O Planeta dos Macacos

O Planeta dos Macacos Pierre Boulle

Resenhas - O Planeta dos Macacos

marcosvinni11 31/05/2022

?Era um Gorila?
Que história incrível. Mesmo já sabendo o plot twist no final, achei bem legal o formato do livro, ser tipo um diário do Ulysses. Zira facilmente é minha personagem favorita, queria que o livro fosse um pouco maior pra poder ter mais coisas sobre ela. É um clássico que vai fazer eu pegar e maratonar todos os filmes inspirados nessa obra e com certeza vai pra minhas leituras favoritas do ano.

Fer 10/05/2022

"O bem é bom apenas sob determinado contexto"
"O planeta dos macacos" nos traz uma história que estava vagando pelo universo, dentro de uma garrafa - a história de um homem, Ulysse, que, junto com outros dois, pousa em um planeta muito distante da Terra. Apesar disso, é tão respirável e habitável quanto ela, porem com uma diferença: a espécie dominante ali são os macacos, e os humanos são seres bestiais.

Essa é a premissa do livro que, ainda que muito interessante, se mostra um pouco arrastado por ser muito descritivo. O narrador se estende no funcionamento dessa nova forma de sociedade, suas leis, estruturas e linguagens, e isso acaba fazemdo com que a leitura não seja tão rápida quanto se espera de um livro relativamente curto. Porém toda essa descrição se faz necessária para contraztar as duas soxiedades e chegarmos à conclusão que elas não são tão diferentes assim - como está no prólogo, "o bem é bom apenas sob determinado contexto". É uma leitura que nos deixa desconfortável não apenas por nos vermos no papel de seres bestiais mas também por vermos que toda a suposta crueldade que os macacos fazem são exatamente aquilo que fazemos hoje, e que parecem "menores" simplesmente por serem com animais e não humanos!

É um livro que te faz relativizar muito. Penso que poderia ter sido melhor - o próprio autor disse que algumas partes seriam melhores se fossem mudadas, e eu concordo. Mas é um clássico, e não é a toa: Pierre Boulle nos tira do eixo.

Yali 02/05/2022

A percepção do mundo quando se é uma espécie "inferior"
É uma história que te conduz por todos os erros e por toda a soberba da humanidade, nos colocando na posição de seres inferiores, dominados e não dominantes do planeta. Ainda que esse planeta seja Soror.
É uma excelente crítica social. O final poderia ser melhor? Poderia, porém ele cabe direitinho na medida do que a crítica da história quer alcançar. No geral, é um ótimo livro, de leitura rápida, fluída e que te faz pensar. Vale a pena demais!

milena 01/05/2022

macaco cidadão
cara, que livro delicioso. Fala de um assunto sério (a bioética) de maneira muito criativa e imersiva. A escrita é tão fluida e os ambientes tão bem descritos que eu consegui visualizar tudinho e me sentir no planeta Soror. O final é sim meio previsível, mas as duas últimas páginas me pegaram de surpresa, não previ aquilo ali e fiquei de boca aberta. Recomendo pra todos, leitura rapidinha e muito satisfatória.

Liana 24/04/2022

O livro retrata a aventura do protagonista da obra: um jornalista, chamado Ulysse Mérou, que embarca numa viagem espacial, no ano de 2500, ao lado de um cientista, de um estudante e de um chimpanzé, em direção ao sistema da estrela Betelgeuse. A jornada dura séculos no tempo terrestre, mas, por causa das leis da relatividade, passaram-se apenas dois anos para os tripulantes da espaçonave.
A história é envolvente, vale a pena ler!

thaiqrz 03/04/2022

Muito bom!
Muito bom o livro, muito interessante imaginar a vida dessa forma. Esperava mais do final, foi bem previsível.

Dani Gundes 04/03/2022

Que looping!
Que aula de Bioética, senhores! Quantas reflexões dá pra tirar daqui: o que é um ser inteligente? E um selvagem? Quem somos nós para manipular a natureza? Quantos socos no estômago! Genial!

Ro15 18/02/2022

Uauu
Que livro ?impactante em tantos sentidos, com uma escrita fluida ?.O livro nos faz questionar desde preconceito ao tratamento que dispensamos aos animais . Simplesmente maravilhoso

marianasampaio0 16/02/2022

PLANETA DOS MACACOS
 trama de O planeta dos macacos é uma das mais famosas da ficção científica: no futuro, astronautas da Terra chegam a um planeta dominado por macacos evoluídos, onde seres humanos levam uma vida selvagem e são tratados como animais. A fama da história se deve principalmente ao filme de 1968 e seus inúmeros derivados. Entretanto, pouca gente sabe que o filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito pelo francês Pierre Boulle e que foi publicado em 1963.

O protagonista da obra é o jornalista Ulysse Mérou (numa alusão a Ulisses, ou Odisseu, herói da Odisseia, de Homero). No ano de 2.500, ele embarca numa viagem espacial ao lado do professor Antelle, do estudante Arthur Levaine e do chimpanzé Hector em direção ao sistema da estrela Betelgeuse. A jornada dura séculos, mas, graças às leis da relatividade, eles envelhecem apenas dois anos.

Os viajantes aterrissam num planeta muito semelhante à Terra e o batizam de Soror. É lá (eles descobrem tarde demais) que vivem os macacos avançados e inteligentes que subjugaram a raça humana. Ulysse acaba sendo capturado por gorilas caçadores e é levado para um laboratório, onde os seres humanos são utilizados em experimentos científicos. No cativeiro, o jornalista entra em contato com os cientistas Zira, Cornelius e Doutor Zeius (que são recorrentes nos filmes) e, ao mesmo tempo que tenta entender o funcionamento daquele estranho mundo, ele se esforça para provar que é mais inteligente do que os humanos nativos do planeta.

Nota 9/10

Joao804 15/02/2022

Achei que o final ia ser ruim, mas as duas últimas páginas me surpreenderam positivamente. Uma ótima história!
Juliana 15/02/2022minha estante
Eu adoro esse livro! O final é de explodir cabeças realmente. Muito bom!

Joao804 15/02/2022minha estante
Me tirou uma risada quando fala de Phyllis e Jinn no final kkkkkkk

Tiago.Severino 06/02/2022

História bem contada
É um livro com roteiro de filme.
A fluidez do texto é muito leve. A história é narrada de modo visual.
Parece um roteiro de filme.
A história transcorre no planeta Soror, no sistema solar de Betelguse.
O início lembra um pouco o filme Passageiros.
Há, ao longo do texto, uma critica ao academicismo.