Battle Royale

Battle Royale Koushun Takami...

Resenhas - Battle Royale

Evy 12/07/2010

Sou suspeita, pois adoro mangá e anime. Acho os desenhos lindos e as histórias fascinantes. Esse não poderia ser diferente. Fascinante, excelente, criativo, chocante e excepcionalmente viciante. É engraçado, porque não é que é maravilhoso, afinal é triste e doloroso, mas é simplesmente impossível de parar de ler. Você se vê a todo momento torcendo, querendo ter esperanças mesmo sabendo do inevitável. Fiquei impressionada com a maneira crua como os autores conseguiram demonstrar tantas facetas do carácter humano nessa história. Eu ainda me choco ao constatar até onde certas pessoas são capazes de chegar em momentos de crise. E ainda assim, no meio de tanto horror, foi possível manter em algumas personagens, os valores importantes e a esperança inabalável naquilo que é certo. Recomendo a leitura!
Aline Maia 20/07/2010minha estante
Você se vê a todo momento torcendo, querendo ter esperanças mesmo sabendo do inevitável. (2)
Já achei milagre ter sobrevivido mais de uma pessoa! Os traços desse mangá são lindos !

Bormann 03/08/2010minha estante
Não é por nada não... mas a Lii está dando um spoiler huauha...

Aline Maia 24/07/2012minha estante
nossa, um BAITA spoiler hahaha.. agora nem sei como corrigir :P

Natalia Alencar 28/05/2010

Instinto de Sobrevivência
Eu assisti ao filme de Kinji Fukasaku antes de ler o mangá. E afirmo sem dúvida: pra variar, o mangá é muito melhor que o filme. O mangá foi lançado no Brasil pela Conrad, mas parou de ser publicado no 12º volume, faltando 3 volumes para acabar - maior sacanagem. Eu li a versão da Silence (ou algo assim), traduzida da edição norte-americana. Muita coisa que parecia vaga no filme é explicada no mangá, que nos apresenta a todos os jogadores, nem que em apenas um capítulo - só ao que vários sobreviveram - e dá destaque aos personagens principais, os pacifistas e os jogadores: não apenas classificados como bons ou maus, de modo brilhante. Afinal, quando se é obrigado a matar para continuar vivo, até onde você iria?

Evy 30/07/2010minha estante
Esse mangá é realmente fantástico! Ótima resenha.

Kadu 10/09/2010

TROCO/VENDO
Volumes: 1 a 9

Para mais detalhes, deixe um recado no meu mural.

MVGiga 23/12/2010

HQ dos Estudantes Mortais
Umas das fases mais marcantes da nossa vida é o período do último ano escolar. É uma época onde fazemos muitos amigos (as), andamos em grupos, assistimos ou filamos "aquelas aulas entediantes", bagunçamos no fundo da sala ou dedicamos o nosso tempo para tirar notas máximas, estudamos para o exame final, enfim... é uma época gostosa onde experimentamos e vivenciamos muitas coisas que, posteriormente, levaremos para a vida adulta. O autor Koushun Takami com as artes do desenhista Masayuki Taguchi aproveitando essa temática, criou um thriller onde os personagens centrais sao estudantes com idade média entre 15 a 16 anos.
Advirto que a revista é indicada para maiores de 18 anos. Esqueça as resenhas com os colegas, esqueça as horas de estudos, esqueça o sinal de término das aulas, o que vale para os estudantes do BATTLE ROYALE é a lei da sobrevivência. Afinal... só existe um ganhador no jogo.

A história começa quando uma classe com 42 alunos é selecionada para participar de um jogo em uma ilha deserta, tendo como principal objetivo eliminar os outros colegas até sobrar apenas um vencedor. Devido ao instinto de sobrevivência, a maioria dos estudantes decidem utilizar a forma mais básica de preservação a vida: a violência. No entanto, alguns estudantes se destacam ao preservar o lado racional e tentam sair dessa apavorante situação com os companheiros ou como legitimo campeão. Cada personagem tem a sua peculiaridade, o interessante é que acabamos nos identificando com alguns, os meus favoritos são:

Shuya Nanahara: Planeja reunir o maior número de pessoas e fugir do local.
Hiroshi Sugimura: Luta desesperadamente para proteger a namorada .
Takako Chigusa: Garota altiva de coração nobre e melhor amiga do Sugimura.
Mitsuko Souma: A Bruna Surfistinha (huahuahua) da historia, só que em uma versão mais mortal. Considerada a menina mais perigosa da ilha.
Kazuo Kiriyama: O Chuck Norris (huahauahu) da história, só que em uma versão mais psicopata. É o maior matador do jogo.

Lembrando que são 42 alunos e alunas e que cada um tem a sua própria personalidade, a sua singular maneira de encarar o jogo. Esta variedade de atitudes e comportamentos permitem a identificação do leitor com qualquer uma das personagens, o que torna BATTLE ROYALE tão emocionante.

Igor Marques 04/09/2016

Problemas de adaptação
Battle Royale é um clássico do gênero survivor tendo inspirado uma série de títulos do gênero, incluindo Jogos Vorazes. O livro original é excelente, com muitos méritos. A sua adaptação em mangá, nem tanto. O traço do autor é muito afetado e repleto de exageros (propositais) sem necessidade e que incomodam muito. O roteiro também sofre adaptações que caem para o clichê e tiram o brilho da obra fazendo com que ela e seus personagens se pareçam completamente genéricos. Não recomendo a leitura pra quem tiver acesso ao livro.