Dôssie Drácula

Dôssie Drácula James Reese

Resenhas - Dôssie Drácula

Fabiana 02/09/2023

Cansativo
Narrativa muito fraca, enrolada não flui. A história tem elementos que a deixaria interessante mas na maior parte da obra foram inseridos elementos que de nada somam pra história.

Eliza.Obryen 20/08/2023

Dossiê Drácula
O livro se desenrola a partir de um diário de Stoker da época em que ele trabalhava para o ator Henry Irving, antes de escrever 'Drácula'. Os leitores de 'Drácula' poderão conhecer algumas passagens da trajetória de Stoker, como seu encontro com Jack, o estripador, e outras experiências que influenciaram diretamente seus trabalhos.

Roberto Laaf 20/06/2014

Um surpreendente "passeio" com Stoker em 1888
Quando comprei esse livro, na verdade eu estava procurando alguma literatura acerca dos famosos casos de assassinato ocorridos em Whitechapel, cujas tragédias deram origem ao infame Jack, o estripador. A capa do livro logo chamou minha atenção, e, ao ler um pouco sobre a obra desse James Reese, até então desconhecido para mim, presumi que a leitura seria gratificante. Não me enganei.

Embora a obra não seja exatamente fluida, em parte por sua composição epistolar no que seria o diário de Stoker, algumas cartas trocadas com Thomas Hall Caine e inserções de textos que teriam sido publicados em jornais da Londres de 1888, e, ainda, devido a grande quantidade de notas de rodapé, o crescente interesse pelo desenrolar dos acontecimentos e a “narrativa testemunho” nas escritas de Stoker, criadas por Reese, conduziram-me prazerosamente até a última página do livro.

Como eu havia lido, bem recentemente, uma obra bem completa sobre Jack, o estripador, nem seria necessário ler as notas do autor ao final do livro para saber que ele mergulhou de cabeça em uma ampla pesquisa histórica sobre o assunto.

Quando lemos uma ficção que nos leva a pressupor que seu conteúdo poderia muito bem ser o relato de algo verdadeiro, em geral, achamos o livro muito bom; quando ficamos nos perguntando em vários momentos se aquilo teria mesmo acontecido, então o livro é mesmo arrebatador; agora, em minha opinião, quando ao final do livro o autor esclarece nossas dúvidas, ele é completo.

--- // -- // ---

Como decidi vender todo meu pequeno acervo de livros, quem tiver interesse em comprar meu exemplar de Dossiê Drácula, seu preço é de R$ 10,00 mais as despesas de remessa (a ser escolhida pelo comprador, embora eu sugira o método de envio de impresso).

Para maiores detalhes sobre o estado geral do livro, entre em contato comigo pelo meu e-mail pessoal: roberto.laaf@gmail.com

Matt 11/06/2014

De morrer
Acho que se algum autor de um dos clássicos de terror lesse algo como esse livro teria se matado nas primeiras páginas. Enrolaçao de mais e demora até chegar ao assunto principal, um dos piores livros que já li, minha consolação é que não foi o meu dinheiro jogado fora com isso.

Mateus com h 01/10/2013

Dossiê Drácula é um livro indicado para quem é fã da clássico "Bram Stoker", mostrando como tudo começou. Uma história envolvente.

Moisaniel 06/07/2013

Bom, para começo de conversa, a primeira impressão que tive ao começar a lê-lo, foi de que o julgamento antecipado que fiz do livro pela capa tinha ido por água a baixo. Não que esse fosse a melhor forma de escolher um livro, mas eu apresentava-me em uma feira de livro, obviamente, repleto de obras. Não havia muito tempo, nem paciência para sinopses, logo, minha escolha foi levada pela intuição que tive ao ver o nome e rosto de capa.

Dossiê Drácula parecia mais uma daquelas ficções que misturam a realidade com fatos imaginados pelo autor, mas conforme a leitura prosseguia eu descobrira que de nada ele parecia com o que já foi criado antes. Tudo era surpreendentemente diferente.

A escrita típica do século xix adjunto aos personagens icônicos da Inglaterra vitoriana preencheram de forma espetacular a obra, se não fosse o bastante, o suspense leva muito mais além, incluindo mitologia egípcia e até o famoso Jack, O Estripador.

o que mais atrai é o modo de escrita ,e o livro segue através de cartas que o protagonista, Bram Stoker (Criador de Drácula), enviava ou recebia de seus amigos ou familiares, além do Dossiê e do diário pelo qual o autor também fazia uso frequentemente. O início é bem lento e recheado de conteúdo (do modo a qual deduzi que ele não era tão bom), mas quando terminei, vi que os detalhes eram excepcionais.

O personagem, através da leitura, é visto em primeira pessoa, introduzindo, mesmo que por pouco, um lado psicológico no livro. A descrição envolvente que mostra a reação dos personagens à determinada situação é interessante, ainda mais quando essas situações envolvem suas vidas e o confronto direto com o Jack.

"Se fosse você. O que você faria se estivesse frente a frente com o Jack?"

Há muito mais do poderia ser dito sobre a trama, mas acabaria por soltar alguns spoilers, dessa forma. Então, para resumir, digo que Dossiê Drácula é uma obra fascinante, repleta de conteúdos que levam a crer que o que está escrito foi exatamente o que realmente aconteceu com aqueles personagens.

Pablo Italo. 19/02/2013

"Jack, o estripador" arrancaria as próprias vísceras se lê-se esse livro
Aquele momento em que você se arrepende do dinheiro e do tempo que você perdeu lendo livros ruins.
Esse livro tinha tudo para ser bom, mas...Apresenta páginas e páginas inúteis, enrolando a história central com pequenas coisas em que você para de ler e se pergunta "pra quê escrever isso? o que é que tem a ver com a história? ou melhor, porque eu estou lendo esse livro ainda?". se falar que para mim a imagem do ícone que sempre foi "Jack, o estripador" está profundamente manchada. De maníaco degenerado, lenda viva dos assassinos, nesse livro ele passa para um doutor possuído por um demônio EGÍPCIO????? WTF???
Depois do árduo trabalho que tive lendo páginas e páginas, que se a-r-r-a-s-t-a-v-a-m, sempre naquela esperança de um final legal, sou surpreendido com um final completamente sem criatividade (acho que o próprio autor se cansou do livro e fez o final de qualquer forma).
Pegando a lata de querosene e os fósforos... Acho que minha estante de livros vai ter um espaço a mais daqui a pouco.

Fernando Lima 10/02/2013

Superou!
Muito melhor do que eu esperava. A trama é bastante intensa e surpreendente. O misto de realidade fundamentada em dados históricos com ficção cria um clima mistério e expectativa. Recomendo!

Jackie Sabino 09/07/2012

Chato e entediante
Decepcionante! Sempre tive um pé atrás com essa nova mania de colocar célebres autores como detetives. A moda agora é que todo escritor tem que virar Sherlock Holmes?? Pobre Bram Stocker, célebre autor... já não basta ele ver vampiros que antes assustavam e agora brilham como glitter ao sol! Agora, além de tudo, tem que dar um de detetive barato em um encontro com ninguém mais ninguém menos que outra icógnita mundial: o misterioso Jack, o Estripador.

Sinceramente, não teve a menor originalidade e muito menos me convenceu na justificativa de fazer com que Bram encontrasse Jack, o Estripador. Soou de forma bem descrente...

Pra não dizer que o livro é uma completa tristeza, o trabalho da capa é fantástico, como disse o nosso amigo na crítica acima. O humor negro e as falas irônicas e sarcásticas de Bram Stocker também é outro ponto que salvaram poucas páginas. E outra: um fato histórico da cultura antiga egípcia que é deveras interessante (para quem gosta do assunto, assim como eu), infelizemente foi contada de forma totalmente confusa e entediante; com descrições nada empolgantes...

Ou seja: livro com excesso de informação, a maioria sem empolgação, assuntos inacabados (ex: "É preciso parar Caine" hã???) e um Bram Stocker sem o menor tino para detetive.

Antes perder um tempo maior criando um detetive com personalidade diferente de todos os outros fantásticos que temos por aí (Poirot e Holmes, por exemplo...) do que simplesmente garantir a venda citando autores famosos que caem de para-quedas na história sem tecer nenhuma base sólida einteressante para isso.

Perca de tempo e de dinheiro... isso sim...

sagonTHX 22/04/2011

DESPERDÍCIO DE TEMPO
Não gostei.

Pra não dizer que não gostei de alguma coisa, gostei muito da capa e do trabalho gráfico da edição. Só.

Quanto ao livro em si, achei-o enfadonho demais, ainda mais que James Reese adotou uma linguagem clássica, arcaica, contando a história em formato de cartas escritas por Stoker. Sinceramente, não é o tipo de escrita que eu gosto de ler em um livro. Umas páginas inseridas no contexto, vá lá, mas o livro inteiro. Santo Deus, é um exercício de intelécto, isso sim. E pra quem tá querendo distrair a cabeça com uma boa leitura, fluente e ágil, acaba dando voltas e mais voltas até o cérebro dar nó na cabeça.

Li o livro porque tinha pago por ele. Mas, já tô dispensando.

Para quem está procurando em Dossiê Drácula algum susto, terror, ou mesmo suspense, aconselho a ler outros livros. Leiam Apocalipse Z, que é da mesma editora, e que é um excelente terror, ou algum outro. Mas esse aqui... definitivamente, só serve pra acadêmico lustrar o ego.

Não recomendo.

P.S.: a não ser que você seja um daqueles que adora ler cartas intermináveis... e dos outros.
Jackie Sabino 09/07/2012minha estante
Oi! Concordo em algumas partes com vc, principalmente de que também não gostei do livro e só gostei mesmo da capa. Ela é a única que mete medo no livro...

Mas, se me permite só discordar de algo... a linguagem do livro é um tanto arcaica pq tem que ser assim.. pq data da época que Bram "escreveu" em seu diário.. eu particularmente gosto desta linguagem... dá pra aprender muitas palavras e ampliar o conhecimento... mas não tem jeito, quando não se gosta...rsrsrs

Eu comprei Apocalipse Z e estou louca para ler... já li vários comentários positivos a respeito!

sagonTHX 15/12/2012minha estante
Jack, concordo quanto ao arcaísmo da linguagem adotada pelo autor, por causa da temporalidade que remonta a Bran Stoker. Só que, esse o autor poderia abrandar um pouco o peso que ela representa e tornar a narrativa mais interessante. Além de carregada e arcaica, a narrativa não empolga, cansa. Particularmente, não gostei. Apesar e adorar os clássicos, esse perdeu meu interesse justamente por não oferecer nada melhor.

J.Teodoro 14/02/2011

Fantastico
O autor Bram Stroker (imortal por seu livro Drácula), cruza o plano que divide realidade e literatura. Neste livro ele passa de autor à personagem numa aventura onde se encontra com Jack "The Ripper";
Ótimo livro, entretanto não recomendo para aqueles que não apreciam livros onde a história é contada sobre a forma de cartas entre os personagens ou relatorios policiais.
Atenção: este é um livro de ficção "SOBRE" Bram Stoker e não "DO" Bram Stoker. James Reese fez um belíssimo trabalho coletando dados sobre Londres mas o livro continua sendo de ficção. :D

Juliana 01/07/2010

Achei o livro ótimo.
O autor quase me fez acreditar que o Bram Stoker realmente tinha conhecido Jack Estripador e que tudo aconteceu da forma fantastica que o livro traz.

Mas o que realmente me chamou atenção no livro são as fofoquinhas históricas das personalidades envolvidas na história.