tamanho que sua história ficaria.

No manuscrito original que em diversos momentos se confunde com o filme 1968, temos aqui um aprofundamento muito maior e uma linha narrativa muito melhor desenvolvida. Ao rumar para estrela de betelgeuse, os exploradores pousam no planeta de Soror que é dominado por símios, e tem papéis invertidos com os humanos servindo de material de experimento científico.

É impressionante como a narrativa se encaixa ainda nos dias de hoje, onde temos uma grande reflexão sobre como tratamos as espécies, supostamente menos desenvolvidas.

Recomendo muito a leitura desse clássico e farei um vídeo resenha sobre o livro x filmes.
Luana Silva 16/06/2024minha estante
Me tira uma dúvida? Os filmes baseados no livro são o de 68 e o remake de 2001? Tô assistindo o de 70 e parece ser um roteiro original... tô certa?

Antunes 17/06/2024minha estante
Exatamente, o de 68 apesar do final diferente (e alguns pontos) é baseado no livro.
O remake de 2001 do Tim Burton é o que mais se aproxima da obra original, tanto que o final dele remete ao original, escrito por Boulle.

Essa nova leva de filmes, são prelúdios do original, ou seja todos se passam antes do filme de 1968.

Renato.Codeco 11/06/2024

O planeta dos macacos - Uma mensagem em uma garrafa.
"O Planeta dos Macacos" é uma obra clássica da ficção científica, escrita por Pierre Boulle e publicada em 1963. O livro conta a história de Ulysse Mérou, um jornalista que participa de uma expedição espacial e acaba em um planeta chamado Soror, onde macacos evoluídos governam e humanos são tratados como animais.

A narrativa inverte os papéis entre humanos e macacos, explorando temas profundos sobre inteligência, civilização e moralidade. Através das experiências de Ulysse, Boulle desafia o leitor a refletir sobre preconceitos e a fragilidade da nossa noção de superioridade.

O estilo de Boulle é envolvente, com uma trama bem estruturada que prende o leitor. A construção do mundo é rica e os personagens são bem desenvolvidos, especialmente Ulysse, cuja luta para manter sua humanidade é comovente.

"O Planeta dos Macacos" é mais do que uma aventura; é uma meditação sobre a condição humana, alertando sobre os perigos da arrogância. É uma leitura indispensável para fãs de ficção científica e aqueles que buscam uma reflexão sobre nossa sociedade.

gabmello 07/06/2024

Um dos livros mais "simples" de sci-fi. Por isso é tão bom!
Olha, não vou mentir, peguei "O Planeta dos Macacos" da forma mais despretensiosa do mundo. Não esperava nada além de um planeta com macacos.

Mas a trama por si só é tão cativante... o autor sabe escrever. E ele escreve para te prender. Aqui você não vai encontrar todos aqueles floreios e todas aquelas complicações típicos da ficção científica. O autor quer te contar uma história muito específica, e te fazer refletir sobre a ética humana durante todo o processo.

O que você faria se encontrasse um planeta idêntico à Terra do outro lado do universo. Ah, mas tem um detalhe: neste planeta os macacos são racionais, e os humanos são meros "animais selvagens".

Aparentemente, é isso o que temos aqui. Mas por debaixo dessa trama no mínimo curiosa, somos colocados em frente a muitas das nossas ações. O livro, que foi escrito em 1963, parece não ter envelhecido um dia sequer.

A imersão da escrita, os plotwists e toda essa atmosfera pautada no nosso real, mas completamente satirizado, é o que torna "O Planeta dos Macacos" um ponto fora da curva dentro da ficção científica.

Thiago548 04/06/2024

( emoji de macaco cego, surdo e mudo)?
Que livro pica, slc tem de tudo, reflexões de como tratamos os pobres animais, umas filosofia... foda

Gabriel 03/06/2024

Sobre civilizações
Esperava um livro de ação/aventura comum e fui surpreendido com uma história cheia de visões filosóficas, que traz o questionamento sobre o que é uma civilização, como surgem e se o ser humano realmente é uma especie ?superior?. Ao colocar um humano em situações que são ?comuns? de se fazer em animais o autor causa uma reflexão no leitor. De onde vem o direito do homem subjugar espécies supostamente inferiores? Será que somos realmente uma civilização estável? Livro incrível!

Giovana456 02/06/2024

Que livro esplendoroso? não esperava que a história fosse tão bem construída e narrada quanto acabou sendo.
Leitura extremamente boa e recomendável.

Midi 01/06/2024

Livro incrível. Demorei pra engatar, mas quando foi foi mesmo rs
A história é muito interessante e faz refletir bastante também.
Achei o final o bom

Fabricio268 01/06/2024

Um clássico atemporal.
Não sou um grande fã de ficção científica. Aliás, somente como curiosidade, o próprio Boulle não classificou seu livro como ficção científica.
Bem, vamos a ele. Aproveitando o hype do novo filme dos macacos, resolvi conhecer o início de tudo.
O livro O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle, leva o leitor a um mundo distópico onde os papéis entre humanos e macacos se inverteram. A história é contada pelo astronauta Ulysse que numa viagem espacial se depara com um planeta dominado por macacos inteligentes e tecnologicamente avançados, enquanto os humanos vivem como animais selvagens.
Através de uma narrativa envolvente e personagens cativantes, (Kira é de longe a melhor personagem na minha opinião), o autor convida o leitor a refletir sobre alguns temas interessantes. Tais como:

- A evolução desenfreada da tecnologia e seus perigos;

- A natureza humana. A inversão de papéis faz uma crítica mordaz à natureza humana, expondo nossa arrogância, violência e capacidade de destruição; e

- A imprevisibilidade da manipulação genética, que pode ter consequências imprevisíveis.

Pierre Boulle criou uma trama única. A inversão de papéis entre humanos e macacos é sensacional. Fico imaginando os leitores da década de1960 discutindo essa ideia. Definitivamente um clássico da ficção científica que transcende o gênero.

A propósito, não vi o filme. Sei que todos falam sobre o final ser surpreendente. Até imagino. Mas duvido que o final do filme seja tão surpreendente e bombástico quanto o do livro. Acredite em mim. Leia e confira.

Outro atrativo. A edição é recheada de extras. No final tem uma entrevista com o escritor excelente. Ele compara o livro com o filme e também fala de seus outros trabalhos. Vale a pena.

Boa leitura.
Michela Wakami 01/06/2024minha estante
Parabéns pela sua resenha, ficou muito boa.

Michela Wakami 01/06/2024minha estante
???????

LoboAlado 31/05/2024

O despertar Símio é iminente
Lembro que com meus 12 anos assisti ao filme do Planeta dos Macacos do Tim Burton e aquela construção de mundo me conquistou mesmo ficando muito confuso com o final. Em 2011 assisti O Planeta dos Macados: A Origem no cinema e fui abduzido por aquele mundo e depois por toda a trilogia do Cesar. Mesmo assim até hoje eu não tinha lido a obra oficial e após rever todos os filmes decidi que era a hora.
Após ver tantos filmes achei que o livro não conseguiria me surpreender mas fui engano a narrativa é muito envolvente e empolgante e o final surpreendente e que me faz entender melhor o final do filme de 2001 que eu assisti com 12 anos.
É sempre bom ler os clássicos!

Sarah587 31/05/2024

Me surpreendeu
Era um livro que eu estava em dúvida se ia gostar, não lembro direito do filme. Protelei um pouco a leitura e eis que gosto.

A história é interessante, sempre me intriga as atitudes e sentimentos dos humanos diante de um sistema em que ele não é o dominante.

Livro recomendadíssimo!

belxc 29/05/2024

As vezes eu mesma queria arrancar o cérebro do protagonista
O livro é ótimo.
Possui uma linguagem bem fácil e instiga a leitura, porém, os últimos capítulos foram muito corridos, o que acabou me decepcionando um pouco

Marina516 29/05/2024

A narrativa é muito envolvente e a história é muito boa! Assisti um filme uma vez, mas não lembro se era assim kkkkkk Foi uma leitura muito rápida porque eu fiquei muito nervosa e ansiosa querendo terminar logo! O autor dá informações o suficiente para descobrir o plot e mesmo assim eu fiquei surpresa, olhando pro nada e tentando assimilar tudo

Isa_Andradre 28/05/2024

Um livro MUITO bom que definitivamente não tem nada a ver com as adaptações.
Acho que se tornaria muito mais impressionante se você conseguir ler ele sem saber de nada, mas bom é difícil não é??? O sucesso das adaptações é surreal e também um dos melhores plot twists da história fazer oque kkkkkkkk