Catecismo da Igreja Católica

Catecismo da Igreja Católica Libreria Editrice Vaticana

Resenhas - Catecismo da Igreja Católica

Leostuepp 06/04/2010

Toda família Católica devia ter e conhecer.
Este é um livro que toda a família Católica devia ter e conhecer.

A maioria dos pais enviam seus filhos para a catequese em suas Paróquias, como que cumprindo um dever, sem ao menos saber o que significa este ato. Só sabem que devem mandar seus filhos para a catequese e, com raríssimas excessões, nem participam com os filhos destes encontros, que ficam relegados àquele momento lá na "igreja" com o/a catequista.

O Catecismo devia ser estudado em casa, discutido, para que a família soubesse um pouco mais sobre a sua Igreja.

Apresento o objetivo e os destinatários deste Catecismo, conforme apresentado no mesmo:

"O presente Catecismo tem por objetivo apresentar uma exposição orgânica e sintética dos conteúdos essenciais e fundamentais da doutrina católica tanto sobre a fé como sobre a moral, à luz do Concílio Vaticano II e do conjunto da Tradição da Igreja. Suas fontes principais são a Sagrada Escritura, os Santos Padres, a Liturgia e o Magistério da Igreja. Destina-se ele a servir como um ponto de referência para os catecismos ou compêndios que são elaborados nos diversos países.

O presente Catecismo é destinado principalmente aos responsáveis pela catequese: em primeiro lugar aos Bispos, como doutores da fé e pastores da Igreja. É oferecido a eles como instrumento no cumprimento de seu ofício de ensinar o Povo de Deus. Por meio dos Bispos, ele se destina aos redatores de catecismos, aos presbíteros e aos catequistas. Será também útil para a leitura de todos os demais fiéis cristãos.

11-12.
marcosevane 04/12/2010minha estante
Sou catequista de Crisma, uso muito esse livro para ajudar aos jovens a entenderem a igreja que pertencem. Tento também levar os pais a compreenderem e usa-lo. Mas como foi dito, muitos não conhecem e muito menos procuram. Para quem deseja ser catolico é essencial lê-lo.

Rodrigo.Berlesi 04/12/2015minha estante
Este livro mudou minha forma de ver a Igreja, revelou-me novos horizontes a respeito das coisas santas que até então eu ignorava e/ou desconhecia. Nunca mais a oração foi vista de forma "trivial" e quanto mais conheço ela mais se atualiza, meu único lamento é não conseguir termina-lo ainda.

Hildeberto 09/07/2022

Referência
O "Catecismo da Igreja Católica" é um livro de referência: nele estão explicados todos os pontos mais importantes da fé católica, em linguagem adequada e acessível.

As questões são tratadas de forma correta e didática, possibilitando que todos possam entender a essência dos conceitos. Há também, por todo o texto, uma miríade de indicações de autores e obras, sugerindo possíveis caminhos para aprofundamento nos temas.

Indicado não apenas para católicos, mas para todos que queiram saber mais sobre o pensamento cristão.

LuaTeresa 23/12/2023

Todo católico deve ler
Que experiência maravilhosa ler o Catecismo completo esse ano. Foi muito rico, aprendi muito.
Já tinha lido algumas partes avulsas mas esse ano li completo do começo ao fim.
Eu acompanhei pelo Reading Plan do Ascension Press no qual Fr. Mike Schmitz faz o podcast "Catechism in in a Year".
Eu li por essa versão antiga do Catecismo porém na nova versão tem uma alteração no número 2267 sobre a pena de morte. Segue a única alteração:

"2267. Durante muito tempo, considerou-se o recurso à pena de morte por parte da autoridade legítima, depois de um processo regular, como uma resposta adequada à gravidade de alguns delitos e um meio aceitável, ainda que extremo, para a tutela do bem comum.

Hoje vai-se tornando cada vez mais viva a consciência de que a dignidade da pessoa não se perde, mesmo depois de ter cometido crimes gravíssimos. Além disso, difundiu-se uma nova compreensão do sentido das sanções penais por parte do Estado. Por fim, foram desenvolvidos sistemas de detenção mais eficazes, que garantem a indispensável defesa dos cidadãos sem, ao mesmo tempo, tirar definitivamente ao réu a possibilidade de se redimir.

Por isso a Igreja ensina, à luz do Evangelho, que «a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa»[1], e empenha-se com determinação a favor da sua abolição em todo o mundo."

Leiam!

Carol 26/02/2024

Uma grande obra
Uma grande obra, no sentido literal e simbólico.

Algumas repetições que considerei desnecessárias, mas entendo que foram colocadas como uma recapitulação para dar seguimento ao próximo ponto.

Ainda que uma leitura muito complexa e longa, fala-se apenas da base do Catolicismo. Após terminar, podemos fazer um novo plano de estudo, pois o conteúdo da doutrina é muito, muito extenso.

Leitura necessária para saber o basal.

Hugo 03/07/2021

Um grande livro faz o Cristão pensar. Seus ensinamentos nãó são complexos, muito pelo contrário, são fáceis de seguir.

Vítor 01/01/2021

Livro fundamental!
Aqui está apresentada a base da Doutrina Católica. É um livro indispensável para todo(a) católico(a) que deseja avançar para águas mais profundas de sua fé, independente se é recém-convertido(a) ou está há anos na caminhada dentro da Igreja. O mesmo vale para qualquer pessoa que deseja conhecer, seriamente, a Teologia da Igreja Católica.

Arthur Jácome 22/04/2018

Para uma compreensão global e aprofundada da fé católica apostólica romana, o Catecismo é de leitura obrigatória.

Divide-se em quatro seções:
1ª Seção - "O que cremos?" - Exposição do depósito da fé, pela explicação minuciosa do Credo, método que a Igreja vem utilizando desde o tempo dos apóstolos.
2ª Seção - "O que celebramos?" - Explicação sobre Liturgia da Igreja e os Sete Sacramentos que Cristo confiou ao Seu Corpo.
3ª Seção - "O que vivemos?" - Trata da moral cristã, seu fundamento e seu objetivo. Demonstra em que consiste cada mandamento do Decálogo e do duplo mandamento da caridade exposto por Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada.
4ª Seção - "O que rezamos?" - Mostra em que consiste a oração cristã, como praticá-la, e faz uma explanação do Pai-Nosso, a oração por excelência, porque ensinada pelo próprio Deus na Pessoa do Filho.

Tudo isso fundamentado exaustivamente nas Sagradas Escrituras, na Tradição, no Magistério da Igreja, nos ensinamentos dos Santos Padres e dos santos.
O que dizer mais...? Para os católicos, tomem vergonha e comecem a ler! Será um marco importante para a vivência de cada um na fé católica.

Renisson 30/12/2021

Aqui está a doutrina Católica e é de essencialidade para todos os católicos entenderem a sua doutrina. Não é um livro de leitura rápida, mas de estudo.
O único senão é que este são de folhas brancas.

Maria Dulce 08/01/2023

Santo Agostinho bem disse, só podemos amar aquilo que conhecemos. A fé católica precisa ser conhecida para ser amada. E o Catecismo é um dos mais belos instrumentos para isso! De linguagem simples, ideias bem organizadas, e de um conteúdo riquíssimo!
Traz citação de diversos Doutores da Igreja, totalmente embasado nas Sagradas Escrituras. Sem margens para erro. Perfeito!

MateusCantele 14/12/2020

O livro básico do catolicismo
Esse livrinho consegue conter 2 mil anos de tradição da igreja de forma sucinta e objetiva. É uma otima fonte de estudos para entender a fé católica e um pouco dos acontecimentos históricos que permeiam a história da igreja. Recomendadíssimo!

ozandrezin 05/04/2024

Ainda preciso ler todas as referências que o livro dispõe, mas há muitos ensinamentos e explicações para perguntas que eu tinha dúvida, ou até mesmo assuntos que jamais teria conhecimento sem essa leitura. agora entendo o quão importante é cada posicionamento. leitura linda e rica de conhecimento!

joseaugusto.lara 31/01/2023

Estudemos irmãos!
"Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança" (I Pd 3,15)

São Pedro exorta os fiéis seguidores de Cristo a estudarem para saber as razões de sua Fé e responder a quem perguntar. O norteador da Fé da Igreja de Cristo é o Catecismo da Igreja Católica. É imprescindível tê-lo e consultá-lo regularmente diante das dúvidas que temos.
Ele possui índice remissivo por título e substitulos; no final o índice é por tema facilitando o esclarecimento de dúvidas específicas.

beatlesisland 30/12/2020

Essencial: o começo do começo de algo incrível.
Muito bem escrito! Não é entediante, e nem enfadonho.

Elizabeth 15/06/2012

Eu gosto de tudo um pouco mas... Aquele que Lê livros enriquece a alma. Porém aquele que medita na palavra de Deus Alimento o espírito (Sandro Costa)
O Catecismo ,é uma rica fonte para os católicos que quer se aprofundar sobre a fé católica ,e conhecer a verdade por ela ensinada!!!
É um livro que todos os católicos deviam ter e estuda-lo e não apenas ler!!!
Aprendi muito sobre a minha fé!!

Rafael.Aguilar 10/02/2021

É surpreendente como uma teologia tão completa (e complexa), com dois mil anos de desenvolvimento e com uma linguagem tão "impopular", esteja totalmente de pé, sem contradições e com um brilho magnífico - apesar de tantos ataques e heresias.

A leitura do Catecismo (em algum momento da vida) deveria ser a regra para todos os cristãos. Grande parte dos católicos - e eu me incluo nisso - não teve um aprendizado didático e sistemático da fé... nós aprendemos aos poucos e sem coesão, sem saber distinguir bem aquilo que é dogma e aquilo que é especulação teológica. Muitas vezes confundimos as revelações particulares com as públicas e, não raramente, possuímos apenas conceitos sobre as coisas, sem uma profundidade de conhecimento.

Em consequência disso, não raras vezes nós até sabemos algumas coisas importantes, mas não conseguimos relacionar com as outras e nem entender qual o significado simbólico.
É aqui que entra a importância do Catecismo. Através de sua estrutura e das suas referências (nem sempre fáceis de compreender), conseguimos ligar uma coisa na outra, preenchendo as lacunas daquilo que aprendemos de maneira deficiente. Assim, é possível compreender a relação direta entre a Graça e os Sacramentos; entre a vivência dos Mandamentos e a oração; entre a Moral católica e a história da salvação.

Em resumo, o Catecismo é como o cimento, que une e dá sustentação aos "tijolos" esparsos de conhecimento católico, que fomos acumulando no decorrer da vida.