Shine

Shine Jessica Jung

Resenhas - Shine

AnaLu 03/11/2020

Uma ficção autobiográfica
"Shine" de Jessica Jung, ex-integrante do lendário grupo de Kpop Girls Generation, é exatamente o que eu imaginei que seria: Uma ficção YA com tons autobiográficos bastante presentes que explora a realidade suja dentro da indústria musical coreana.

A trama em si é bastante simples: Nós acompanhamos a vida de Rachel Kim, uma coreana-americana que está há seis anos no programa de treinamento da DB Entertainment aguardando ansiosamente e lutando pela sua chance de brilhar, e a história se desenrola a partir da sua rotina.

Os personagens, de acordo com a autora, são inspirados em pessoas reais. Na minha visão, os personagens (tirando a família da Rachel, que são de fato uma releitura da família real da Jessica) não são 100% baseados em ninguém: São uma mistura de diversas figuras que passaram pela vida de Jessica Jung e que a marcaram de alguma forma. Choo Mina, a principal antagonista da história, pode ser a junção de todas as pessoas ruins que já passaram na vida de Jessica enquanto Jason pode ser uma mescla de todos os homens que já passaram pela sua vida. Ao ler esse livro, acho que é mais importante focar no comportamento dos personagens e no que eles transmitem do que em sua identidade propriamente dita.

Os pontos positivos estão principalmente ligados à conscientização e reflexão propostas sobre a indústria do Kpop: Jessica conseguiu descrever com a dose certa de verdade que só alguém que já vivenciou aquela realidade toda a sujeira que existe por trás do glamour: Sexismo, abusos psicológicos e físicos, competitividade nociva, jogos de poder... Tudo isso foi colocado de forma estratégica na trama, sem parecer forçado ou arbitrário.

O maior ponto negativo desse livro está na mesmice da trama: Já que tudo envolve a rotina da Rachel, o livro passa aquela sensação de "eu já vi tudo isso antes" e as coisas passam a se tornar previsíveis, até mesmo as reviravoltas e revelações.

Se você não conhece o Girls Generation nem sabe sobre as controvérsias que cercaram a saída da Jessica, ainda é possível aproveitar a leitura sem ter problemas. Contudo, como SONE eu senti a necessidade de fazer um adendo em relação à proximidade que a história tem com a realidade e aos burburinhos que foram criados quando o livro foi lançado: Eu não acredito que a Jessica tenha escrito "Shine" como uma forma de antagonizar as outras integrantes do GG ou de expor os conflitos internos. Enxergo o objetivo desse livro como uma forma de conscientização acerca da realidade dura por trás da indústria por meio da ficção baseada em fatos reais, de forma a explicitar que o que vemos na frente das câmeras nem sempre condiz com a realidade.

Num geral, o livro é bom para quem tem curiosidade em saber mais sobre como a indústria do entretenimento musical realmente funciona através das palavras e vivências de quem sabe do que está falando.

LucasV 01/11/2020

Brilhar realmente vale a pena?
Quando eu vi o primeiro anúncio deste livro eu fiquei com emoções confusas quanto a ele, na época nem imaginava que ia ler mas só pensava no que a Jessica ia colocar, se seria uma fic do que aconteceu com ela no tempo de trainee, tals. Bem, Shine havia lançado e de repente senti na vontade de ler, tão rápido que nem quis esperar a versão traduzida, explorando a ler em inglês pela primeira vez e posso dizer que valeu a pena.

Em Shine acompanhamos a jornada de Rachel Kim em busca de seu maior sonho: debutar e ser idol de kpop. É claro que isso não seria fácil e ela teria que passar por desafios e é tão gratificante ver isso, eu realmente me conectei com a protagonista apesar que de achar bem inocente na maioria das vezes, porém foi necessário ela aprender que nem tudo na vida são flores.

A história também tem outros personagens interessantes. Apesar de eu achar meio meh empurrar um par romântico, Jason é um personagem que você ama e odeia. O mesmo vai para Mina que até entendo os motivos das ações dela, só que ela vai precisar me convencer mais para mudar minha opinião. Destaque também a família da Rachel, suas amigas de escola, Akari e principalmente Leah, que aqui eu realmente senti a relação que a autora tem com sua irmã na vida real.

Bem, se você gosta de um livro farofa e bem gostosinho pra se ler Shine é uma ótima opção. Me surpreendi com a escrita da Jessica e estou atento nos próximos trabalhos dela (apesar dela amar uma descrição bem detalhada). No mais, também é um bom livro se você é iniciante no inglês, uma ou outra palavra relacionada a cultura coreana pode deixar confuso mas nada que estrague a leitura, e se você ama kpop vai amar mais ainda. E que a continuação venha logo!

Bruna Chaves 25/12/2020

Pelo fato de ser o primeiro trabalho da autora na escrita estava receosa com este livro. Talvez os personagens fossem muito superficiais, ou tivessem muitas cenas que não acrescentam conteúdo a história ou fosse tudo muito corrido, mas felizmente me surpreendi. O livro tem um ritmo bom e consegui me envolver com os personagens. Ansiosa pela continuação!

Marina and the diamonds 28/01/2022

Esperava bem mais
Eu estava esperando muito que a Rachel e o Jason ficassem juntos, que a Rachel e a mina virassem amigas, e que tivesse um final melhor, mas não. A Rachel pode sim ser famosa mas ela não está com o Jason, ela ainda é insultada pela mina, acho que a ideia a ser passada é de que nem sempre tudo é flores, que trabalhamos duro muitas vezes e nem sempre aquilo sai do jeito que queríamos, e tá tudo bem. Mas foi tudo tão clichê ao longo do livro, que eu achei que o final fosse também, eu me preparei para uma coisa que nunca iria acontecer num livro que estava dando muitos indícios de que iria acontecer. Não gostei muito da história, e odiei o final. Confesso que só comprei o livro pelas figurinhas que vieram junto a ele, e só li o livro pois não poderia abandonar ele sem ao menos ler um pouco. (A capa é tão feia e brega que dói, me desculpa mas é horrível.)

Ju 13/09/2022

Brilhante
Rachel é a típica protagonista que nasceu virada pra lua, mesmo nas dificuldades tudo da certo pra ela, mas mesmo assim é interessante acompanhá-la.
Aos Golden Stars e Sones que pretendem ler esse livro pra saber as fofocas e o que realmente aconteceu entre a Jessica, grupo e empresa, vocês provavelmente vão ficar desapontados.
Não dá pra ler muitas coisas nas entre linhas sobre o que pode ter acontecido entre elas, pelo menos não nesse primeiro livro, talvez nos próximos.
Mas no geral é uma boa leitura.

dirceudemarilia 29/05/2021

jessica em genie alcançando 9 notas em 3 segundos. já chamei sua atenção?
vamos lá.. eu sou fã da jessica há quase 10 anos. praticamente cresci com ela. acompanhei desde a epoca que ela vendeu 1 milhão de cópias no japão com o girls generation ate quando ela abriu a primeira loja da blanc apos a expulsao desse mesmo grupo. eu poderia esperar qualquer coisa da jessica, menos um livro sobre as suas experiencias na industria. o que jessica irá falar? só ouvimos o lado dela pouquissimas vezes sobre o que aconteceu. mas, se voce espera que ela de alguma resposta sobre sua relação com taeyeon ou algo do tipo, melhor esperar sentado.

rachel kim deveria ser jessica. é uma menina que largou tudo nos eua para virar uma cantora de kpop. chama atenção sua mae ser contra a decisao da menina e a sua irma mais nova, leah, clara referencia a krystal jung do grupo f(x). confesso que nao me interessei muito pelas amigas de escola de rachel, já que a trupe de trainees chama mais a atenção. jessica teve a coragem (não sei é é bem a palavra) de nomear várias personagens com nomes de idols extremamente famosas. não duvidaria se eunji ou mina fossem propositais. não que elas necessariamente fossem equivalentes as suas xarás, mas para dispersar comparações. muitos desconfiaram que mina fosse sunny. ambas são ricas e possuem afiliaçoes com a empresa. prefiro dar a sunny o beneficio da duvida.

como consumidora assidua de kpop e tudo o que o envolve, a narrativa de menina estrangeira que sonha em se tornar uma idol de kpop e se apaixona pelo cantor mais conhecido da coreia não me é estranha. infelizmente apesar dos easter eggs e pistas ao longo da historia consigo ver pessoas desistindo do livro pela sinopse batida que já foi escrita pelos proprios fãs de kpop. talvez as partes mais interessantes se referem a jina, idol senior da empresa de rachel, que funciona como uma jessica jung crescida falando com sua versão mais nova. a parte em que jina, bebada, revela como as empresas possuem tudo na palma da mão é muito interessante. é uma pena que a jessica (ou por nao poder ou por nao querer) nao aborda mais isso na historia e quando finalmente percebemos que o vilão não é simplesmente uma adolescente de 17 anos o livro acaba.

me incomodou um pouco a mudança da agua para o vinho do jason em relação ao tratamento de idols femininas. foi rápido demais, tanto que no final percebemos que jason continua ingenuo sobre tudo o que o cerca. em geral, shine nao tem muitos personagens marcantes. infelizmente, jessica não tem a escrita tão fenomenal quanto o seu canto. mas como boa fã, vou esperar a sequencia de shine assim como espero seu futuro lançamento musical (e do snsd nao pensem que eu esqueci!)

Analí 16/04/2023

Eu gostei muito da história e de toda a trama, as dificuldades, foi uma leitura fluída e muito divertida em algumas partes, mas eu esperava um pouco mais do final, esperava um pouquinho mais de Jason em relação a Rachel e o que envolve o Sr.Choo, mas foi uma boa leitura, e devemos esperimentar histórias com o final diferente do que estamos acostumados.

Booksbysmy 17/03/2022

Doraminha
Eu facilmente veria um doraminha parecido com esse livro kkkkkkkkmm.

Quem gosta de kpop e se interessa por essa cultura, tem curiosidade pra saber mais sobre os backstages e tudo mais, vai amar esse livro. Juro! Ainda mais que foi escrito pela Jessica né, ex snsd.

Neste livro temos a Rachel, nossa personagem principal, trainee da DB Entertainment. O Jason Lee, nosso queridinho da Coreia. E a Mina, uma trainee também, mas uma megera nojenta ??????

ybwm_imnana 28/05/2023

Essa foi a minha releitura deste livro e ainda continuarei dizendo "Esse é o meu livro preferido". Eu realmente não consigo explicar o porquê de eu gostar tanto deste livro, talvez seja porque foi a Jessica Jung que escreveu, talvez seja porque fala sobre o kpop que eu amo muito, talvez seja a escrita que nos aproxima mais da cultura. Enfim, recomendo demais

pazuzuls 23/10/2023

Jessica Jung - Shine
Como uma antiga fã do SNSD e principalmente da Jessica Jung eu estava animada pra ler esse livro, mas ele me decepcionou bastante. Sei que muitas pessoas começaram a ler ele também pra ver se há alguma relação de fato com a vida dela junto com as outras integrantes, denúncias, entre outros, eu inclusive fui uma dessas. No final não há nada disso, mas não foi por esse motivo que me decepcionei, foi apenas porque a história é sem graça mesmo.

A história é sobre a adolescente Rachel Kim e sua família se mudando dos Estados Unidos para a Coreia do Sul, Rachel tem o sonho de se tornar uma estrela de K-pop ela acaba entrando como trainee na empresa DB, uma das maiores empresas de entretenimento do país. No livro é abordado vários pontos interessantes para serem refletidos, pois várias pessoas (e não só a autora) passam pelas coisas que a protagonista passa, como os casos de machismo e misoginia. Ela também aborda bastante (principalmente no início) a dificuldade que tinha em ser pertencente a um lugar por conta de sua descendência (nos EUA ela era coreana - ou até mesmo chinesa - e na Coreia ela era Americana).

O livro também traz muitas denúncias quanto ao funcionamento da Coreia e das empresas de entretenimento, principalmente quanto ao abuso por parte da empresa com os trainees (as vezes abusos da própria família com seus parentes), de como eles precisam seguir políticas absurdas pra pelo menos tentarem conseguir debutar, de como tudo lá é fabricado e nada original e/ou espontâneo, e até mesmo da competitividade entre os próprios trainees e como isso se torna muito tóxico pra todo mundo envolvido. Tem uma parte em específico que fiquei chocada, inclusive, que é na parte que ela fala que existe um relatório de peso! Eu achei isso um absurdo total.

O problema é que quando você tira esses pontos e vê apenas a história em si... O livro se torna chato e irritante. A história é uma história simples, mas ela é feita de uma forma tão boba que eu senti como se estivesse lendo uma fanfic. Há muita casualidade na história, muita mesmo, as vezes é possível saber até mesmo onde tudo vai levar antes mesmo de ter começado. São tantos encontros e desencontros improváveis que acontecem na maior naturalidade e na hora e momento mais oportunos que é nítido que são criados apenas para causar alguma reviravolta. Além disso, há o problema dos personagens em si. Eles são estereotipados demais! Principalmente os antagonistas, no caso o príncipe perfeito que não é tão perfeito e a rival invejosa que tem uma dor por trás de seu comportamento. Além de que ela tem dois minions com ela bem estilo madrasta da Cinderela com as duas filhas. Quando há pessoas ruins, elas são incrivelmente ruins e de uma forma bem exaltada, como se tivessem saído de uma boa novela mexicana, e isso estou falando de todos num geral, não só esses dois que citei.

Uma coisa que me incomodou muito foi a falta de notas de rodapé no livro. Eu disse inicialmente que era fã da Jessica, mas não quer dizer que entendo muito de Kpop ou cultura coreana em si, ou que sei termos coreanos num geral. Ela usa bastante termos em coreano ao longo do livro e eu tive que ficar procurando na internet o que significa cada um deles simplesmente porque não tem tradução ou explicação no livro. Até mesmo em mangás com os termos mais simples que todos que leem estão acostumados (como chan, kun e etc) existe referência, mas em Shine não tem absolutamente nada, nem pra um simples oi. Eu li na versão em inglês junto com o audiobook do audible uk (que a dubladora era horrorosa, por sinal), então não sei como está na edição brasileira.

Se esse livro não fosse da Jessica eu já teria abandonado ele na metade mesmo, ou até antes. Eu recomendo a leitura apenas se você for um fã dela ou do SNSD e tem curiosidade de lê-lo, caso contrário eu recomendo procurar outros livros adolescentes pra ler. Eu terminei o livro como disse anteriormente por causa da autora, além de que também eu gastei meu único crédito na áudible com ele e também porque além de ter a cópia física de Shine, eu também tenho a cópia física de Bright... Espero de verdade que no segundo volume tenha dado uma melhorada.