Nine Stories

Nine Stories J. D. Salinger

Resenhas - Nine Stories

Matheus 21/02/2013

Salinger além do campo de centeio
A maioria das pessoas que leem este livro tiveram seu primeiro contato com Salinger em O Apanhador no Campo de Centeio. Aqui, porém, o autor desenvolve um estilo completamente diferente do livro que lhe conferiu notoriedade. Mas quem já leu O Apanhador e adorou não ficará decepcionado. Continua uma leitura fácil e fluida.

Não é um livro para qualquer um, no entanto. Quem está acostumado com um enredo linear e com começo meio e fim bem claros provavelmente verá nada mais do que contos muito bem escritos. É um livro que requer muita imaginação. Assim como Hemingway, Salinger não é muito fã de escrever todas as partes do conto. Prefere deixar para o leitor descobrir as camadas mais profundas de suas estórias.

Eu particularmente gosto muito desse recurso de escrita e sugiro àqueles que não o conhecem que sejam pacientes, abram a cabeça e tentem achar sozinhos as partes omitidas. Não há resposta errada. Essa é a genialidade: cada um pode tirar uma coisa diferente dessas Nove Estórias.

Mais ainda, o que mais me chamou a atenção foi a habilidade do autor em criar expectativas para depois frustrá-las ou confirmá-las conforme seu interesse. Isso dá a estes contos um charme próximo aos de Fitzgerald e uma simplicidade profunda próxima dos de Hemingway. Para quem é um grande fã de literatura inglesa é um livro indispensável!

luisa806 27/02/2020

Ótimo
Histórias genialmente escritas, que me fizeram analisar cada conto de uma maneira que nunca havia feito antes.

Desireé (@UpLiterario) 29/03/2021

As marcas da guerra.
Salinger soube narrar como ninguém as marcas deixadas pela guerra na vida das pessoas. Seu impacto modificou relações, criou novos anseios e se alastrou como uma poeira (in)visível pelas próximas gerações. E em Nine Stories temos uma boa leitura dessa sociedade.
"It was a story that tended to sprawl all over the place, and yet it remained essentially portable. You could always take it home with you and reflect on it while sitting, say in the out-going water in the bathtub."
Apesar de não possuir o mesmo brilho, na minha opinião, do que O Apanhador no Campo de Centeio, nesta obra conhecemos alguns bons personagens marcantes como a família Glass, e logo no primeiro conto já sabemos que apesar de curtas, cada história trará uma boa dose de moralidade e dramas, impactando o leitor.
"You remember our freshman year, and I had that brown-and-yellow dress I bought in Boise, and Mirian Ball told me nobody wore those kind of dresses in New York, and I cried all cried all night? [...] I was a nice girl, [...], wasn't I?"
São contos breves nos quais os efeitos da guerra estão sempre presentes, às vezes, de maneira mais sutil, em outras de formas mais violentas e intensas. Nove boas leituras. Recomendo!

site: www.instagram.com/upliterario

Victor 10/02/2011

Nove estórias
Nove contos de Salinger recheados de frases de efeito, emoções e reflexões sem soar - nem mesmo chegar perto de soar - piegas ou sentimentalóide.

Trecho de "Teddy":

Nicholson flicked his cigarette ash off to one side. "I take it you have no emotions?" he said.
Teddy reflected before answering. "If I do, I don't remeber when I ever used them," he said. "I don't see what they're good for."

Marker 12/02/2020

Levou um time pra que eu conseguisse fazer as pazes com dona Salinger. Apanhador eu acho insuportável, Trabalhadores/Seymour é absolutamente interminável, mas as histórias desse aqui são escritas com um vigor que eu não esperava dele, tendo em vista os outros exemplos. Bom livro pra aprender a escrever diálogos incríveis ou pra aprender que na maioria das vezes a reviravolta de última linha é bem cafona.

p.s.: é real que ele era pedófilo, ou algo desse gênero? li uma nota sobre isso em algum lugar e as histórias -parte delas sobre relações no mínimo desconfortáveis entre homens adultos e crianças- ganharam outro peso.