Documento de Aparecida

Documento de Aparecida Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM)

Resenhas - Documento de Aparecida

Andreza Cristina Sousa 26/06/2020

Muito interessante como um livro de 2007 ainda é tão atual. É uma boa leitura, bem abrangente e completa e trata de problemáticas sob várias perspectivas, até mesmo propõe soluções, podemos encontrar algumas respostas e inevitavelmente nos impulsiona a uma reflexão mais comunitária e menos individualista. Acredito que também seria necessário bastante atenção em alguns termos e colocações devido ao perigo de ser relativizado e/ou até mesmo ser usado como munição para ideologias contrárias ao ensinamento da Doutrina Social e Moral da Igreja, mas adianto que no decorrer da leitura essas ideológicas são desmascaradas.

brauner.antonio 03/06/2020

Um ótimo documento para estudo.
Interessante como um documento elaborado entre os dias 13 e 31 de maio de 2007 ainda continua atual hoje em 2020. Claro que isto contém o lado bom e o lado ruim da situação. O lado bom consiste em ser um documento que vem de encontro ao que o Santo Papa Francisco quer de nós, cristãos católicos, nos dia atuais: que saiamos em missão. É um documento que deveria ser lido, estudado e discutido não só pelos diversos grupos que compõem a igreja, mas também por aquele membro que ainda não está engajado em nenhuma tarefa dentro de sua comunidade. Bem esclarecedor, abrangente, mostrando bem ?como deveriam ser? as coisas, quando sabemos que nem sempre as coisas acontecem como deveriam. Justamente este é o lado ruim que a leitura atual nos mostra: o quanto ainda deve acontecer do que está escrito. Ou seja, um documento escrito à treze anos, que já deveria ter sido colocado em prática, ainda se faz presente e necessário hoje, 2020? De qualquer forma, mais uma leitura obrigatória.

Marcus Vinicius 21/06/2020

Mostra todos os desafios da igreja católica na América. Tipos de crenças, como realizar o ecumenismo e muito mais é lógico como evangelizar.

Gutierrez.Lellis 19/10/2020

Com o documento de Aparecida, fecho o ciclo de leituras dos documentos das conferências gerais do CELAM, que fiz ao longo do curso de teologia. E pude perceber que o documento de Aparecida é o mais maduro e bem elaborado teológica e pastoralmente. Uma boa síntese da caminhada feliz dos nossos bispos. Um propulsor da nossa pastoral até os dias de hoje em nosso continente e no mundo, depois que seu redator, Bergoglio, assumiu o bispado de Roma, levando, assim, as propostas de Aparecida para a Igreja universal.
Ressalto também o discurso inaugural de Bento XVI, que me surpreendeu muito positivamente ao dar bases teológicas sólidas para a tradição profética e a opção pelos pobres de nossa Igreja latino-americana. Triste é ver seu pontificato ser vítima de acusações reducionistas vindas de ambos os lados.